Blues

Blues Robert Crumb

Resenhas - Blues

Luiz Villas 01/03/2024

Blues, o nascimento
HQ conta por meio de histórias e cartazes o início do Blues. Acompanhe a leitura ouvindo as músicas, no seu aplicativo, que iniciaram um novo estilo musical.

Marcone989 06/06/2022

O Maior Prazer.
A música exprime diversas caracteristicas que fazem parte da vida cotidiana. Em Blues Robert Crumb exprime seu amor pela música popular do inicio do séc XX, a paixão pela simplicidade, pela forma como a realidade era retradada, as minimas dificuldades, eram colocadas em uma narrativa simples, que mesmo assim se tornava profunda pelo peso historico que carregaravam, peso esse que aumentou com o passar dos anos. Existem claro criticas as modernidades e ao que a industria musical se tornou "um produto". A necessidade constante de se estar na moda, mesmo que isso signifique abandonar tudo foi construido anteriormente. Mas o que mais causa frustração em Crumb é a perda de autenticidade, a identificação com o simples, com a realidade de fato, aquela vida da labuta e dos perrengues do dia a dia. Que no fim eram transformados em música e com isso o cotidiano nascia ao amanhacer e se tornava arte ao anoitecer.

Matheus Sampaio 24/05/2022

A HQ não se propõe a contar a história do blues (como imaginei de início), parece mais um apanhado de histórias que circulam nesse mesmo tema.

Ao longo das histórias é possível perceber o vasto conhecimento que o autor tem do blues/jazz e a reverência que ele tem pela música negra e os bluesmen antigos, citando vários artistas, alguns deles que quase não são lembrados atualmente e até mesmo criticando o quanto os mesmos eram desvalorizados em sua época.

Mas algumas passagens repletas de representações de estereótipos racistas/machistas (mesmo que sejam sátiras ou críticas a esses esteriótipos) me deixaram bastante desconfortável ao ler, pra dizer o mínimo.

Renato. 08/04/2022

Blues para todos
Aooooo história boa. Um apanhado geral da intensa trajetória do blues nos EUA. Robert Crumb caprichou ao passar suas intenções nos quadrinhos. Sugiro ler tomando alguma coisinha com gelo e ir pesquisando cada bluesman citado e ir colocando pra rodar na JBL.

Ricardo.Rincon 17/03/2022

Relato histórico maravilhoso
Um quadrinho maravilhoso sobre a história da música popular norte americana.
Esse foi meu primeiro contato com Robert Crumb e foi um contato maravilhoso, porque ele escreve sobre, o que para mim é o principal movimento musical da história da humanidade.
Um dos melhores quadrinhos que eu li esse ano.

Emanuel 30/01/2022

Blues, por Robert Crumb
O gibi reúne uma série de histórias, posters, caricaturas, desenhos e tiras de Robert Crumb sobre as músicas dos anos 1920 em diante, principalmente sobre Blues.
Crumb tem um estilo underground fascinante e utiliza de muito sarcasmo em suas histórias, o que deixa tudo com um ar de Zine.

Por se tratar de um compilado, e não de uma história completa, não vale muito se adentrar aos roteiros. Trata-se de um gibi pra se ter na estante e folhear sempre que der vontade.

Arte linda, edição linda, com ótimas histórias, bom humor, sátiras, sarcasmo e bastante informação sobre o blues.

Em alguns pontos podemos notar algumas coisas que envelheceram um pouco mal, porém com a consciência de que, por ser um material antigo, é algo que dá de engolir mesmo sendo desconfortável.

Em resumo, um ótimo compilado que vale muito a pena ter! Veneta mandando bem sempre.

BiolaBlues 26/09/2021

Leitura deliciosa!
Uma obra com ótimas estórias de Bluesmen, jazzistas, contadas com o traço inconfundível do de Robert Crumb. Um pouco de história da música americana do século XX, muito humor, sátira e um pouco de crítica ao que virou a música moderna. Blues, blues, blues....

Guilherme 08/08/2021

Desde o primeiro contato com o trabalho do americano Robert Crumb eu me tornei um ávido fã. Seja por sua prosa misantrópica, pessimista e profundamente irônica ou por seu traço único, uma mistura de cartoons clássicos dos anos 30/40 com a loucura lisérgica/sexual dos anos 60. E aqui em "Blues" o meu fascínio atingiu o ápice já o tema principal é música, também uma das minhas maiores paixões.

R. Crumb é o típico nerd obcecado, tóxico, pra ele o que foge ao seu gosto musical é lixo. Se por um lado esse é um discurso exclusivista que o limita á determinado gênero ou período, do outro lado temos contato com o trabalho de um aficionado cheio de novas referências e conhecimentos. De todos os trabalhos do Crumb que li esse é o mais coeso e interessante para leitores iniciantes de sua obra, uma verdadeira carta da amor a música folk americana.

A arte por sua vez é deliciosamente fascinante, da vontade de tatuar cada quadrinho. O traço cartunesco de Crumb pode ser substituído por um realismo incrível quando o artista desenha pessoas reais, isso sem perder o seu estilo inconfundível de papel e nanquim.

Uma obra indispensável pra quem gosta de música e quadrinhos.

Pedro Henrique 04/01/2021

Magestoso, um livro de pura arte!
R. Krumb homenageia o blues com esta obra de arte! Um compilado de seus desenhos e quadrinhos feitos ao longo dos anos. Este livro é arte pura. Recomendo a todos que gostam de música, quadrinhos ou de arte por si só. Incrível.

Julia.Nunes 18/10/2020

Blues
Quadrinhos do renomado Robert Crumb, uma obra prima feita ao longo dos anos e reunida aqui.

Emerz 07/05/2020

Um dos melhores quadrinhos underground já feitos, mostrando quão genial é o Robert Crumb

Grace @arteaoseuredor 10/02/2020

Blues, de Robert Crumb. Uma HQ que fala um pouco sobre blues, são várias histórias. A primeira conta a história de Charlie Patton, considerado o pai do Delta Blues, fala como o blues era chamado de música do demônio, e como ele era improvisado. Robert Johnson meu favorito no blues, aparece na história.
?Todas as histórias tratam de música, algumas o protagonista é o próprio Crumb. A que mais gostei foi realmente a primeira, tem algumas fraquinhas. Blues é um de meus ritmos favoritos.

eriksonsr 15/08/2018

Depois de tanto tempo sem ler nada do Robert Crumb, nada como reler esse quadrinho típico do Crumb, cru, critíco, direto, autobiográfico e um relato vivo de uma cultura americana de tempos atrás...

Muitos dos quadrinhos do Crumb contam passagens de sua vida, neste, além dele passar um pouco de seu gosto musical, de suas aventuras atrás de discos de vinil de figuras desconhecidas do Delta Blues e seu desprezo pelo pop, rock e o glam metal, vários nomes do Delta Blues tem suas histórias contadas através de seu inconfundível traço! Figuras como Charley Patton, Jelly Roll Morton, Robert Johnson, entre outros dão as caras de modo único na obra do Robert Crumb.

Enfim, uma autêntica obra do R. Crumb...

Alguns pontos interessantes:
"Para mim a música é o maior dos prazeres, junto com o sexo. Mais do que a arte, admito.";

"Há tamanha pressão para vender as novidades que aquilo que as precede acaba sendo supultado sem remorso.";

"Na Chicago dos anos 1920, de todos os grupos conservadores que pensvam que os salões eram antros de iniquidade, corrompendo os jovens para uma vida de bebidas, de libertinagem sexual etc. Esses grupos fiscalizavam permanentemente os salões e clubes. Isso exerceu um impacto sobre a música, influenciando a maneira como passou a ser executada. O ritmo e os tons escolhidos. Eles concluiram que os ritmos rápidos eram os melhores. Durante as sequências de blues lentos, os casais tinahm tendência a dançar colados e se esfregar. Já os ritmos rápidos os mantinham afastados, exigindo vigor e rapidez de movimentos. Esses grupos conservadores designavam todo dia alguém que fiscalizava como as coisas estavam se desenrolando. Em seguida, eles faziam um relatório à prefeitura aos cuidados dapessoa responsável porconceder as licenças de funcionamento desses estabelecimentos, assinalando se havia ocorrido manifestações de mau comportamento, abusode álcool ou danças lascivas. No fim dos anos 1920, isso começou a prejudicar a música. A prefeitura fechava esses clubes tantas vezes, por causa desses atentados à moral, que muitos desistiram de funcionar.";

"Desde a escola, sou fascinado pelamaneira como a pasiagem americana muda e é remodelada. Na A américa, nada permanece igual por muito tempo.";

"Desenhar "Uma Breve História..." é um pouco uma tentativa de preservar a memória cultural. Há um desejo manifesto de continuidade, de resistênciaaesta incessante mutação sem sentido.";

"Mas tudo que foi feito para satisfazer a aristocracia e as classes superiores não tem a qualidade humana bruta que possuem as formas artísticas das classes inferiores. Quando nos aproximamos da época moderna isso não se aplica, já que no geral tudo é tratado por hábeis manipuladores da mídia.";

"Naquela época, no Sul, a cultura era de tal maneira primitiva e violenta que ou você era um bom sujeito que pertencia a uma religião cristã, ou então uma pessoa má, que bebia até cair e vivia na boemia escutando o blues, essa música diabólica ou música dançante marginal. Em parte, a fascinação pelo blues vem daí. A lenda do sujeito que encontra o diabo na encruzilhada é um antigo e muito popular mito do sul.";

"Para as pessoas daquela época, o blues era a obrigação de se tornar um mau sujeito. Tem um blues que fala disso. O sujeito canta: "Eu não sou cristão!". Patton morreu aos 41 anos. Ele tinha o coração fraco, parece.".

Adilson 13/03/2018

Crumb e seu gosto pela música e coisas antigas.
Crumb é um autor que escreve o que pensa. Dá sua opinião sem medos e expõe seus gostos tranquilamente. Um apaixonado por coisas antigas (década de 1910, 20, 30, por exemplo) escreveu e desenhou sobre uma de suas paixões: a música. O blues lhe contagia pois surgiu da alma humana, tendo mais naturalidade, e não foi forjado pela indústria musical (até porque na época nem existia).

O quadrinho retrata certos músicos da época e alguns aspectos de suas vidas particulares. São várias histórias pequenas que mostram um pedaço daquele período: como os artistas começavam, se organizavam para certos shows e também, alguns deles, se envolviam em problemas. Crumb expõe o preconceito sofrido pelo blues e sua própria insatisfação com a evolução de determinados aspectos da sociedade.

Blues é um quadrinho que, mais do que falar do próprio Blues, demonstra como alguns fatores sociais mexeram com o destino da música.

Cilmara Lopes 30/07/2017

Estupendo!
Eis aqui um trabalho muito primoroso de Robert Crumb, a princípio não havia lido nada dele ainda. Mas como já conhecia o "Blues, jazz e country" dele, e diante de indicações, resolvi que seria uma boa iniciar por este.
Ele não é só um entusiasta deste gênero musical, mas se aprofundou e viveu intensamente o estopim desse meio, fez parte por meio de suas ilustrações que serviram de capas de grandes sucessos e marcos do blues, sem contar outras inúmeras participações na divulgação de pérolas do blues.
Essa hq foca em dois nomes, Charlie Patton e Tommy Grady, circulando ali na cronologia histórica do blues, citando as grandes características e trazendo sempre sua essência cultural.
É tudo tão impecável que é difícil definir numa resenha, só recomendo que apenas leia algo desse gênio!