Faça Fortuna com Ações

Faça Fortuna com Ações Décio Bazin

Resenhas - Faça Fortuna com Ações

Adilson22 10/01/2021

Muito bom, recomendo. Pena que fica muito tempo discorrendo sobre opções, algo que investidor de verdade não quer saber. Ficou parecendo um desabafo.
Dressano 08/11/2022minha estante
sabe indicar algum util para quem começar nesse meio de ações?

Adilson22 10/11/2022minha estante
Este mesmo. Só "ignorar" a realidade das ações, pois é sobre o passado.

Albert 11/06/2015

Título do livro exagerado
Décio Bazin escreveu um bom livro. Na minha opinião o título demasiado exagerado não tem como não chamar a atenção e o conteúdo na prática não é bem como sugere o nome.

Com 30 anos de experiência na Bolsa, Bazin foi um dos pioneiros no Brasil em demonstrar o investimento em Valor não como Preço, o que acabou sendo um do raros na época a acreditar nos fundamentos das empresas, e sendo até ridicularizado. Quem se empolgar pelo título pode se decepcionar um pouco, mas esta boa obra tem seus méritos.

Bazin tenta nos passar que a melhor forma de enriquecer no Mercado de Ações é investindo em empresas com bons índices de Dividend Yield, mas dado ao chamativo e exagerado título, o livro tem pouca atenção nesse item comparado a muitos textos sobre os especuladores e suas especulações, crashes, maneiras de investir, o mercado em si, etc. Não que não deva ter esses tópicos, mas poderia enfatizar menos em detrimento do assunto em acumular ações visando gordos dividendos. Acredito que, se a obra tivesse estudos e textos com profundidade maior seria benefício ao leitor fundamentando o investimento visando os dividendos.

O melhor do livro está nas histórias contada pelo autor de vários personagens que operavam na Bolsa, algumas terríveis, tristes e outras nem tantos felizes, mas engraçadas. Nessa parte, foi a que me chamou mais atenção. O autor conta várias histórias interessantíssimas de investidores e especuladores. Ao término da leitura, surge uma pequena reflexão, impressionante como a Bolsa era tratada como um cassino, como era "suja" e como evoluiu muito e hoje está totalmente num outro nível. Bazin fala de si mesmo operando, empresas e seus valores justos, os motivos de se investir em ações, os personagens do mercado e até os agentes que atrapalham a Bolsa. Mas pecou em falar demais de especulador/especulação.

Bom livro, mas não será obra referencial para investidores que visam acumular patrimônio visando um futuro confortável investindo em empresas de valor. Vale como experiência de leitura e eu recomendo.
Bruno T. 16/05/2020minha estante
Concordo: vale mais como "informação curiosa" do que como suporte técnico para o investidor, já que os conceitos aplicados são muito simples.

luke2109 13/01/2010

O livro tem sábios conselhos
O finado Décio Bazin, que teve larga expeciência na Bolsa, bem antes da Internete, tinha como filosofia só comprar ações com bom Dividend Yild. Pelo menos acima de 5 %, pois sua visão era ganhar dinheiro com rendimentos, não com especulação. Eu sigo, mais ou menos esse conselho, mas não dá pra ter certeza que a empresa que pagou 5% ou mais este ano, vai repetir a performance no futuro. Aliás, como tudo no mercado de ações, não dá pra ter certeza de nada :-) Além disso, o livro tem um apêndice sobre opções, que foi a melhor explicação que eu já vi sobre o assunto. Simples e didática. Recomendo o livro. O meu não está disponível pra troca.

Charles 20/06/2018

Fundamental para investidores de longo prazo
Lançada em 1992, a obra contém preciosos ensinamentos para o desenvolvimento do perfil de investidor de longo prazo. Durante todo o livro, o autor enfatiza as diferenças entre Investidor e Especulador, demonstrando numericamente o poder da carteira previdenciária focada em dividendos.

O conteúdo é muito bem escrito, de fácil assimilação e dividido em capítulos breves, com exceção de um interessantíssimo estudo de caso que se estende por mais páginas. Contém ainda diversas "leituras complementares" – textos extraídos dos jornais Gazeta Mercantil e Folha de São Paulo, dos quais o autor foi colunista por vários anos – ao final de cada capítulo.

É um excelente livro, de leitura obrigatória para qualquer investidor(a), ou quem deseje tornar-se investidor(a). Para mim, ajudou a desmistificar muito da Bolsa de Valores e seu ecossistema, seu funcionamento, seus ciclos de altas e baixas, demonstrando que ela pode ser um ambiente bem menos hostil do que a mídia apresenta, desde que se mantenha com a mentalidade de longo prazo e foco nos dividendos.

Danylo 21/06/2018

Leia antes de investir em ações!
Décio Bazin é extremamente simples e direto, dedica o livro inteiro a falar sobre muitas curiosidades e histórias pessoais vividas na bolsa, mas todas com algum sentido, algum aprendizado, e ensinar como comprar ações. Na prática, seus ensinamentos mais necessários ao mercado acionário, já são absorvidos em metade do livro (não necessariamente lendo do começo à metade), até porque sua filosofia é justamente a mesma empregada por outros autores: as quatro operações mais basais da matemática já são suficientes para se ter sucesso como investidor. E é verdade!
Totalmente voltado para longo prazo e fundamentos, Bazin foca na estrutura buy and hold, value investing e similares, mas sempre defendendo a obrigatoriedade de dividendos como forma de remuneração do capital em risco.
E essa remuneração é devida ao investidor que se posiciona como sócio da empresa, Bazin tece duras críticas à especulação e tentativas de ganhos de curto prazo daqueles que compram um papel apenas por sua liquidez e oscilação (contra senso com o título).
Ótimo livro, muito esclarecedor, e especialmente interessante para nós brasileiros por conta dos exemplos tão próximos.

Jose.Carlos 28/07/2018

Muito antigo
Eu achei o livro mais para saber um pouco da história da bolsa, pois ele conta muitas histórias antigas. O livro não é muito didático em ensinar como funciona a bolsa e tal, explica opções, por exemplo, não consegui entender. Boa parte dos assuntos, como investir a longo prazo e receber dividendos, já tem por aí na internet, nem precisa do livro para isso. Os capítulos que valeram a pena ler, foram os que explicam os tipos de investidores e onde fala de antigos especuladores, que eu ouvia na TV, quando criança;

Felipe Sampaio 28/09/2018

Resenha: Faça Fortuna com Ações, Décio Bazin
Eu gostei bastante da literatura. Abriu o meu horizonte no que diz respeito a criação de uma carteira previdenciária com ações e me deixou ainda mais certo de que opções não é pra mim. Como aproveitei mais a parte de ações e como esse era meu objetivo ao ler o livro, digo sem medo de errar que valeu o tempo desprendido e que possivelmente valerá o tempo daqueles que o lerem. Cabe o estudo, a avaliação de cada perspectiva e principalmente o interesse em tomar a rédia da sua própria vida e ser o responsável pela sua riqueza. Seguir os passos do autor é só uma questão de identificação e é claro de se auto responsabilizar por possíveis lucros e prejuízos. Afinal, isso é renda variável.

MPontes 08/03/2019

Interessante
Livro leve e com histórias muito interessante e até cômicas da bolsa em décadas atrás. Também contém boas explicações e fiscais de investimentos. Vale muito a pena.

Ricardo Macedo 05/05/2019

Interessante
Livro mto bom para conhecer como funciona a bolsa.

Selminha 28/06/2019

Faça fortuna com ações
O autor foi muito ousado em descrever como funciona o Sr. Mercado, narrando histórias trágicas e algumas bem sucedidas de quem espera enriquecer num curto espaço de tempo.
Bazin, não trás nenhuma fórmula de enriquecimento, mas em cada capítulo ele nos mostra os bastidores da bolsa de valores e que o tempo é o nosso maior aliado.

kiverdego 16/07/2019

O título e chamativo...
Mas o conteúdo só desnuda o que há por detrás do mundo do mercado acionário. Nada mais isso.

Marcos Zog 22/02/2020

Aprendi a precificar ações com esse livro.

Pulei algumas partes porque tem muitas histórias.

Luciana 10/03/2020

Muito bom livro para conscientizar sobre investimentos!
Se trata de um livro escrito a bastante tempo, e eu acredito que muitas coisas mudaram, mas fato é...Traz a reflexão de quanto a bolsa de valores não é para amadores ou aventureiros!
Você não precisa se debruçar e saber tudo sobre a bolsa, mas saber o básico e se proteger, é importante e mandatório, e o livro traz muitos alertas sobre isso!
Gostei bastante da leitura, foi muito proveitosa!

Jader 11/03/2020

Excelente
Sem sombra de dúvida este é o melhor livro sobre o mercado financeiro que conheço. Vale a pena ler pra entender como funciona esse sistema.