Código da Vida

Código da Vida Saulo Ramos

Resenhas - Código da Vida

Xandhy 10/02/2023

Ótimo livro! O autor conseguiu trazer aos leitores a vida dele como advogado dentro da política em várias épocas, passando pelo regime militar e vivendo de perto a redemocratização, participando ativamente no processo da Constituinte. Recomendo a leitura desse livro aos que querem cursar Direito.

thsotto 21/01/2022

Uma biografia diferente
Esse foi um livro que li durante a faculdade para realização de horas complementares e me surpreendi muito. Confesso que quando recebi a ?missão? de ler uma biografia achei que seria muito chato, pois esse gênero não me atrai, mas essa foi completamente diferente.

Saulo Ramos relata as passagens de sua vida profissional e pessoal, desde a infância na plantação de café até os dias de hoje, seu desenvolvimento, como conheceu e conviveu com grandes nomes políticos. Além de participar de grandes episódios para o meio jurídico, como a criação e implementação de leis e institutos jurídicos.

Com falas coordenadas, uma linguagem clara e atrativa, com uma linha de tempo definida, a leitura se torna atrativa e mais interessante do que se imagina.

Um fato que chama muito atenção, foi o caso que enfrentou como advogado de um pai que estava sendo acusado abusar de seus próprios filhos, o autor conta todo o desenrolar da história até a sentença surpreendente e o reencontro depois de 20 anos desses personagens.

alpha 04/12/2021

Entendendo o direito e o Brasil
O autor intercala a história de um caso de um cliente do seu escritório de advocacia com a sua história pessoal, no tempo em que estave envolvido no cenário político brasileiro. Mesmo não concordando 100% com tudo o que ele escreveu, até porque na minha opinião pessoal, quem de certa forma defende o Ex Presidente José Sarnei não merece muita credibilidade. Tirando esse detalhe, as passagens históricas da política brasileira são bem interessantes para entender todo o processo da transição democrática pelo qual o país passou. Também lançam uma luz sobre o contexto da constituinte, e explica os porquês de hoje sofrermos as consequencias da constituição promulgada em 1988. E para quem como eu, que não é advogado, lança uma luz para entender que nem sempre aquilo o que o senso comum entende como justo, é o que resulta de um processo judicial.

Holmes 03/10/2021

História política do Brasil
O advogado Saulo Ramos esteve presente nos momentos históricos mais importantes da política brasileira, desde Jânio Quadros a Lula. Foi inquestionavelmente personagem de grande destaque na elaboração da Constituição de 1988 e testemunhou e participou das mais valiosas decisões relacionadas a eventos políticos de alta relevância na história do Brasil. Um livro de divertidíssima leitura, indispensável aos amantes do direito e da política.

Brandão 16/06/2021

Tendencioso mas muito interessante
Escrito pelo advogado ex consultor-geral e ministro da justiça, tem clara tendência política. O livro transita bastante entre a vida política e o assunto central do livro. No início demorou para me prender, contudo vamos nos afundando em nossa realidade política e me instigou bastante a maiores conhecimentos. Triste realidade mas acho que vale a leitura.

Laura.Calomeni 28/03/2021

Histórias da política no Brasil
Livro fantástico, contado por quem viveu histórias e bastidores da política brasileira pelo ex-ministro da justiça Saulo Ramos.

Stoinski 29/12/2020

Indispensável
Um pedaço da história do Brasil contada por quem a viveu. Os bastidores políticos, especialmente após a redemocratização, narrados em meio a uma eletrizante e instigante história de um processo judicial.

Thiago Toscano Ferrari 19/11/2020

Li por volta de 2016 e esperava mais...
Um bom livro para quem gosta de política e seus bastidores do poder. Bem atual ao momento que nosso país atravessa. Para juristas, um prato cheio.

Tinoco 27/08/2020

Uma História da política recente do Brasil
É realmente uma história da política recente do Brasil embutida numa autobiografia. Uma forma diferente de narrar uma vida, marcada por importantes passagens da nossa história recente, que são contadas paralelamente a um caso real defendido pelo seu escritório de advocacia. Vale à pena a leitura, sobretudo para aqueles da área jurídica (que não é o meu caso).

AnaLaura 08/06/2020

Biografia do Brasil!
Muito além da autobiografia do autor o livro narra fatos históricos do nosso país! Independente de opinião política a leitura é intrigante e envolvente! Super indico!!!

Dira 23/05/2020

Meia boca
É um bom livro, mas é cheio de viés liberal no meio das histórias, aí uma coisa que era pra fluir bacana, vai se enveredando num ranço até que a gente termina o livro bem frustrada.

Leticia.Martins 17/02/2020

Foi bem difícil abandonar, mais pelas indicações que recebi do que por me apegar ao livro em si. Entretanto, percebi que acabei deixando de ler em várias oportunidades só porque não tinha vontade de continuar este livro em específico, e optei por, ainda que momentaneamente, abandona-lo. A história é interessante, mas a forma de construção do livro, com os "flashbacks" históricos que, no fim do dia, são a verdadeira história, acabam pesando o livro com um certo excesso de auto-confiança que não consegui manter-me presa à ele. Gostaria de reler em outro momento da vida.

Fred 13/07/2018

Um livro bem escrito e com histórias interessantes, mas certas coisas me irritaram demais.

O autor é metido demais, fala de brindes em homenagem a ele em que disseram que não nascerá outra pessoa como ele em 100 anos, fala de amigos dizendo que ele vive fazendo o bem, doando parte de seu salário no governo para os porteiros, motoristas e etc... o tempo todo falando sobre os amigos importantes que tem (não me lembro de ter comentado sobre nenhum amigo não fosse importante, exceto o Gervásio, que obviamente é ficcional). Também houve passagens em que ele era extremamente arrogante com os outros, como no caso do "gordão" que viajou ao lado dele no avião.

O autor também considera Sarney um grande estadista e exemplo de moralidade, SARNEY, e vive metendo o pau em lula e fhc.

Por fim, a capa do livro da a entender que o livro é sobre um "fantástico litígio judicial de uma família: drama, suspense surpresas e mistério". Acontece que no livro, que tem pouco mais de 500 páginas, sem dúvida o litígio não ocupa nem 80 páginas, o resto é uma espécie de biografia.

Enfim, pras pessoas da área do direito até que é interessante, mas eu não indicaria à ninguém.

Thiago Toscano Ferrari 12/10/2016

Esperava mais...