Supernova - O Encantador de Flechas

Supernova - O Encantador de Flechas

Resenhas - Supernova - O Encantador de Flechas

Carol 16/04/2015

Fantasia e alguns subgêneros em um livro só
Apesar de ser uma completa apaixonada por fantasia, esse é um gênero que quase não leio mais. Começar o blog exigiu muito do meu tempo de leitura, e se antes eu passava meses para terminar de ler um livro, agora preciso dar conta de pelo menos cinco. E como fantasia é sempre um pouco demorado e complicado para ler - graças a ampla quantidade de elementos novos ao entendimento do leitor - eu quase não pego.

Tirei esse da estante porque não estava muito querendo os outros dois que vieram juntos. Daí achei de optar por esse por ter o enredo mais chamativo para mim, e parecer de fato muito bacana. Li as primeiras páginas e já estava sugada por ele. A quantidade de elementos que o autor insere logo no início deixa o leitor curioso e ambicioso por mais.

Não vou conseguir explicar esse livro muito bem a vocês, até porque tudo o que precisam saber está na sinopse ai em cima. Mas a medida que lia eu pensava muito numa mistura de Joseph Delaney naquela série de O Aprendiz e o filme que Nicholas Cage é um professor de magia de um garoto. O clima era bem esse.

Não ter me situei muito bem no tempo onde a história se passava. Acho que ela tinha um pouco do medievalismo misturado com algo bem futurista também, principalmente se tratando das vias sociais dos personagens. O trabalho do avó de Leran, a escola onde o garoto estudava e as forças mágicas e científicas envolvidas no enredo. Era como se ele cortejasse tempos diferentes da nossa linha histórica. Isso não me incomodou, e até que achei bem trabalhado.

Falando a verdade, Renan teve uma ideia excelente com esse livro. A base dele de fato é muito boa e complexa. E aí surge o problema: a complexidade.

É um livro voltado mais para o público jovem, e talvez esse público se perca um pouco na história de Leran quando começam as intermináveis páginas sobre a política do lugar ou a aprendizagem da magia. E tudo bem que existam essas explicações quando elas são necessárias, mas para fazer o leitor perder o ritmo e foco é bem fácil. Demorei mais lendo esse livro do que achei que demoraria, e isso não é legal para um que deveria - e poderia - ser bem mais frenético.

Não é um livro ruim, mas é um livro com grandes oscilações no ritmo, e isso é cansativo. Acho que o autor tinha muita coisa sobre o que falar e quis por tudo no mesmo volume. O mundo que ele criou é complexo de todos os lados, mas justamente por isso que achei que as coisas poderiam ter sido reveladas em um tempo melhor trabalhado. Nos momentos que precisávamos de velocidade, o livro parava, e isso acontecia com o reverso também.

Mesmo assim as questões que o autor levanta são bem interessantes. Tanto em se tratando dos personagens como essa questão da formação da cidade. Apesar de ser uma fantasia, o governo comanda com punhos de aço, e nisso a gente pensa muito nos mundos distópicos. Aliás, esse livro do Renan pisa em alguns subgêneros diferentes da fantasia em um único volume.

É um bom livro. Um pouco cansativo para o cérebro em alguns momentos, mas um bom livro. Certamente que compraria para alguém que curte o gênero como presente.

site: http://www.irreparavel.com.br/2015/04/resenha-de-supernova-o-encantador-de.html

Camilla 12/04/2015

Resenha do blog Segredos e Sussurros entre Livros
Supernova – O Encantador de Flechas é um romance fantástico nacional escrito pelo Renan Carvalho e lançado pelo selo Novas Páginas, da Novo Conceito. O enredo aborda a temática da magia em um mundo aparentemente distópico, onde certas habilidades são causa de perseguição e desaparecimentos.

O lugar é Acigam, cidade cujo contato com o exterior é proibido, onde aqueles que trabalham para o governo estão dispostos a impedir qualquer tipo de propagação/conhecimento/aperfeiçoamento das habilidades mágicas. A magia em questão é nata apenas para alguns cidadãos e, portanto, motivo de perseguição e assassinatos cruéis. Aqueles que não possuem tais habilidades temem a quem as possui, bem como o próprio governo, cuja tirania não permite qualquer aceitação de cidadãos nascidos com essas características.

“Após uma reação no centro de um dos astros, ocorreram explosões que despedaçaram o corpo celeste, criando uma massa gigantesca de enregia que se espalhou por todo o universo, inclusive invadiu o domínio das outras duas fontes de energia poderosas (…) Ao fim do processo, três ondas potentes flutuavam pelo limbo, espalhando destruição por todo o raio no qual viajavam. Tudo foi varrido. Restou o completo vazio. O fenômeno foi nomeado como Supernova.”

A história é narrada sob os pontos de vista de dois personagens: Leran e Judra. Leran é um jovem quase normal que frequenta a escola e está prestes a terminá-la. Ele é um ótimo arqueiro, algo que lhe rende um importante convite para ser parte das tropas oficiais. Entretanto, o que ele mais preza são as aulas secretas com seu avô, onde aprende a manipular uma ciência bem interessante... Judra, por outro lado, é uma garota misteriosa que surge no caminho de Leran. Em pouco tempo, a afinidade entre os dois é inegável, possibilitando uma amizade e, até mesmo, algo mais. O problema é que as perseguições dos misteriosos magos (manipuladores de energia) estão a cada dia mais perto de casa e ninguém está a salvo. Em pouco tempo, os personagens estão mergulhados em uma trama frenética, com direito a muitas explosões de energia e perdas irreparáveis.

Basicamente, a história se apresenta com muita ação. A todo tempo os personagens estão em busca de algo, lutando e descobrindo novas pistas sobre os mistérios que regem as atitudes do governo e dos terríveis seres encapuzados que fazem todo o trabalho sujo, os silenciadores. Tranquilidade é uma palavra que desaparece do vocabulário de Leran e sua família assim que descobrem que suas habilidades estão além do comum. Por se tratar de uma sociedade controlada por tiranos, muito se fala sobre liberdade e medo, mistura perfeita para um enredo de sucesso, que somado a personagens fortes e um pouco de fantasia tornam a trama irresistível.

A escrita de Renan Carvalho é ágil, mas nada rasa, o que confere à narrativa um ritmo acelerado sem deixar pontas soltas. A diagramação está ótima e um destaque interessante são as ilustrações no decorrer das páginas – que além de lindas ajudam a colorir a imaginação do leitor. Por se tratar de uma série, e este ser apenas o primeiro volume, é impossível imaginar o quanto ainda se pode descobrir a respeito de Acigam e sua magia, porém não há necessidade de desespero, já que a etapa narrada no livro é devidamente concluída, deixando-nos aptos a aguardar pelo próximo ansiosamente, mas com todas as flechas nas aljavas.

“Meu avô dizia que os melhores encantadores são aqueles que dominam seus sentimentos por completo, controlando todos os tipos de energia.”

“Talvez precisemos morrer para acalmarmos nossos anseios por vingança, para que se traga paz às nossas almas perturbadas por um passado tão difícil.”

A história continua em Supernova: A Estrela dos Mortos.

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Poesia na Alma 12/04/2015

O Encantador de Flechas
Supernova - O Encantador de flechas, de Renan Carvalho, 438 páginas, Editora Novo Conceito, é, sem sombra de dúvidas, o melhor dos livros que recebi da editora. Recapitulando: na parceria, a editora enviou para resenha três exemplares: A mais pura verdade, Fingindo e O encantador de flechas. Cada um dos livros tem suas peculiaridades e são distintos em conteúdos e discursos. Todos os livros são bons, porém, a obra de Renan foi a que me fez divagar de várias formas.

Saiba mais http://www.poesianaalma.com.br/2015/04/resenha-o-encantador-de-flechas.html

Ricardo Brandes 05/04/2015

Supernova: Livro I - O encantador de flechas
Para quem já ouviu falar, ou já reparou nos comentários gerais sobre este livro, facilmente percebe que estamos diante de um fenômeno. Há muito o que dizer sobre esse sucesso de público e crítica na literatura brasileira. Um livro genial, cheio de originalidade, emoção, fortes surpresas, muita magia e ação.
Escrito pelo jovem escritor Renan Carvalho, e publicado pela Editora Novo Conceito no selo Novas Páginas, esta obra de 438 páginas vem marcar história na literatura de fantasia e ficção.
Uma história atemporal, capaz de agradar jovens e adultos. Na cidade fictícia de Acigam, vive um povo oprimido e ignorado, que padece sob a tirania de um governo opressor. Aqui, alguns habitantes aprenderam secretamente a ciência de manipular as forças da natureza, e enfrentaram a ira do governo que tenta subjugar seu povo e a ciência.
Uma história tão intensa e marcante, que bem poderia acontecer num passado longínquo da idade média, num futuro muito distante, ou até mesmo em nossos dias atuais. Governos tiranos e opressores, tentando silenciar os protestos e a voz das ruas. A luta desmedida e alucinada pelo poder, que não impõe limites para subjugar e oprimir. Grandes revoluções, heróis e vilões. Conflitos sociais, decorrentes da pobreza e riqueza extrema em uma sociedade dividida. Amores e paixões, que sempre se encontram ao acaso, em todas as épocas e enfrentam o caos social para o bem do amor.
Com personagens fictícios, mas tão intensos e presentes que são capazes de povoar a mente do leitor durante seus sonhos, seguindo sua luta e seus dramas para muito além do livro. O habilidoso garoto Leran Yandel e sua família; A jovem e misteriosa Judra, a garota cheia de segredos; Reis, rainhas e o luxo da nobreza; Ministros e políticos cegos pelo poder e pela ganância social. Poderosos magos, lutando para descobrir a ciência dos elementos naturais e das forças da natureza. Silenciadores e soldados governamentais, que lutam para dar voz ao governo opressor. Uma sequência de personagens inesquecíveis surge em Supernova.
A intensidade da história se faz presente desde as primeiras páginas, cativando e marcando história na literatura brasileira de fantasia com mistério, drama, aventura, amor e muita emoção.
O leitor realmente se sente parte da obra, compartilhando os problemas sociais do povo, e lutando ao seu lado. É possível sentir o medo e o poder dos Silenciadores assassinos, que em sua supremacia e maldade provocam pesadelos e pavores cada vez que aparecem em cena com seu manto negro e invisibilidade, prontos para matar em nome do Rei. Em cada batalha, é possível sentir os medos e comemorar as vitórias de vencedores, ou sentir o drama dos derrotados em guerras e batalhas de tirar o fôlego.
A capa do livro traz Leran, o encantador de flechas e um Silenciador, em uma das batalhas nas ruas de Acigam. Cena perfeita para ilustrar o enredo dessa obra tão grandiosa. Com excelente diagramação, o livro é muito bem montado e tem agradável leitura, convidando o leitor a ler mais e mais. A obra traz ainda três apêndices finais, que trazem um resumo dos personagens, um guia da cidade e seus pontos locais e temas de interesse, além de um apêndice sobre a ciência das energias. Um capítulo extra e ilustrações inéditas de Licínio Souza, que dão o toque de ousadia e completam essa história mágica, que merece ser lida e acompanhada em todo seu esplendor.
E para quem ficou com gostinho de quero mais, há um capítulo extra com o primeiro capítulo da sequência: Supernova: A estrela dos mortos.

Por Ricardo Brandes / Escritor

P.S. Não posso deixar de comentar ainda que o livro certamente merece ir além da literatura, e virar filme. Fica a dica, produtores! #SupernovaOFilme

site: http://www.amoreselivros.com.br/2015/04/supernova-o-encantador-de-flechas-renan.html

Kétrin 04/04/2015

Leran Yandel é um garoto de dezessete anos que está se formando no colegial. Sua matéria preferida era aprender Arco e Flecha, uma habilidade que ele domina muito bem. Após o término da escola, ele é presenteado pelo seu professor com um Arco, para ele continuar seu treinamento. Ele mora em Acigam com sua mãe e sua irmã mais nova, Leran passa muito tempo com seu avô, que lhe da aulas de encantamentos e controle de energias.
Em Acigam o uso da magia é proibido, então aqueles que são pegos praticando, são mortos. O governo treina pessoas especialmente para matar os magos, que são os silenciadores.
Em uma das noites em que Leran está tendo aulas de magia com seu avô, eles acabam sendo testemunhas de assassinatos. De repente, Leran se vê envolvido nessa guerra entre o Governo e os Magos, e a partir daí ele descobre diversos segredos que sempre estiveram presentes na cidade e em sua vida.
"...Eu me vingarei! Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com a minha família. Agora sou um mago, posso lutar. Desenvolvi a minha própria especialidade e a aprimorarei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."
Em um mundo distópico, o leitor mergulha nessa aventura junto com Leran e descobre um mundo diferente e instigante. Com uma escrita fantástica, o autor levou um rumo muito bom para a história, com capítulos de tirar o fôlego o leitor se vê viciado em descobrir cada vez mais quais sãos os segredos que estão dentro de Acigam.
O livro é dividido em quatro partes (Segredos, A Guilda, Silêncio e Tomando o Poder), onde a maioria é narrado em primeira pessoa pelo Leran, tudo muito detalhado deixando o leitor a par do que está acontecendo. E outra parte é narrado por Judra, uma personagem muito importante na história, com a qual vamos descobrindo no decorrer das páginas.
Supernova - O Encantador de Flechas é um livro repleto de mistério, aventura e com uma pitada de romance. Onde o leitor irá se apaixonar por Leran, que se mostra muito forte diante dessa guerra e com o único objetivo de proteger sua família.
A diagramação está impecável, a Novo Conceito caprichou nesta edição com ilustrações de cenas marcantes da história, deixando o leitor cada vez mais empolgado com a leitura.

site: http://www.oteoremadaleitura.com/2015/04/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Thays 01/04/2015

RESENHA:
Supernova tem o melhor dos dois mundo da distopia e da fantasia.
O mundo ao redor de Acigam tem ciência e liberdade para manipular os elementos ao seu redor, pelas pessoas que nascem com esse dom, Acigam é uma cidade isolada que vive sob uma ditadura implacável, impedindo como são chamados os manipuladores "os magos" de realizarem livremente a magia. Os silenciadores são responsáveis por mantem a cidade livre dos rebeldes e magos, matando-os, eliminando-os a qualquer custo, é abominável qualquer uso de magia.
Toda ditadura começou quando fecham as fronteiras, não permitindo os comerciantes a exportarem e importarem mercadorias, mas tudo isso foi o começo para uma rebelião lutando por todos os direitos.
Nessa história temos o Leran um jovem que está preste a fazer 18 anos e se formar na escola, ele é o melhor aluno arqueiro, Leran vive com sua irmã e sua mãe, seu avô tem uma lojinha, onde sempre que pode escondido do governo ensina o seu neto um pouco da manipulação. Mas até então Leran não sabia muito sobre esse mundo da ciência pois eram privados até do conhecimento, apenas alguns sabem, incluindo seu avô, é quando ele esta voltando para casa com seu avô que presencia a morte de um mago rebelde por um silenciador obrigando o seu avô a revelar o por que de tudo isso, até então Leran não sabia a existência deles, apenas dos guardas, mais tudo que Leran descobre no inicio é apenas a "ponta do iceberg", Esse livro é cheio de mistérios, ação, romance, drama, guerra, magia e suspense.

IMPRESSÕES:
O livro do Renan Carvalho um autor brasileiro, que ganhou meu respeito e admiração, um talento da literatura nacional.
A qualidade da escrita é enorme, o autor em apenas um livro conseguiu nos mostrar tudo sem deixar pontas soltas, as ilustrações feita pela editora Novo Conceito ficaram perfeitas, o crescimento e desenvolvimento dos personagem, foram essenciais, os suspenses feito nas divisões das partes me deixaram de boca aberta e com uma ansiedade enorme de terminar a leitura.
Bom o livro é perfeito, sem dúvidas aguardo ansiosa pelo livro 2.

May Scruz 30/03/2015

Hey, Galera. Tudo bem?

Hoje eu vim resenhar um livro que me causou uma impressão mais do que positiva.
Eu recebi pela parceria o livro "Supernova - O Encantador de Flechas" do Renan Carvalho e fiquei fascinada pela qualidade de escrita, pela trama... Bem, por tudo. Achei o livro excelente, adorei os personagens, os nomes...
O ritmo é bom e a trama bem desenvolvida. A estória vai se formando diante dos seus olhos, junto com os narradores.
O mundo é bem desenvolvido, assim como os personagens.

O Renan me concedeu uma entrevista super bacana, você pode conferi-la clicando aqui!

Vem comigo que eu te conto tudo sobre o que achei do livro!

PERSONAGENS

Leran é o personagem principal do livro, ele é extremamente observador e ótimo aluno em Arqueria.
Você pode sentir o desenvolvimento dele no decorrer do livro. Ele costuma ter lições de magia, escondido, no porão da loja de seu avô.

Judra é uma menina doce e muito enigmática, teve uma vida difícil, por quem o Leran se apaixona após eles toparem na rua.

Rei Cadorcia é o um tirano e governa Acigam, ele e a rainha Nagisa comandam com punhos de ferro a cidade. Foram os responsáveis pelo fechamento das fronteiras. Ninguém nunca o viu de verdade, apenas seu busto que fica no centro da cidade.

Silenciadores são soldados letais do governo, foram treinados para caçar e exterminar os magos. São chamados silenciadores pois tem o poder de criar silêncio, o que enfraquece o mago e o deixa incapacitado de controlar.

*O fim do livro tem um apêndice e em um deles tem um apanhado dos personagens, bem bacana.

No fim do livro tem também o primeiro capítulo do próximo livro só pra te deixar com água na boca!

PROJETO GRÁFICO

De bom gosto e repleto de ilustrações bem bacanas. Eu achei a diagramação boa, bom espaçamento e corpo de letra.
A adição de algumas ilustrações que antes não existiam é, inclusive, uma das novidades dessa edição.
A capa em um primeiro momento não me foi tão atrativa.

Temos dois momentos na narrativa que é em primeira pessoa. A perspectiva de Leran e a de Judra.

Os elementos - Arco e Sol foram desenhados pelo próprio Renan, já as ilustrações são do Licínio Souza

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este é um livro repleto de ação e críticas importantes à sociedade, ele também fala sobre amizade, lealdade, valores entre outras coisas. Você vai encontrar também um misto delicioso de aventura, drama, mistério e romance! Tudo de bom que um livro pode ter está aqui!

Eu achei a leitura excelente! O livro e a escrita do Renan me deixaram positivamente impressionada. É notável o amadurecimento do Leran durante o livro, assim como o ritmo e escrita. Em alguns momentos eu o achava extremamente imaturo, mas ele era mesmo...Quando a narrativa troca pra Judra eu pude sentir a diferença e isso me deixou muito satisfeita. Na verdade em alguns momentos eu achava a Judra tão forte e adulta que eu pensava nela sendo mais velha rs.

Eu fico extremamente feliz em ver livros assim, com estórias bem estruturadas e boa narrativa no cenário nacional. É gratificante ver o quanto nossos "novos" autores são talentosos e competentes!

Espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima!

site: www.ensaiodemonomania.com.br

Mari 27/03/2015

"Desenvolvi minha própria especialidade e a aprimorei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."

Renan Carvalho publicou a primeira edição de Supernova - O Encantador de Flechas em 2013 e a mesma logo esgotou. Este ano o livro ganhou nova edição, publicada pelo selo Novas Páginas, do Grupo Editorial Novo Conceito, com capa nova, ilustrações inéditas e um capítulo extra. Renan juntou dois dos meus gêneros favoritos (fantasia e distopia) em um só livro e o resultado é incrível.
"- Eu esperava mais, Leran - afirma Cortez, em tom sério. Mas em seguida abre um sorriso. - De qualquer forma, você é o melhor atirador que já ensinei."
Leran é um menino que, para sua família, é muito desligado, mas seu professor de treinamento de arco e flecha discorda. Ele costuma dizer que Le, como é chamado pelos mais próximos, é totalmente o contrário: um garoto com ótima capacidade de concentração. Acontece que ele presta atenção em coisas específicas que o fazem se desligar de tudo a sua volta para focar apenas nelas. Leran vive com sua mãe, Laura, e a irmã dois anos mais nova, Luana. Seu pai, Caio, faleceu quando o menino tinha 8 anos e, desde então, sua mãe não tem uma boa relação com seu avô paterno, Bretor, que é um poderoso encantador. Em um primeiro momento podemos pensar que a "birra" de Laura com Bretor é por conta disso, mas logo descobriremos que vai muito além.
"Guilda de magos? Rebelião? Foi isso que eu ouvi? Os homens assassinados estariam lutando contra o governo? Como poderia haver algo assim em Acigam, bem debaixo do nosso nariz?"
Depois de uma de suas aulas de encantamento e controle de energias com o avô, Leran e ele acabam sendo testemunhas de assassinatos. Os silenciadores, que eram considerados até pouco tempo lenda, estão agindo a mando do governo para acabar com as pessoas que tentam revelar ou fazem uso da ciência das energias, ou seja, os magos. Leran tem muitas perguntas e, para saber as respostas, precisaremos acompanhá-lo nessa aventura.
"Comerciantes exigindo mudanças eram um problema, mas disso os guardas poderiam cuidar. Agora, magos... estes eram capazes de abalar o que Acigam pregava como verdade."
Logo nas primeiras páginas Leran já ganha o leitor. Ele consegue nos envolver em seus pensamentos e logo estamos querendo saber mais sobre seu mundo. Por outro lado, demorei um pouco para me acostumar com a narrativa. A mesma é em primeira pessoa e bastante detalhada. Eu gosto de detalhes, principalmente quando estes nos colocam a par do ambiente distópico e das coisas emocionantes em uma cena de ação, mas Leran nos contava absolutamente tudo o que acontecia. Posso dizer que a partir dos primeiros descobrimentos de Leran sobre seu pai e a Guilda, por exemplo, consegui entender o motivo de tantos detalhes: o protagonista é detalhista. Quando tal característica é mencionada no início, não é por acaso.

Só que o autor nos surpreende. O livro é dividido em quatro partes (Segredos, A Guilda, Silêncio e Encontrando o Poder) e três delas são narradas por Leran. A terceira é narrada por um personagem que não direi qual é, mas que desde sua aparição me deixou com o pé atrás. Na verdade, não cheguei a desconfiar da pessoa logo de cara, mas achei que existia um motivo para ela estar naquele momento no "lugar certo". Renan também consegue mudar a narrativa e nos apresentar outras características desse narrador que logo nos fazem querer saber mais dele e, mesmo com as descobertas e segredos que o cercam, torcer para que faça as escolhas certas e fique bem no final. Quem leu com certeza irá entender e, quem não leu, sugiro que se surpreenda lendo.
"Apesar de às vezes minha irmã me irritar, eu gosto muito dela. Sempre tem as palavras certas."
Algo que gostei bastante do livro (e que, sem dúvidas, é algo inovador) é o fato de o autor não fazer do protagonista o único herói, o único salvador, o único motivo para que tudo aconteça. Achei a reviravolta incrível e, mesmo que eu pudesse estar tentando adivinhar o algo mais da história e o que realmente motivava todos os acontecimentos, não foi logo que consegui. Gostei também de o Prólogo mostrar ter importância para a história, mas não revelar nada. Cheguei até esquecer dele em certo ponto da leitura e, de repente, a verdade veio. Renan conseguiu me surpreender em vários momentos.

[...] CONTINUE LENDO EM: http://www.magialiteraria.net/2015/03/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Supernova - O Encantador de Flechas é um livro repleto de segredos, mistério e ação, onde acompanharemos o protagonista Leran obtendo respostas e amadurecimento, ao mesmo tempo em que seremos surpreendidos por aparições e revelações que nos deixarão ansiando por mais a cada página. Renan Carvalho consegue envolver e prender o leitor ao apresentar personagens bem construídos e uma história com ótimas reviravoltas.

Khrys Anjos 27/03/2015

Uma flechada no silêncio
O prólogo deste livro já nos mostra uma grande lição. Entre os 6 deuses irmãos que decidiram criar o planeta foi exatamente aquela que todos imaginam que só traz destruição que conseguiu fazer a melhor parte da criação. Graças a deusa Treva o mundo pode ter o equilíbrio necessário para existir.

A história é dividida por partes assim podemos conhecer os pensamentos e os sentimentos dos personagens já que eles alternam entre si.

Leran é um jovem de 17 anos que está começando a desenvolver sua habilidade de dominar os elementos. Este dom vem passando de geração em geração e até agora era um grande segredo de família. Mas devido à necessidade ele e sua irmã Luana precisaram aprender a força como lidar com este poder.

Eles acabam se unindo aos rebeldes da Guilda e treinam técnicas de luta. Assim nasce o Encantador de Flechas e Luana descobre sua verdadeira razão para existir.

Leran sofreu muito quando seu pai morreu mas não tinha ideia que ele havia sido assassinado. Quando fica ciente do fato quer vingança.

Enquanto tem que lidar com toda a reviravolta que está acontecendo em sua vida eis que surge uma jovem em seu caminho e o ensina a amar. Porém ela também o ensina que o amor é apenas um dos lados da moeda que ao ser jogada para cima pode revelar sua outra face, o ódio, e causar muita dor, tanto física quanto emocional.

Judra não é uma mocinha à espera do príncipe encantado. Ela foi forjada literalmente no fogo e moldada para ser uma assassina. Este é o mundo que ela conhece. É o ódio que alimenta sua sede de sangue. E é o Leran quem lhe mostra o outro lado da moeda, o amor.

Os dois têm que lidar com o amor e o ódio na mesma proporção. Até aceitarem que mesmo que a mente ache errado o coração já fez sua escolha. Agora só depende decidirem se irão aceitar a redenção que cada um significa para o outro.

Na cidade de Acigam quem manipula os elementos é chamado pejorativamente de mago e caçado por soldados e silenciadores. Estes formam um grupo de elite cujo único objetivo é exterminar a ameaça representada pelos magos.

As cenas das lutas são simplesmente magníficas. A adrenalina corre solta nas nossas veias ao imaginar cada uma delas. Além de nos deixar banhados de sangue.

O Renan tem uma narrativa extremamente envolvente. Sua história prende o leitor como se ele fosse um personagem da narrativa. A cada página lida a ansiedade aumenta e fica aquela sensação de fome insaciada.

Enquanto o Leran descobriu que seu maior dom era ser O Encantador de Flechas posso dizer que o Renan também tem um dom: O Encantador de Leitores.

E a pergunta que surge ao chegar ao final da leitura é esta: QUANDO?

Quando será publicado o Livro II A Estrela dos Mortos?

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/03/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Brunna 27/03/2015

Faltam-me palavras para descrever esse livro
Morador de Acigam, o jovem curioso e um tanto distraído Leran Yandel está prestes a terminar os estudos e escolher uma profissão, mas tudo é tão limitado... Ele é bom com arco e flecha, só que não há muitas escolhas que agradem a Leran. Parece até que o garoto não se encaixa em lugar algum.
Ele anda tendo algumas aulas escondidas com o avô sobre ciências e habilidades que o resto da cidade desconhece, e é durante essas lições que ele se sente mais à vontade. É nessas aulas, também, que Leran passa a perceber o quanto Acigam não é o que parece, e que o governo esconde informações importantíssimas.
Isolada há anos e bem atrasada tecnologicamente, Acigam está sofrendo com uma disputa arriscada - de um lado, o governo opressor e seus soldados letais; do outro, um grupo de civis e seus conhecimentos da Ciência das Energias. Um tenta destruir o outro, e a cada dia que passa está mais difícil de esconder essa rebelião do povo de Acigam. De repente, Leran encontra-se dentro desse embate, tendo que aperfeicoar técnicas e proteger a mãe, a irmã, o avó e a namorada (?), Judra.
Preciso, desesperadamente, de um dicionário novo! Faltam-me palavras para descrever esse livro. Sensacional e maravilhoso nem chegam perto de expressar tudo o que O Encantador de Flechas é. Fui fisgada pela obra desde o prólogo! Quantas vezes isso já aconteceu? Nem lembro se já aconteceu.
Brilhante mistura de distopia e fantasia, essa obra me deixava fascinada a cada parágrafo que eu lia. Tudo é tão bem descrito, bem bolado e bem encaixado que é impossível dizer que Renan Carvalho não tem taleto nato. Agora quero ler tudo o que ele escrever!
Recheado de ação, reviravoltas, romance e personagens que logo cativam o leitor (sem contar os tantos outros que rapidamente ganham o profundo ódio deste), creio que O Encantador de Flechas deveria ser lido por todo mundo! É um livro em que as páginas voam, os personagens amadurecem, o coração fica sempre a mil, a mente elabora milhões de teorias (e talvez nenhuma delas esteja certa), e que tem um final surpreendente, de realmente deixar o queixo caído.
Por ser o primeiro livro do autor, ele contém certos elementos até comuns em principiantes, como algumas falas que soam forçadas. Lá para o final da história, vários personagens começaram a morrer. Ok, eles estavam mesmo em um conflito de grandes proporções, só que eu não via muito sentido em algumas mortes, até fiquei chocada (e muito triste, pois me apeguei a vários deles). As atitudes de determinados personagens também me deixaram profundamente triste - até porque elas têm relações com as mortes que falei.
Essa edição da editora Novas Páginas tem folhas amarelas (e cheirosas), letras em tamanho ideal, lindas ilustrações de algumas cenas, um capítulo extra narrado por Judra e nenhum erro de português/gramática.
Mesmo precisando de um pouquinho de lapidação para ser perfeito, O Encantador de Flechas não deixa de ser original, entreter demais e agradar ao mais variados públicos. Mal posso esperar para ler a continuação - A Estrela dos Mortos.

site: www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-encantador-de-flechas_17.html

Mari Martelote 26/03/2015

De tirar o folego!
Energético a cada capítulo. As vezes penso que Renan é um controlador de ar, porque diversas vezes perdi o meu lendo alguns capítulos.

Confesso que no começo do livro achei tudo muito rotineiro e igual a tudo que vemos por ai, mas ao decorrer dos capítulos o autor conseguiu me fisgar com toda essa teoria da Supernova que ele inventou. É simples e magnetizante.

Depois de superar e entender a questão de um romance que achei totalmente falso e repentino só havia um "porém" no livro que ainda não conseguia me prender. A escrita no começo é um pouco fraca. Aquela necessidade de ir explicando todos os acontecimentos não me agradou muito no começo da trama, mas me parece que o autor vai crescendo ao decorrer do livro e, ate mesmo as explicações, são importantes e essenciais no decorrer da leitura.

Tirando isso, todo o livro é muito bom. Adorei cada personagem, os lugares me agradaram muitos e, acima de tudo, amei todo o desenvolvimento da história. A muito tempo não havia ficado tão impressionada assim com um livro. Ele é cheio de reviravoltas e aqueeeele final... WTF, Renan!?????

[...] Confira mais em Maravilhosas Descobertas

site: http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com.br/2015/03/supernova-1-o-encantador-de-flechas-por.html

Raquel 24/03/2015

Supernova vai te conquistar!
"Vou defender todos os que são reprimidos por esse governo tirano. Eu me vingarei! Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com minha família. Agora sou um mago, posso lutar. Desenvolvi a minha própria especialidade e a aprimorarei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."

WOW! Se você é fã de fantasia, curte histórias recheadas de magia e ação, então este é o livro para você. Esta foi uma releitura mais do que prazerosa. Após alguns anos depois de ter lido esta história, pude ser conquistada novamente pelos personagens, querer lutar por sua causa e me revoltar mais ainda em certas partes do livro. Assim como na primeira leitura, continuo sendo da opinião de que Renan é um dos melhores escritores brasileiros da atualidade, e que Supernova é um dos melhores livros que já li em minha vida, tornando autor e sua obra parte de meus favoritos.

O Encantador de Flechas conta a história de Leran, um jovem que está prestes a fazer 18 anos, se formando no colégio, e se preparando para começar sua vida como adulto, e tomar seu lugar na sociedade. Mas que lugar seria esse? Que futuro Acigam reserva para ele? A questão é que a cidade é cercada por muros, sendo isolada completamente de qualquer vínculo com o mundo à sua volta.

Além disso, Acigam vive em uma ditadura que proíbe qualquer contato com o controle de energias que ocorre normalmente fora dos muros. Esse controle é considerado pelo governo como magia, e não é exercido por todos, apenas com os que nascem com ele. E para aniquilar esse controle, o governo criou uma equipe de soldados especializados para cuidar dos "magos".

E em como toda ditadura, existe a questão das injustiças. Os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres. O povo sofrendo e o governo pouco se importando com isso, fazendo com que muitas pessoas não tenham mais esperança de mudanças.

"O fato de vivermos isolados do mundo, presos dentro dos muros, não os incomoda. Afinal, nenhum deles teve a oportunidade de conhecer algo lá fora. Não parece que têm vontade de mudar as coisas. Na verdade, nem sabem que a vida pode ser diferente... mas eu sei. Essa mediocridade não é para mim."

Leran, cresceu sem se envolver em quaisquer conflitos, mas um dia eles batem à sua porta, quando o rapaz presencia um ataque de silenciadores contra rebeldes, que resultam na morte de alguns rebeldes, e faz com que Leran fique sabendo que os boatos da rebelião eram verdadeiros. Conforme os rebeldes se tornam mais ousados, o governo começa a usar o terror psicológico, para que o povo se volte contra os magos.

"Eles estão usando a ignorância da população para voltá-la contra os magos.
Isso é sujo, uma estratégia torpe. O próprio governo está
estimulando uma guerra civil."

É então que Leran descobre coisas sobre o passado de sua família e passa a ser parte da rebelião. É claro que as coisas não serão tão simples como o governo imagina. Em sua jornada, Leran conhecerá o gosto da traição, vindo de onde ele menos espera. O que, com certeza, fará com que você, querido leitor, tenha alguns #dexterfeelings direcionados a certo personagem que eu não citarei aqui. Renan sabe exatamente como te dar uma rasteira.

Conforme Leran vai se aprimorando na arte do controle, se tornando um adversário forte para o governo, várias coisas vão se desenrolando na história. Coisas que só podem ser descobertas através da leitura, por isso: CUIDADO COM SPOILERS!!!!

A narrativa do livro é envolvente demais e fará com que você vire as páginas alucinadamente. O ponto de vista é alternado entre personagens, o que você precisará ler para entender. Mas isso torna o ritmo da narrativa muito mais interessante, dá um tchan na história.

O livro conta com elementos de distopia, muita fantasia, magia, o que fará com que esta história entre para a listinha de seus livros favoritos em todo o mundo. É mais uma obra nacional que não perde em nada para as de fora; aliás, é muito melhor do que muito livro estrangeiro, na verdade.

E não posso deixar de parabenizar a Novo Conceito por essa nova edição maravilhosa. A capa está linda, a diagramação, os detalhes... tudo ficou muito lindo! As ilustrações dão um toque de mestre à história, fazem com que tudo seja muito mais real. Sem contar o capítulo extra que vem com esta edição.

Enfim, o que você ainda está esperando? Garanta já o seu exemplar e mergulhe no mundo de Supernova, junto com milhares de fãs. Você não irá se arrepender! Lembrando que o segundo livro está chegando... mal posso esperar!

"Eu poderia estar com medo agora. No entanto, pela primeira vez desisti de especular sobre o futuro. Ele virá, eu sei. Virá na mesma velocidade com que este trem corre, e quando eu menos esperar estarei frente a frente com inúmeros novos desafios. Afinal, como meu avô disse: "Isto é só o começo". Do quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier."

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2015/03/resenha-87-superonova-o-encantador-de.html

Paula Juliana 21/03/2015

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas - Supernova # 1 - Renan Carvalho

''Acigam tem esses problemas. Tudo é tão precário e abandonado que serviços básicos como transporte, educação, e saúde costumeiramente falham. Meu avô diz que, se compararmos a estrutura do centro, que é o lugar mais bem-cuidado que temos, com a de outras cidades, Acigam não passa de um vilarejo, mesmo tendo dezenas de milhares de habitantes. As ruas de paralelepípedos, as lojas de tijolos e os trens a vapor caracterizam a cidade não com um tom clássico, mas sim com um ar de velharia.''

Rebeliões de magos. Retrucamento de soldados. Ameças ocultas. Ataques de silenciadores. Dons. Segredos... muita luta e sede de liberdade!

O que você faria se descobrisse que muito do que conhece da sua história e seu mundo não é verdade? Que tudo que achava conhecer, compreender e acreditar pode ter sido moldado para você? Que a história de sua família não é exatamente da forma que lhe contaram? E que vive em uma sociedade onde matar é uma simples ferramenta?

O garoto Leran do fantástico livro: Supernova - O Encantador de Flechas do autor nacional: Renan Carvalho faz você entrar em outro mundo, conhecendo pelos olhos de personagens cativantes, valentes e inteligentes uma sociedade cruel e tirana, onde apesar do sofrimento, ou até ignorância buscam sua liberdade!

''Estou cansado de saber que o mundo foi criado por deuses eque só eles têm o poder de alterá-lo, que os seres não podem influenciar o meio, que os elementos são coisas inanimadas, pouco dinâmicas e que controlá-los é algo impossível. Nada disso é verdade.''

ACIGAM é uma cidade isolada que está sobre a ameaça de uma guerra civil, isso é, uma guerra interna que pode matar e muito, as pessoas que vivem sobre sua terra. Vivendo em uma grande e dura ditadura, Acigam, está dividida entre a Guilda, um grupo que usa a ciência, os elementos, a energia para buscar seus diretos e seu Governo Tirano que utiliza de seus soldados para aniquilar aqueles que chamam de magos.

''Para eles, eu tenho uma facilidade tremenda de me desligar do mundo ao meu redor. Mas não acho que seja dessa forma; eles exageram. Apenas gosto de olhar as coisas com cuidado.''

Leran é nosso garoto, vive com a mãe, e, sua irmã meio excêntrica/gótica, seu pai morreu, mais tarde descobre como e porque, é uma arqueiro maravilhoso, melhor aluno de seu professor que lhe dá uma arco para continuar treinando quando o ano escolar acabar, é seu último ano, Leran tem que escolher o que fazer de sua vida. No meio de tudo isso descobre o segredo de seu avô, e se envolve com a ''magia'' e seus ensinamentos.

Leran acaba vendo um ataque de silenciadores para com a Guilda e acaba tendo o seu mundo mudado!
Por outro lado acaba conhecendo uma garota que pode ser, ou não um grande presente em seus destino!

E agora? O que o menino vai fazer? Entrar para o exercito de Acigam? E assim ajudar esse governo tirano a caçar e reprimir pessoas? Esse é o futuro de Leran? Desperdiçar toda a sua vida e seu potencial dentro desse sistema? OU LUTAR? De que lado?
Lutar por líderes que não merecem em uma sociedade que é criada e moldada desde muito cedo. Quando as pessoas já nascem sofrendo lavagens cerebrais como mostrar a verdade?

Quando as pessoas se tornam fantoches, pessoas cegas e sem vontade, que aceitam de boa fé tudo que lhes é impostos? O mais importante é a sua segurança, a segurança de sua família e as pessoas que ama, ou desmascarar um sistema cruel e opressor?

Sede de conhecimento. Afinidades. Seu elemento. Magia. Luta. Fome. Injustiça. JUSTIÇA!

''...vejo alguém sair do meio dos arbustos: roupa preta, capuz e capa. No rosto, somente o brilho dos olhos, como os da coruja no breu. Tento me levantar e correr, contudo sou pego por uma corda, que amarra meus tornozelos e me faz cair de bruços.''

Supernova - O Encantador de Flechas foi uma leitura muito gostosa, no começo demorou para mim entrar na história, mas aos poucos ele foi me conquistando, e me surpreendendo, a grande questão do enredo vai sendo mostrada para o leitor durante a narrativa e é de tirar o fôlego! É uma história recheada de criticas e mensagens boas que me enriqueceram como leitora! Judra me surpreendeu, Leran me cativou, vários personagens foram um mistério até conseguir desvenda-los! Romance, mistério, aventura, fantasia, drama em uma história original, bem traçada e envolvente!

''Se eu vivesse assim, teria muito mais motivos para me rebelar contra o governo, mais até do que os magos. Porém, quando é necessário lutar para comer, a vontade de lutar por liberdade fica em segundo plano. A briga por direitos só acontece quando nossas necessidades básicas estão sanadas. E isso está longe de acontecer aqui.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Marcos 17/03/2015

Supernova – O Encantador de Flechas
Leran Yandel é um jovem de 17 anos que vive com a sua irmã Lauana e sua mãe Laura, na isolada cidade de Acigam e está para terminar seu último ano de escola e entrar para vida adulta. Sem expectativas para o futuro, Leran treina encantamentos com seu avô Bretor em sua loja de móveis e decorações, porém essa prática deve ser mantida em segredo, pois é proibida pelo governo e punida com a morte. Depois de descobrir alguns segredos que estavam escondidos no passado, inclusive sobre a suspeita morte do seu pai, Leran se vê envolvido cada vez mais nesse mundo de ciência e guerra, colocando-o em perigos mortais e mudando completamente tanto a sua vida, como a de sua família.

A aventura criada por Renan Carvalho trouxe de volta a minha empolgação de acompanhar um universo de magia e ação que já havia visto na série/desenho “A Lenda de Aang” e no jogo da Nintendo “The Legend of Zelda”, porém de uma forma totalmente inovadora e criativa. O uso do arco e flecha, assim como a manipulação dos elementos foram as características básicas que me animaram com a leitura.

No começo, talvez por ainda estar me adaptando a esse novo universo, a leitura foi bem lenta. Já que conhecer os personagens e o ambiente em que eles vivem leva tempo, pois tudo é muito bem descrito e com muitos detalhes, assim como os conflitos que existem na cidade. Durante a parte em que essa magia, essa ciência existente nesse universo, começa a ser mais explicada e utilizada pelos personagens, o livro fica extremamente viciante e cria muita curiosidade, você se vê na expectativa de que a maior parte de suas dúvidas sejam respondidas nesse volume. Particularmente, tenho o costume de gostar mais dos personagens secundários da história, e esse não dá garantia nenhuma de que eles possam se manter vivos até o final do livro. O final é bem surpreendente, mas não superou a minha empolgação com outros momentos do livro.

O livro foi inicialmente publicado em 2013 pela editora “Novo Século”, porém sendo relançado pela editora “Novo Conceito” com uma formatação parcialmente diferente dia 18/03/2015. As capas foram feitas pelo mesmo ilustrador, que manteve a mesma capa apesar de levemente modificada e mais clara. O novo livro ganhou ilustrações para dar vida a algumas cenas, assim como um capítulo extra após o final da história, narrada por “Judra”, que eu achei estranhamente divertido.

Espero ansioso pela continuação dessa saga, tendo o segundo livro o nome de “A Estrela da Morte” com uma introdução a ele no final do livro nas duas edições, e que nesse volume seja mais explorado a manipulação do elemento água e suas variações, assim como personagens que eu posso me identificar mais, sejam vilões ou heróis ;D

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/03/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Fernanda 17/03/2015

Resenha: O encantador de flechas
CONFIRA A RESENHA NO SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/03/resenha-supernova-o-encantador-de.html