Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?

Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor? Barbara Pease
Allan Pease

Resenhas - Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?

JJ 03/02/2017

Tipo de livro que é amado ou odiado por muitos. Visa mostrar as diferenças e estabelecer um relacionamento mais saudável e compreensível entre homens e mulheres
Certamente é aquele livro onde muitos criticam positivamente e outros negativamente, ou é amado ou é odiado. O livro aborda as diferenças entre o homem e a mulher e suas particularidades. Não é um livro inovador, mas trata do assunto com várias reflexões e argumentos interessantes com muito humor e baseado em dados, pesquisas e diversas entrevistas.

Os autores enfatizam durante todo o livro que o objetivo não é criar esteriótipos, nem mesmo impor quaisquer tipo de comportamento ou desrespeito, cada indivíduo é diferente um do outro, mas sim tratar do que ocorre em média. Os autores enfatizam de que certamente os homens e mulheres devem ter direitos iguais, mas que também ambos possuem suas diferenças e particularidades, de modo que nenhum se sobressai ou é melhor do que o outro.

O objetivo do livro é mostrar essas diferenças e estabelecer um relacionamento mais saudável e compreensível entre homens e mulheres, seja no casamento, vida profissional e afins.

Rafa 12/10/2020

Presente
11/10/2020

Adriano Schiessl 06/10/2018

Nada supera os fatos...
Livro excelente, muito bem estruturado, leitura de fácil compreensão e explicações muito bem fundamentadas em pesquisas, dados e fatos científicos.

Alineprocult 06/05/2009

Muito chato... um humor sem graça...

mfayon 09/06/2012

Para gregos e troianAs.
Informações de cunho ciêntifico do qual boa parte de nós não tem acesso. Problematização da relação entra ambos os sexos, desmitificando toda esta coisa chamada amor.

Carla Amorim 19/04/2009

Geralmente leio muito rápido, mas este foi doloroso.... semanas lendo e nunca acabava!!!

Suuh | @leitora.ansiosa 12/08/2019

Tendencioso demais.
Esse é um de três livros desse gênero que apareceram aqui em casa (não faço a mínima ideia de quem é), e como sou curiosa resolvi ler mas não sabia que seria uma leitura tão ruim.
Logo no começo os autores explicam que foi muito difícil de escrever o livro, pois as pessoas tinham medo de dar entrevistas esclarecendo suas opiniões a respeito das diferenças e igualdades do mundo feminino e masculino. Na verdade mais os homens, pois tinham receio de parecerem sexistas.
A pesquisa sobre as várias teorias que abordam os diferentes mundos de homens e mulheres foi baseado em 3 anos de estudos, entrevistas com especialistas e depoimentos. Engraçado que em muitos parágrafos temos acesso ao ano da tal pesquisa, mas ficamos sem saber maiores informações sobre, com isso já fiquei desconfiada pois um trabalho cientifico precisa de boa referências para dar respaldo ao conteúdo.
Logo no primeiro capítulo identifico as diferenças que o livro cita como obvias e irreversíveis. É o caso de mulheres que vão ao banheiro para fazer reuniões ou sessões de terapia, sempre juntas com outras mulheres e se um homem chamar outro homem para ir ao banheiro vai logo provocar suspeitas. Pergunto-me: qual é o problema??? Homens não podem ir juntos ao banheiro seja para conversar sobre algo e só fazer suas necessidades?
Logo adiante o livro aborda que homens sob pressão tendem a beber e começar guerras, já mulheres comem chocolate e fazem comprar. Tipo, oi? Depois diz que homens são bem melhores que mulheres no transito porque elas não têm uma estrutura cerebral que lhe dê uma boa capacidade de orientação espacial.
Enfim, achei muitas coisas absurdas, pois, a meu ver, abordam comparações e diferenças como se fossem irreversíveis. Eu entendo que homem e mulher são seres diferentes, cada um com suas peculiaridades. Entendo que existem coisas que homens fazem melhor que mulheres e vice-versa, mas isso não significa que esse cenário seja irreversível.
Na época do homem primitivo realmente as atividades braçais e de caça, que exigiam mais força ficavam com os homens e as mulheres cuidavam do resto da família com a parte de alimentação e segurança do lar em quanto o homem não voltava. Hoje, esse cenário já mudou em grande parte. Nós mulheres estamos cada dia mais conquistando áreas no mercado de trabalho que antes eram predominantemente masculinas. E alguns homens já ficam em casa cuidando do lar e dos filhos em quanto a mulher vai para o trabalho ser a fonte do sustento da casa.
Assim, nota-se que as diferenças presentes no livro podem até não ser totalmente absurdas, pois explica certos comportamentos na relação entre os gêneros, mas não precisa tratá-las como algo imutável. Somos séries que se adaptam em qualquer lugar e realidade. Não nascemos de um jeito e morremos do mesmo jeito, pois existem determinantes culturais, políticos e sociais que nos rodeiam e assim vão nos mudando e definindo nossas peculiaridades. Por isso não gostei da leitura, achei machista, fatalista e tendencioso demais.

Pietro G. Primieri 02/03/2022

Entendendo os nossos cérebros
É um livro com muitas informações, dados, estatísticas, e isso é maravilhoso. Uma pena q eu não seja capaz de absorver todas essas informações. É um aprendizado mto bom sobre as estruturas dos cérebros femininos e masculinos. Não dei 5 estrelas pq a escrita precisa ser revisada. Em alguns momentos, a forma como os autores colocaram ou exemplificaram os dados não é mais aceita atualmente. Isso não faz deles sexistas, preconceituosos ou seja lá o q deu impressão, só faz deles pessoas de suas épocas. Os dados ainda são válidos e importantes (muito). O forma de se expressar nem tanto.

Talita 21/01/2011

Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?
Um livro muito interessante engraçado e que explica coisas que realmente acontecem no cotidiano de ambos os sexos, com exercícios e perguntas que você deve se fazer para ver se realmente esta se encaixando com o que esta escrito, muito legal e revelador. Adorei o livro.

raffaele 06/05/2009

Eh um livro engraçado e divertido... Baseado em uma ciência um tanto banal, apenas reitera o senso comum. Para feministas extremas pode até ser machista em alguns pontos, mas não eh parte significante do livro. Em fim é um bom livro, gostei de ter lido.

Jonathan153 25/06/2023

Livro que reforça estereótipos que estão bem longe de refletir a realidade. Pode ser que em algum dia no passado essas ideias tenham feito sentido, mas para a nossa realidade, são totalmente ultrapassadas.

matlima 04/07/2020

Bom, com ressalvas
A leitura é bem agradável e os temas instigantes, mas há alguns pontos que não me parecem corretos, ainda que embasados em pesquisas científicas (por exemplo: mulheres não são capazes de fazer sexo sem separar o amor). Além disso, há algumas dicas machistas (ex: mulheres deveriam se concentrar nas profissões mais ligadas aos seus talentos, deixando as que exigem a percepção espacial para os homens) e termos já ultrapassados, hoje inclusive considerados preconceituosos (ex: homossexualismo). Enfim, há muitos poréns no livro, mas ainda assim tem sua utilidade para explicar o porquê de tantas diferenças entre os sexos, fornecendo elementos para que os parceiros sejam mais compreensivos nos relacionamentos.

Samyta 07/03/2009

Engraçado
Não imaginei que existiriam tantos dados comprovados científicamente para responder a essa pergunta. Me diverti muito lendo!

Laritza 22/03/2022

Precisa ser atualizado.
Se fosse analisar por mim, pela minha experiência com o livro, eu daria meia estrela, mas ele pode ser ligeiramente útil pra quem nunca viu, estudou ou pesquisou nada sobre o tema.
A edição que li é antiga, então não posso dizer se em algum momento houve uma atualização para novas edições, mas me baseando apenas na edição que li, ela precisa desesperadamente de atualização.
Nos últimos 20 anos se descobriu (absurdamente) mais sobre o cérebro humano do que em toda a história da humanidade, e se vc como eu também é um grande fã e estudioso autodidata da neurociência e neurobiologia, sabe que muito do que foi concluído antes da virada do século, já foi refutado pelas novas pesquisas.
Não é um bom livro do ponto de vista técnico, a leitura não é fluida e mesmo a ideia sendo uma crescente de raciocínio para que o leitor leigo chegue ao entendimento do que de fato busca em sua leitura (entender o sexo oposto), é bagunçado, exaustivo, enfadonho e prolixo.
Mas minhas duas estrelas se dão ao fato de que, para aquele que não tem a menor ideia de por onde começar a buscar uma ligeira e tacanha compreensão de quem é e como pensa o outro, é válido em alguns pontos que lançam fagulhas de entendimento do funcionamento biológico e propõem soluções práticas pra que atritos comuns e frequentes sejam sanados de maneira saudável.
Se você está completamente no escuro sobre como pensa, age e como lidar com o sexo oposto, pode te ajudar.

Tami 01/03/2021

Homem x Mulher
"A mulher não tem senso de direção, mas o homem nunca encontra as meias na gaveta". rsrs