A Caçada

A Caçada Mark Bowden




Resenhas - A Caçada


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Carlos.Pery 07/04/2024

Gosto bastante de livros que tratam de guerras ou operações militares de forma geral, e esse não decepciona. A narrativa de Mark Bowden nos coloca dentro da operação que levou à localização e morte de Osama bin Laden. Mesmo sendo um fato bastante conhecido e amplamente divulgado, o livro traz vários detalhes de como se deu a descoberta de sua localização. Após a leitura, vale (re)ver o filme "A Hora Mais Escura", de Kathryn Bigelow (Zero Dark Ghirty, 2012).
comentários(0)comente



Igor_Resenha 05/01/2024

Um leitura Complementar !!!
O livro se torna muito interessante por dois motivos: pela escrita implacável de Mark Bowden e pelo tema que envolve espionagem, SEALs, Bin Laden e Al-Qaeda. Essa obra serve de complemento ao livro "Não há dia fácil - Mark Owen", uma vez que esse último foca no treinamento SEALs TEAM SIX e preparativos da Operação Tridente de Netuno enquanto o primeiro mostra como foi feita a busca por Osama Bin Laden - desde a coleta de dados fragmentados pelo serviço de inteligência até sua a localização por modernos sistemas de vigilância-, e quais foram as opções levantadas para eliminar/capturar o inimigo número um do Ocidente.
Esse livro começa com a Al-Qaeda e Bin Laden não passando de meros opositores dos Estados Unidos, sem grande relevância para a CIA ou no cenário global. Depois de 11 de Setembro de 2001, podemos observar como o ataque TRANSFORMOU o país e selou o destino do, agora, terrorista mais procurado do mundo. A obra termina com o resultado de anos de análise de dados, interrogatórios, espionagem, eliminação de alvos secundários ligados a Al-Qaeda atc.
Além disso, o autor quebra a ideia de que o presidente Obama era um pacifista, avesso as guerras. Como é observado no livro, Obama tornou as guerras mais sujas ao usar os Drones e as Forças Especiais como assassinos cirúrgicos que tratam qualquer um que se encaixe nas descrições físicas do objetivo como alvos sem qualquer tipo de julgamento - Aqui entra o que Noam Chomsky chama de Terrorismo Ocidental.
Outro ponto relevante no livro foi quanto a natureza da operação - capturar ou executar? Não se tratava de uma missão de captura, o objetivo sempre foi encontrar e eliminar Bin Laden. Apesar de ser um terrorista com enorme quantidade de informação para CIA, também seria um grande "elefante branco" atraindo gigantesca atenção e cobertura da mídia e de "Lobos Solitários" interessados em um novo mártir - Onde ele deveria ficar? Guantanamo? EUA?
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR