Aquala Bernardo Fragoso

Resenhas - Aquala

Memórias de uma Leitora 23/08/2016

Você acredita em extraterrestres? Não?! Thomas também não, até descobrir que ele próprio era um. Como assim? Seria obvio saber né? ETs tem aquelas cabeças enormes pra trás, três dedos em cada mão, pele verde e corpo magro... Nem todos, os de Aquala tem a aparência exata de um ser humano.
Thomas Flintch tem 14 anos e mora com o pai, sua mãe morreu quando ele ainda era um bebê em um ataque do vilão Tertius (porque sempre tem um vilão) que tem como propósito principal acabar com todos de sangue Flintch.
Os anos se passaram e Thomas descobriu sua verdadeira origem através de pistas e que não era o único entre seu grupo de amigos. Todos vão para Aquala e o planeta é incrível, cheio de seres, línguas, culturas, ambientes, costumes completamente incomuns. Isso foi uma das melhores e piores coisas do livro (pra mim): o melhor é que tudo foge da nossa "zona de conforto", conheci um mundo novo, seres novos, algo totalmente inusitado, o pior é que, justamente por ser um assunto que nunca li, me perdi um pouco e demorei na leitura, mas isso não anula a ótima história.
Mas como não poderia falta, Thomas passa por vários apuros em Aquala e o livro acaba com a sensação de que terá continuação. Será?

Gostei bastante da história, muito criativa, diferente e bem contada. Só acho que quando mudasse de cenário deveria ter algum aspecto que nos "avisasse", facilitaria no entendimento do enredo. Só por esse fato não dou nota máxima. Mas a história em si é maravilhosa, vale muito a pena ler.

OBS: Fiquei com medo de encontrar alienígenas por aí. Será? O.o

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2014/04/aquala-e-o-castelo-da-provincia.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 19/09/2014

Aquala
Thomas Flintch era um garoto de 14 anos que morava com o pai, Robert. Sandra, sua mãe, havia morrido quando ele ainda era um bebê. Robert estava desempregado e a situação financeira deles estava pior a cada dia. Thomas era bolsista em um colégio particular, onde também estudavam Felipe (seu melhor amigo), Sofia e a novata Laura.

"(...) a impressão de fragilidade que tomou o corpo do garoto deu-se principalmente porque ele não aceitava o fato de Robert deixar a vida levar sua casa assim tão fácil. Thomas correu dali cambaleando, seu antigo guerreiro era seu atual derrotado e ele não estava pretendendo olhá-lo tão cedo." (página 73)

Coisas muito estranhas começaram a acontecer na vida de Thomas: era apresentador de tv dando informação errada, luzes verdes saindo da casa do vizinho, bicicleta andando sozinha... e essas eram as esquisitices mais leves. Thomas era um garoto muito pé no chão (algumas vezes, parecia ser mais adulto que seu pai), até ouvir uma conversa de seus padrinhos com Robert e descobrir que era um aqualaeste, o que foi um choque e um alívio ao mesmo tempo: ele era um extraterrestre, mas pelo menos não estava ficando louco e as coisas que ele tinha visto realmente haviam acontecido.

"(...) Quando se descobre que é aqualaeste, ganha-se uma entrada para o planeta, não literalmente. A única forma de conhecer suas terras é saber que elas existem." (página 86)

Aquala era um outro planeta, onde moravam diversas raças. Muitos aqualaestes viviam na Terra sem que os humanos percebessem. A família de Thomas veio de Aquala, e após descobrir sua origem, o garoto deveria passar algum tempo lá.
Thomas e seus amigos fariam inúmeras descobertas sobre a história de Aquala e suas próprias histórias e poderes, além de enfrentar grandes perigos. Um ser de outro planeta estava determinado a acabar com todos os Flintchs do Universo.

"Thomas, de uma maneira, não parava de pensar se aquilo tudo era realidade, mas era tudo muito colorido e sensível para ser fruto da sua imaginação. Nos sonhos, as pessoas podem alcançar até o que lhes era impossível de acontecer, e agora eles sabiam que tudo era, sim, possível. Quem imaginou que, em algum dia, em vez de olhar para cima e ver o céu, eles estariam olhando para baixo e visualizando tudo como se fosse miniatura?" (página 123)

Este foi o primeiro livro explicitamente sobre extraterrestres que li, estava muito curiosa para saber como o tema seria abordado e não me decepcionei; diferente de outros livros com seres de outros planetas (como Cisne, por exemplo), a história se passa nos dias de hoje e o foco não é a Terra e, sim, Aquala.
Gostei muito do livro; Thomas é um garoto bacana, a amizade dele com o trio (Felipe, Sofia e Laura [por quem ele tem uma quedinha]) é legal, todos os outros personagens são interessantes, as coisas não acontecem todas de uma vez e a gente vai descobrindo a história aos poucos, dá curiosidade sobre o que vai acontecer no próximo capítulo! As diversas espécies de seres extraterrestres (que vão muito além das já conhecidas fadas e sereias) são bem explicadas e construídas; lugares lindos (principalmente em Aquala) são descritos de forma que dá vontade de estar lá para poder ver tudo de perto.

Para escrever um livro desses tem que ter muito criatividade! E, além de criativo, Bernardo Fragoso soube usar bem as palavras, elas foram organizadas de uma forma bonita e não apenas para formar frases, passando a impressão de que ele escolheu cada uma delas com cuidado.

"Thomas dizia para o amigo ser mais sutil com os demais. Às vezes, não se encontra o que se procura, mas vale sempre a pena tratar bem quem lhe faz o mesmo. Parecia que tudo se esvoaçava da cabeça de Felipe como fumaça." (página 49)

A história é dividida em capítulos e a maior parte é narrada em terceira pessoa, apenas alguns capítulos são narrados pelo Thomas e foram justamente esses os meus preferidos, poder ver o garoto contando partes da sua história e de seus sentimentos me fez gostar ainda mais dele.

"Eu ofereci meu casaco.
Ela fez cara de dúvida e acabou, por surpresa, segurando a minha mão.
Naquele momento, eu estava estranho, meus dedos não tremiam mais, o que tremia era meu peito. Meu coração disparou, as batidas ficaram mais rápidas." (página 191)

"Aquala e Castelo da Província" é o primeiro livro de uma trilogia, sendo assim, seu final deixa muitas coisas para serem resolvidas nos próximos. Por incrível que pareça, isso não me incomodou. O livro termina após Thomas e sua turma se salvarem de uma situação perigosíssima, a mais perigosa de todo o livro. Não só ele, como também os leitores, precisavam de uma pausa. É como se o clímax da história tivesse passado e as últimas páginas trouxessem um pouco de tranquilidade para que a gente retomasse o fôlego.

Para mim, a capa do livro é linda demais (amo capas coloridas)! Tem a ver com a história ao retratar um pouquinho de Aquala (reparem no disco voador ali em cima). A diagramação está boa, com um tamanho bom de margens, letras e espaçamento; as folhas são amareladas e a numeração das páginas fica na lateral.

"Por mais que eu não tenha vivido momentos suficientes para amá-la como ela merece, eu sinto que tudo será posto, um dia, como deveria ter sido desde o início, porque eu acho que amar é ir além de palavras, amar é ir atrás de alguém que faça seu coração bater mais forte, é não saber o que falar na hora certa, é correr contra o tempo e se sacrificar para que quem você ama se sinta bem sempre... amar é organizar piqueniques em menos de duas horas..." (página 193)

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/09/resenha-livro-aquala-e-o-castelo-da.html

A Garota do Livro 28/01/2014

Bom, acabei de terminar Aquala, enrolei um pouquinho mas no final deu tudo certo.

Extraterrestres entre nós, quem poderia imaginar não é. E ainda mais imaginar que alguns são tão parecidos conosco, Bernardo criou uma nova galaxia, e novos universos para explorarmos juntos com Thomas, Laura, Felipe e Sofia. Em seu país de origem Thomas descobre sua verdadeira historia e tudo que fizeram para mante-lo seguro e o porquê dessa importância.
Confesso que me perdi em muitas passagens que não tem a comum quebra de pagina como nos outros livros que contem, mas com o tempo a gente se acostuma sobre qual ambiente eles estão falando até porque o livro é muito descritivo mesmo.

Um ambiente lindo é Aquala, um sonho, afinal parece muito com o oceano e quem nunca sonhou em viver em baixo d'aguá.
Pensar que tudo poderia ser tão difícil graças a sua enorme importância num mundo dos outros.
Mas como não sou de spoiler vou parando por aqui e parabenizando o querido Bernardo pela incrivel imaginação ao sonhar com coisas tão belas e com um mundo melhor.

Nota: 8

site: http://a-meninadolivro.blogspot.com.br/

AmantesporLivro 25/01/2014

O Mundo de Aquala me fascina.
Queria muito descobrir que sou de outro mundo e acho que Aquala seria o lugar mais legal. Acabei de ler o livro do Bernardo e só digo uma coisa: que criatividade mais incrível. O mundo criado e suas características são impressionantes e impensáveis. A história é bem escrita e deixa aquela bendita vontade de querer mais 500 histórias da mesma.
Thomas é um garoto que vive com o seu pai em uma casa simples. Sua mãe morreu quando era pequeno através de um ataque extraterrestre e o que ele não sabe é que vem de um Planeta chamado Aquala, só que para ir até lá, ele precisa acreditar e descobrir por si só essa informação. O livro possui muita ação e seres fantásticos que ajudarão Thomas a conhecer suas origens.
Encontrei no livro diversas referências a Harry Potter, sendo que a originalidade e criatividade para personagens e mundo, fez com que eu comparasse Bernardo a J. K. Rowling. Os personagens fictícios são bem originais e apresentam características bem peculiares. Nem pense que estou exagerando, não estou comparando a história, mas sim, a criatividade para criação dos personagens (Aos Potter Head de plantão antes que decidam mandar um vírus para o meu blog...rsrsr)
O único defeito do livro foi a diagramação: cada capítulo possui letras em fonte pequena e, devido a largura do livro, a sensação que dá é que cada capítulo é infinito, isso diminuiu muito meu ritmo de leitura me deixando cansada de ler. Por outro lado, o final foi magnífico, engoli os últimos quatro capítulos de uma só vez.
O Bernardo soube construir a história onde todos os personagens são bem apresentados e passam por uma evolução bacana, e não exagerada, aumentando nosso carinho por cada ser de Aquala. Eu estou ansiosa por mais notícias do Aqualaestes. Livro totalmente indicado agora é só esperar eu descobrir de alguma forma que sou de aquala e esperar minha lampuna se acender na Sala de Phoerios, estou doida para aprender a trecotizar.

site: http://amantesporlivrosefilmes.blogspot.com.br

Ray 27/12/2013

Aquala
Resenha - Aquala e o castelo da província.

18:50 da tarde de Sexta-feira (27/12/13) e eu acabei Aquala e o castelo da província. Eu vou confessar que ainda estou um pouco confusa e o final de Aquala me decpcionou um pouco, apesar de ter um final muito bonita eu esperava um pouco mais de luta. Eu gostei do decorrer da histórias e as tramas surpreendentes, adorei conhecer o Thomas, Laura, Felipe e Sofia a amizade deles e mais que perfeita. O livro e bem viajente e as vezes nos faz refletir e nos perguntar. Será que existe extraterrestre ? Confesso que muitos momentos principalmente nas descrições do lindo mundo quis ser uma aqualaeste parece ser um mundo lindo.
Em fim, gostei do livro e da história, as vezes me perdia na história mas é fácil se achar novamente.

OBS: Adorei os bixos doidos criados pelo autor, parabéns Bernardo pela grande imaginação.

Nota: 8

Ráyca de Oliveira