O Enigma da Borboleta

Resenhas - O Enigma da Borboleta

1 | 2 | 3 | 4

Ale 26/06/2021

Tap tap tap o quê?
PIOR livro que li neste ano. Esperava um thriller, encontrei um romance adolescente.
Descobri a identidade de Birdie e achei os rituais de TOC da menina bem enfadonhos.
A personagem principal, Penelope, é sem graça. Achei um porre acompanhar essa estória, li pulando vários parágrafos, quando começava o nhem nhem nhem de romance.
Não é nem suspense nem um thriller e sim, um romance adolescente de traumas com um misteriozinho mequetrefe.
E nao entendi o que é tap tap tap pqp até agora. E nem tenho interesse em saber...
Alexia Santos 06/08/2023minha estante
Tap tap tap é o som dela batendo na coxa.
Ela bate na coxa 3 vezes e por fim fala "banana"... Coisas do T.O.C.

Mi 25/05/2021

Interessante mas cansativo
Penélope é uma adolescente com TOC e tendências ceptomaniacas, que acaba por se tornar uma provavel testemunha de um assassinato.

A história é bem interessante,o começo prometeu demais, instigou, achei demais e foi só , porém fiquei triste que focou demais nos dramas adolescentes da personagem principal, e tão pouco nos outros pontos. Tinha muitas coisas para serem desenvolvidas ali, até mesmo a principal personagem.

Lo não é nem de longe uma persoganem cativante, é chata, massante e muito mais do mesmo de livros para o publico adolescente. E não é nem por ter TOC, pois achei interessante o fato de ela ter um episódios incontroláveis de cleptomania e acumulação compulsiva. Porem, faltou muito. Deeixou a desejar.

Personagens irrelevantes: Jeremy com certeza, totalmente desnecessário e aleatório, foi colocado para preencher espaço, acredito eu. Não adiciona em nada na história.

Não me arrependo da leitura, só não sei se leria novamente.

Raquel 26/03/2021

Meio capenga né
Eu achei o inicio bem interessante já que a personagem principal tem toc e é cleptomaniaca mas achei que o final ficou confuso e o Flynt que personagem mais nada vê não da pra saber se ele é salgado ou doce o cara parece um chuchu de tão sem sabor, FALTA TEMPERRÔ
Iamnathi 15/04/2021minha estante
Nossa eu amei tanto esse livro, mais realmente o final e meio confuso.

Cris 06/01/2021

O que dizer...
A personagem principal tem toque, que confesso que durante a leitura me deu uma certa raiva e ao mesmo tempo queria descobrir o motivo, o que me fez seguir em frente. Desfecho inesperado, vale a pena chegar ao fim.

Rita Nunes 12/10/2020

Excelente!
Amei esse livro! A maneira como é escrito, os personagens, é tudo perfeito! Envolvente e cativante! Recomendo!

Natalia Noce 08/10/2020

Livro bem mais ou menos.
O suspense foi fácil de ser resolvido não dando muita empolgação para chegar até o fim da história.
Único lado positivo foi a caracterização da personagem principal. Achei bem interessante como a autora reportou o TOC da mesma fazendo disso uma parte da história.

amandaeunice 14/08/2020

Bom.
Não tive uma leitura tão boa nesse, devido a preguiça literaria e bla bla bla. Mas carrega uma boa história, destancando muito sobre o TOC da pp que se agrava depois da perda do seu irmão, a solidão que sente e suas manias de roubar coisas que chamam sua atenção. A narrativa é otima, bem juvenil com bastante detalhes. Quem gosta de mistério, suspense e ação vai amar!

Jen 09/08/2020

Tap tap tap banana
os personagens são perfeitos,a trama é incrível a escrita te prende...sem palavras para descrever,virou um dos meus favoritos.

Vanessa Lima 07/05/2020

O enigma da borboleta
Encontrei em um sebo e a sinopse chamou a atenção por propor um bom suspense, mas foi um grande engano, é uma leitura que flui porém é cansativo demora a engrenar apesar de alguns capítulos serem curtos. A descrição dos personagens é boa o desenho e apresentação da personagem principal (Penélope "Lo"), com seus pensamentos manias trazendo ao leitor as descrições exatas das maninas presentes no seu Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC e também da Cleptomania são boas mas ao longo do livro torna-se cansativo, outro ponto favorável é sua relação com o mundo e com sua família. O vai-e-volta com o Flynt em que oras pode ser culpado outras uma possível relação adolescente também fica cansativo ao longo do livro. Acredito que a autora poderia ter reduzido, enxugado mesmo, uma parte do que ali fica demasiadamente desnecessário a leitura.

Lores 24/03/2020

Me surpreendeu
Achei este livro em um daqueles sebos e vi que era de suspense, por isso levei pra casa. Muitos dias se passaram até que resolvi ler, não esperava muito e acabou me surpreendendo.
Recomendo a leitura!

naegabs 17/03/2020

Um thriller "ok"
Com personagem principal que te envolve com seus TOCs e um thriller não tão pesado, Enigma da Borboleta é um livro pra quem quer começar a saborear esse gênero mas não quer ir tão pesado.

Willians 03/03/2020

Lo encontra um objeto, uma borboleta que pertencia a Sapphire, uma garota assassinada. Desde então tem uma obsessão, que é resolver o assassinato de Sapphire.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Penélope, conhecida por Lo, sempre gostou de colecionar objetos bonitos. O trabalho de seu pai como consultor fez com que ela crescesse passando de uma cidade decadente para outra, habituando-se a pegar (às vezes até mesmo roubar) bijuterias peculiares e lembranças de cada novo lugar - bens que lhe permitissem sentir, ao menos, alguma sombra de lar. Mas, desde a morte de seu irmão Oren, sua família nunca mais foi a mesma: seu pai fica mais no escritório que em casa, sua mãe vive dopada de medicamentos antidepressivos, e a mania de Lo se tornou potencialmente perigosa, quase uma obsessão. Durante sua rotina de vasculhar mercados de pulgas em busca de coisas interessantes, ela descobre um belo pingente antigo, e reconhece-o como tendo sido roubado da casa de uma garota assassinada, conhecida apenas como "Sapphire" - uma menina somente alguns anos mais velha que Lo. Como sempre ocorre quando fica obcecada por alguma coisa, Lo não consegue tirar o assassinato de sua mente e, com a ajuda do artista de rua Flynt, ela parte em busca do assassino, iniciando uma eletrizante investigação para desvendar este enigma.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580447408

jao 24/10/2019

cansativo
Achei o livro raso e cansativo.
Mesmo tendo amado a protagonista no início, principalmente por toda questão envolvendo saúde mental, logo percebi que o que pensei que era um livro de mistério com uma protagonista feminina minimamente inteligente, era uma trama tão adolescente e infantil, a narrativa em cima dos meninos e dos problemas de adolescente dela me cansaram muito e eu só terminei por que pensei que em algum momento ia ser o que pensei.
Quando comprei e li a sinopse, realmente pensei que fosse um livro focado na investigação e no mistério, mas me decepcionou.

Keity Naiany 18/07/2019

Por muitas vezes o TOC da personagem principal, Penelope, foi extremamente irritante, muito presente e bem descrito. Essa descrição me faz gostar de como a autora trabalha no desenvolvimento dos personagens.

A história também foi muito bem amarrada, não deixando lacunas no enredo. A escrita da autora é muito boa e faz com a leitura não seja tão arrastada, visto que, é um suspense (tá certo que não é o maior suspense da vida, mas não deixa de ser) o que naturalmente faz com que a leitura seja um pouco mais pesada.

Não é um dos meus livros favoritos, mas gostei dos personagens, e de como a história foi trabalhada de modo que nada ficasse muito obvio.

Ps: achei a capa dessa edição meio feia, por tanto peço que não julguem pela capa?

1 | 2 | 3 | 4