As Aventuras de Robin Hood

Resenhas - As Aventuras de Robin Hood

1 | 2 | 3 | 4

Wesley - @quemleganhamais 08/02/2021

Para conhecer o Robin Hood
Eu já tinha ouvido falar do Robin Hood, mas nas "fofocas literárias" e nos filmes. Lendo o livro descobri o verdadeiro personagem e a leitura do livro fez eu ter contato com uma época que jamais tinha visitado.

O livro tem seus capítulos curtos contando algumas aventuras do Robin Hood, de como ele virou um fora da lei e como conheceu os outros personagens como John Pequeno, Will Escarlate, Allan A Dale, Frei Tuck entre outros.

Com inúmeras competições de bastão, arco e fecha e espada, acompanhamos as aventuras de Robin Hood e sua turma. A fama deles era de bandoleiros e ladrões. Sobre ser bandoleiros eu concordo, mas sobre ser ladrão, é melhor você ler para entender.

Leitura muito divertida. Vale a pena visitar a floresta de Sherwood.

Gláucia 27/01/2021

Cada capítulo é uma aventura diferente, no entanto a forma como o autor conecta cada história é ótima, há uma sequência cronológica. Adorei o humor do autor, o fato dele conversar com o leitor como se ele estivesse contando as histórias em pessoa é um toque especial. Sobre a história, é uma perspectiva diferente do que é mostrado nos filmes de Hollywood e para ser sincera, foi o que mais me encantou. Robin Hood é descrito de uma maneira que nos leva a crer que ele realmente existiu e que suas aventuras foram contadas por diversas gerações, não é exagerada. Ele é um homem que errou e ao se tornar um fora da lei, usou isso para ajudar aqueles que eram humildes, honestos e de bom coração, mas acima de tudo era um homem feliz.

Maira Giosa 21/01/2021

Quem aí curte fantasia? Eu amo, e sempre procuro buscar novas fontes. Acho esse gênero muito inspirador. Foi dessa minha curiosidade (e da obviamente linda edição da Zahar) que decidi ler Robin Hood, adaptação da lenda inglesa pelo romancista francês Alexandre Dumas. Certo é que o autor tem obras muito mais famosas mas, como disse, a fantasia (principalmente a cavaleiresca), me agrada muito.

Não sei se todos se lembram daquele velho desenho animado, no qual Robin e sua prometida, Marian, eram raposas, mas adianto que o filme conta pouquíssimo das verdadeiras (e terríveis) aventuras dos fora-da-lei. A vida de Robin, permeada de investidas contra os homens do xerife de Nottingham - e suas magníficas fugas -, é transformada em um relato com começo, meio e fim, dando à lenda um quê de cânone. Os dois livros escritor por Dumas passam da infância à trágica morte do personagem.

De proscrito a herói, Robin permeou (e, dizem, ainda permeia) parte da cultura local inglesa, e a bonita história dos alegres homens da floresta de Sherwood encanta por sua simplicidade, e por narrar de maneira quase histórica (lendária?) os idos do século XIII, durante as Cruzadas e o reinado de Ricardo Coração de Leão. .

Além do conto em si e da edição, a excelente apresentação escrita por Jorge Bastos é mais um motivo para ter esse livro (enfeitando) na estante.

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Liny Arguilera 14/01/2021

Maravilhoso, nos conta um pouco da história das cruzadas de um jeito descontraído e divertido.

Kapri 11/09/2020

O início foi difícil...
Apesar de estar gostando da leitura, das aventuras, do humor, a primeira parte foi difícil. Achei até que levaria 1 mês para terminar. Mas quase da metade em diante não consegui mais largar a leitura. O livro narra os episódios da vida de Robin Hood desde o momento em que se viu obrigado a se esconder na Floresta de Sherwood e se tornar um fora da lei, passando pelos momentos em que conheceu os homens que se tornariam seus companheiros de aventura e melhores amigos até a morte. A história traz alguns momentos de ação, mas que não prevalecem por tantas páginas - o que pode desagradar os que conhecem Robin Hood pelos filmes, séries e desenhos.

Trata-se de uma obra muito divertida, perfeita para quem ama histórias de aventura na Idade Média, e que também aborda temas importantes, como questões morais, e nos traz lindos exemplos de amizades verdadeiras e fieis.

Sobre a edição: a versão que li foi a escrita por Howard Pyle, que é o mesmo que ilustrou o livro, o que deixou a edição ainda mais interessante.

Weldeciele Lima 16/08/2020

Surpreendente
No início achava a leitura cansativa, parecia não pegar o jeito da leitura. Porém, à medida que avancei na história de Robin Hood me deparei com uma história fascinante e repleta de aventuras. Um história que me renderam sorrisos e lágrimas.

Michela Wakami 11/08/2020

Para quem gosta de uma boa aventura, Robin Hood é uma maravilhosa pedida.

Ale 05/08/2020

As divertidas histórias de Robin Hood e sua turma
Uma leitura divertida que traz episódios das aventuras de Robin Hood em Sherwood com a sua trupe de amigos como John Pequeno, Will Escalarte, Frei Tuck entre outros. Com uma linguagem voltada para o público juvenil, as pequenas narrativas trazem entretenimento, canções antigas e informações curiosas sobre esse personagem lendário. Minha única ressalva diz respeito a falta de textos de apoio dessa edição, além da falta de notas explicativas e de rodapé contextualizando os episódios, deixando o leitor mais atento sem saber das fontes de onde se inspirou o autor americano do século XIX, Howard Pyle, para realizar esse copilado de história.

readwithjuly 15/07/2020

Herói
Nem tinha muitas expectativas em cima dessa leitura mas quis encarar por participar de uma leitura conjunta e simplesmente adorei as estórias do Robin Hood, quem fica em dúvida se ele foi um herói ou um ladrão claramente não leu o livro direito. O livro de forma bem aventureira e fantasiosa propõe debates super legais sobre moral e claro sobre desigualdade.

Victor_leitor.mirim 11/06/2020

Robin Hood e suas aventuras!
Gostei muito do livro! Robin Hood e suas épicas aventuras! A parte que eu mais gostei foi quando Robin Hood participou da famosa competição em Woodstock. Ele se disfarçou de mendigo com um tapa-olho. Nas mãos ele segurava uma flecha de ouro, a mesma que tinha sido o prêmio do concurso de tiro. Todos riram muito quando ele tirou o disfarce para receber o prêmio das próprias mãos do xerife. Recomendo!!

Poliana.Albuquerque 26/05/2020

Esperava mais
Por já ter assistido a filmes sobre Robin Hood e eles serem cheios de ação eu acabei por criar expectativa quanto ao livro. Não é ruim. Mas eu esperava mais.
Anne.Cross 07/06/2020minha estante
Gostaria de apresentar minha série aos que curtem aventura medieval. A série Sobre Amor e Lobos é um romance de formação, uma mistura de aventura, amor e um pouco de fantasia para o público adolescente.
Baseei-me na lenda do herói Robin Hood, mas reescrevendo-a de um jeito bastante diferente.
O primeiro livro foi vencedor do Wattys 2018.

Anne.Cross 07/06/2020minha estante
Ficaria muito feliz com sua leitura e resenha.

Nathan.Santos 17/04/2020

Cativante
Robin Hood se tornou um clássico atemporal. Alexandre Dumas e Howard Pyle eternizaram suas aventuras na literatura, enquanto Hollywood em suas várias versões disseminaram a história dos alegres homens da floresta de Sherwood no decorrer dos anos.
Minha experiência com esse livro foi uma fabula. A primeira parte de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões - Foi como imaginar um conto de fadas cheio de aventura, emoção e poesia. Um tema bastante diferente do que estava habituado a ler, mas que sem dúvida conseguiu me deixar com a sensação de dever cumprido (agora eu também li Robin Hood).
Entretanto a segunda parte, O Proscrito, não foi tudo o que eu imaginava. O desfecho e as batalhas finais foram sensacionais, mas fiquei com a sensação, já no segundo capítulo da segunda parte de que eu queria que a história já tivesse acabado. Mas tudo bem, foi uma leitura gostosa e satisfatória.
Uma obra cativante e mágica sobre honra, nobreza e lealdade, além de muitas aventuras em um mar de imaginação. Dê uma chance, se junte aos cantores do bosque e viaje pelas florestas e campos de batalhas ingleses com os fora-da-lei mais alegres e enérgicos da Inglaterra!
Anne.Cross 07/06/2020minha estante
O primeiro livro foi vencedor do Wattys 2018.
Ficaria muito feliz com sua leitura e resenha se gostar do tema.

z..... 20/02/2019

Coleção Aventuras Grandiosas (Rideel)
Robin Hood é baseado em lenda regional fortalecida por abordagens de vários autores, como Alexandre Dumas e Walter Scott. Algo que só agora descobri é que, entre as versões conhecidas, a mais consagrada é a de Howard Pyle, pelo menos o que as referências dizem (inspiradora dessa adaptação da Rideel).

Em linhas gerais, o arqueiro é filho de nobre saxão com uma normanda, buscou refúgio na floresta por perseguição, onde reuniu um grupo de resistência contra as opressões do usurpador rei João (nesse livro aparece com arbitrariedades diversas).
Destaques para entrada no bando de renomados personagens em leitura empolgante com ação e humor (como Frei Tuck e João Pequeno); e para os desdobramentos em relação a Marian (noiva), que adquirem tons dramáticos e fatídicos.

Essa personagem - Marian - é bastante interessante (exímia espadachim e arqueira, além de justiceira e guerreira, contrapondo o estereótipo para as mulheres do contexto medieval). É curioso que, no mundo dos quadrinhos, não tenha inspirado alguma heroína, como aconteceu com o Arqueiro Verde. Em minhas muitas limitações, não lembro.

Um dia, talvez, quem sabe, leia a versão original... Por enquanto, a adaptação (mesmo tosca) foi satisfatória como introdução. Ah, será que tem mesmo no romance o desplante de Robin Hood ser capaz de atingir uma alvo a dois quilômetros... Não, mais firme, logo! Fala sério!
Flávia 20/02/2019minha estante
vc vive mudando o nome mas eu sempre te reconheço por suas resenhas! rsrs

z..... 20/02/2019minha estante
Oi, Flávia! É esquisitice mesmo e gosto. Pior que de vez em quando alguém se aborrece e me deleta. Tu também tens das tuas, mas não digo esquisitice como no meu caso, pois não mostras o rosto no perfil, né!
Valeu!

Flávia 20/02/2019minha estante
vdd, mostro não. pra não assustar ng kkkkk

z..... 20/02/2019minha estante
Eita! Então estamos no mesmo time!

kkkkkkk

Thiago.Struzani 20/02/2019

A criação de um mito
A criação do personagem Robin Hood é simplesmente genial. Gostei muito de ler suas aventuras (sou suspeito para falar, pois adoro o período medieval).
O livro é ótimo, nota 4.
Anne.Cross 07/06/2020minha estante
Ficaria muito feliz com sua leitura e resenha.

Fernando Lafaiete 14/09/2018

Robin Hood: Descanso à sua alma!
******************************NÃO contém spoilers******************************
Nota: 3.5

Robin Hood, figura emblemática, misteriosa e lendária. Personagem que carrega em si, o grande mistério de sua existência. Assim como ocorre com Rei Artur e Atlântida; nada comprova sua existência, mas muito se fala sobre ela. Muitos contos, poesias, peças de teatro e diversas outras formas são utilizadas para narrar a jornada deste importante príncipe que lutou em prol dos miseráveis de sua época, sempre enfrentando injustiças e perdas irreparáveis.

Data de 1310, o ano que se iniciou (segundo historiadores) narrativas envolvendo as peripécias de Robin Hood. Umas das primeiras e mais significativas referências a este defensor dos pobres e oprimidos é o poema épico “Piers Plowman” de Willian Langand de 1377. A estória mais famosa deste herói é a versão escrita pelo pai da ilustração americana Howard Pyle, lançada em 1883.

Mas antes desta aclamada versão, em 1872/1873 Alexandre Dumas, um dos mais importantes escritores franceses, lançou duas estórias que contemplam a jornada completa deste mítico herói inglês. Tais versões foram lançadas postumamente e apesar de não terem sido tão aclamadas como seus clássicos romances “O Conde de Monte Cristo” e “Os Três Mosqueteiros”, ajudaram a reafirmar Robin Hood como um dos personagens mais importantes não só da história, como também da literatura universal. Afinal de contas, um escritor francês escrevendo sobre uma “lenda” inglesa, foi um marco para a época.

A edição que li e que será aqui analisada, foi lançada em 2014 pela editora Zahar e possui as duas estórias escritas por Dumas. A trama completa é um romance de formação, exatamente por acompanharmos o protagonista desde de seu “nascimento” (por assim dizer), até o momento de sua morte. A primeira narrativa (As Aventuras de Robin Hood) é bastante linear e serve de base para a construção da segunda estória, já bastante conhecida até por quem nunca leu uma obra que retrate tal personagem.... A do ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres.

A segunda narrativa, intitulada “Robin Hood: O Proscrito” apresenta uma estrutura narrativa episódica. Cada capítulo traz uma aventura com começo, meio e fim. A maioria das estórias não possuem ganchos e, portanto, não me senti instigado a continuar a leitura com uma fluidez mais assídua. A escrita de Alexandre Dumas é cheia de situações cômicas que transbordam ironias tanto ácidas quanto reflexivas. Algumas aventuras apresentam aspectos mais do que repetitivos, uma comicidade que pra mim passou a impressão que o autor pesou a mão; além de alguns diálogos que não se sustentam por si só. São diálogos muitas vezes bobos... ou melhor dizendo... que me soaram assim.

Entretanto, devo dizer que os personagens são muito bem construídos e desenvolvidos. A amizade e confiança que os envolve, me emocionou em vários momentos. São relações poderosas, que mostram com maestria o poder de verdadeiras amizades. O personagem central possui um caráter fantástico e mesmo sendo um ladrão, é o reflexo puro da justiça. O vilão, o barão Fitz Alwine, é engraçado e cruel na mesma proporção. Cada um representando um lado da balança, justiça versus injustiça.

Toda a trama tem um fundo histórico interessante, e é ambientada na Inglaterra do século XII e XIII no período que ocorria os conflitos entre Normandos e Saxões. Envolve questões religiosas e as mulheres possuem bastante importância; algo que me surpreendeu, já que eu não esperava que as mesmas fossem ser apresentadas de maneira tão significativa.

Gostei da escrita de Dumas, mas ainda não foi desta vez que ela me conquistou 100%. Durante minhas pesquisas, descobri que muitos afirmam que tanto “As Aventuras de Robin Hood” quanto “O Proscrito”, foram escritas pela esposa do escritor e não exatamente por ele. Ele teria sido apenas o revisor. Mas tais afirmações não passam de acusações nunca comprovadas.

A edição da Zahar é belíssima e possui ótimos textos complementares. Teria ficado ainda melhor se possuísse ilustrações de Howard Pyle, citado no segundo parágrafo.

Preciso frisar; os textos escritos por Alexandre Dumas possuem importância literária.... Mas não são levados muito a sério quando o assunto é a cronologia de Robin Hood. Tais estórias são citadas meio com descaso quando o assunto é a formação das aventuras de Hood ao longo dos anos. Normalmente são mencionadas no final e brevemente, na maioria dos textos que se propõem a falar desta “lenda” tão venerada pelos ingleses.

Para finalizar, devo dizer que o último capítulo é magnífico, muito bem escrito e emocionante. Posso afirmar sem medo de errar que é um dos capítulos mais belo que já li. Poético e com um pé no onírico. Me passou uma mensagem bela que me fez fixar uma frase incrível que encerra com chave de ouro as aventuras deste que foi um herói, conhecido como príncipe dos ladrões.

“Robin Hood: Descanso à sua alma! ”
Ander 14/09/2018minha estante
Nunca tive vontade e acho que nunca terei haha :P

Fernando Lafaiete 14/09/2018minha estante
Sempre quis ler algo do Dumas, e por ser este um livro mais curto, achei que seria uma boa escolha pra conhecer a escrita dele. Acho que vale a pena Ander... Mas também acho que não é tudo isso. Mas essa é só minha opinião. Tem vontade de ler algo do autor?

Anne.Cross 07/06/2020minha estante
Amei sua resenha. Parabéns.

Fernando Lafaiete 07/06/2020minha estante
Fico feliz em saber Anne. Muito obrigado! S2