Presente do Mar

Presente do Mar Anne Morriw Lindbergh

Resenhas - Presente do Mar

Lilli 04/01/2024

Um livro que te atravessa
Ganhei este livro quando meu primeiro filho nasceu, há 9 anos. Reler em 2024 foi um novo atravessamento... o quanto me vejo nas palavras de Anne Morrow, nossos papéis sociais infindáveis, a busca pela simplicidade que muitas vezes não se encaixa na vida complexa que levamos. Uma reflexão profunda sobre o ser mulher, mãe e esposa {vale pra qualquer relacionamento, levando em conta o compromisso em si, abdicação, negociação com o outro, enfim}.

Fui muito feliz com essa leitura.

Janielton 11/11/2022

Livro a ser passado para as gerações seguintes
É o tipo de livro que deveria ser passado de geração em geração como um amuleto familiar. Simples, curto e de ideias que um jovem de hoje dificilmente vá despertar compreensão. A própria autora ao final reflete sobre suas escolhas do passado e com a gente acontece a mesma coisa: temos uma historia que ao passar do tempo começamos a pensar nas decisões tomadas, nas consequências assumidas e nas oportunidades desperdiçadas e que muitas vezes só nos resta lamentar e seguir em frente. Comprei o livro num sebo virtual por indicação da newsletter "Daily Dad" do Ryan Holiday.

Pietra 07/08/2022

Altos e baixos
Não sei nem por onde começar essa resenha. Há tanto para dizer, ainda mais considerando todo o tempo que o livro foi publicado.

Acho pertinente dizer como eu o adquiri. Na verdade, fui ao sebo em busca de um livro de psicologia para minha mãe, e achei Presente do Mar perdido no meio das estantes. É uma edição bem antiga, mas a capa é encantadora, e de nenhum modo se tornou brega. Quando fui pagar por ele o dono do sebo, que era um senhor bem velho (devia ter por volta de uns 70 e poucos anos), me disse que havia lido esse mesmo livro em seu colegial, e parecia meio emocionado de dizer isso. E agora fico divagando de que forma esse livro pode ter tocado ele num contexto de cerca de 50 anos atrás. O livro em si não difere muito do contexto da época (incluso a nacionalidade da autora, contexto da ascensão capitalista da guerra fria).

No entanto, de alguma forma (em destaque para o último capítulo), a autora se mostrou sempre uma pessoa que evolui bem. Muitas falas suas que seriam precipitadas ao decorrer do livro, se eu lhe perguntasse hoje, seriam diferentes. Não no sentido puro de viver uma vida boa, mas no sentido dos entornos, diferentes situações e condições, pois se tratando do século XXI, pelo menos, ele não é um livro atemporal.

É um bom livro, não me sinto sendo o público-alvo, porém ele lido em diferentes fases da vida pode ser interessante. Isso não anula o fato de algumas coisas serem irritantes. Facilmente seriam coisas que "avós e avôs sabios" diriam para os seus netos, sempre é válido ouvir.

Edna 28/11/2021

A concha em ti
Uma leitura diferente, diria que a autora desenvolveu toda a escrita poeticamente mas com um alerta sobre questões como solidão e solitude, o mar o aconchego.

"Este amor mais humano, esta concepção de duas solitudes, não acontece facilmente.

Lari 20/07/2021

Reflexões que o mar da de presente.
Esse livro foi um achado na minha estante e não estava dando nada por ele! Me surpreendi muito em como uma escrita de 1950 pôde causar indentificação em mim!

Me lembro da primeira (e única até agora) vez que fui a praia e o quanto isso trouxe novos hábitos para minha vida.

Livro super reflexivo que recomendo a todos.