1494

1494 Stephen R. Bown

Resenhas - 1494

Lis 12/07/2023

Puxa gostei muito
Uma surpresa é que imaginei que fosse um livro inteiro só sobre 1494, mas não. É um livro inteiro sobre o tratado de Tordesilhas assinado em 1494 e seus desdobramentos ao longo dos séculos.

Achei muito bom, conheci a história do Brasil por uma ótica nova. Normalmente estudamos pela ótica do colonizador no Brasil, falando das capitanias hereditárias, invasões. Mas só agora com esse livro eu entendi por que havia invasões, o que a Europa estava vivendo, qual era o contexto por trás. Foi muito enriquecedor para minha visão de mundo.

Mas uma dúvida que eu tinha e continuei tendo é: por que diabos 370 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde? Por que não 350 ou 390? O livro não explicou esse número direito e eu sigo nessa curiosidade.

Mauricio Gonçalves 05/03/2022

Muito abrangente
O livro é muito bom realmente. O que mais gostei foi de sair do eixo Brasil-Portugal a qual estamos acostumados na escola, trazendo muito a questão espanhola para os acontecimentos que nós aprendemos em nossa trajetória acadêmica.
Fecha muitas pontas com informações precisas e relevantes, sem exageros ou excessos.
É muito interessante também nesse livro, e em livros semelhantes, como a história se ramifica, e como os eventos alimentam uns aos outros. Saber que um pequeno fato isolado da história acarreta num evento de mudança global é sempre uma surpresa de certa forma.

Estefania 06/02/2022

Aprender a respeito das primeiras navegações, primeiras invasões de povos até então desconhecidos e da pretensão se duas nações ( Portugal e Espanha) de se acharem donas de parte do mundo inexplorado por uma questão de supremacia religiosa. Esse livro trata disso e muito mais.

Jonathan 09/04/2021

Excelente leitura
Descreve e explica muito bem como uma linha imaginária, que dividiu e mudou O Novo Mundo, definiu como seria a exploração (literalmente) das "novas terras" "conquistadas".

David 12/11/2017

Fundamental para entender as Grandes Navegações.
Adorei o livro, pois nos mostra os bastidores do processe das Grandes Navegações, a interferência religiosa por trás de tudo.
O envolvimento dos reis católicos e um pouco de sua história, bem como as personalidades dos principais navegadores da época.
Ainda vai a dica de assistirem a série de TV Isabel que fala da Rainha católica de Castela.

Igor13 11/07/2017

Livro para um “generalista interessado em conhecimento de história”
O termo “generalista interessado em conhecimento de história” foi retirado do livro no capítulo das ‘fontes’. Achei interessante o autor destacar que o livro foi concebido por um escritor não especialista para pessoas que querem entender mais da história sem ter que se debruçar em estudos formais e detalhados como ocorrem nas universidades.

E, sim, o autor é bem sucedido em focar e ligar fatos e pessoas muito importantes da época. O livro é de fácil leitura e em algumas horas, divertido.

Acho que a maior virtude deste e outros livros, como a série 1808, 1824 e 1889, é a de despertar nas pessoas a curiosidade pela história. O que a maioria de nós aprendeu nas escolas foi insuficiente e/ou contaminado por visões ideológicas. Devemos procurar saber ‘todos’ os fatos e pontos de vista dos agentes envolvidos no contexto de época. E não atual. Na escola aprendi a julgar o passado com valores contemporâneos. O que foi um erro grosseiro.

Luiz 06/07/2014

Simples e gostoso de ser lido
Neste livro, o autor coloca como tema central a contextualização do Tratado de Tordesilhas. Explica todo o cenário de Portugal e Espanha desde muitos anos anteriores ao tratado, fazendo-nos entender os motivos e eventos que culminaram em sua assinatura. E também nos mostra as consequências dele, como a colonização da América, a atuação dos piratas, as novas rotas de comércio marítimo, e até mesmo princípios filosóficos surgidos daí e que tornaram-se o fundamento para a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar.

Wilton 10/03/2014

Simples, mas profundo
O livro não pretende aprofundar-se em nenhum assunto. Mostra como os fatos interligam-se. Por exemplo: Uma briga entre duas poderosas famílias reais provocou um conflito que culminou com a interferência de um Papa.
Como a época, final do século XV, tinha apenas duas grandes potências marítimas e ambas eram católicas, o papa dividiu o mundo desconhecido entre elas. Daí surgiu o Tratado de Tordesilhas cuja influência persiste até os dias atuais.
A leitura é leve sem ser superficial. Por não querer aprofundar-me e estar feliz por ser um mero generalista, gostei do livro.