Em cima daquela serra

? Em cima daquela serra.
? Eucanaã Ferraz
? Yara Kono
?@companiadasletrinhas

O verso "Por detrás daquele morro passa boi passa boiada..." está  no nosso repertório infantil.
Vem da voz do povo, na parlenda:
"Por detrás daquele morro passa boi passa boiada,
também passa moreninha do cabelo cacheado,
por detrás daquele morro passa boi passa boiada,
passa passa, boiadeiro, procurando namorada."
E já compôs o poema, Trem de Ferro de  Manuel Bandeira.

Eucanaã Ferraz vê além do detrás daquela serra, vê  em cima, no céu, ao redor, a cidade e estradas , as plantações , o tempo que é  o tempo das coisas. Um tempo não medido nos ponteiros de um relógio.
No alto daquela serra passa boi e boiada, passa-passa passarinho e passarada.
Tem limão e limonada, goiaba e goiabada, num estado de mudança das coisas.
Inverte-se  a construção  da frase , "em cima daquela serra, passa boi, passa boiada", mas  é de novo o mesmo.
Tem trabalho, mas "em cima daquela serra tem gente que não faz nada."
"Em cima daquela serra, às vezes não passa nada". Com o tempo a ser apreciado no passeio de "uma nuvem branquinha".
Há  ainda a brincadeira com a crista da serra , onde passa um pinto e a galinha, e o lomho da serra, que se pode subir devagar pela escada.

O poema me lembra as viagens de férias pela Serra da Mantiqueira. Eu ia, sei hoje, lendo a paisagem, que é próprio da natureza das crianças.
No alto daquela serra passava boi, passava boiada,
passava o fusca da família  em estrada esburacada.
Seguia a menina a imaginar mil histórias pela vidraça.  No alto daquela serra a neblina não  facilitava.
No alto daquela serra, a batata espalhava a rama pelo chão.
E aos pés  daquela serra ficava a cidade do meu coração.

Acho que é essa a outra serra que Eucanaã anuncia: "De cima daquela serra posso ver aquela outra."

Sobre poesia, disse Eucanaã:
"(...) poesia é também uma qualidade que reconhecemos nas coisas. (...) É o mundo refeito em formas novas, mundo reinventado com suas próprias leis, mundo imaginado, fruto da liberdade e da subjetividade. "
E ainda:
?Toda poesia é exigente. Não facilito para as crianças. Facilitar, quando se trata de criação (...) é um erro. Quero ampliar em meu leitor sua capacidade de viver experiências por meio de palavras. Não importa que idade tenha.?
(https://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/Eucanaa-Ferraz-mira-a-pedagogia-do-olhar)

#pordetrasdaquelemorro #passaboipassaboiada #poema #poesia #

Bellah 24/04/2021

Li agora
Li pra minha irmã ela não se importou muito ksksksk infantil e repetitivo.

Lari 08/01/2021

Para crianças acima de 15 anos
As ilustrações são ótimas, mas não tão coloridas para prender a atenção de uma criança. Há palavras difíceis também, não acho que uma criança comum e pobre (o meu livro é do projeto de leitura do Itaú) entenderia.

lucas.rebesi 20/08/2020

Poeminha ritmado
As ilustrações são super divertidas neste livro para dar vida ao poema super ritmado! Uma obra prima que garante muitas risadas

Ray 08/03/2020

null
Gostei

Aline 18/02/2020

Rimas e leitura fáceis, porém com vocabulário que sai da zona de conforto das crianças. Ilustrações legais.

Milla 29/11/2019

em cima daquela serra
acho bom mas tem um pouco de repetições mas todos eles são otimos

Desirre2 20/01/2019

Queria ver tanta coisa de cima da serra também.

Neyara 14/01/2019

[Capsula de Banca] Calmo como no alto da serra
Aquela serra parece que só tem boi, mas calma lá! Se olhar direitinho vai além das boiadas. Se chegarmos mais pertinho vamos perceber que temos outros animaizinhos, plantações, estradas e caminhões, entre uma boiada e outra, sempre passa algo, além do tudo, pode passar o nada, é só prestar atenção que além dos bois, passa outras coisas.

Eucanaã adora escrever sobre animais, dessa vez o boi foi o escolhido, e é através dessa figura que passeamos pelo o alto da serra e vemos tudo o que acontece por lá. A ideia de colocarmos a cadeira na calçada e observar a movimentação, perceber além das grandes cenas, aquelas interações que passam desapercebidas no nosso cotidiano.

As ilustrações parecem um pathwork, cada pedacinho uma estampa e todos juntos uma parte da história, trabalho inspirador da Yara Kono, traços simples que entendem muito de bicho, esse também não é o primeiro livro desse tema que ela trabalha. A edição está impecável e faz parte do projeto Itaú Social, incentivando os pequenos a conhecerem o mundo dos livros.

site: https://capsuladebanca.blogspot.com/2017/11/livro-em-cima-daquela-serra-eucanaa.html

hanny.saraiva 15/05/2018

Belíssimas ilustrações
Mas achei rápido demais, não me cativou da forma que esperava.

Rebeca 18/10/2017

Uma boa leitura para a criançada!
Uma bela recordação da infância, quem nunca cantou ou ouviu "Em cima daquele morro..."? Agora a serra assume e além do Boi e da Boiada, tem mais coisa para se ver e conhecer. Um livro infantil leve, com uma bela ilustração... Como é bom poder ler para uma criança!