A Fazenda dos Animais

A Fazenda dos Animais George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Natasha Oliveira 31/05/2024

?Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.?

🤬 #$%!& George, desanamina não!

Preciso dar uma pausa nas Distopias para recuperar minha esperança!

Anahi.Ferreira 31/05/2024

Minha experiência
Não gostei do livro, pois, sinto q a história é bastante resumida e tive realmente certeza quando li a versão de outra história.
Se tirar esse fato,a história em se é incrível,tem narrativa tem conflito,tem plot. O problema foi a editora e não o autor.
Agradeço a atenção!

Dedê 31/05/2024

Revolução dos bichos
Sinceramente, incrível, não estava esperando por tanto, de forma super simples um livro em poucas páginas conseguiu mostrar um suprassumo da malícia e dominação da população, perfeito

João Pedro Freitas 31/05/2024

Um bom livro, que através de analogias conta a história da revolução russa de 1917, e, diz muito sobre como funcionam as relações de poder e propaganda de Estados autoritários.

jmsipsam 30/05/2024

Obra que transcende o momento que foi escrita.
A fábula é uma sátira feroz da ditadura stalinista.
Foi interessante relacionar fatos e personagens aos acontecimentos reais, como Napoleão sendo Stalin e Bola-de-Neve sendo Trostky. E, sem dúvidas, de partir o coração, ver que ao decorrer da história a esperança dos bichos de uma sociedade mais justa, onde todos são iguais, foi destroçada; tal como na ditadura stalinista.

A obra não se limita somente ao stalinismo, mas a todo e qualquer regime totalitário. "Aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra.", tirado do posfácio de Hitchens e que, de fato, transcende o momento que o livro foi escrito.

Menção honrosa aos apêndices, posfácio e prefácio, que são realmente esclarecedores e ricos em conhecimento. Não deixem de ler.

edybitencurt 30/05/2024

Quando você derruba um sistema, acaba criando outro
Livro magnífico. George conseguiu expressar muito bom sua visão sobre os sistemas que comandam toda a nossa vida.
Enquanto lia o livro, fiz várias analogias ao capitalismo e ao comunismo que fazem parte de toda a história do século XX e XXI.
Confesso que o livro me deixou deveras irritado. Porém, recomendo a leitura para todos que amam fábulas e reviravoltas.
Ótima leitura, camaradas!

inhara 30/05/2024

Top de vredade
Gente que leitura gostosa serio amei demais me senti muito cultah amoh, agora posso dizer que sou uma militante completa

Nicole.Amarantes 30/05/2024

Eu aguardei ansiosa uma revolução
Este livro é definitivamente tudo o que dizem. Uma história (em minha visão) trágica e muito cativante.
É claro e descrito nesse livro a importância de uma revolução consciente, de sabermos porque e pelo que lutamos, de entender quem sao os aliados, de uma frente realmente eficaz de vontade de mudança.

Orwell nao economizou referencias diretas, é quase como se ele tivesse escrito um livro e trocado nomes reais por animais. Mais um livro BRILHANTE

Mas confesso q esperei uma reviravolta, esperei uma revolução em contrapartida confesso q fui inocente de esperar isso de Orwell

Graziele20 30/05/2024

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
?="O homem não busca interesses que não os dele próprio."

?= Essa é uma obra que narra a rebelião dos animais de uma granja, que estão cansados de trabalharem de graça e sem qualquer reconhecimento. Todos juntos então, expulsam o Jones e começam a viver uma nova vida, trabalhando para si mesmos e para o seu próprio sustento, pelo menos, é isso que eles desejam. Mas o poder muda a mente dos humanos (e nesse caso, até dos animais) e podemos observar a forma como as regras sofrem mudanças para favorecer as minorias e ocorrem diversas mentiras para enganar a maioria.
Esse é um livro que trabalha de forma esplendorosa sobre a política, juntamente com uma crítica aos movimentos socialistas de Hitler e Stalin, que pregam assim como no livro a igualdade mas fazem uma coisa completamente diferente.

?="As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

????= Esse foi um livro que eu tinha uma enorme vontade de ler, mas tinha um enorme receio de ser ruim por apresentar aspectos políticos, mas já adianto que me surpreendeu do início ao fim, positivamente. A forma como o George escreveu esse livro foi sublime, não apenas na escrita, mas também na leveza com que ele tratou temas tão pesados e também na maneira como conseguiu transmitir exatamente tudo que ocorreu (e eu ouso dizer que ainda ocorre em alguns aspectos).
Recomendo muito esse livro e vejo que ele tem um enorme potencial para ser trabalhado na escola, devido à sua leveza em dialogar temas tão pesados.

heygloria 30/05/2024

"(...) Mas alguns animais são mais iguais que outros."
"As criaturas do lado de fora olhavam de porco para homem, e de homem para porco, e de porco para homem novamente; mas já era impossível dizer qual era qual.?

Eu não ia fazer um resenha desse livro, porém foi uma leitura que me deixou tão empolgada lendo que precisei compartilhar minha empolgação kk

Essa versão que li era uma versão comentada, todo o final de capítulo tinha comentários sobre algumas partes do capítulo (às vezes eram comentários mais amplos que comentavam sobre a história em geral ou qual parte da realidade ela tava representando na história, então tinha alguns spoilers ali). E isso não incomodou, ao contrário achei que ajudou a compreender melhor as nuances da história.

A Revolução dos Bichos tem uma escrita simples e principalmente envolvente. Facilitando assim o entendimento do leitor. Mesmo quem não tem muito conhecimento sobre história em geral, vai ter facilidade em compreender a história, pois ela também é muito direta. Ela vai direto ao ponto desde o começo, foca no que é importante e segue em frente.

Chegando seilá 70% talvez (no plot do Sansão), eu comecei a ficar triste, pq apesar de saber como a história iria terminar, foi exatamente aí que a realidade começou a bater e fiquei tipo ?putz ??. E esse fim? Admito que à primeira vista fiquei ???? acho que talvez esperava algo diferente, algo a ?mais? (achei que tinha mais história, aí fiquei meio ?acabou?? kk), mas depois de refletir um pouco a frase final simplesmente ME QUEBROU e fez eu ficar mais na bad ainda ?

Enfim, concluindo, é um p*ta clássico muito do atual, é uma leitura que realmente vale a pena, outra que vou ser ousada e dizer que todo mundo deveria ler em algum momento da vida. 5 estrelinhas sem piscar ?

justarchive 30/05/2024

Obra antiga, cenário atual.
A fábula é uma sátira feroz da ditadura stalinista.

Hendrik.Natan 29/05/2024

No começo, fiquei entusiasmado com a história. Achei bem interessante o enredo mas acabei desanimando um pouco na metade, achei alguns detalhes importantes sem explicações, por exemplo, onde foi parar o bola de neve? Ele realmente fez aquelas atrocidades que estavam todos acusando ele? Fica aí a minha indignação, de resto, nada a reclamar.

Pedro Miguel 29/05/2024

Me entristece o final desse livro ser tão raso...
Sendo só um leitor comum e ciente da minha falta cognitiva, não sou capaz de criticar George Orwell, principalmente quando se trata de "A revolução dos bichos". Mas sei lá , ler e criar carinho pelos personagens da obra faz com que obviamente você torça pela Vitória dos bonzinhos, entendo que esse livro é uma grande crítica séria ao regime soviético e blá blá blá, más eu encarei essa história de um jeito diferente e ver que em momento algum o autor se importa em dar um resquício de alegria aos justos me deixou bad. ( Enfim, é um livro foda que todos deveriam ler e reler! )

Obs : Napoleão cadela maldita ?