The Hobbit

The Hobbit J. R. R. Tolkien




Resenhas - The Hobbit


2084 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Cleiton Felipe 17/06/2024

Simplesmente leia, fantástico Tolkien sem palavras
O Hobbit, para mim um clássico e leitura obrigatória para quem ama este gênero, indico começar por este se você quer ler as obras do mestre Tolkien, pois dá todo o plano de fundo para a trilogia dos Senhor dos Anéis, garanto que não vão se arrepender.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Abduzindolivros 16/06/2024

Bilbo eu quero entrar na sua toca ?

Numa toca no chão vivia um hobbit. Num belo dia, Bilbo Bolseiro é convocado pelo mago Gandalf para uma aventura: ser o ladino de um grupo de anãos determinados a recuperar seu tesouro das garras do terrível dragão Smaug.

A história começa com o encontro entre os dois, e já proporciona momentos hilários, principalmente quando a comitiva de anãos vai chegando, aos poucos, na toca do hobbit. Eu ri várias vezes com o Bilbo sendo todo atrapalhado durante a aventura. O tom é esse: acontecimentos angustiantes, mas muito suavizados por toda a graça de ver o Bilbo naquelas situações mortais, contando somente com a sorte e com a astúcia que nem ele sabia que possuía, e o tempo todo sentindo falta da sua poltrona, suas refeições, seus lenços e seu cachimbo.

As aventuras narradas seguem um padrão: momentos de aperto levados ao extremo do desconforto intercalados com o alívio de encontrar mãos amigas para ajudar. O padrão da jornada do herói, narrado com uma linguagem simples, de um avô simpático contando causos para os netos, me cativou até o final.

Essa história que começou sem pretensão alguma de se tornar parte de algo maior, acabou trazendo um dos momentos mais cruciais para a obra de Tolkien: quando Bilbo encontra o Um Anel, sem ter a mínima ideia do quão poderoso e relevante é aquele artefato mágico. Ele descobre um dos efeitos de sua magia ? tornar seu portador invisível ¬?, muito útil para se livrar de Gollum depois de ?trapacear? no jogo de charadas entre ambos. O capítulo 5 é o favorito de muitos fãs, imagino que não só por sua importância; também por ser tão impressionante, bem narrado, gostoso de acompanhar as charadas e o crescimento da tensão entre os dois personagens.

O desfecho é agridoce. Pode ser considerado um tanto pesado para uma história infantil, mas ficou verossímil. Não tem como conceber uma aventura como essa sem riscos de morte, e infelizmente, o fim chegou para muitos personagens. Mas, como a escrita é leve e tem muitas piadinhas, momentos de alívio cômico pelo meio, o terror é atenuado.

Tive em mente algo que o @nerdvino comentou comigo assim que comecei a leitura: Bilbo representa um adulto de meia-idade que já está com a vida estabelecida e não quer tentar algo novo. Mas, uma vez desafiado e exposto a situações extremamente desconfortáveis, tem que encontrar dentro de si a sagacidade para sair dos apertos, contando com uma boa dose de sorte e bons companheiros de jornada. É isso que fez eu me identificar muito com Bilbo: querendo ou não, vivo minha própria jornada do herói, com a vida me jogando para lidar com coisas que não quero, mas que me colocam em contato com aspectos meus que nem imaginaria que existiam, se pudesse ficar somente sentada na minha cadeirinha de praia com meus livrinhos.

As convicções do acomodado hobbit também foram colocadas à prova. Do alto de seu conforto, ele poderia julgar as ambições dos anãos por seus tesouros como tolas, desperdício de vida; contudo, ao se ver diante de uma montanha de ouro, ele pode compreender as ânsias dos seus companheiros de viagem. Assim é conosco; se não nos expormos a outras realidades, acharemos muito fácil somente criticar outros modos de vida. A empatia não cai do céu, é um exercício, e exige coragem e disposição. Além disso, essa história também fala sobre o valor da lealdade, e como não há ambição que compense deixar os amigos de lado, uma vez que somos interdependentes e não é possível conquistar nossos objetivos sem nenhum tipo de ajuda.

Bilbo viveu uma aventura que o fez crescer e o tornou eternamente benquisto entre elfos e anãos, porém pagou o preço de ser malvisto entre muitos de seu povo, infelizmente. Sermos autênticos pode ter esse preço, mas não se pode ter tudo. Uma vida bem vivida valerá a pena pelos aprendizados e amizades feitas no caminho.

Com exceção de Bilbo, a personalidade dos outros personagens não é muito desenvolvida, apenas o suficiente para fazer plano de fundo para a evolução do hobbit. Isso para mim não foi um problema; como o foco é na jornada, não me fez falta esse aprofundamento. Diferente do tédio que senti nas minhas tentativas de ler O Senhor dos Anéis, essa história me prendeu do início ao fim, me encantou, me fez rir e refletir.

E vamos combinar que a beleza dessa edição ajuda, né? Um livro lindíssimo, com a capa clássica desenhada pelo próprio autor, contendo os mapas para chegar até a Montanha e outras ilustrações belíssimas sobre momentos icônicos: inclusive, a minha cena favorita, quando escapam dos domínios dos elfos de Trevamata dentro dos barris, adoro :D

Enfim, recomendo fortemente, é uma leitura leve, deliciosa, encantadora, que certamente irei reler
Nicole764 16/06/2024minha estante
belas palavras ??


Abduzindolivros 17/06/2024minha estante
Obrigada ?




SAmia.Sahara 16/06/2024

Encantada!
Viajei junto com o Hobbit, fiquei imersa nesse mundo fantástico e lindo criado por Tolkien. Ri, chorei, me surpreendi e no fim, fiquei muito feliz e contente com a história e por como tudo se desenrolou. Os personagens são cativantes, Tolkien é um escritor maravilhoso e eu amei essa leitura.
É interessante perceber que mesmo já sabendo desde o começo que provavelmente eles chegariam onde queriam, ainda consegui me surpreender e ficar presa na história. Coisa que não acontece em todos os livros, às vezes, se você descobre um detalhe, nada mais te prende ou te surpreende.
Indico demais, e acredito que até aqueles que assistiram o filme primeiro, devem ler essa obra de arte! ??

Ps.: nunca assisti nenhum filme relacionado ao Hobbit / senhor dos anéis.
comentários(0)comente



Valentina.Bilibio 13/06/2024

Resenha do livro O Hobbit
O Hobbit é a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que gosta do conforto da sua vida calma. Até que um dia ele é convidado por Gandalf, um mago, para participar de uma aventura em busca do ouro dos ?anãos? que foi roubado pelo dragão.
Ele recusa o convite, mas então Gandalf chamou todos o grupo de ?anãos? pra se reunir na toca do hobbit e ele não tem outra opção a não ser aceitar essa aventura.

~

Esse livro me prendeu do início ao fim, é uma história divertida der ler, tem momentos calmos, tensos, personagens muito diferentes e acontecimentos inesperados.
A leitura é, no geral, fácil, e os acontecimentos não são enrolados, não tem nenhuma cena enrolada e desnecessária no decorrer do livro, cada palavra e cada evento tem seu lugar e duração perfeitos. As descrições dos lugares, personagens e batalhas são muito bem feitas também.
Acho que é o melhor livro de aventura e ficção que já li. É uma dessas histórias que tu consegue facilmente mergulhar dentro do universo do livro, e eu amo isso porque é relaxante de ler, tu foge da realidade lendo e as cenas se formam na tua cabeça naturalmente sem precisar se esforçar muito.
comentários(0)comente



Helena1111 11/06/2024

Simplesmente incrível e cativante! Fiquei presa do início ao fim. Único arrependimento que tenho é não ter embarcado antes nessa experiência de ler Tolkien ? Muito feliz em adentrar esse mundo!
comentários(0)comente



Raphaella.Saintclair 11/06/2024

Amei o Hobbit, que livro perfeito, o Tolkien tem uma escrita tão boa e envolvente, o universo que ele criou é incrível.
comentários(0)comente



Matheus 10/06/2024

Leitura muito leve
O livro é bem curto, o autor descreve bem as situações, os lugares, várias ilustrações muito legais, várias canções, você acaba esse livro rapidinho. Recomendo para todos os públicos, principalmente infantil.
comentários(0)comente



Rodrigues de Oliveira 10/06/2024

Simplesmente Tolkien....
Dificilmente eu costumo gostar de ficções muito detalhadas, porém, quando descobri as obras de J.R.R Tolkien, eu me apaixonei. O Hobbit é simplesmente magnífico, te prende na leitura, é um livro que não é Difícil de se ler, por mais que tenha sido escrito a bastante tempo, um livro com uma história diferente, que eu nunca vi igual. Simplesmente incrível.
comentários(0)comente



Netojms 10/06/2024

Lá e de volta outra vez
?Numa toca no chão vivia um Hobbit. Não uma toca nojenta, suja, úmida, cheia de pontas de minhocas e um cheiro de limo, nem tampouco uma toca seca, vazia, arenosa, sem nenhum lugar onde se sentar ou onde comer: era uma toca de Hobbit, e isso significa??

Ler O Hobbit é ter a constante sensação de que não importa se em uma toca confortável ou em uma caverna nas montanhas nevoentas, sempre pode existir alívio mesmo nos piores momentos e nas maiores adversidades.

Quando o li pela primeira vez, já na minha adolescência, estava passando por um período obscuro e extremamente confuso. Tolkien mostra que apesar das circunstâncias desfavoráveis, saber que existe um lar te esperando faz toda a diferença na jornada (seja ela fictícia ou real).

Antes de tudo ?O Hobbit? significa conforto
comentários(0)comente



Maria22510 10/06/2024

Gostei! Mas??
Gostei do livro! Legal de ler. Eu só não dei 5 estrelas por conta que: a escrita é um pouco enrolada e os capítulos são muito grandes! Demorei muito para ler, porque me desanimei! Algum dia eu vou reler esse livro, para ter uma leitura melhor!

Inicio: começo de 2022
Término: (não sei exatamente)
Data da resenha: 10 de Junho de 2024
comentários(0)comente



Lucas1429 09/06/2024

O Hobbit
O Hobbit é um ótimo livro que nos introduz à um mundo extremamente lindo e encantador. A obra possui detalhes ao longo da história que contribuem significativamente para a imersão e diversão da obra. Além disso, os personagens são bem interessantes e, consequentemente, proporcionam uma disposição em conhecer mais sobre os mesmos e o resto do mundo do livro.
comentários(0)comente



Cris 07/06/2024

O Hobbit
Realmente, Tolkien era um gênio na literatura. Esse é um clássico que me arrependo de não ter lido antes. Quantos detalhes, quanta imaginação... Uma leitura boa, fluida, sobre Bilbo Bolseiro e as aventuras com "anãos", Galdalf, elfos, dragões etc. Deu vontade de assistir aos filmes novamente.
comentários(0)comente



NatanaelC 06/06/2024

Numa toca no chão vivia um Hobbit
É, sem dúvidas, o melhor livro que já li. Toda a história é engenhosa, genial e muito divertida. Tolkien foi brilhante na escrita desse livro, e imaginar que seu objetivo era escrever pros seus próprios filhos e que no final, uma história simples e com motivação nobre, tornou-se um dos melhores livros de todos os tempos.

Agora falando um pouco sobre o livro: Bilbo foi contratado para ser o gatuno da grande aventura. Na verdade eu acredito que existia outros hobbits melhores em serem gatunos do que ele, mas que Gandalf quis o Bilbo pelo seu coração, e que Gandalf sabia que quando os anões vissem o tesouro, iriam se corromper, pois é da natureza ananistica dos anões se corromper com ouro e afins. Bilbo seria o incorruptível, como assim foi, e seria a voz sensata, o serzinho que iria tentar fazer a coisa certa, e Gandalf sabia disso, ou pelo menos tinha fortes esperanças.

Todas as aventuras da companhia "Devolva O Que É Nosso LTDA", foram incríveis, e com isso foi muito bom acompanhar toda a jornada deles.

No final, admito que não esperava o Thorin e o Fili e o Kili morrerem, foi um trecho muito triste! E o fato de Thorin querer se reconciliar com Bilbo pedindo perdão antes de partir, foi uma lição muito boa: nunca é tarde para se arrepender de algo feito ou dito e de que mais vale amigos verdadeiros do que ouro.

É isso! Agora a meta é ler Senhor dos anéis.
comentários(0)comente



Bellac2 06/06/2024

Este livro é perfeito!
Cheio de aventuras, O Hobbit nos mostra uma história que tem valor!! Muitos princípios como amizade, honra, sabedoria e comprometimento são entregues no decorrer das mais de 300 páginas, assim como demonstra o mal que a ganância faz ao ser.
Sem dúvida o pequeno Bilbo Bolseiro ganhou meu coração, que personagem fantástico!
Leia sem medo está obra, você não irá ficar cansado ou entediado na leitura. Ele foi muito bem escrito e nos prende do início ao fim!
Nota 1.000!
comentários(0)comente



2084 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |