Brilho

Brilho Amy Kathleen Ryan

Resenhas - Brilho

AndyinhA 15/12/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Estou curtindo essa ideia de ficções, tendendo ao espacial, onde nós, pobres habitantes da Terra a deixamos por N motivos e aí todo o drama acaba se desenvolvendo dentro de grandes naves, um minimundo que foi criado e funciona perfeitamente até que alguma coisa bombástica aconteça.

Em ‘Brilho’ essa premissa básica se mantém e até me lembrou um pouco de ‘Através do Universo’, o diferencial aqui é que o problema não é saber o que tem na nova Terra e sim o que aconteceu na nave e principalmente na outra nave, já que as duas foram enviadas em missão para povoar a nova Terra e lá estabelecer uma nova fase da população.

A história tem uns questionamentos interessantes, como religião, a sua vontade, responsabilidades e como lidar com seu corpo, afinal a missão de todos é povoar o novo planeta, mas será que eu quero uma ideia que a minha avó achou que seria bacana? Alguns questionamentos são válidos e apesar de não terem sido tão bem explorados como deveriam, fica como um ponto diferencial.

Porém a história e seus personagens foram bem rasas, faltou a autora trabalhar mais no enredo, em incrementá-lo, bem como seus personagens, onde temos muitos nomes e posições que nos é jogado a todo o momento, principalmente quando a crise se instala, mas preferia que fossem poucos mas melhor trabalhado. Alguns deles nem são tão relevantes assim.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/11/poison-books-brilho-amy-kathleen-ryan.html

Léo 06/03/2022

Sobre Em busca de um novo mundo: Brilho;
?Se não houvesse nenhuma preocupação, ela se casaria com Kieran, ou com qualquer garoto que fosse? Waverly não tinha certeza. Poucas pessoas entenderiam sua hesitação. Havia interesses mais importantes em jogo do que sua mera felicidade.?
#

Minha primeira experiência com esse livro foi incrível. Desde a trama construída desde o começo, a ambientação e até os personagens.
A história toda se passa no espaço, com duas naves (New Horizon e Empyrean) indo em direção à uma ?nova Terra?, para formar um novo lar.
O livro conta com uma boa dinâmica de personagens, alternando entre a visão de dois personagens; Waverly, que é uma das garotas, de um grupo de garotas, que acaba por ser sequestrada e levada para outra nave. E Kieran, um garoto que se vê na posição de liderar o restante dos garotos para manter o funcionamento da nave recém-atacada.
Além disso, a construção de personagem e de ambientação é muito bem feita, dando um forte destaque e elogio à figura da Waverly e seu claro e forte protagonismo feminino.

Contudo, mesmo com esses elogios, achei que o livro poderia ser melhor ou com cenas melhor desenvolvidas. Porém, pretendo com certeza continuar a trilogia.

duda748 14/09/2021

acho que vou começar falando que foi diferente do que eu esperava. eu demorei um pouco pra me acostumar com a escrita porque ela tem uma pegada bem livros de 2014 pra baixo kkkkkkkkkk mas até que fluiu bem. a história foi meio parada e teve alguns furos, mas o livro não é ruim.

Fernando Lafaiete 27/09/2016

Peguem este livro para ler!
Assim como eu, vocês precisam dar uma chance para este livro...

Nesta estória vamos acompanhar a busca intensa por um novo planeta. A terra deixou de ser um lugar habitável; e para resolver este problema, duas naves são enviadas ao espaço para que a “nova terra” seja encontrada. Uma dessas naves é a Empyrean, onde vive a nossa protagonista Waverly. A outra nave é a New Horizon. Esta nave foi enviada anos antes da Emperyan. Ou seja... Ela deveria estar a milhões de distância. Mas tudo muda quando ela é avistada e todos logo percebem que tem alguma coisa muito errada. Vou parar por aqui para não dar spoiler e acabar estragando a experiência de leitura de vocês! Mas já adianto que este livro está à cima da média!

Muito bom quando um livro consegue nos surpreender do começo ao fim. Não conseguia para de ler este em especifico. Não tinha intenção nenhuma em lê-lo e tinha certeza que eu não ia gostar. Quando comecei a ler, já estava esperando encontrar mais uma protagonista tonta e chorona. Mas o que encontrei foi totalmente o contrário. Este livro valeu cada minuto que eu investi na leitura! Ele possui muitos pontos positivos.

1. A personagem principal é simplesmente incrível. Ela tem atitude. Ela não fica chorando e se fazendo de vítima. Ela age, cria planos, lidera e não baixa a cabeça para a vilã. Este é o tipo de protagonista que eu adoro.
2. A escrita da autora é algo que te prende do começo ao fim. Ela não perde tempo com coisas desnecessárias. Tudo acontece rápido e de maneira envolvente. Com 50 páginas lidas, as coisas já estavam acontecendo e eu já estava viciado na estória. Sequestro, tiroteio, traição, mistérios... Tudo com apenas 50 páginas lidas. E o melhor de tudo: O livro só melhora.
3. A vilã do livro é totalmente insana. A mulher é tão sem noção e faz umas coisas tão absurdas, que eu a odiei e a amei na mesma proporção.
4. Distopia e ficção-científica juntos. Como não amar este livro?
5. Diferente dos livros YA que eu normalmente leio; graças a Deus esse não tem um foco muito grande no romance. As mulheres do livro lutam para sobreviverem e para salvarem os amigos e a família. Elas não se juntam para ficarem falando de homens. E isso é sensacional.
6. Os coadjuvantes do livro são muito bem desenvolvidos e inseridos na estória.

No meio de tantos livros conhecidos e divulgados, este é melhor do que muitos que eu já li, que são os famosos “livros modinhas”. Portanto, eu não canso de repetir. Deem uma chance para este livro. Ele merece ficar mais conhecido. Uma leitura excelente e agradável!
Paula 27/09/2016minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler. Mais um livro entrando pra fila... rs

Fernando Lafaiete 27/09/2016minha estante
Que bom Paula. Leia mesmo. Este livro é muito legal!

Paulo 28/09/2016minha estante
Ótima resenha Fernando!
Este aparenta ser uma verdadeira pérola.

Fernando Lafaiete 28/09/2016minha estante
Me apaixonei por esta estória e amei demais a protagonista. Ela é muito foda!

Helder 19/12/2016minha estante
Mais um livro que nunca ouvi falar e vc é Esdras aparecem mostrando. Onde vcs descobrem isso??

Fernando Lafaiete 19/12/2016minha estante
Helder... Eu sou muito fã de canais e blogs literários. Descubro vários livros através destes meios. kkk

Janinha 15/03/2017minha estante
Comigo também aconteceu a mesma coisa Fernando! Não dava nada pelo livro e me surpreendi muito! Uma pena que a editora só lançou o último em ebook.

Fernando Lafaiete 25/03/2017minha estante
Pois é Jana... Eu acabei lendo o terceiro em e-book mesmo. Não tive opção! Mas o tereceiro é uma decepção tão grande, que se você resolver ler só até o segundo, não perderá muita coisa deixando o terceiro de lado.

Gustavo Emanuel 25/02/2014

[Vida de Leitor] Brilho - Amy Kathleen Ryan
Saudações, caros leitores, como vocês estão?

A busca por um planeta habitável sempre rondou nossas vidas aqui na Terra. De uma forma reluzente, Brilho, da escritora Amy Kathleen Ryan, acabou por abranger essa temática ao mesmo tempo que vai detalhando os diversos problemas que as naves enfrentarão bem como apresentando dados físicos, nos mostrando um pouco do quanto o universo é maravilhoso. Intrigante na medida certa, essa incrível obra vai sendo construída tendo por base a genética humana.
[...]

Continue lendo essa resenha no Blog Vida de Leitor, para isso basta clicar no link que se encontra logo abaixo.

site: http://vidadeleitor.blogspot.com.br/2014/02/brilho-amy-kathleen-ryan.html

Dé (@livroturista - insta) 22/09/2020

Brilho - Em busca de um novo mundo 1
Neste livro, já não existe mais a terra e duas naves estão em missão na galáxia para chegar no novo planeta.
Em uma das naves, temos o jovem casal Waverly e Kieran (ajudante do capitão), que acabaram de ficar noivos. Tudo parecia ir bem, até que a aproximação da nave que deveria estar bem a frente deles, faz comunicação.
A história é envolta em tramas, reviravoltas e abordagem de vários temas.

Silas Jr 25/11/2014

Brilho...
Este livro aqui eu comprei mesmo kkkkkk. Bom a temática dele é simples. Política, religião, ética, guerra e etc. Tudo oque eu preciso para aprender mais um pouco e saborear as letras e páginas. Um ponto importante é que não gosto nenhum pouquinho da personagem principal(fato não me recordo do nome dela e de ninguém). Não que ela seja cética, mas por ela ser basicamente muito tola e achar que o mundo gira em torno dela (ficou estranho, a história gira em torno dela). Só sei de uma coisa, no próximo livro o "pau" vai quebrar e quero vê essa menina pegando fogo. Leiam, livro inteligentíssimo!

Mari 05/02/2014

Não julgue esse livro pela capa!
Quando você olhar pra esse livro na livraria e pensar "deve ser história de mulherzinha, olha só todo esse gliter" você estará cometendo um imenso engano!

Apesar de ter um certo romance na história, o foco é a sobrevivência das pessoas nas naves pelo ponto de vista de duas pessoas: Kieran e Waverly.

A história se passa num futuro, quando são lançadas duas naves da Terra em busca de um novo lugar para que a civilização humana possa sobreviver.

O livro faz uma abordagem sobre religião, companheirismo, liderança, sobrevivência... para não dar spoiler, só digo que muita coisa acontece e você começa a ter ódio de alguns personagens e começa a gostar de outros. É uma aventura muito envolvente, que te deixa com vontade de ler mais no final!

Slydrco 01/04/2021

...
é um livro bem escrito disso não posso discordar mas a única parte que realmente valeu a pena e que eu gostei foi das meninas, quando trocava para o meninos era muito chato e não me prendeu nada; Foi algo bom para distrair mas não tão bom.

Rafa 16/04/2015

...
Um dos piores livros que eu ja li ! e olha que sou apaixonada por distopia, historia muito fraca, muito arrastada, li 60 págs e foi entediante

Summy 27/01/2014

Surpresa
Engraçado como uma história pode ser bombástica desde o começo... Antes de mais nada, nunca li nenhum romance que se passasse no espaço e pensei que a leitura não fluiria tão bem, devido a termos técnicos, como um romance comum. E me enganei.

Primeiro irei explicar que este é o primeiro volume da trilogia conhecida como Glow - Em Busca de um novo mundo da autora Amy Kathleen Ryan trazido para nós pela Editora Geração Jovem. Quando vi na capa "Mais fascinante trilogia que Jogos Vorazes", pensei "Nunca ouvi falar da autora até então, mas havia muitos comentários positivos de meios de comunicação internacionais. Vamos lá!".
Segundo, irei mencionar a parte física. O livro é lindo, tem detalhes com divisões das partes feitas de forma marcante, a capa contém relevo de glitter para dar o "brilho" estelar. A única coisa que me incomodou é o cheiro do papel, que tem cheiro de jornal e eu tenho gastura em mexer com jornal. Mas alguns amigos me chamam de louca e que não tem nada disso, então tudo bem.

A história de passa num futuro onde o planeta Terra deixou de existir e os humanos foram lançados em duas naves espaciais para encontrar um novo planeta para viver. O foco da história é na jovem Waverly que tem 15 anos, vive na nave Empyrean e já começa sentir a pressão da sociedade de sua nave para ter filhos. Ela tem um namorado chamado Kieran que tem tudo para ser bem sucedido na nave e deseja se casar com ela. Porém a nave vizinha, New Horizon, planeja um ataque aos tripulantes, que não conseguem entender o motivo.
Esse seria uma sinopse onde não há spoilers além do já divulgado em sinopses oficiais.

A partir daqui será possível entender alguns pontos que considerei mais importantes:
• O ataque não é algo sem sentido, já que os tripulantes da New Horizon não conseguiram reproduzir e sua população está envelhecendo sem descendentes. Detalhes dos motivos para isso não acontecer vale a surpresa na leitura.
• Apesar de sabermos que a Terra não existe, o motivo de deixar de existir não é mencionado claramente, mas subentende-se que a destruição do planeta ocorreu, como sempre, por culpa dos seres humanos em poluir, super aquecer, destruir os recursos naturais. Achei que valia a pena explorar um pouco mais os motivos, mas ainda teremos mais dois livros, quem sabe há mais informações.
• Os humanos da nave foram selecionados previamente, assim como acontece em diversos universos distópicos, onde se fazem sorteios, triagens, seleção por capacidade física, intelectual, habilidades naturais, entre outros. Por isso, não há milhões de pessoas em cada uma das naves e há a necessidade de reprodução a cada geração até a chegada no novo planeta.

• Há um ecossistema montado na nave, onde fica fácil tentar imaginar a dimensão física das naves, onde há sessões, andares, compartimentos, entre outros. Lugares para manter plantas, gerando alimentos, mini-florestas, para gerar oxigênio.

Explicando as partes que considerei mais importantes, posso dizer que, antes das 60 primeiras páginas já estava numa tensão gigantesca.
A história é dividida em blocos: alternando a visão de Waverly e a visão de Kieran.
Essa alternância é sempre motivo de angústia em qualquer livro, mas quando há ação e reação em todos os eventos parece se tornar mais difícil parar a leitura com blocos (Dan Brown é mestre nisso.)

A ação na história começa logo no início e eu passei a não saber quais são as pessoas confiáveis entre cada uma das naves. Há um momento em que ambas entram em contato e acontecem alguns eventos importantíssimos, onde cada um dos principais personagens, Waverly e Kieran, precisam tomar decisões que não só poderão mudar suas vidas, como também de todos os integrantes das naves, incluindo as crianças.

"- Às vezes, em nossas vidas, temos de enfrentar uma grande perda, cujo vazio se eleva e não nos deixa escolhas além de suportá-la. O que mais podemos fazer? Olhar para fora dos nossos portais vazios, para a imensidão do Universo, para os pontinhos das estrelas que parecem eternas, e nos sentirmos tão pequenos, tão sozinhos. Insignificantes. Como poderíamos fazer algo realmente importante em tão imenso cosmo?" pg. 166

"- Nós podemos sim! Acreditar que nossas vidas importam é a essência da fé. Não somos tão grandes, nem tão brilhantes, nem tão eternos quanto as estrelas, mas carregamos pela galáxia a mensagem de amor da humanidade. Somos os primeiros. Somos os criadores de mundos. O que nos nutre é a esperança. Como o junco tenro tremendo ao vento, haveremos de nos erguer até um novo Sol." pgs. 166-167

Levando em consideração que essas crianças não conheceram a Terra, apenas fotos e histórias, e nunca tiveram contato com pessoas da outra nave, tudo passa a mudar quando esse encontro acontece.
"- Gostaria que você me descrevesse a sensação do sol batendo no rosto. " pg. 206

O modelo de sociedade escolhido por cada nave é diferente, assim como seus valores e crenças.

"- A humanidade não haverá de regredir às trevas. A jornada é longa, a missão é difícil, alguns dizem que é até impossível, mas haveremos de prevalecer. Chegará um tempo em que as crianças se reunirão em torno do fogo e olharão para estrelas desconhecidas por nós. Elas haverão de pensar nos sacrifícios que fizemos. E nossos nomes estarão nas letras das cançoes que elas entoarão." pg. 167

Algumas questões como a decisão por casar, ter filhos cedo ou não, crer em Deus (nenhuma religião específica é mencionada), confiar nas decisões de adultos, lidar com mortes (sim, elas acontecem!), decidir o melhor para todos, não apenas o melhor para si são questões que aparecem em cada parágrafo.

"Condições difíceis não trazem à tona o melhor das pessoas." pg. 207

Em algumas horas você irá odiar alguns personagens, em outras irá amar. Até o final não foi possível descobrir quem realmente era confiável ou não.
A abordagem das relações entre pais e filhos, amigos, casais são complexas como em qualquer lugar seria, ainda mais quando se trata de adolescentes e crianças tentando entender como as coisas funcionam.

"Nessas ocasiões o pai sempre o fazia se sentir melhor. Ele sempre sabia o que seu pai diria: A verdade é poderosa, Kieran. Simplesmente conte a verdade da melhor forma que puder e as pessoas enxergarão o seu lado." pg. 192

"Meu pai sempre dizia que não existem ateus em trincheiras." pg. 305

Na reta final da história, muitas reviravoltas acontecem, deixando o leitor (EUZINHA) de queixo caído. Alguns eventos ocorridos me pegaram de surpresa e a sensação "Cadê o próximo livro, pelo amor de Deus?!" é muito forte.

"A continuação da vida originada na Terra dependia dessa missão, que não poderia falhar. Com certeza aquela era a vontade de Deus." pg. 306

Eu, particularmente, acredito que poucas coisas foram deixadas sem explicação, mas precisamos ver se nos próximos livros esses pontos serão esclarecidos ou não. Eu acredito que sim, já que as pontas soltas existentes são decorrentes de fatos iniciados e não concluídos.

Em vários momentos, quis largar o que tinha pra fazer só pra terminar a leitura. O ritmo é na melhor descrição pulsante, você se sente parte daquele universo: corre, come, sofre, dorme, sente junto com cada personagem.

Ótimo presente conhecer uma distopia espacial, da qual fiquei com medo de ser chata, técnica, e não aconteceu nada disso. Ela se tornou uma leitura agradável, cheia de surpresas e muita ação.

Nasa 08/04/2018

Em Busca de Um Novo Mundo - Brilho -Vol.1- #3 - Leituras Março
O primeiro livro da série, Brilho, de Amy Kathleen Ryan é incrivelmente bom, claro, tenho algumas pequenas ressalvas, que citarei ao longo da resenha. Mas é um livro que surpreende.

A terra como todos já sabemos está acabada, o homem com sua ganancia sugou todos os recursos e hoje nosso planeta azul está árido, agonizante. Não foi explicado o que ocorreu com quem não subiu nas duas naves Empyrean e New Horizon. Eu deduzi que o planeta sucumbiu e com ele o resto da humanidade.

As duas naves foram lançadas no espaço como arcas em busca de um planeta que possa sustentar a vida. Detalhes, a tripulação não ficou em animação suspensa, gostei disso, outra geração vai pisar na nova terra. Mas tipo daqui mais uns 45 anos. Os tripulantes precisam garantir que essa nova geração seja gerada durante a viagem ou seremos extintos. Mas procriar no espaço não é tarefa fácil.
O que me ocorreu de imediato foi os riscos de uma viagem como essa, não é como fazer uma viagem de barco, se algo acontecer e você ficar fora da nave é morte certa. Dentro da nave todos tem atividades para manter a vida e tudo funcionando. Existem florestas, tanques de peixes, animais de todos os tipos, suprimentos, máquinas, equipamentos dos mais diversos para manter a vida e trabalhar na nova terra por um futuro.
A coisa toda começa quando a nave Empyrean é atacada por sua "gêmea", a New Horizon, os tripulantes agiram emocionalmente, não havia uma guarda, armas, uma infraestrutura de segurança. Pareciam crianças sendo atacadas. Isso me chocou. O motivo do ataque? As meninas, um grupo de tripulantes da New Horizon raptaram todas as meninas, deixando para trás um grupo de meninos bem assustados.
Quando o caos se instalou na Empyrean eu parei e disse, mas que merda foi essa! E comecei a pensar em alternativas. Todos jovens demais para assumir as responsabilidades a que foram submetidos.

Waverly e Kirean são um casal apaixonado fazendo planos para casar, mesmo jovens são incentivados a fazê-lo pelo bem da missão, a não extinção. Seth é a grande zebra desse relacionamento, pois ele secretamente ama Waverly.
Ela é uma das mais velha das meninas e durante o ataque protege as menores, junto com com outras garotas. No meio do caos do ataque ela faz uma escolha que vai mudar completamente sua vida, visando proteger as meninas mais jovens vai para New Horizon.
Uma personagem forte, nada chorona, nem confusa. Apenas real como deve ser, ciente de que o jogo é de vida e morte.

Kirean e Seth são os mais velhos da nave. Kirean é filho de uma das poucas famílias religiosas da Empyrean, o um dos mais indicados a ser o sucessor do capitão.
Seth é o oposto de Kirean, mais violento, forte, até amargurado, mas humano, sensível e apaixonado. Por Waverly é claro.
Ele e Kirean vão travar uma luta pouco justa pelo poder na Empyrean que ficou avariada após o ataque.
O que Waverly sofreu junto com as outras meninas na New Horizon as marcou para sempre, mudou seus destinos, e me fez ver mais uma vez o quão baixo o ser humano pode ir em nome do que chama de fé e sobrevivência.
Temos bons vilãos no livro, destaque para Anne Mather, que usava a fé para literalmente controlar a New Horizon e estabelecer poder absoluto sobre seus seguidores.
Eu acredito que ter fé é algo particular, que não deve ser imposto, vendido, constantemente jogado na sua cara. Tem quem quer, se o ser humano conseguir ser integro por si só, essa é a maior prova de fé que poderá encontrar. Ser bom, respeitar o próximo. Seguir um líder cegamente, ceder a violência em nome de ideais ditos religiosos, é simplesmente nojento.
Os problemas são muitos, garotos assumindo tarefas para adultos, crescendo aos empurrões e sustos. O que posso dizer é que o que ocorreu não tem como ser corrigido. Foi injusto, cruel, pura tentativa de assassinato. Para justificar crimes do passado. Tipo, os filhos pagando pelo crime dos pais.

Durante a leitura não cheguei a comparar com os livros da série Jogos vorazes, pois os personagens são diferentes, as situações impostas a eles também.
A situação na qual as crianças ficaram me lembrou o livro, "O Senhor das Moscas", clássico da literatura juvenil. Crianças governando podem ser bem cruéis.
A disputa de poder entre Seth e Kirean é épica, e vai durar até o fim da série. Adorei o primeiro livro. Tomei bons sustos, fiquei revoltada em alguns momentos e tomei partido de alguns personagens. Torci muito por todos. Detalhes as capas são lindas, tem relevo e brilho. Minha nota? Cinco Beijos Mordidos!

site: http://www.nazarethfonseca.com.br/2018/04/04/em-busca-de-um-novo-mundo-brilho-vol-1-3-leituras-marco/

Júnior 29/07/2018

Mediano
O livro vai narrar toda essa história em 3° pessoa pelos pontos de vida de Waverly e Kieran. A história não demora para engrenar e logo nas primeiras páginas o desenrolar da trama se inicia.

Ao mesmo tempo que gostei de uma trama rápida e sem enrolação, senti uma falta enorme de desenvolvimento de personagens e aprofundamento nas descrições de cenário. Quer dizer, isso na história do Kieran. O ponto de vida da Waverly teve um ótimo desenvolvimento... combinando suspense, ação e um desenvolvimento ímpar de vários personagens, a autora conseguiu fazer que eu me importasse e começasse a torcer cada vez mais por Waverly e suas amigas. Em certos momentos e em uma cena em específico eu simplesmente aplaudi a inteligência e a persistência de Waverly e suas amigas para escapar de Anne Mather. Ponto para autora!

Do outro lado... Kieran não me empolgou. Um personagem totalmente bidimensional, raso e que consegue ser irritante na maior parte da história e que na reta final consegue se tornar ainda mais insuportável e forçado. Aliás, todo arco dele é forçado e sem graça. Não me importava com ele e logo não me importava com o que acontecia com ele. A autora viajou no rumo que deu a história dele e a cena do julgamento foi ridícula e sem noção. Eu ficava lendo e pensando: Você não cansa de forçar a barra autora?

Outro ponto negativo é a força que a autora faz pra criar um triângulo amoroso... não funcionou simplesmente pelo fato de ser mal desenvolvido em todos os sentidos e a autora não desenvolveu nada previamente sobre Seth e Waverly que justificasse isso... embora ela tenha ainda alguns acertos como a ideologia de Waverly e como a dúvida sobre o amor dela por Kieran permeia toda história e o ótimo desenvolvimento (embora ele tenha quebras grotescas de personalidade) de Seth.

É um bom livro... você consegue se divertir e até torcer pelos personagens, porém, o excesso de furos, cenas forçadas e a total mal construção do plot que envolve os personagens que ficaram na Empyream faz o livro cair muito em qualidade e poderíamos muito bem viver sem isso já que o impacto na história em si é mínimo.