Brilho

Brilho Amy Kathleen Ryan

Resenhas - Brilho

Dressa Oficial 10/06/2014

Resenha - Brilho
Olá, tudo bem com você ?

Acho que esse é o livro mais diferente que eu li em toda minha vida, não sei você mas quando terminei de ler o livro fiquei com uma sensação muito estranha de não saber definir o que senti quando terminei de ler se era algo bom ou ruim, isso já aconteceu com você?

Espero não ser a única a ficar com esse sentimento estranho depois de acabar de ler um livro kkkk :)

Brilho se situa vagando pelo espaço, não existe mais o planeta Terra os moradores moram em naves espaciais Empyrean e New Horizon, eles estão no espaço a 40 anos e sonham com um novo mundo.

A tripulação da nave New Horizon não conseguiu procriar descendentes para o novo mundo que todos buscam.

A tripulação da nave Empyrean se saiu melhor nessa missão e tem várias famílias morando nela, inclusive o casal protagonista desse livro.

Waverly que tem 15 anos e sempre morou na nave não conhece nada fora disso, ela namora Kieran que acaba de pedi-la em casamento.

Todos amam Kieran pois ele será o futuro capitão da nave, mas Waverly também tem recebido elogios de Seth.

Os personagens desse livro são todos bem misteriosos e acontece tanta coisa no espaço que fica impossível confiar em alguém e saber se de fato o que pensamos é real.

A nave New Horizon entra em conflito com a nave Empyrean e acabam entrando em uma guerra que acaba em mortes e uma divisão de sexo, a nave New horizon sequestra todas as mulheres novas.

Waverly fica aos nervos ao saber que se separou de sua família e de seu namorado e se depara com uma tripulação totalmente diferente de onde era acostumada a viver.

A New Horizon é comandada por uma pastora chamada Anne Mather ela é bem sinistra e prega várias coisas para todos os tripulantes , ela tenta se fazer de boa pessoa e faz todas as meninas acreditarem que estavam sob um comando que iriam abusar delas.

Mas as meninas acabam sendo dopadas e induzidas doarem seus óvulos que vão para todas as moradoras da nave e mais de dezenove delas conseguem engravidar.

Os capitúlos são alternados entre o que acontece com Waverly e Kieran, a nave dos meninos não existe mais nenhum tripulante adulto, sendo que os mais velhos são Waverly e Seth que acabam brigando dentro da nave para ver quem será o capitão.

O livro tem bastante cenas de ação, muitos acontecimentos de tirar o fôlego mas que demoram muito para acontecer, achei o livro um pouco cansativo na maioria o tempo em que li.

O fato das duas naves se separarem e eles estarem no espaço aguça a curiosidade de como eles conseguiram sair dessa e se vão conseguir fugir para algum lugar.

O livro se trata de uma série então teremos que aguardar os próximos volumes para saber como tudo isso irá acabar.

Página 166
- Ás vezes, em nossas vidas, temos de enfrentar uma grande perda, cujp vazio se eleva e não nos deixa escolhas além de suportá-la. O que mais podemos fazer? Olhar para fora dos nossos portais vazios, para a imensidão do Universo, para os pontinhos das estrelas que pareem eternas, e nos sentimos tão pequenos, tão sozinhos. Insignificantes. Como poderíamos fazer algo realmente importante em tão imenso cosmo?

Não posso deixar de elogiar a capa do livro que é linda demais, ela tem vários glitter na capa é super bonita tanto que foi isso que mais me chamou atenção, mas esperava um pouco mais da história como um todo, mas como não consegui decifrar os meus sentimentos quando terminei a leitura recomendo que você leia e tire as conclusões.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/03/resenha-brilho.html

Camila Teixeira 14/05/2014

Nem tudo que brilha é ouro
"Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes." Essa mesma frase se repete na sinopse e na capa de Brilho, com leves variações, claro, mas com o mesmo objetivo: Equiparar a série de Amy Ryan a já renomada série Jogos Vorazes. A afirmação da capa logo causou furor em um grupo de livros de que participo. E admito também me deixou intrigada. Por que comprei Brilho? A capa, ela brilha, e bem tenho um leve apreço por coisas bonitas... Agora aposto que vocês querem saber, tudo que brilha é ouro, a frase na capa condiz com a realidade? Bem vamos lá:
Brilho possui uma ideia que já vem sendo bastante explorada nos últimos tempos, a Terra entre em crise, os humanos embarcam em naves espaciais e vão desbravar o universo estelar(?). Maioria da trama se passa dentro de uma nebulosa, e é interessante imaginar isso. A nave, o espaço, tudo é descrito maravilhosamente. O que não me convenceu foram os personagens principais... Waverly é descrita como uma menina bonita, interessante, namora o cara mais gato da nave, mas não quer saber de compromisso, mesmo que o futuro da humanidade dependa da sua reprodução... Kieran é o garoto gato que namora Waverly, ele é o preferido do capitão da nave, supostamente o sucessor do mesmo, mas é super inseguro e deixa que na primeira oportunidade façam gato e sapato dele. E obviamente não poderíamos esquecer Seth, o menino que primeiramente nos é descrito de uma maneira e depois contradiz tudo aquilo que foi explicado no começo. Já deu para entender o que vai acontecer aqui né? Viu? E você nem precisou ler o livro! Sorte a sua.
O Plot principal do livro gira em volta da ocupação da nave Empyrean (nave essa em que se encontra nosso "queridíssimo" trio) pelos habitantes da nave New Horizon (nave que possuía o mesmo objetivo que a Empyrean, ocupar um novo planeta) que em algum momento da corrida espacial foram negligenciados pelos seus parceiros de viagem. Depois disso as coisas ficam estranhas. A história tenta focar em tudo e em nada ao mesmo tempo. Sabe como acontece nas novelas? Quando se tem vários núcleos e vai cortando de uma cena para outra aleatoriamente, bem foi assim que me senti lendo Brilho. Ele é escrito pelos pontos de vista de Waverly e Kieran, que em determinado momento do livro se veem separados, cada um em uma nave diferente e tendo que tomar atitudes. E eles sempre escolhem tomar as atitudes erradas, diga-se de passagem.
A história traz a tona temas bastante interessantes, como religião, feminismo, fé, a própria ideia da viagem espacial. É tudo muito interessante, mas faltou um pouquinho de foco. Os personagens principais são muito oscilantes, no primeiro livro da saga ainda não é possível descrever suas personalidades, apontar suas qualidades. Só consegui lembrar de seus defeitos... Não sei se insistirei no segundo livro já que o primeiro me deixou com esse "gosto" amargo. Mas se continuar, espero realmente que autora saiba dar um rumo e um por que para a história que ainda no primeiro livro ficou um pouco confusa.
Vale dizer que essas opiniões são minhas e que os encorajo a ler o livro para que criem as suas próprias conclusões!

site: Essa e outras resenhas estão disponíveis no blog: http://livrologias.blogspot.com.br/

Feh 11/11/2019

A premissa do livro é muito boa e bem diferente, então, eu esperava que eu me sentisse mais conectada com a história, mas não foi o que aconteceu.

Não que seja ruim ou algo do tipo, como eu disse, a leitura é bem diferente do que estamos acostumados, tem todos os elementos de uma distopia ? o que eu amo ?, mas centralizado em naves espaciais, o que eu achei que seria ótimo, mas não me rendeu muita coisa.

Acho que se deve o fato de a leitura ser em terceira pessoa e so Deus sabe o quanto eu detesto esses tipos de livro, demora muito para eu me apegar a algum personagem, minha leitura se torna densa e irritante e eu acabo pulando algumas páginas, o que eu também não gosto, mas só para não desistir da leitura.

A mocinha até me agradou, ela tem todo aqueles pensamentos feministas e empoderados, eu a amei e só lia os capítulos completos quando eram sobre seu ponto de vista.

Agora o mocinho, que cara irritante, nossa, vontade de fechar o livro e nunca mais ter que lidar com um cara tão cheio de mimimi. Misericórdia.

O livro poderia ser bem melhor, já que ele é bem escrito ? mesmo em terceira pessoa ? e tem personagens ? tirando o chato de galocha que não merecia ser o protagonista ? bem escritos e uma boa desenvoltura, por isso dei três estrelas e meio.

09/08/2019

Brilho
TRILOGIA EM BUSCA DE UM NOVO MUNDO - LIVRO1??
????????????????
?BRILHO - Amy Kathleen Ryan.

A mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade.

Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto.

Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.

Vani Vaninha 26/06/2019

Dois dedos de prosa sobre Brilho, de Amy Kathleen Ryan.
O que aconteceria se a destruição do planeta chegasse a um nível em que, ou iríamos embora daqui ou seria o fim da humanidade?

Esse é o fio condutor da trama de Amy Kathleen Ryan no livro Brilho, primeiro da trilogia Em Busca de um Novo Mundo. Tudo que restou da humanidade teve que ser colocado em duas enormes naves espaciais que deveriam seguir uma rota específica que faria com que elas ficassem anos no espaço antes de, enfim, chegarem à Nova Terra.

As pessoas dentro das naves Empyrean e New Horizon deveriam conviver pacificamente e fazer o trabalho para o qual foram designadas, cuidando de plantas e animais a fim de que tivessem recursos para ajudar na estruturação da Nova Terra quando lá chegassem. As mulheres dentro das naves deveriam engravidar, a fim de aumentar a população e as crianças que nasceram nas naves deveriam ser criadas de forma saudável, a fim de, no futuro, poderem gerar indivíduos mais fortes.

Apesar de todos os preparativos, nem tudo sai como planejado: As naves se perdem uma da outra e uma doença torna a maioria das mulheres da New Horizon estéreis, então, como cumprir o propósito? A tripulação da New Horizon parece ter encontrado uma solução não muito pacífica e a Empyrean precisa proteger os seus.

O livro é muito bom mas tem um pequeno problema: acaba de maneira súbita e te deixa cheio de perguntas. Espero que elas comecem a ser respondidas no livro Centelha, continuação da trilogia.

Filho Amado 13/08/2018

Livro todo muito bem escrito, não sei se o autor e ateu ou cristão decidi não pesquisar sobre isso mas cara que raiva que esta me dando da Waverly não sei se sou capaz de ler a continuação mas vamos ver.

Flavs Machado 28/12/2013

Interessante, mas não tão bom quanto diz
A estrutura da história foi muito bem bolada e montada, especialmente as discussões que aparecem durante a leitura tais quais religião e relação com o poder. Foram aspectos que tornaram uma leitura extremamente interessante, com temas tão discutidos durante o nosso cotidiano. Apesar de estar retratado em um futuro distópico e com uma tecnologia extremamente avançada, estamos lendo sobre problemas tão reais que a história poderia estar acontecendo neste exato momento. Acredito que toda essa discussão política e religiosa tenham tornado a leitura mais proveitosa, já que os variados pontos de vistas apresentados são muito legais de se ler. Outro fator que me agradou muito foi ver em pauta a relação da desvalorização das mulheres.
Brilho é narrado em terceira pessoa e os personagens principais são Waverly e Kieran. Temos em diversos momentos "o ponto de vista" dos dois personagens. Waverly é a adolescente questionadora, com personalidade forte e que luta pelo que acredita, Kieran é o "garoto perfeito", e tem no sangue o ingrediente perfeito para se tornar um grande líder no futuro. São dois personagens completamente opostos e conforme a leitura ocorre, podemos ver as divergências entre ambos com cada vez mais frequência, o que fica interessante já ambos namoram e devem se casar em breve.
Entre personagens secundários mais aprofundados, temos alguns adultos - que não citarei para evitar spoilers - e Seth, por quem Waverly nutre um grande interesse que beira a uma grande atração. Este personagem foi apresentado de maneira que entendemos que haverá um triângulo amoroso na história, no entanto, devo dizer que Seth não me trouxe nada além de antipatia. Diversas atitudes do garoto chegaram a ser explicadas e tudo que vemos nele é um grande vilão invejoso. Até mesmo quando temos um gostinho da explicação por tais atos acometidos durante a história, eles não são aprofundados e devo confessar, que depois de vê-lo como um vilão puro durante todo o livro, suas explicações não me convenceram nem um pouco, especialmente porque em nenhum momento há um ponto de vista do personagem.

Embora Brilho tenha diversos aspectos muito interessantes, devo confessar que não foi exatamente o tipo de leitura que me agrada. Por algum motivo, eu acabei me interessando muito mais pelas questões discutidas do que o enredo em si. Gostaria que ter conhecido melhor um pouco como a vida funcionava na Empyrean antes de toda a "ação começar", assim como também acredito que diversos fatores poderiam ser melhor aprofundados, também tive a sensação que a leitura correu bastante, a passagem de tempo ocorre de maneira muito rápida, o que acabou aumentando ainda mais minha sensação de estar faltando algo.
Digamos que Brilho não foi o meu tipo de leitura, mas apesar de particulamente acabar por não ter gostado muito, sua construção foi muito boa e poderá agradar muito os amantes de distopias e ficção científica, mas não acho que seja a trilogia mais fascinante desde Jogos Vorazes, como o próprio livro diz, acredito que há distopias tão interessantes quanto Jogos Vorazes e que são ainda melhores que Brilho.

site: http://psychoreader.wordpress.com

Dani 04/05/2018

Surpreendente
Eu não esperava nada desse livro, nada mesmo. Eu o quis por causa da capa e acabei me apaixonando. A história é diferente, intrigante e inovadora. Sempre que eu achava que sabia para onde a história estava indo, a autora ia lá é me surpreendia. Todos os personagens principais me conquistaram, ficava com raiva junto com eles, me alegrava junto com eles. Foi um livro bem gostoso de ler e não vejo a hora de ler a continuação
inari 02/07/2018minha estante
Tem romance?

Dani 03/07/2018minha estante
Tem romance, mas a história não fica tanto no romance.

Isa Books 16/04/2018

Por fora bela viola, por dentro... também.
Esse livro nunca esteve em minhas listas de leituras, já haviam me recomendado mas eu ficava pensando: "hum, não sei. Essa sinopse não me seduz, me parece ser uma história espacial bobinha..."
Foi então que recentemente me deparei com esse livro e quando vi de fato a capa, todos aquele glitter... comprei. Sim! Comprei pela capa. Não me importava se a história fosse ruim, essa capa maravilhosa compensaria kkkk

Iniciei a leitura sem nenhuma expectativa, mas a trama aparentemente sem graça é tão sedutora que foi impossível conseguir parar de ler.
Gostei muito quanto ao fato da autora não perder tempo com blá blá blá inicial, já vai acontecendo várias coisas logo de cara e a história vai sendo tecida a partir desses fatos.
O fato dos personagens serem adolescentes (os mais velhos com 15/16) de forma alguma compromete o desenvolvimento da história. Confesso que tive esse receio de ficar presa em um mi mi mi adolescente e seus draminhas mas aqui esses coitados nem tem tempo para isso, precisam se preocupar em salvar as próprias vidas e a dos demais. A autora vai nos mostrando de que forma o caráter de uma pessoa (principalmente tão jovem) vai sendo moldado diante das adversidades.

Outra coisa maravilhosa nesse livro é que você acha que está sacando tudo mas de repente vem aquelas reviravoltas chocantes e você fica perdida no espaço/tempo sem saber mais o que pensar de determinado personagem, este acaba se tornando uma incognita: "ele/ela sempre foi assim ou é as circunstâncias que o/a estão deixando pirado(a)?"

Portanto Brilho veio para mostrar que não devemos subestimar um livro, uma lição a ser aprendida.

Naty__ 05/07/2014

Quando finalizei a leitura deste livro, confesso que fiquei sem palavras para resenhá-lo. A obra é uma mistura de tudo que você pode imaginar, acrescido de uma distopia incrível e de tirar o fôlego.

O que você faria se estivesse em uma nave, vagando pelo espaço, em busca de um novo mundo, pois a Terra não existe mais? Os protagonistas dessa eletrizante história passam por isso.

Por algum motivo, a New Horizon reduziria sua velocidade de forma a permitir que a Empyrean a alcançasse. Aliás, levando-se em conta a distância e a velocidade de ambas, a New Horizon parecia ter desacelerado havia anos... Um desvio radical do plano da missão (p.12).

Waverly e Kieran são namorados, eles estão deitados sobre um monte de feno, espiando através de um telescópio a nave New Horizon. Eles se encontram na nave Empyrean, cujo seu significado vem do latim medieval e se refere ao lugar mais alto do céu. No período medieval, os deuses habitavam nas alturas, juntamente com os santos e bem-aventurados. O lugar era visto na forma de um ovo, coberta por domos que abrigavam seus diversos sistemas.

Há 40 anos, as duas naves espaciais vagam pelo espaço em busca de um novo mundo. Eles buscam uma forma da humanidade sobreviver e procriar a sua espécie. Entretanto, a New Horizon não consegue conceber descendentes para que a missão continue. Na escuridão do espaço, a New Horizon se vê ameaçada por sua nave irmã: Empyrean.
Durante seis anos, mulheres a bordo da Empyrean tentaram engravidar sem obter sucesso. Esse foi um período tenso, pois se não pudessem gerar filhos para substituir a tripulação original, então não haveria nenhum sobrevivente para povoar a Terra Nova (p.21).
Enquanto isso, a Empyrean nem sequer suspeita dos ataques que os habitantes da outra nave estão prestes a realizar. A tripulação da Horizon precisa de jovens para se casarem e se reproduzirem e, para isso ser possível, somente invadindo a outra nave.

No decorrer da leitura, é possível perceber que o enredo vai ficando mais intrigante. Quando imaginamos que os inimigos estão apenas do lado de fora, Amy nos mostra o quanto estamos equivocados.
Às vezes, em nossas vidas, temos de enfrentar uma grande perda, cujo vazio se eleva e não nos deixa escolhas além de suportá-la. O que mais podemos fazer? Olhar para fora dos nossos portais vazios, para a imensidão do Universo, para os pontinhos das estrelas que parecem eternas, e nos sentirmos tão pequenos, tão sozinhos. Insignificantes. Como poderíamos fazer algo realmente importante em tão imenso cosmo? (p.166).
Os personagens são misteriosos, embora sejam bem descritos. Quando pensamos que se trata de um bonzinho, estamos lendo a história de um vilão totalmente oculto. Amy deixa o leitor aflito para chegar às últimas páginas e descobrir o que acontece. Claro que isso apenas aumenta a ansiedade, pois é possível perceber que a obra se trata de uma série.

A autora tem uma narrativa bem envolvente, fazendo com que o leitor possa vivenciar os momentos de ambos os protagonistas em suas diferentes descrições. Aos apaixonados por distopia, certamente irão adorar ler essa cativante obra.
Nunca se sabe o que as pessoas desesperadas são capazes de fazer (p.230).
Notei apenas um erro de digitação no livro. A diagramação é bem feita, com algumas folhas negras no início de cada capítulo. A capa é bem chamativa, com brilhos em alto relevo, deixando qualquer um apaixonado pelo excelente trabalho. A Geração Editorial está de parabéns, como sempre.

Patrícia 12/01/2017

Mais ou menos
Eu comecei a ler esse livro achando que seria parecido com a leitura do Jogos Vorazes... mas, acho que fui com a expectativa muito alta.

Achei a leitura cansativa e não fiquei curiosa para ler o próximo livro. Talvez eu dê uma chance ao próximo.

gilmore girlie 29/09/2016

Disponível em: M3RAKI
Waverly e Kieran estão atravessando uma nebulosa pelos últimos anos, o que os impede de admirar as tão conhecidas estrelas que fazem parte de suas vidas desde o nascimento, dentro da Empyrean. Há 34 anos no espaço, a nave tem a missão de povoar a Terra Nova, uma vez que a “Terra Velha” tornou-se um ambiente inóspito para a humanidade. Todavia, a Empyrian não é a única nave com essa missão, nem mesmo a única dentro da nebulosa.

A narrativa é iniciada num momento íntimo entre os jovens, uma vez que Kieran acaba de pedir para que Waverly se case com ele. Subitamente o clima romântico é dispersado quando a New Horizon, a nave que saiu em missão um ano antes, o que significa estar a anos luz de distância, encontra-se ao lado da Empyrean, causando uma comoção geral acerca das verdadeiras intenções dos tripulantes da New Horizon.

Quando a ameaça de um ataque torna-se palpável, começamos a conhecer de maneira mais real cada um dos personagens. Waverly Marshall é astuciosa e corajosa; Kieran Alden é uma criança destinada a comandar uma nave que esconde inúmeros segredos sob suas placas de metal; Seth Ardvale tem sua inteligência ofuscada por suas atitudes imaturas, que supostamente deveriam transformá-lo num vilão adolescente.

Um dos maiores problemas ao longo da leitura é o triângulo amoroso (indireto) que se forma entre os três protagonistas. Apesar de não ser o ponto principal da trama, o relacionamento está sempre à espreita, criando um ódio recíproco entre Kieran e Seth, que acabam disputando o controle da Empyrean após acontecimentos catastróficos. É particularmente difícil ler através da perspectiva de personagens tão rasos. Felizmente a vida de Waverly a bordo da New Horizon é bem mais interessante, ao passo que é nessa nave onde serão reveladas as motivações para o ataque.

Anne Mather, a mente que comanda a New Horizon, é uma pastora que através da religião conquistou aliados e poder ao longo dos anos. De acordo com a personagem, o Capitão Jones é o verdadeiro vilão, por não permitir o encontro das naves anos antes, ou seja, negar seu pedido de ajuda. Por alguns instantes, as palavras de Anne ultrapassam as páginas e faz com que desejemos acreditar em suas verdades, provando que a autora soube como construir a personalidade de Anne de forma talentosa.

Apesar da problemática da obra de Amy Kathleen Ryan ser citada anteriormente é válido ressaltar um ponto importante. A impulsividade parece rondar cada personagem, fazendo com que os mesmos tenham atitudes mal calculadas e ajam de forma por vezes infantil, como é o caso de Seth. Em algumas páginas sentimos que conhecemos os protagonistas e estamos formando uma conexão, porém em seguida os vemos seguirem rumos que vão na direção oposta de seus valores.

Dito isso, é necessário dizer que Brilho - Em Busca de um Novo Mundo é uma leitura agradável e certamente recomendada para quem procura uma distopia despretensiosa e muito bem construída quando se trata de cenários e trama principal, uma vez que a autora se arrisca e faz com que os assuntos debatidos tenham sua devida importância, fazendo-nos observar o universo de forma completamente diferente.

site: http://m3raki.blogspot.com.br/2016/08/resenha-brilho-amy-kathleen-ryan.html

Liachristo 25/04/2014

BRILHO - Série Sky Chasers 01 - Amy Kathleen - Geração Editorial
Quem me conhece, sabe que não curto muito o gênero distópico. Não tenho muita empatia com temas assim, mas ao mesmo tempo, gosto de me aventurar em leituras diferentes das usuais.

Por isto, ao receber Brilho para leitura, resolvi me aventurar e embarcar nesta nave e vivenciar todas as emoções e modo de vida de seus habitantes.

E para minha surpresa Brilho capturou meu interesse desde as primeiras páginas. É o tipo de livro que te prende, querendo saber o que acontece a seguir, o que de certa forma é algo muito bom numa leitura.

E o principal fator que me prendeu neste livro foi o fato de que Amy Kathleen Ryan, não se priva de falar sobre assuntos escuros e temas fortes. Fiquei até mesmo chocada com alguns acontecimentos sombrios que acontecem com Waverly e as meninas que foram tomadas. São cenas fortes e que nos deixam sem fôlego.

Duas naves espaciais, que estão durante um longo prazo, a procura de um novo lar, é o cenário deste YA.

Eu não lembro se já tinha lido algo, onde a história se ambientasse em uma nave espacial. De início eu achei que não iria conseguir me localizar, visualizar as coisas do jeito que costumo fazer ao ler. Mas, a autora descreve a nave e todos os locais dentro dela de uma forma impressionante, de uma maneira bem construída e detalhada, e eu consegui visulizar perfeitamente esta sociedade fictícia que vive no espaço.

O enredo, não tem o romance como foco central, como sugere a sinopse do livro. É uma história ambientada no espaço, onde os aspectos distópicos de controle sobre os direitos reprodutivos,uma religião fundamentalista e um povo sendo mantido numa espécie de cativeiro, são o ponto centrais da história. Mas, também temos romance claro.

A história nos é contada em terceira pessoa, mas sob dois pontos de vista, de forma alternada entre Waverly e Kieran.

Waverly é uma personagem de temperamento forte, interessante. Uma personagem feminista, com um quê de liberal. Ela namora com Kieran - que é o outro narrador do livro - Mas, por ser muito jovem(tem apenas 15 anos) não pensa em casamento.

Kieran está sendo preparado para ser o Capitão do Empyrean e é também um dos poucos que é religioso em um navio que é mais povoado e dirigido por secularistas. Ao contrário de Waverly, ele tem certeza de seus sentimentos, e quer se casar com ela. Para que possam reproduzir e assim ajudar a evitar que a raça humana seja totalmente extinta.

Outro personagem que nos chama a atenção é Seth, um jovem brilhante, sombrio e misterioso. Ele será a causa de algumas indecisões de nossa heroína, e também irá protagonizar ótimos trechos durante a nossa leitura.

Também gostei da deliciosamente fria Anne Mathor que é a líder espiritual da New Horizon, e a relação tensa que ela tem com a Waverly, que é minha personagem favorita do livro.

Temos também a nave irmã, New Horizon, que tinha rompido com eles, devido a razões políticas e religiosas, e que reaparece. A partir daí, as tensões começam a aparecer entre as duas naves. E podemos sentir como os nossos personagens lidam com o pânico e o caos com uma nave que começa a se desestruturar. As disputas internas que acontecem são tensas e emocionantes, já que devido ao modo de vida e alguns outros detalhes, que vocês terão que ler para entender, as mulheres estão tendo dificuldades para engravidar, e com isso a população tende a diminuir e talvez se extinguir.

A capa deste livro é belíssima, tem um lindo design e consegue nos passar a ideia do espaço, bem de acordo com o que narra o livro. A diagramação está ótima e todo o trabalho gráfico foi feito para nos remeter a história. Um maravilhoso trabalho da Geração Editorial.

Brilho engloba gêneros que são extremamente populares no momento: um toque de distopia, um mundo pós-apocalíptico, um triângulo amoroso, e uma ficção científica interessante. Eu fiquei feliz pela oportunidade de ler e revisar Brilho .

Eu recomendo a todos os leitores que gostem de um livro bem escrito com ficção, distopia, e grande adrenalina.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br