O Peão

O Peão Steven James

Resenhas - O Peão

1 | 2 | 3 | 4

oCanabrava 01/01/2021

O livro é até interessante e em alguns momentos consegue prender o leitor. Eu não consegui me relacionar com o protagonista e por isso não quero investir em ler os demais livros da série.

Rafa 04/12/2020

Trazido pra Carolina do Norte para ajudar no caso de um serial killer, o agente especial do FBI Patrick Bowers se vê no meio de um jogo de gato e rato. Astuto e leal, o assassino está sempre um passo à frente da lei e está prestes a derrubar mais uma peça no tabuleiro. Bowers vai ter que usar todos seus instintos e suas modernas e controversas técnicas de criminologia ambiental para deter o homem que se auto denomina O Ilusionista!!

Tenho que começar dando o alerta de que O Peão não é um livro simples. A narrativa é bem fluída, mas a estrutura do enredo é um pouco complexa. Confesso que demorei um pouco para entender pra onde o autor estava me conduzindo com as diferentes subtramas.

Mas quando me situei, me deparei com uma história fantástica!! Steven James conecta tudo de uma maneira sensacional e entrega uma trama de mais alta qualidade, com tensão do começo ao fim e um final surpreendente!!

Patrick Bowers é um personagem muito interessante, a começar pela sua especialidade investigativa. Ele é criminologista ambiental. Usa a geografia dos locais do crime para ajudar a encontrar um assassino. Sua história pessoal também é bem construída, utilizando sua enteada Tessa (podia ser menos chata!) como seu ponto fraco e o tornando um personagem crível!

O assassino também merece destaque. Sua ótima construção foi essencial para o êxito do livro. Ele é tão inteligente e estrategista quanto Bowers, o que provoca um embate dos mais gostosos de conferir!! Ele é um dos seriais killers mais meticulosos e perfeccionistas com que eu já me deparei em um livro!
Patricia 06/01/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro que li desse escritor. Amei.

Márcia 05/03/2022minha estante
Meu primeiro livro do autor que não consegui largar, me surpreendeu.
Queria saber o final dele, e foi bom para um gênero que eu sou apaixonada que é suspense, policial, e o sub-gênero dessa categoria literária.

Luciano.Soares 02/11/2020

Thriller dos bons
Confesso que quando peguei o livro não esperava me deparar com uma leitura que fosse ao mesmo tempo agradável, fluída, extremamente envolvente e cheia de thriller. O último ato é adrenalina pura. Não estava nos meus planos, mas agora tenho que ler a série toda.

Anna.Julia 02/11/2020

Excelente
Que livro maravilhosooooo. Acabei há alguns minutos e ainda estou processando. As cenas são tão angustiantes que você não consegue parar de ler. Quando conecta algumas coisas e chega no final, você tem um blow mind surreal. Com certeza irei ler as continuações, pois necessito de um final.

Clarinha 16/06/2020

Detetive do FBI com casos perturbadores
Para ler essa coleção você vai ter que ter estômago porque os casos são de arrepiar. Mesmo assim, eu super recomendo! Devorei os 10 livros e adorei cada página. Envolvedor, dramático, e cheio de questões sobre a vida além dos casos investigativos.

Isa 12/05/2020

Trama muito bem trabalhada, apesar de ser um pouco confuso pela mistura de acontecimentos. De qualquer forma, os personagens são ótimos, além dos problemas que o protagonista tem que resolver em seu trabalho e vida pessoal.

Flávia HBS 08/04/2019

Bem movimentado
É um livro de suspense policial muito bem escrito. Se não fosse a adolescente chata enteada e a toda parte melosa clichê do conflito familiar,mereceria cinco estrelas. A parte da adolescente e padrasto é bem chatinha

AndreRegal 28/02/2018

Livraço!
Bom, "O Peão" é uma clássica história "Serial-Killer x Detetive" que não inova na fórmula. Exceto por um aspecto: O livro (e sei que devem existir mais livros assim, mas foi minha primeira experiência. Achei estranho num primeiro momento, mas James escreve demais. Demais!) mescla narrativa em primeira-pessoa dos arquivos pessoais do detetive com uma narrativa em terceira-pessoa sobre o ponto-de-vista de outros personagens, incluindo o vilão.

E que vilão!
Chamado de "Ilusionista", ele joga um perigoso jogo com a equipe de investigação. Sequestra jovens mulheres e as mata e expõe da maneira que bem entender.
Ele está um passo à frente.
Faz os investigadores olharem para sua mão direita, enquanto na verdade, a moeda está na esquerda.
Ele é um ilusionista.

Cabe então ao protagonista, o estressado detetive Pat Bowers (que estava numa espécie de "licença temporária" devido a seu temperamento) lançar mão de tudo que pode para tentar alcançar o nível intelectual das jogadas do Ilusionista.

Com uma escrita impecável e um ritmo espetacular, sem se arrastar ou acelerar demais, coisa que detesto (o último ato quase me matou do coração), "O Peão" é uma forte recomendação que faço a vocês.
O livro faz parte de uma série, me parece (5 ou 6 livros) e óbvio: quero todos!

PS: Pra não dizer que NADA me desagradou, vou fazer só uma reclamação: O clímax do terceiro ato seria mais bem saboreado se eu conhecesse alguns dos termos técnicos que o autor usa (quem leu, sabe do que tô falando).

LIVRAÇO!
JoeFather 17/03/2018minha estante
Gostei tanto da sua resenha que estou lendo! Grato!

RoadBooks 22/09/2018minha estante
Ia ler por causa da sua recomendação a respeito de narrativa Regal, mas a sinopse me deixou bem curioso já que adoro leitura sobre psicopatia(mesmo sendo ficção) e a sua resenha me encorajou. Negócio agora e saber quais são os outros livros da série. Vlw

Pâmela Nunes 23/01/2018

Um livro que consegue prender a atenção do leitor logo nas primeiras páginas. Nós sentimos a necessidade "pelo menos eu senti" de ler todo o livro o mais rápido possível, e isso faz dele uma leitura rápida.
É um livro que deixa o leitor ansioso e interessado, cheio de expectativas e não nos decepciona.
Uma história cheia de alternativas em que nem tudo o que parece é, e a dedução pode nos levar ao erro.
É o primeiro de uma série de cinco livros "que estou louca para ler".
Nosso protagonista é o agente especial do FBI Patrick Bowers, que vai auxiliar nas investigações de uma série de assassinatos causados por um serial killer que fica conhecido como o assassino da fita amarela, e depois o próprio se intitula como o ilusionista.
Nosso serial killer, um jogador nato que parece estar sempre um passo a frente da Polícia. Além disso tudo o nosso protagonista também tem que lidar com o luto pela perda de sua esposa e em como ser um pai para a sua enteada adolescente.

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Não dá pra falar de um livro só, se tratando de Steven James. Essa série ‘Patrick Bowers’ conta até agora com seis livros, ‘O Peão’, ‘A Torre’, ‘O Cavalo’, ‘O Bispo’, ‘A Rainha’ e ‘Jogadas de Abertura’, e são todos incríveis! Cada livro conta um pouco sobre a vida de Pat, um agente especial do FBI que caça psicopatas malucos. Em meio a essas buscas pelos criminosos, que são interligadas umas às outras (por isso a referência ao jogo de xadrez), o agente tem que conviver com amigos duvidosos, lidar com sua azarada vida amorosa e conquistar a afeição de sua enteada. Tudo isso é recheado de cenas hilárias e dilemas sagazes. É um prato cheio para quem gosta de suspense policial bem-humorado e inteligente.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Calderani 01/01/2017

Ótimo livro, leitura fácil, e te entretém
Terminei hoje de ler o livro, e caraca que livro gostoso de ler, você se conecta com o personagem principal, você sente o que ele passa, e você gosta de como ele é. O mais legal é a escrita, que é o personagem principal contando a história do ponto dele, e alter para alguém contando o ponto dos outros, é muito bom.

Ótima história, achei que o final pecou um pouquinho, não por que foi fraco, mas por que decisões foram tomadas que parecem não condizer muito com o livro todo E o vilão o final foi meio que fraco.

Mas ótimo livro, e já comecei o segundo da série.

Dhay 23/11/2016

Adorei
Esse é um dos meus livros favoritos, com ele conheci os trabalhos do autor Steven James e virei fã. Não da vontade de parar a leitura enquanto não chegar ao fim. O trama inteligente entre Bowes e o Ilusionista é muito bom e todos os personagens tem papel importante pra história. Não vejo a hora de terminar de lançar a sequecia da série aqui no Brasil. Para quem gosta de u livro pocilial também vai adorar a série.

P galera 10/11/2016

Excelente
No começo não me chamou atenção por ser um who done it mas a moça da livraria disse que era bom e eu gostei bastante ja ja vou começar o próximo

Rafaela 08/01/2016

O Peão é o primeiro livro da série Os Arquivos Bowers, protagonizada pelo detetive Patrick Bowers (Pat). Admito que comecei a leitura um pouco receosa, já que praticamente todos os comentários que vi a respeito do livro eram positivos, o que ao mesmo tempo me animava e me deixava com medo de me decepcionar devido a essas altas expectativas. Agora, faço parte desse grupo que não mede esforços para elogiar a obra, já que tantos bons comentários acabam por ser muito merecidos.

Nesse primeiro livro, já começamos com um difícil caso de um serial killer que se auto denomina ''O Ilusionista''. Tudo inicia quando algumas garotas começam a aparecer mortas de uma maneira brutal, e o que liga os crimes é a fita amarela presa nos cabelos e o peão que o assassino deixa com os corpos de todas elas.

Ao perceberam o padrão, a polícia pede ao detetive Patrick Bowers para que se junte a investigação e ajude a prender o assassino antes que mais moças acabem sendo mortas.

As analogias com um real jogo de xadrez que o autor introduz na história são incríveis. Tanto pelos peões deixados com as garotas mortas, como também pela forma que o assassino se utiliza das estratégias de jogo para estar sempre um passo a frente dos investigadores.

Ainda sim, um dos melhores pontos do livro vai acabar surgindo aos poucos, pois o que já parece um complicado jogo, acabará por tomar proporções ainda maiores e distintas, dificultando ainda mais as investigações.

O que acaba se ligando a isso é que o autor consegue introduzir em meio a sua ficção um assunto real, forte e chocante, até um pouco louco se analisarmos sobre o ponto de vista que nos é apresentado no livro. O fato em si é referente ao massacre de Jonestown, ocorrido na Guiana em Novembro de 1978, que resultou na morte coletiva de mais de novecentas pessoas, fiéis da seita Templo do Povo, comandados pelo fanático Jim Jones.

Para mim, o detetive Patrick Bowers (Pat), trouxe um diferencial na forma de investigação, e isso acaba sendo um dos fatores que nos leva a gostar do protagonista. Ele não se preocupa tanto com os porquês e as motivações do assassino para os crimes, mas com as questões geográficas. Assim, Pat investiga de que forma os locais dos crimes se ligam à vida do assassino, se a hora e data dos acontecimentos são importantes para o serial killer, além de outras questões, todas ligadas a essa geografia.

Além da investigação, vemos toda a carga emocional do detetive e do momento delicado que vive com a enteada, Tessa. Pat havia se casado, mas sua esposa acabou falecendo devido a uma doença. Então, ele acabou assumindo essa função de cuidar e ser o pai da adolescente, mas a constante ausência dele devido ao trabalho, além das dificuldades que sentem para conversar um com o outro sobre o difícil momento que eles têm vivido, acaba afastando-os cada vez mais. Esse lado mais pessoal da vida do protagonista trouxe um bom equilíbrio pra história, o que foi ótimo.

Aliás, a personalidade do Pat em si é muito apreciável, um investigador dedicado que também tem suas próprias crenças e afirmações. Da mesma forma em que era sério no que fazia, ele soube trazer um pouco de bom humor em alguns diálogos com seus colegas mais próximos, sendo que até temos o início de um possível romance nesse primeiro livro.

Outro ponto positivo foram os capítulos curtos. Tendo a maior parte da narrativa realizada em primeira pessoa pelo Pat, agregado ao tom eletrizante da história, acaba sendo quase impossível largar o livro para poder descobrir quem era o genial assassino. Como na maioria das obras do gênero, quando descobrimos as respostas para tudo, ficamos espantados com o quão bobos somos em alguns momentos, já que não conseguimos ligar os pontos e entender quem é aquela pessoa.

É por isso que eu acabo sendo apaixonada por suspenses policiais, já que eles conseguem nos prender do início ao fim, e quando amarramos todas as peças soltas e vemos o que passou despercebido, surge uma vontade imediata de devorar todo o livro de novo prestando mais atenção aos detalhes, para ver tudo fazer ainda mais sentido no final.

Sendo uma dessas leituras que realmente nos cativam, foi impossível terminar o livro e não adicioná-lo a minha lista de favoritos. Steven James escreve com maestria um caso extremamente complicado já nesse primeiro volume, o que acaba deixando as minhas expectativas realmente altas para o que iremos encontrar ao longo do restante da série.

site: http://eterna-leitora.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-peao-steven-james.html

1 | 2 | 3 | 4