Se As Coisas Fossem Mães

Se As Coisas Fossem Mães Sylvia Orthof

Resenhas - Se As Coisas Fossem Mães

Fabiana 12/05/2024

Se as coisas fossem mães
De forma poética Sylvia Orthof com ilustrações de Ana Raquel nos fazem pensar como seria se coisas fossem mãe, retratando como as mães se comportam em cada ocasião.

Maciel 03/05/2023

Muito bacana e divertida a história, trata a questão dos tipos de mães de forma lúdica e singela. Li para meus alunos e eles amaram a história

Miih.... 26/02/2022

Se as coisas fossem mães
Como seria se a Lua fosse mãe? E se a cadeira fosse mãe, quem seriam seus filhinhos?

Um livrinho fofo ?

Miguel Santos 21/11/2020

Se as coisas fossem mães
Como seria se as coisas fossem mães? Seria tudo uma maravilha! Esse livro é muito legal, eu adorei.

Kayky 26/09/2015

Se as coisas fossem mães, por um garoto nostálgico.
Não tem como não amar esse livrinho.
Lembro-me de te-lo ganhado na escola, quando ainda cursava a segunda série, talvez tenha sido meu primeiro contato com a poesia. Poesia essa que apesar de estar contida em um livro infantil não possui simplesmente uma linguagem infantil, mas uma linguagem que compreende a dimensão do assunto a ser abordado, algo tão delicado e doce que só poderia ser descrito numa linguagem utilizada por quem adjetiva o termo Mãe - os filhos.
Esse livro é um dos mais nostálgicos que possuo na estante, altamente recomendado para todos os públicos.

Pandora 21/06/2014

Foi há mais de 20 anos que deu o encontro, eu me lembro, os dias nunca vão me deixar esquecer... Há mais de 20 anos eu cruzei pela primeira vez com a Sylvia Orthof e o seu maravilhoso, lindo e enternecedor "Se as coisas fossem mães".

Eu fui honrada pela providencia por uma mãe fantástica, carinhosa, afetuosa e digna, de forma que um livro assim jamais deixaria de tocar meu coração infantil e enternecê-lo. Posteriormente me tornei educadora infantil, de forma que a grandeza da maternidade se tornou ainda mais latente aos meus olhos.

Sylvia Orthof expressa as características de todas as mães lançando mão de objetos concreto que cercam o universo infantil: é simples, inteligente, não é pedagogizante, não subestima a capacidade intelectiva das crianças e fica encantador casado com as ilustrações da Ana Raquel.

Pesquisando na net eu até consegui achar o texto da Sylvia aqui e não resisto a tentação de deixar um trechinho aqui:

"Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas,
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos,
O mar seria um jardim e os barcos seus caminhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas,
Conversaria com a lua sobre as crianças-estrelas,
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!

Se a terra fosse mãe, seria mãe das sementes,
pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente."

Ah, me parece que também há uma peça baseada no livro, ou no minimo uma música bem fofinha:

Não acredito que "ser mãe" é a missão maior de todas as mulheres, mas tenho certeza que a maternidade tem qualquer coisa de divina em si, qualquer grandeza só compreendida por aquelas que enfrentam a difícil tarefa de educar um filhote de gente. Concordo amplamente com as palavras do Mario Quintana no poema "MÃE":

São três letras apenas,
As desse nome bendito:
Três letrinhas,nada mais...
E nelas cabe o infinito
E palavra tão pequena-confessam mesmo os ateus-
És do tamanho do céu
E apenas menor do que Deus!

E por concordar com ele, não poderia deixar de aproveitar a data de hoje para homenagear a Marise que é mãe e nos honra com sua presença, humor e afeto. Todos os dias nós te amamos Marise, esse dia só nos da o motivo para te dizer isso.

Feliz todos os dias a você e a todas as mães que nos visitam, leem e comentam!!!

Disponível em: http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/2014/05/livros-resenha-071-se-as-coisas-fossem.html

Eduardo 16/02/2014

Não é meu livro preferido dela, mas gosto dele. Esse é mais lírico do que nonsense e acho que é por isso que não está nos meus favoritos. Às vezes, em sua extrema doçura, Sylvia flerta com os lugares-comuns, mas a meu ver logo se recupera em seus livros com algum achado/brincadeira/cena nonsense.

"Se as coisas fossem mães" é uma das histórias em versos mais conhecidas e amadas de Sylvia - um livro que marcou a infância de muita gente. Ilustrado por Ana Raquel, o livro é um poema no qual Sylvia imagina um mundo onde objetos e seres fantásticos também vivem a maternidade.

O livro combina duas características marcantes de sua obra: o lirismo doce, de versos como:

"Se a terra fosse mãe, seria mãe das sementes,
pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.

e o seu humor maluco & marcante em versos nos quais seres mágicos e objetos, como bruxas, mesas e cadeiras, são mães:

"Se bruxa fosse mãe, seria mamãe gozada:
Seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada!"

* tbém coloque esse comentário na página da Sylvia, que administro. Link abaixo.

site: https://www.facebook.com/SylviaOrthof/posts/636300103110449?stream_ref=10