Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Thais 24/05/2016

Carmilla
Por que não se fala desse livro tanto quanto se fala de Drácula? Por que eu, que me considero tão versada em literatura vampiresca, só fui encontrá-lo em 2016 em uma lista de livros relevantes para quem assiste à série (magnífica, diga-se de passagem) Penny Dreadful? Eu gostaria muito de dizer que a resposta é simples, que o livro foi esquecido pela história como tantos outros certamente foram. Mas seria uma mentira. Carmilla foi uma das inspirações de Stoker. Carmilla é uma clássica história de vampiros, com todos os sinais que nós, humanos modernos, aprendemos a reconhecer. E isso no século XIX! Ou seja, Carmilla é uma das primeiras histórias de vampiros com esse modelo. E, mesmo assim, não ouvimos falar da Condessa Karnstein como ouvimos falar de Conde Drácula. E qual é a única explicação que nos restou? Carmilla é uma vampira mulher. Carmilla só se interessa por mulheres. Carmilla é tudo o que uma mulher do século XIX não deveria ser: livre dos homens social e sexualmente.
Cacauzinha1 07/09/2021minha estante
Gente que pérola preciosa que achei me indiquem livros vampirescos por favor Carmila já vou procurar pra ver se acho

Dan Hout 24/12/2021minha estante
Explicação sem sentido e com viés de confirmação, mas a tentativa foi válida.

Quanto à leitura, realmente estou tendo uma boa experiência. A história parece ser realmente interessante e acredito que se tornará ainda mais com o decorrer dos capítulos.

Karen202 02/01/2023minha estante
E penny dreadful, era muito bom

jessica 30/05/2023minha estante
Exatamente. E sinceramente? O livro do Drácula é um p0rre... mesmo assim é ele que ficou famoso.

bia 19/01/2022

por mais vampiras lindonas e saficas no mundo
pois se uma vampira dessa aparece na minha casa fica me elogiando me chamando de querida com o intuito de me matar eu morro feliz!! só nao entendi o final mas amei mto o livro te amo carmilla vem morder meu pescoço ????
teca 22/01/2022minha estante
Foi exatamente o que eu disse enquanto lia kkkkk

Marian 02/03/2022minha estante
a Carmilla fugiu, e continua indo até o quarto da protagonista toda noite, ela só não percebe mais :)

Dk 04/01/2022

É uma breve, porém boa, história de vampiro. Eu nunca tinha ouvido falar na história de Carmilla e acho que posso colocar ela no ranking de livros clássicos do tema que eu indicaria muito pros que também gostam. É bem curioso e interessante a gente acompanhar o desenvolvimento na relação dos personagens, principalmente entre Laura e Carmilla, mesmo sabendo onde aquilo vai acabar e do que se trata a personalidade e as peculiaridades da segunda. Não é um livro para quem gosta de muitas surpresas ou quer fugir do obvio, mas ainda assim a leitura é bem fluida e em alguns momentos a riqueza de detalhes te teletransporta para a cena em questão.
Gustave Hokage 05/01/2022minha estante

Gostei mais que Drácula.
Mylena 20/10/2020minha estante
Ai eu amo Carmilla

20/10/2020minha estante
Com certeza deveria ser mais conhecido!!!

Sanva 03/05/2024

Ótimo livro. Bem escrito, rico em detalhes. Personagens bem construídos, enredo muito envolvente. Sheridan Le Fanu sabe prender o leitor.

Criei uma certa expectativa e fiquei um pouco desanimada com o final, realmente não esperava que fosse acontecer o que aconteceu.
Eduarda_Campos 03/05/2024minha estante
Agora vou ler ?

Lia Munster 25/12/2011

Simples, belo, clássico
Entre um longo conto e um curto livro, é de leitura fácil e rápida, mas de modo algum superficial.

Le Fanu descreve sucinta mas elegantemente os belos cenários de modo a instigar mais sensação que imagética. Geralmente você percebe os arredores por como eles afetam as personagens.
Acaba sendo um estilo delicado, apesar do teor da história.

A história em si, nada excepcional para leitores contemporâneos, mas ainda perfeitamente rica e envolvente, é focada no encontro fortuito da jovem ingênua Laura com a misteriosa e exótica jovem Carmilla, cuja chegada coincide com uma série de eventos macabros nas redondezas.

Mesmo quem não leu Drácula e conhece a história do Conde só por filmes ou materiais derivados vai entender como Carmilla pode ter inspirado Stoker. Há algumas evidentes similaridades, tais como um experiente velho caçador, uma linhagem vampiresca nobre, a tentação carnal de uma jovem comedida, etc.

Leitura obrigatória para fãs do bom e velho gótico =)

Pena que nenhum filme com uma qualidade e fidelidade no mínimo equivalente ao da adaptação de Drácula de Coppola tenha sido feito com Carmilla ainda.

Viinix 10/11/2015minha estante
Romance Gótico clássico. Mas, realmente, pros leitores de hoje essa história não impressiona mais. Uma pena. Aliás, gostei da resenha: sucinta, clara, se eu tivesse lido antes de acabar com o livro em mãos seria bem interessante.

Gabriella.itoh 26/04/2014

A história da Carmilla se resenrola bem, mas quando chega o grand finale, bum, acabou! Rs!
O autor podia ter trabalhado muito mais o final, mas não quero dar spoiler, então fica aqui a minha insatisfação, Rs!
Cripta Da Leitura 18/11/2018minha estante
Também achei o final muito apressado. Gostei do decorrer da história, mas o final foi um pouco decepcionante.

Dominic11 17/01/2024

Livros góticos
Esse foi o primeiro livro gótico que eu li, e na verdade é um dos primeiros livros góticos lançados. São dois contos, muito interessantes, mas meu deus, perturbadores.
Eu gostei muito da leitura e diferente de outros livros mais clássicos ou antigos, a leitura é tranquila
joao.borck 17/01/2024minha estante
eu sou fã dessa lesbiana aí

Carolina Del Puppo 22/01/2021

Escrita belíssima
Foi um uma história muito cativante. Porém algumas partes vão permanecer um mistério para mim.
Raquel.Izidoro 05/04/2022minha estante
quais partes?

Dose Literária 12/12/2013

Antes de Drácula veio... Carmilla
Carmilla do escritor irlandês Joseph Sheridan Le Fanu é um livro daqueles, para se ler numa sentada só. Ele é curto, basicamente um conto longo de terror gótico, mas nem por isso é evasivo ou que deixe a desejar.
Li esse livro há um bom tempo. Na época me interessei muito pela história. Primeiro, porque de acordo com o que eu soube pela net, esse foi um dos livros que serviu de inspiração a Bram Stoker na elaboração do Drácula e em segundo porque aqui temos uma vampira mulher, num livro clássico e isso pra mim foi bem novo já que até então eu só lera histórias de vampiros com protagonistas homens.
A história é narrada por Laura uma jovem que mora com seu pai em um castelo na Estíria. Ela conta acontecimentos que ocorreram a partir do dia em que conheceu uma garota misteriosa chamada Carmilla, que ficou como hóspede em sua casa devido a um acidente com sua carruagem. Por alguma razão Laura recorda da jovem moça desconhecida de algum lugar e só com o decorrer da história ela vai lembrar de onde.... Continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/12/antes-de-dracula-veiocarmilla.html

Beatryz29 19/05/2024

Um Clássico
Ótimo livro para conhecer um pouco mais sobre as origens dos vampiros que conhecemos. Uma história curta, porém envolvente. Recomendo à todos os que gostam de terror/suspense, será uma boa experiência.

Juba 06/08/2017

"Você é minha, você será minha, seremos uma só para sempre."

Laura recorda-se de um sonho... acordando uma noite sozinha em seu quarto, tinha 6 anos, já começava a chorar quando deparou-se, no pé de sua cama, uma jovem incrivelmente linda e delicada. A moça subiu em sua cama e abraçando Laura ninou-a até ela dormir, no conforto de um abraço ela acordou aos gritos após sentir uma pequena mordida, como duas finas agulhas, entrando em seu pescoço, a moça que a abraçava correu para de baixo da sua cama e ninguém no castelo encontrou tal misteriosa mulher.
Uma bela noite, observando o luar com seu pai e as duas governantas, uma enorme carruagem guiada por estranhos cavaleiros, perdeu o controle dos cavalos assustados deixando o veículo tombar na curva. De dentro da carruagem surgiu uma mulher alta, pálida e de expressão dura e tirada lá de dentro surgiu uma moça linda que estava desmaiada. A mulher pediu que sua filha ficasse hospedada no castelo, pois deveria ir em uma viagem de vida ou morte e a jovem tinha uma saúde delicada, mas retornaria para buscar sua filha daqui a 3 meses. E ninguém deveria perguntar a garota quem era sua família ou de onde ela vinha, apenas deveriam saber que a jovem chamava-se Carmilla.
Quando Laura teve a chance de ver a convidada, quase morreu de susto, eis que ali, bem na sua frente estava a moça misteriosa de seu sonho infantil. Atingida por uma sensação de atração e perigo, Laura se deixa levar pelas histórias de Carmilla, a medida que os dias passam, a jovem visitante dona de incrível beleza, dedica a Laura frases apaixonadas e possessivas, abraços demorados e beijos carinhosos. A jovem é constantemente tomada por uma sensação arrebatadora e perturbada, a medida que uma febre tem matado todas as jovens moças da região. Quando Laura é acometida pelos mesmo sintomas, surgem pesadelos tão reais e uma figura a alimentar-se de seu sangue todas as noites, a figura ignora fechaduras, assim como Carmilla, ignora o dia e só levanta nos fins da tarde.

Li a muito tempo em espanhol, com certeza é um livro para a lista dos que amam historias de vampiros, visto que... Bram Stoker o usou como inspiração para criar a narrativa de Drácula!

site: https://www.instagram.com/bibliotecadepandora/

Na Literatura Selvagem 31/10/2017

╬† Carmilla, a obra clássica de Sheridan le Fannu ╬†
Lançada em 1872, Carmilla é uma obra escrita por Sheridan le Fanu e através de uma narrativa em primeira pessoa, conhecemos a história da mulher que dá nome ao livro. Laura é uma jovem que habita a Estíria e através do seu relato nos conta como conheceu a misteriosa Carmilla e todos os acontecimentos estranhos que se sucederam após a estadia dela no castelo de seu pai.

Laura não tem muito contato com o mundo pois mora apenas com seu pai e alguns empregados do castelo, sua mãe morreu quando ela era criança e quando a jovem de beleza estonteante surge numa curva da estrada, após um acidente com a carruagem em que viajava com a mãe, ela se sente afortunada por sua nova companhia...

leia mais em

site: https://torporniilista.blogspot.com.br/2017/10/carmilla-obra-classica-de-sheridan-le.html