Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Vitória Belicio 02/06/2024

Favoritado, mas vai te quebrar em pedacinhos
Eu não esperava tanto sofrimento, uma das histórias mais emocionantes que já li, linda, bem escrita, sentimental.
Esse livro fala além de tudo sobre maternidade, amor e força.
Favoritado, doloroso. O final lindo!
Meu trecho favorito: "cada um carrega as próprias dores durante a vida toda. Não há como escapar."

Jeff Valerio 28/05/2024

Escrita Maravilhosa!
O livro é excelente! Sem mais e nem menos.
Vamos aos pontos de observação:

1- Ao que parece, era para os leitores sentirem empatia pelas protagonistas (as irmãs), se levar-mos em conta o prólogo, porém, eu passei longe disso.
Ambas são irritantemente insuportáveis, de cara eu simpatizei com os pais. A conexão, que achei que aconteceria, morreu logo nos primeiros parágrafos do primeiro capítulo e só declinou;

2- O conto de fadas da mãe é simplesmente soberbo e delicioso, tanto na primeira, quanto em sua segunda forma de ser contado;

3- Algumas das reviravoltas são clichê e meio óbvias, mas a escrita torna tudo muito fluído e divertido de ler;

4- As personagens evoluíram ao longo da história, o que foi realmente muito bom, mas continuei não indo com a cara delas RS, acontece
Kimberly F. 29/05/2024minha estante
Eu Tb amei esse livro. ?

urbickrobin 22/05/2024

Faz meia hora que eu terminei esse livro e eu ainda to chorando. Nunca subestime a capacidade de um livro de te fazer chorar, principalmente nas ultimas páginas
Anadyva 26/05/2024minha estante
Oiii, tudo bem? Se não houver problema você poderia por favor né informar a classificação indicativa?

JAlia372 18/05/2024

Livro interessante tanto emocionalmente quanto na questão histórica. Achei que o início poderia ser um pouco mais dinâmico, mas me fez chorar e me apegar bastante aos personagens. Foi bem legal de ver como as 3 personagens principais sao tao diferentes e parecidas ao mesmo tempo. Desenvolvimento bem legal dos personagens.

História muito bonita principalmente no ponto da relação entre mãe e filhos, e por ter sido minha mãe que me deu o livro teve um significado especial :)

Lari 16/05/2024

Bonito, triste e intenso
Cara, histórias sobre segunda guerra mundial mexem demais comigo. Eu não tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro é triste, mas ao mesmo tempo bonito. A história de Vera é de partir o coração, mas a segunda chance que a vida lhe dá é linda.

Lari 26/05/2024minha estante
Eu diria a partir de 16 anos, mas não tem nada que indique isso

Obrigada!

Lari 26/05/2024minha estante
De nada ?

Cláudia - @diariodeduasleitoras 29/04/2024

Jardim de inverno
?Nós, mulheres, fazemos escolhas pelos outros, não por nós mesmas. E quando somos mães, nós suportamos o que for preciso por nossos filhos.?

O post de hoje é mais uma obra da Kristin. Quis trazê-la na sequência de ?Tempo de regresso?, visto que também se trata de um drama que envolve a relação de duas irmãs, uma mãe distante e uma infância incompreendida.

Jardim de inverno foi meu terceiro contato com a escrita da autora (seguido de O rouxinol e A grande solidão). Muitos já haviam me sinalizado que a história era densa, parada, cansativa até metade da obra. E, eu concordo! O que de certa forma pode ser desanimador, tendo em vista que são mais de quatrocentas páginas. MAS.. o mistério, sem dúvida alguma, nos prende na trama e todas as revelações finais nos toca profundamente.

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família? E mudará tudo o que elas pensam que são.

Tenho que dizer que ainda que eu tivesse os meus palpites, a autora me surpreendeu (novidade?! ?). Durante a leitura minha curiosidade só aumentava; a fim de entender os motivos que levaram Anya a agir com tanta frieza com suas filhas durante toda a vida. Impossível não derramar lágrimas em meio ao fim do mistério.

Uma leitura tão forte e intimidadora quanto uma nevasca numa noite de inverno.

anna lili 28/04/2024

Não prometeu nada e entregou tudo
Comecei a leitura desse livro sem esperar nada mais que um drama familiar. Mas me deparei com uma descrição detalhada e minuciosa dos pensamentos, vivências e formação de mulheres de duas gerações.

Guerra, família, filhos, escolhas, formação (não acadêmica, pessoal)

Recomendo

Tati Correa 22/04/2024

Que livro lindo! Escrita envolvente e você está sempre querendo saber o que vai acontecer na história.
A história da Anya é de uma superação incrível, é lindo ver ela contando tudo para as filhas.
É o final é tão emocionante, tão tocante, tão lindo.

Fabi 17/04/2024

A guerra e a dor que ela imprime em uma mulher.
Alguns trechos são bem pesados. Triste mesmo. A vida sem controle diante de uma guerra. Um amor guardado para a eternidade.
É muito lindo, embora a coincidência no Alaska seja um pouquinho forçada.

nambooks0 17/04/2024

Uma história de arrasar o coração
O livro conta a história de três mulheres, Meredith, Nina e Anya (mãe da Mere e Nina). Onde desde a infância as 3 não se dão bem sem o pai intermediar. Porém, quando o pai falace deixa a missão para as filhas de escutarem o conto de fadas da mãe (Anya).
E assim o desenrolar da história eh feito.
Sim, o começo eh bem arrastadinho, mas tem um propósito nisso. A autora desenvolve totalmente a relação e a personalidade das 3 personagens, de uma forma que você fica detalhado de tudo e vê como elas são distantes mesmo sendo muito semelhantes.
O final eh uma belezura, adorei, e eh um plot e tanto.
Gostei muito da história, muito bem desenvolvida, recomendo!!! chorei horrores ??

CAROL 15/04/2024

JARDIM DE INVERNO ?
Não sei nem por onde começar a abordar sobre esse livro! ?
Gente, ele é no início um tanto estranho, algo que não conseguimos mesmo distinguir o motivo do comportamento de alguns personagens... mas quando tudo começa a fazer sentido, a leitura ganha um novo brilho por assim dizer, e mexe demais com o nosso emocional!
Particularmente gostei bastante da leitura!

Arthur Nowakowski 15/04/2024

Me pego pensando em como deve ser ler esse livro pela perspectiva de uma mãe e não consigo chegar perto da emoção que deve ser sentida. Que livro perfeito e necessário.
Uma história de dor e superação que merece todos os elogios.
Super recomendo

Deia 15/04/2024

Jardim de inverno
Pare de reclamar da vida depois de ler esse livro em...
Um livro muito lindo,sobre a vida de uma mãe que parece muito distante das filhas e quando ela fica sem o marido elas começam a se aproximar e compreender o pq da mãe ser assim e até ver o quanto de semelhanças tem.
Porém o livro mostra que a vida por mais sofrida que ela seja as lembranças vão sempre nos acompanhar e o que faremos com essas lembranças é o que nos definirá como pessoas, mais não devem ser um empecilho para as oportunidades que virão,porque elas sempre aparecem e o medo de vivê-la é o que nos impede. O livro se define em ser forte e corajoso.
??????????
Triste,emocionante,agoniante...
Superação e vivências é o que o livro propõe.

Aninhalaz 14/04/2024

Preciosidade
"E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir- se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."

Emile a leitora 06/04/2024

Me destruiu ?????
Uma leitura emocionante,que me surpreendeu muito
Fala sobre três mulheres fortes com um final surpreendente,amei demais e me desmanchei como nunca em nenhum livro antes