Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

As Letras de Juliana 03/05/2018

Perfeito!
Não é bem uma resenha e sim um comentário sobre um livro incrível!
Tenho como regra dar 3 chances a história (caso de primeira ela não me prenda), foi o que aconteceu com o jardim de inverno, não acho que tenha sido a história em si que não tenha me prendido desde o início e sim o meu tempo que ainda não estava alinhado ao da história (Sim, eu acho que existem momentos para a história entrar na minha vida).
Jardim de Inverno foi o primeiro livro do ano, mas só estive preparada de fato pra ele em abril e foi nesse momento que descobri o quanto essa história é perfeita.
Não é só pela história ou pelas lágrimas que ela arranca, é pelo modo como você percebe as marcas e as contribuições que são deixadas em seu caráter ao longo da sua caminhada pelas pessoas mais ligadas a você e como elas podem transformar e as vezes comandar a sua vida sem que você perceba isso.
Uma história de amor, perdão e cura.
Só acho que todos deviam ler esse livro!

Passa lá no meu insta @letrasdejuliana ?
As Letras de Juliana 03/05/2018minha estante
undefined

Coisas de Mineira 06/02/2018

Ao terminar de ler o livro Jardim de Inverno da autora Kristin Hannah, eu parei, respirei fundo, e fiquei tentando compreender como uma história pode ser tão linda e ao mesmo tempo tão dolorosa. No livro Meredith e Nina são irmãs, e desde a infância sofrem com a falta de proximidade por parte da mãe Anya, uma mulher estranhamente fria e indecifrável, que parecia não amar as filhas. Já Evan, era um pai amoroso, muito carinhoso e que fazia o possível para manter a família unida.

O tempo passa, as irmãs crescem e levam vidas bem diferentes, mas para mim fica claro que o relacionamento ruim com a mãe, fez delas mulheres emocionalmente incompletas. Meredith é casada, tem duas filhas que estudam fora, mora com o marido e evita seus problemas mantendo-se sempre ocupada. Nina leva uma vida cheia de aventura e adrenalina, viajando como fotógrafa, mas não leva a sério seu namoro, usa seu trabalho como fuga e com frequência esconde seus sentimentos.

Toda uma vida de desapontamentos com a mãe começa a mudar com a morte de Evan. Quando as filhas eram pequenas, Anya contava a elas parte de um conto de fadas. Antes de morrer Evan faz Nina prometer que fará a mãe lhe contar a história completa. Somente ao final do livro, após passarem por muitas dificuldades é que Nina consegue fazer a mãe concluir o conto e juntas as irmãs descobrem que a história era real e se passou durante a Segunda Guerra. Por traz do conto está um passado secreto que nos ajuda a compreender os comportamentos reprováveis de Anya.

A magia do primeiro amor e a grandeza do amor maternal foram temas lindamente abordados na história. Achei incrível como o livro causou uma reviravolta em meus sentimentos. Passei algumas páginas detestando as atitudes de Anya e por fim, me vi tomada por uma enorme compaixão. O final é lindo, mas parte dele eu já esperava devido a um detalhe que só os leitores mais atentos irão perceber. Achei a leitura agradável e fácil, a história é grande, por muitas vezes transita entre passado e futuro, mas para mim o enredo foi bem construído. Gostei muito de ver fatos ocorridos no passado explicando perfeitamente atitudes que a princípio eu havia achado sem nexo. A capa é linda e apropriada para a história, fiquei apaixonada e não mudaria nada na obra. Não sei se o livro irá tocar outros leitores tanto quanto me tocou, mas eu super indico, está entre os meus preferidos! Beijos.

Por: Nathalia Reis
Site: http://www.coisasdemineira.com/2016/07/jardimdeinverno.html
Michele 04/03/2018minha estante
Me ajude, estou muito curiosa em relação ao detalhe que vc mencionou. Acho que passei batido pq o desfecho me surpreendeu ?

C.Renata 15/07/2019minha estante
Eu amei esse livro. É maravilhoso.

Julia Ledra 07/08/2021

Ah, se a história tivesse sido só a parte da Rússia...
Amei a história que a Anya conta para as filhas, muito real, muito chocante e descrevendo momentos do dia a dia de pessoas que são obrigadas a viver situações horríveis de guerra. Mas fora esses momentos eu não suportava as protagonistas no período atual. Elas tinham personalidades muito difíceis de lidar: a mãe totalmente fria, fechada e grossa com as filhas; a filha mais velha com o nível emocional de uma batata não conseguia nem saber se amava ou não o marido e a filha mais nova fugindo dos problemas e julgando a forma como outras pessoas lidavam com problemas que ela nem ajudou a resolver...
Como eu já li "O Rouxinol" dessa autora, sei que ela consegue escrever esse tipo de história de uma forma muito melhor quando foca na parte histórica de guerra e deixa os acontecimentos do presente só como um extra para dar mais profundidade na trama. E acho que se esse livro tivesse sido escrito nesse formato eu teria gostado dele muito mais.

site: https://www.youtube.com/channel/UC4oNzA5e_I3I8otDjAnGQyA
Cíntia Costa 16/11/2021minha estante
Concordo.

Camila.Coninck 19/06/2020

Porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir
Excepcional, intimidador e comovente: Jardim de Inverno. Indicação para quem gosta, uma leitura maravilhosa e cheia de ensinamentos.
" e talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permirtir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."
Jana 19/06/2020minha estante
Lindo. Chorei horrores.

lilica 30/12/2020

Um dos livros mais viciantes da minha vida. O desenvolvimento da relação da Anya com suas filhas é lindo. Uma mulher fria que escondeu os horrores vividos por tanto tempo e suas filhas de personalidades totalmente diferentes que buscam compreender isso enquanto lidam com seus próprios problemas. A cada capítulo você sente mais vontade de ler. Recomendo muito.
laralia 01/08/2021minha estante
vou colocar na minha meta esse

Nica 27/09/2013

Jardim de Inverno - Kristin Hannah
Um romance emocionante, bem ao estilo que eu adoro: os personagens precisam voltar ao passado para entender o presente e salvar o futuro. Um romance de memória. Sei que existem vários romances que seguem essa linha, inclusive Luncinda Riley já mostrou sua marca nesse estilo, mas Jardim de Inverno de Kristin Hannah se tornou diferente pela abordagem delicada, porém profunda, do relacionamento entre mães e filhas.
Meredith e Nina são duas irmãs tão diferentes quanto duas irmãs podem ser, e dentro dessas diferenças elas são tão iguais à mãe que a comparação as assusta. Mas essa semelhança só ficou clara depois que ambas resolveram lutar juntas para conhecer quem era essa mulher tão fria e distante que chamavam de mamãe. Elas apenas sabiam aquilo que o pai as contava, que Anya era de origem russa e que ambos haviam se conhecido logo depois da Segunda Guerra Mundial na cidade de Leningrado e teriam vindo juntos para os Estados Unidos.
Ao longo da infância das filhas, Anya, sempre tentou contá-las a história de seu povo, para isso escolheu uma forma lúdica, carinhosa e ingênua, o conto de fadas russo. Mas nunca conseguia terminar a sua narrativa até que decidiu não mais falar sobre eles. Essa decisão foi um marco na vida da família, principalmente por serem as contações de histórias o único momento que as meninas tinham a atenção da mãe. Desde então a distancia entre elas só aumentou. Somente 30 anos depois, em seu leito de morte, Evan, o pai e esposo amoroso e atencioso, sempre determinado em unir a família e em fazer com que as filhas tentassem entender a mãe, fez seus últimos pedidos. À Anya, ele pediu que contasse às filhas o conto de fada até o final. E para as filhas, ele pediu que fizesse com que a mãe contasse a história da Camponesa e do Príncipe e que a escutasse inteira, até o fim. Fez com que as filhas prometessem que iriam descobrir quem era Anya, que iriam se aproximar dela. Disse ainda que a mãe precisava das filhas, assim como as filhas precisavam da mãe.
Com muita dificuldade, principalmente por Anya já ter passado dos oitenta anos, as filhas começaram a extrair cuidadosamente da mãe o tão cobiçado conto de fadas. A partir desse momento o que temos é um romance comovente, uma linda história de amor e solidariedade. O que antes se via solidão, silêncio, desprezo e desamor, agora se encontra força, determinação, sofrimento, dor, mas principalmente coragem em enfrentar as armadilhas da vida. Escolhas, arrependimento, amargura presos entre o silêncio e o remorso impedem, até aos mais fortes, de se sentirem livres, e o que resta é a autopunição.
Emocionante! Não há como não se desmanchar em lágrimas. O desejo de se completar o ciclo da vida de Anya e suas filhas faz com que a leitura flua rapidamente. Virei fã de Kristin Hannah e vou querer ler os outros livros dela já publicados no Brasil.

site: http://www.lereomelhorlazer.com/2013/08/jardim-de-inverno-kristin-hannah.html
Maria Izabel 18/02/2014minha estante
adorei o livro

Amanda 23/05/2021

Nossa, terminei esse livro já tem uns dias mas esqueci de vir aqui marcar.
De início eu achei a leitura bem arrastada, mas gente quando a história começa a se desenvolver é uma emoção atrás da outra. Não consegui parar de chorar até terminar e por mais que a história do livro seja ficção, sabemos que isso aconteceu com milhares de pessoas, o que torna tudo mais deprimente.
Ana Carolina 23/05/2021minha estante
Nossa, esse livro acabou comigo. Chorei horrores de madrugada ?

Lorayne.Stinguel 10/06/2021

Uma mistura de romance, guerra, frio, conflitos familiares? não é um livro fácil para quem tem coração mole, mas é surpreendente e maravilhoso.
MaluSophia 10/06/2021minha estante
maravilhoso
amo essa escritora

Claudia.Correia 02/11/2020

Jardim de Inverno - Kristin Hannah
Ainda chocada com este livro. A autora nos presenteia com uma narrativa tão rica em detalhes que nos envolve com seus personagens a ponto de nos trazer muitas reflexões. Uma história triste sobre o quê a perda, a dor e os traumas fazem com as pessoas, mas acima de tudo uma história linda sobre amor, compreensão e perdão.
Sah 09/04/2023minha estante
Na lista. ?

Gabriela 18/02/2021

Terminei o livro dois dias atrás e até agora não sei expressar o que sinto depois de terminar.
Que livro maravilhoso, rápido de ler, você não quer largar pra nada, chorei muito e também ri muito.
Tem seus problemas, como ser bem enrolado no começo, mas quando flui, é perfeito. Um dos meus preferidos desse ano até agora.
Vogel 05/03/2021minha estante
Ja li várias vezes, esse livro é maravilhoso demais

Cady 17/04/2018

Livro bem monótono, mas no final consegue ser interessante.
A história é bem cansativa no começo, não prende e não envolve. Demorou muito para que conseguíssemos conhecer a real história de Anya, passa das 300 páginas e ainda estamos tentando entender. Acho que aqui foi um dos problemas para mim. Demorou muito para desenvolver essa parte da narrativa e isso se tornou cansativo e entediante. Contudo, o final consegue ser bem desenvolvido e muito bem escrito, rico em detalhes e lições de vida. Bem típico da escrita da autora, me lembrou um pouco de O Rouxinol (Meu livro preferido dela). Gostei do livro pelas últimas páginas dele, mas foi bem custoso chegar até lá, pois a história não me prendeu. Se tiver paciência para chegar até O fim, terá uma agradável leitura.
Cady 17/04/2018minha estante
undefined

Gomor 12/07/2021

Mais uma linda história de Kristin Hanna, cheia de mulheres fortes que fazem a diferença nós lugares em que vivem. Vale a leitura. Amei!
Maitê Kp 12/07/2021minha estante
Melhor livro!!!!! Amooooo?

An.gel 20/06/2022

Sofrida, acabada and chocada ?
Ainda extasiada com tudo que se passou nesse livro incrível. É impressionante como essa autora tem o dom de fazer a gente sofrer durante todo o livro. Meu Deus!!!!
Jardim de inverno é uma história dentro da história, nele vamos conhecer a verdadeira história de Mama (mamãe, assim a personagem principal é mencionada no livro), uma mulher dura, fria, distante, mãe de 2 filhas, que pelo olhos das mesmas não as ama. Elas carregam esse sentimento de desprezo pela parte da mãe e isso é o que molda a vida delas. O pai é o elo que une mãe e filhas, até o dia em que ele morre e restam apenas as 3 para cuidarem uma das outras. Na busca de resolver essas questões familiares e tentar se aproximarem e conhecer de verdade a mãe, nós vamos acompanhar uma história surpreendente de amor, luta, sofrimento e resiliência.
Alternando entre passado e presente, realidade e "fantasia", tempos de guerra a história prende quem ler de tal forma que quando você menos espera o livro já terminou. Perfeito.
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

Clarice.Beleza 20/06/2022

Família e suas surpresas
Adorei o livro. A leitura é envolvente e num determinado momento me deu uma fissura de ler, ler e ler para descobrir o que iria acontecer. As cenas são muito bem descritas e as imagens se formam na nossa mente de um jeito. Foi maravilhoso acompanhar essa família que aprendeu a se amar.
Giovana 07/07/2022minha estante