Madame Charme

Madame Charme Jennifer L. Scott

Resenhas - Madame Charme

Nath 16/07/2013

Quero morar em Paris!
Um livro de certa maneira surpreendente. Jennifer nos mostra o quanto a vida na França (mais especificamente, em Paris) pode ser diferente da que estamos acostumados a conhecer. Lá, pela narrativa de Jennifer, percebe-se que eles vivem a vida da melhor maneira possível, amando quem você é, o que você faz e o que você tem. Vivendo somente com o melhor que você pode ter, indiferente de precisar de apoio financeiro para conseguir isso ou não.

Acho interessante que algumas pessoas que tenham problemas acumulativos com roupas, por exemplo, leiam o livro. Porém creio que somente a leitura não vai fazer com que esse costume vá embora. Infelizmente a cultura influencia muito o modo das pessoas viverem. A Jennifer mesmo relatou que, depois que voltou da França, todos os antigos hábitos voltaram com ela. E, infelizmente, a nossa cultura é consumista demais, nos arrastando para esse redemoinho de acumulações que nos sufocam e nos trazem falsa segurança.

Então é preciso muita força de vontade para querer mudar para um modo mais simples de viver e que ao mesmo tempo te faça feliz. Muitas pessoas acham, por exemplo, que comprar algumas peça de roupa traz felicidade. Porém depois de alguns dias elas começam a se sentir aborrecidas e saem para "comprar mais felicidade", se tornando um ciclo vicioso de consumo e falsa alegria. Em Paris percebemos que as pessoas buscam a felicidade nas coisas que tem e nas coisas mais simples da vida, e não comprando em uma loja.

Enfim... somente uma pequena reflexão. Livro bastante interessante e que me fez pensar em muitas coisas, inclusive em alguns comportamentos meus. ;)

Dika 28/03/2022

Conta o modo de vida de uma família francesa, que gosta de apreciar o que melhor a vida pode oferecer, mas sem ostentação. Adorei.

beatriz.nalon 17/03/2023

Gostei!!! a leitura é bem fluída e achei as reflexões super interessantes. além disso, o livro foca bastante em temas que eu gosto muito, fiquei com vontade de conhecer essa família :)

Vanessinha 06/01/2014

Uma visão interessante!!
De todos os livros que li sobre as mulheres francesas, Este foi que eu mais gostei. Pelo simples fato de que a autora resumir em capítulos como elas vivem. Como comem, se vestem, a rotina e as preferências pelas artes e livros. O livro, pra quem quer saber como vivem as mulheres francesas, me prendeu até o fim. E satisfez a minha vontade de conhecer como vivem as mulheres francesas.

Vale a pena ler e conhecer o mundo elegante das francesas!!

Melissark 24/06/2023

Ótimo livro
É uma leitura dinâmica de fácil compreensão, que apresenta conceitos essenciais. Pelo fato recomendo muito a leitura principalmente para meninas que estão entrando na fase da adolescência.

Mandy 13/05/2013

Uma visão americana sobre o modo francês de viver a vida
A autora estadunidense e personagem principal de Madame Charme conta suas experiências em seu intercâmbio na França quando mais jovem. Lá ela morou com uma família, tratada no livro com o nome fictício “Charme” e aprendeu o sentido de viver para os franceses, bastante diferente de como é percebido pelos americanos.

O livro traz reflexões muito bacanas sobre o modo de viver francês, principalmente para quem não vê sentido na lógica de vida acumulativa americana, é um trabalho até muito enriquecedor. Dentre estas reflexões podem ser destacadas duas que mais me chamaram atenção: aproveitar o dia e aproveitar o que você tem de melhor. Um episódio em especial destaca bem essas ideias:

“Isso tudo me fez pensar. Havia uma diferença drástica entre os guarda-roupas na França e nos Estados Unidos. Já vi uma boa quantidade de guarda-roupas americanos – dos meus amigos, da minha família, os daquele reality shows sobre acumuladores compulsivos – e percebi um traço comum gritante: Os guarda-roupas americanos estão cheios até a boca. Nós temos muitas roupas! Isso é uma coisa boa? Somos mais felizes por causa disso? Será que amamos absolutamente tudo o que está em nossos armáerios? Qual e´a qualidade das roupas que compramos? E o mais importante, por que paramos na frente de nossos guarda-roupas lotados todos os dias de manhã e reclamamos que não temos nada para vestir?” p 47.
Há vários episódios como estes, também recheados de reflexão sobre os conceitos de estilo e comportamento, incitando o leitor a compreender sobre si mesmo, sobre seus atos e gostos. Em alguns momentos a preocupação da autora é bem clara e ela resume em tópicos dicas de como agir em busca do auto conhecimento.

Enquanto estudante de psicologia não me é mais surpreendente saber que o ser humano se organiza a partir de um outro. Com isso, sua existência passa a ser real a partir deste referencial de outro, o que pode ser muito repreendedor. Imaginem poder existir enquanto sujeito apenas a partir e para o olhar alheio? Esse é um questionamento do livro e pelas experiências da autora, parece que o modo de viver francês engloba o verdadeiro sentido de viver a vida para si.

Por fim, eventualmente é possível perceber que a autora meteu os pés pelas mãos e ainda está um tanto presa nos julgamentos alheios, tentando adivinhar sobre as pessoas e também adivinhar o que as pessoas podem estar pensando sobre ela. Mas ainda assim o livro é muito interessante e além de cumprir com a tarefa que lhe dei, me distrair durante a viagem, me colocou para pensar em uma frase que adoro: “carpe diem”.

Janaína Martins 28/04/2020

Aula de elegância
Peguei esse livro para ler com a mente aberta, ele é aquela tia que te ensina etiqueta. Claro que todos temos personalidades distintas mas alguns conselhos dese livro são essenciais.
Vale muito a pena a leitura, absolva aquilo que acha que vai te evoluir

Laura 12/12/2021

A autora da dicas de como viver de uma maneira melhor, na opinião dela ao estilo de vida francês , contando suas experiências no tempo que passou na França como aluna de intercâmbio aos 18 anos.
No geral são dicas básicas e logicas, mas é um conteúdo mínimo, muito repetitivo.
Além de que algumas pequenas coisas são... não muito realistas para alguma pessoas, como o detalhe que ela sugere em se comprar um casaco de Cashmere, o preço desse item é bem salgado. Eu sei que alguns dirão que era só um exemplo, mas também uso como exemplo para destacar algumas superficialidades da autora.
Veja bem, eu sou uma fã de livros que falam sobre viagens pessoas com o intuito de dar dicas atrás da experiência do autor, gosto também de livros que ajudam a mulher a melhorar um pouco sua imagem e já li vários, porém este foi o mais fraco de todos. Vou dar 3 estrela não só pelo conteúdo mais porque me lembrou que devemos sempre procura o melhor em si mesma e para si mesma, ou seja não foi uma leitura perdida.

Andrea 31/01/2014

Achei esse livro um pouco forçado. Algumas dicas são realmente boas, mas não senti aquela empolgação com a família Chic, muito menos com Madame Chic. Os achei muito rígidos e não consegui entender toda a admiração da autora. Eu passei boa parte do livro achando que eles estavam fingindo, interpretando um papel. Eles eram uma das famílias mais ricas do programa, mas sabe quando algo não te convence? Pois é, aquela vida "perfeita" não me convenceu.

De todo jeito, é uma leitura leve, divertida, com dicas interessantes, mas acho que o namorado da autora deve ter se divertido mais com a Madame Bohemienne.

Geovanna.Barros 01/08/2016

Madame charme
Um excelente livro, leitura fácil, com dicas de estilo como por exemplo o armário cápsula que no livro é chamado de armário de 10 peças. Orienta quanto a comportamento em vários aspectos.
Vale cada segundo

isabel_fmelo 26/02/2023

Madame Charme.
Já sabia que esse livro me ensinaria, mas não imaginava o quanto. Gostei muito, certeza que muitos comportamentos serão mudados!

Bruna.Barreto 05/05/2023

Madame Charme
Gostei muito.
O livro faz nos encantarmos pelos hábitos franceses e por mais que tenha muita coisa óbvia, é bem bom!

Scarlett-Hayalla 06/03/2018

Uma lição de simplicidade e requinte ao mesmo tempo!
Estas duas mulheres se tornaram as minhas melhores amigas. Aprendi e muito com as duas, com a autora quanto a madame! Elas podem ser as suas amigas também, eu recomendo!

Aline no mundo das maravilhas 07/09/2021

Amei
Esse livro é daqueles em que você termina cheia de ideias e amor pela vida.
Eu amei cada ensinamento sobre esse jeito elegante de ser.
Um livro leve e delicioso que ajuda no caminho para viver uma vida aproximadamente.

Glayce 05/03/2023

Dicas de etiqueta
A escrita do livro é leve,porém do meio pro final fica um tanto cansativo. Mesmo sendo um livro mais antigo tem dicas bem atuais.