De Corpo Inteiro

De Corpo Inteiro Clarice Lispector

Resenhas - De Corpo Inteiro

Jacinhaxz 22/01/2024

De corpo inteiro
O primeiro livro da Clarice Lispector que li, só tenho uma coisa a dizer, MARAVILHOSO. Meu Deus como eu não li nada dela antes, essa mulher é perfeita, te amo Lispector, te amo.
A leitura é rápida e envolvente.

Henrique860 01/03/2016

Como um livro pode se tornar seu favorito sem ao menos você terminar a leitura? Como uma escritora consegue ser magnifica até quando se trata de entrevistas?

Para quem não sabe de quem estou falando. Estou falando da Clarice Lispector, no seu livro de entrevistas "De corpo Inteiro", de 210 páginas, e editado pela editora Rocco. E ademais, com o desenho na capa de uma máquina de escrever, e dentro desta máquina saí música, romance, café, flores, lua, nuvens, garrafas. Como uma explosão de mundos das palavras.

Clarice neste livro deixa de ser escritora, e passa a ser entrevistadora. E que entrevistadora! Com perguntas tão inteligentes, sagazes, que deixa muito jornalista no pé.

Neste livro Clarice entrevista várias pessoas que são envolvidas diretamente e indiretamente pelos hábitos culturais, artísticos, etc. Entre eles podem se destacar: Oscar Niemeyer, Iberê Camargo, Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Jorge Amado, entre outros.

O lado poético de Clarice Lispector não saiu de si ao fazer as perguntas sobre os entrevistados. Parecia que a cada pergunta que fazia, mais incitava o seu lado poético, e a sua curiosidade enorme sobre as coisas.

Perguntas como "O que é o amor?" e outras como "Qual a coisa mais importante no mundo?" eram como uma necessidade de dentro dela que gritava por tentar entender o que as pessoas pensavam. Para assim conseguir quem sabe chegar ao seu próprio entendimento do que amor, e o que era importante para si, mas isso não é uma certeza, mas sim uma especulação a respeito do que estava atrás do pensamento de Clarice ao elaborar as perguntas.

Uma entrevista que quero muito dá enfase é a do Hélio Pelegrino. Que é uma das mais belas entrevistas que eu vi no livro, que está pulsando em mim até agora. Quero que todos leiam essa maravilhosa entrevista, leia, releia, treleia.

Alguns trechos da entrevista ao Hélio Pelegrino.

Clarice pergunta:

"Você queria ter outras vidas? Era o meu sonho ter várias. Numa eu seria só mãe, em outra vida eu só escreveria, em outra eu só amava." E no que Hélio respondeu: "Sou um homem de muitos amores - isso é, de muitos interesses- e para tão longos amores, tão curta é a vida. Não há ninguém que consiga, no tempo de uma vida, esgotar todas as possibilidades. Se me forem dadas outras e outras vidas, gostaria de ser: a) filósofo profissional; b) romancista; c) marido de Clarice Lispector, a quem me dedicaria com veludosa e insone dedicação; d) chofer de caminhão; e) morador em Resende, apaixonado por uma moça triste, debruçada à janela de uma casa, saída de um quadro de Volpi; f) seresteiro, poeta, cantor, com a música de Chico Buarque."

Por este trecho da para perceber que Clarice sabe o que faz, e como faz. Não está para brincadeira quando se trata de falar da vida, do humano, do amor, do mundo em si. Clarice é uma mulher que precisa ser lida quantas vezes for necessário, e chegar a várias conclusões ou a várias reflexões sobre o que é a vida.

Comprei este livro em um sebo, e não sabia da existência do mesmo. Pensei que fosse apenas algumas perguntas simples como qualquer entrevistador faz, mas Clarice, não gosta do que está na superfície, no que está às claras; Clarice gosta do que está subtendido, nas profundezas e foi assim que mergulhei neste "Corpo Inteiro", e saí de lá com uma vontade danada de ser, de apenas ser, e mais nada.

Aconselho todos a lerem este livro maravilhoso, tenho certeza que não irão se arrepender!

site: http://www.literaturasobria.com.br/2016/02/de-corpo-inteiro-clarice-lispector.html

Cássia 07/03/2013

Um pouco muito de amor!
Quer saber o que é amor? Pois bem, este livro da Clarice é simplesmente demais, Clarice "vestida em uma repórter" entrevistando tanta gente boa, pois é um livro gostoso de se lê, sem contar o quanto de amor que ele fala, muitos dos entrevistados não me despertaram interesse, mas a forma do dialogo entre eles, é fantástica! Lhe garanto que não irá se arrepender!

João Gomes 02/06/2012

Para os apaixonados por entrevistas
Um livro gostoso para aqueles leitores de entrevistas. Mesmo sem conhecer alguns dos entrevistados, gostei pelo fato de ter Clarice sempre com a interrogação e a provocação para com o entrevistado. Recomendo.

taislq 23/05/2010

De corpo inteiro
Um livro gostoso de ler. Uma coletânia de entrevistas feitas por Clarice Lispector a pessoas de diferentes profissões, mas todas ligadas a cultura de uma forma geral. Algumas entrevistas maravilhosas, outras não me interessaram tanto. Mas a maneira como a autora dialoga com seus entrevistados é muito rica. Fala-se muito em amor e livros.

Serena 04/12/2009

Clarice era poesia em tudo, até em entrevistas.