MONTE VERITA

MONTE VERITA Gustavo Bernardo

Resenhas - Monte Verità

Ann4lvess 13/12/2023

Adorei o livro, ele é extremamente intenso e ao mesmo tempo que as coisas parecem uma bagunça, a história é muito bem organizada? A forma em que o livro trata de problemas reais é muito delicada e sensível de uma maneira que todos os tipos de idade conseguem entender, começar ler esse livro foi um caminho sem volta, estava sem sono e comecei ler este livro às 00:30 e não consegui mais parar, terminei ele às 02:55, o livro me causou muitas dúvidas, que a maioria não são sanadas no final, mesmo assim o final eu acho surpreendente e muito interessante, por favor leiam, é um livro muito profundo, muito didático e que com certeza merece mais reconhecimento!

Romilda.Rodr 14/07/2022

Distopia
Fugido de alguma ditadura em Maputo vai residir na Suíça onde é garçom de um hotel. Versado em vários idiomas, escreve uma distopia para reencontrar a filha. Utiliza de intervenção misteriosa, quase apocalíptica, que faz uso do teletransporte de materiais ?inadequados? como forma de limpar o planeta, controle de natalidade? altera todo o presente , mas não mostra interesse de interferir no futuro, irônico, né?! Finalizando com máximas que vão além dos categóricos Kantinianos
Enfim, faz refletir sobre o comportamento humano em diversas áreas da vida.

Diogo.Natoli 07/03/2021

Amei esse livro Monte Veritá recomendo bastante é uma leitura rapida e cativante.
Quando vc começa não quer parar mais.
Super recomendo!!!!
??????

FelipeSchiffer 12/02/2021

Breve comentário sobre este belo livro
Monte verità nos traz uma leitura bastante inédita ao qual faz o leitor pensar e refletir a respeito de tantas questões éticas, estas ao qual são ditas como sendo as maiores vergonhas dos seres humanos, etnocentrismo, racismo, especismo, violência, depredação ambiental, etc. Recheada de questões filosóficas e fazendo também uma intertextualidade de uma outra obra literária bastante reconhecida mundo a fora, Revolução dos Bichos, escrito por George Orwell, ao qual criticou os soviéticos.
Uma leitura inesquecível, demasiadamente contemplativa.
Por fim, fazendo uma breve menção do pensar filosófico de um dos mais destacáveis filósofos defensores do iluminismo e da liberdade, Immanuel Kant ao qual formulou os Imperativos (Kantiano) como sendo obrigações incondicionais da espécie humana.
1-Ação pensada, age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais
2- Cada ação envolvendo o outro tome sempre como fim em si e não como meio para outra coisa
Renuncia-te de vossa felicidade e torna-a digno da felicidade.
* Renuncia-te de vossa busca pela felicidade e torna-o digno da felicidade

Brenno 06/02/2014

Grande!
Uma divagação que traz de uma maneira contundente o pensar sobre a nossa vida enquanto espécie. Gostei bastante!

Aninha 07/11/2013

Refletir
Monte Veritá é um livro que quebrou totalmente minhas expectativas. Um livro que eu posso dizer que construiu pensamentos sobre a vida, mas não sobre mim e sim sobre a sociedade, parar para pensar sobre o mundo, sobre a situação que vivemos. É como se quando eu acabava cada capítulo, refletia, sobre como nós, humanos racionais que vivemos em sociedade podemos pensar em várias escapatórias para um mundo “bom”, enquanto a cada momento o destruímos. O livro faz refletir sobre cada decisão que deveria ser tomada para mudar os aspectos tão ruins do mundo.
A cada página do livro percebia críticas sociais, relacionadas a assuntos que todos falam revindicam, falam que são contra, enquanto na verdade nem agem pela causa. Como por exemplo, o racismo, todos nós quando alguém pergunta somos todos contra a prática do mesmo. No momento da ação, de se manifestar para ajudar alguém que sofre com isso, ninguém se mobiliza. Esse livro nos faz enxergar que mundo podre que vivemos, cheio de vergonhas éticas, como o autor diz na sinopse.
Se pararmos para comparar com qualquer leitura infanto-juvenil perceberemos uma diferença considerável. Atualmente os escritos de infanto-juvenil em geral tendem a fazer livros que vendam, sendo eles relacionados com tudo, menos com críticas e algo que vai fazer os leitores refletirem ou adquirirem qualquer aprendizado. Esse livro eu recomendaria para qualquer um. Na verdade, se pudesse distribuiria para todos. Para que tudo se tornasse diferente. Todos abrissem os olhos e aceitarem a realidade, que é dura.
Durante a viagem pelo paraíso filosófico de Monte Veritá, pude perceber a alta qualidade que o livro tem. Recheado de conteúdos, que causariam muitos debates. Enfim, para mim foi construtivo, posso agora ter uma visão mais ampla da realidade, que na verdade não é conhecida pela maioria, às vezes me dá vontade de gritar em um lugar cheio de pessoas, para elas acordarem e viverem no real globo terrestre cheio de problemas nomeado Terra.