O Último dia de um condenado

O Último dia de um condenado Victor Hugo

Resenhas - O Último Dia de um Condenado

Esle 18/06/2021

A "Pena Capital" é executada antes da Morte.
Victor Hugo demonstra, de forma clara que a pena de morte, dita como uma medida de punição indolor, é muito mais dolorosa do que tantas pessoas pensam, afinal, uma das coisas que poucas pessoas tem coragem de perguntar aos supostos videntes é o dia de sua morte, pois não seriam capazes de suportar o tormento no período que a antecede.

Esle 18/06/2021

A "Pena Capital" é executada antes da Morte.
Victor Hugo demonstra que a pena de morte, dita como uma medida de punição indolor, é muito mais dolorosa do que a maioria das pessoas pensam, não em seu ato final, mas no percurso de tempo que leva o condenado a esse momento, afinal, uma das coisas que poucas pessoas tem coragem de perguntar aos supostos videntes é o dia de sua morte, pois não seriam capazes de suportar o tormento do período que a antecede.

Iasmim.Almeida 10/06/2021

Resenha: O último dia de um Condenado.
Ao contrário do que o título sugere, o livro narra não somente o último dia de um condenado, mas seus dias após a sua sentença cruel e irrevogável: a pena de morte. O Condenado narra em forma de fluxo de pensamento todos os eventos que se seguem após o veredicto até o dia de sua execução, suas observações, seus medos, suas conclusões, suas esperanças e sua revolta com um sistema que instituiu a pena de morte como uma das formas de aplicar a justiça. O último dia de um Condenado é uma crítica fortíssima ao sistema penal da França. Uma vez que, como já foi comprovado com fatos históricos, muitos inocentes receberam a condenação irrevogável da pena de morte, e depois foi descoberto que os mesmo eram inocentes. Victor Hugo põe em cheque o seguinte questionamento: até que ponto podemos confiar plenamente da justiça? Julgar e sentenciar um indivíduo é algo seríssimo, principalmente, quando a pena o põe no corredor da morte. Algo que ao meu ver, é desumano e denota uma falha no sistema que ao invés de recuperar o indivíduo - ainda que seja culpado- prefere se eximir da sua responsabilidade enquanto ser humano.

Se

Flávia Souza 05/06/2021

A leitura é bem rápida, fácil e envolvente. Toda a história se passa através dos sentimentos e pensamentos do personagem. O autor realmente consegue fazer com que a gente sinta toda a angústia do personagem, realmente é como se alguém tivesse encontrado e publicado um manuscrito de um condenado à pena de morte.

Nath 04/06/2021

Me senti prestes a morrer. Que leitura mais fluida. Até o final achei genial. Sem palavras.

Mirella 28/05/2021

Muito bom e muito agoniante
Este livro trata do último dia de um condenado à morte, em paris na França.
A narrativa é feita toda pelo próprio condenado e é justamente esse o fato que torna a narrativa tão agoniante.
Os sentimentos descritos chegam a dar arrepios, porque é inevitável que o leitor não se coloque naquela posição- de saber dia e hora de sua morte.
Acredito que esta obra não agrade muito aos mais sensíveis.

Sayd 20/05/2021

Interessante
Leitura fácil, envolvente, ainda me acostumando a ler clássicos, esse não tive muita dificuldade, a tradução foi bem feita.

Patrícia 17/05/2021

Como o próprio nome já diz nessa história acompanhamos os últimos dias de um condenado a morte, o que mais me tocou nessa história foi como mesmo em um livro tão pequeno conseguimos acompanhar bem as mudanças que iam ocorrendo nos sentimentos do protagonista ao ir chegando o momento de sua morte.
E também foi um livro queme trouxe lembranças de outras obras do autor, quando ele citava os forçados eu já me lembrava de Os Miseráveis e quando ele falava sobre a Catedral de Notre Dame eu já fazia ligação com O Corcunda de Notre Dame, todas que eu já li e gosto muito.
Foi uma ótima experiência essa leitura ?

Talvanes.Faustino 16/05/2021

É sobre um condenado
Nossa um spoiler!!! Kkkk falando sério. Não sei porquê dizem que é um romance, diria mais uma novela. Tirando esse ponto conceitual, digo que o livro é ótimo. Pretendo ler novamente em outro momento.
Rony 16/05/2021minha estante
Vou te dizer que ainda não entendi a distinção entre romance e novela Kkkkkkkk.

Talvanes.Faustino 16/05/2021minha estante
Depois eu explico

joaosismo 15/05/2021

4 horas
Pra quem leu os miseráveis e tem como predileto do Victor Hugo "os trabalhadores do mar" o livro deixou a desejar.
Esperava me envolver mais com o livro durante o isolamento social.
Mas a narrativa consegue nos deixar ansioso/curioso.
O final todo mundo já sabe, mas o que a personagem cometeu pra tanto é um mistério.

Raphael 11/05/2021

Narrativa extremamente realista, realmente acreditamos que se trata de um relato encontrado de um condenado à morte. A cada página a agonia e o temor vai crescendo em conjunto com o condenado, e nos colocamos em seu lugar. Deixa a reflexão cirúrgica das consequências de tal condenação.

elainegomes 09/05/2021

Condenado a morte!

O Estado detém o poder de escolher o dia e hora para ceifar o indivíduo.

E o faz com grande organização festiva, afinal essas execuções em praça pública, se tornaram um grande evento social, em que muitos se reuniam para acompanhar o derramamento de sangue.

Mas Victor Hugo, através de seu texto em formato de diário, nos mostra que os efeitos da pena vão além do seu fim, pois o condenado, que sabe o dia programado para sua morte, sofre com a tortura da espera, a tortura das falsas esperanças, o desespero por saber que sua pena atingirá sua família, que seguirão marcadas e execradas da sociedade.

Neste livro, não se discute se o condenado é culpado ou não, não sabemos sequer seu nome, tão pouco o crime que cometeu, trata-se exclusivamente de um convite à reflexão sobre o tema PENA DE MORTE.

Embora o livro tenha sido escrito no século XIX, clássico é clássico, e permanece atual.

Afinal, quantas vezes, nos dias de hoje, nos deparamos com defensores de milicianos e justiceiros, verdadeiros matadores de aluguel, que ?eliminam? seres humanos após SUA avaliação e julgamento, fazendo ?justiça com as próprias mãos?, ou como nossa sociedade adora repetir ?limpando a área? afinal ?ladrão bom é ladrão morto?.

No século XIX a população em frenesi acompanhava as execuções em praça pública, hoje no século XXI, pouco mudou, os aplausos continuam acontecendo através de mídias sociais e seus infinitos compartilhamentos.

Super recomendo O último dia de um condenado de Victor Hugo.

Sara - @um_livro_por_ai 01/05/2021

O último dia de um condenado
Obra incrível e instigante. Te prende de tal forma que você não quer parar de ler.

Alan Santana 25/04/2021

Diferente dos outros livros do autor esse é extremamente gostoso de ler, embora seja um assunto um tanto quanto pesado. O livro é um manuscrito em primeira pessoa de um condenado à morte na França, onde ele expõe seus sentimentos com tamanha maestria que o leitor quase sente a angustia que o condenado sentiu ao esperar pela morte.
Vale muito a leitura!