Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

Karol 08/01/2014

Como eu era antes desse livro
Louisa Clark tem 26 anos e nenhuma ambição. Trabalha a 6 anos como atendente num café, e nem se imagina fazendo outra coisa. Ainda mora com os pais, com sua irmã que é mãe solteira, seu sobrinho e seu avô que precisa de cuidados. Namora Patrick, um atleta que não demonstra muito amor por ela. Não que ela se importe muito com isso. O que Lou não esperava era que o café onde trabalha fosse fechar as portas.
Sem qualificação nenhuma, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego, afinal as contas de casa não se pagam sozinhas e com a irmã indo para a faculdade, o dinheiro da família Clark está bem limitado. Após de várias tentativas frustradas, Lou consegue um emprego como cuidadora de um tetraplégico.
Will Traynor sofreu um acidente dois anos antes, e agora está preso em uma cadeira de rodas. Irônico, rico e mau humorado, Will desconta sua raiva do mundo em qualquer pessoa que apareça em sua frente. Mas ele sabe exatamente como acabar com seu sofrimento. O que Will não sabe, é que Lou vai trazer de volta a cor à sua vida.

Como eu era antes de você é um livro maravilhoso. O amor entre Lou e Will irá tocar até mesmo o coração do mais insensível.
Uma história romântica e completamente envolvente, que passa longe dos clichês que lemos por ai, onde os personagens se apaixonam a primeira vista e vivem felizes para sempre. O livro não nos traz um mundo cor-de-rosa, unicórnios e arco-íris. Pelo contrário, o livro nos traz um relato muito próximo a realidade, com todas as suas aflições e sofrimentos.
Esse é um livro para entrar para a lista de favoritos de qualquer pessoa, para fazer cada um parar e refletir sobre sua vida. É impossível não se emocionar com o carinho e determinação que Lou tem para com o Will, com todos seus esforços para que ele enxergue que ainda há motivos para viver.
É uma leitura gostosa, rápida e leve. Recomendo a todos, não só ler, mas aprender a encarar o mundo de uma nova forma, inspirados no amor e na vida de nossos personagens.

Caverna 09/01/2014

Louisa Clark é uma mulher de 26 anos que trabalha numa simples cafeteria, e se contenta com o básico que recebe, já que é suficiente para se sustentar e aos seus pais, que moram com ela, junto de seu avô, irmã e sobrinho. Mas essa vida de rotina acaba quando Frank, seu chefe, anuncia que terá de partir da cidade e fechará a cafeteria. Ou seja, ela está desempregada, e sem nenhuma faculdade ou outras experiências para conseguir outro trabalho. O único emprego que encontra e que não exige um currículo muito extenso é de cuidadora, algo que até Patrick, seu namorado, acha que vale a pena arriscar, já que ela aparentemente não parece ter outras oportunidades de imediato. Além do mais, o contrato diz claramente: Duração de apenas 6 meses. E paga muito bem.
Lou acreditava que encontraria um velho e que suas tarefas seriam algo como limpar o traseiro dele, mas o que encontrou foi de grande surpresa. A partir de então, a obrigação de Louisa era cuidar de Will Traynor, um homem tetraplégico de 35 anos. Como se já não fosse difícil o suficiente, devido às suas condições, Will ainda era um homem difícil de se lidar: mal-humorado, irônico, e claramente sem vontade alguma de ter a companhia dela. A principio, Lou cogita até desistir do emprego, pois não acha que aturaria ter de aguentar sua rispidez enquanto tudo o que ela estava fazendo era tentar ajudá-lo, mas com o passar do tempo, Will vai baixando a guarda, e Lou também aprende a lidar com ele e seu mau-humor, retrucando sempre que ele fazia alguma brincadeira ou reclamava. E, mesmo sem querer, Lou passa a criar tanto afeto e carinho por Will, que é um baque enorme quando descobre que ele está planejando se matar. Ele deu exatamente 6 meses para que a família se conformasse e aceitasse a ideia, e Louisa, mesmo nervosa por ninguém ter lhe contado isso, e ter acabado se aproximando tanto dele, se dispõe a fazer tudo o que for preciso para que Will mude de idéia. Isso conta com diversas aventuras com Will e Nathan, o enfermeiro dele, e principalmente, muito choro e esperança para nós leitores.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2014/01/como-eu-era-antes-de-voce.html

Manuella 11/01/2014

Emocionante
Mal terminei de ler o livro e precisei fazer essa resenha, precisava colocar um pouco da emoção pra fora escrevendo algo sobre ele.
A história é sobre um tetraplégico e sua cuidadora que acaba virando uma grande amiga, acima de tudo,e como ambos aprendem muito um com o outro.
O livro é lindo e muito emocionante, ele nos mostra como é difícil a vida de um cadeirante, não só com a rotina do dia-a-dia como também com o preconceito das pessoas mas também nos mostra que devemos aproveitar cada chance que a vida dá e correr atrás daquilo que nos faz feliz, que nos faz sentir vivos.
Enfim termino essa pequena resenha recomendando um livro cativante que é super difícil de largar, você só pensa em terminar logo pra saber como será o final e se prepare que com certeza você vai se emocionar muito.

Juliana 11/01/2014

Obrigado Will Traynor.
Mal posso dizer o quanto estou emocionada após ler este livro, mal posso dizer o amor que sinto por Will Traynor. Esse livro veio no momento exato da minha vida, quando eu mais precisava dos belos e inteligentes conselhos de Will e por isso, minha resenha na verdade será mais uma carta destinada a Will Traynor... (Que talvez a carta só possa ser sentida por quem já terminou de ler o livro)

''Will,
Obrigado; obrigado por eu te conhecer; obrigado por te amar; obrigado por ter me mostrado que nossas vidas podem ser muito maiores do que nossas cidadezinhas.
Mas acima de tudo Will, obrigado só por você ter existido, sem a sua existência, nada disso seria possível. O que eu quero realmente é ''Apenas viver'' como você mencionou, dando sempre o melhor de mim e sem nunca limitar eu, as coisas ou lugares. Sempre farei novas possibilidades...
Você está marcado em meu coração Will;
Aonde quer que esteja,
com amor, Juliana.''

Fer Kaczynski 12/01/2014

Um dos livros mais lindos!
Eu já havia lido resenhas elogiando este livro, mas não me interessava pela sinopse, resolvi ler no Kindle e confesso que foi uma boa surpresa, é meu segundo livro lido neste ano e fico feliz por ter começado tão bem 2014!

Uma história de amor emocionante, que narra à vida de Will, um rapaz com uma vida ativa e com uma carreira bem sucedida que um dia sofre um acidente que o torna tetraplégico, necessitando de cuidados 24 horas, e devido a isso, acaba conhecendo Lou, sua nova cuidadora.

Leia o restante da resenha em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/01/como-eu-era-antes-de-voce-jojo-moyes.html

Vic 13/01/2014

Como eu era antes de tamanha perfeição
Como eu era antes de você é uma história encantadora de amor entre Will Traynor e Louisa Clark. Lou era uma mulher de 26 anos, conformada com a vida pacata que tinha, até o café onde trabalhava ser fechado e ela ser obrigada a ir em busca de trabalho. E ela consegue, mas como cuidadora de um tetra de 35 anos, Will Traynor. Will era um cara cheio de vida, que amava aventuras, transar, viver intensamente, até que sofre um acidente e se torna tetra. Tem lesão C5 e C6 e é uma pessoa bastante ríspida. Lou, com seu jeito desengonçado, suas roupas bregas e suas piadas ruins, é quase que a salvação para Will. Ela descobre, depois de um tempo já com ele, que seu contrato era de 6 meses porque ele havia feito um 'acordo' com a mãe que depois desse prazo ele iria ao Dignitas na Suiça. Lou a principio se afasta, não quer conviver com tal realidade, mas acaba voltando a trabalhar para ele e, com apoio de Treena (sua irmã), elabora uma forma de fazê-lo ver a vida com outros olhos. A história também foca um pouco na família de Lou (Treena, Thomas, Josie, seu avô e Bernard) e na família de Will. Porém o tema principal é o prazo de 6 meses. Há também Nathan, enfermeiro de Will, que é importante na história e Patrick, namorado de Lou, um corredor patético que perdeu a verdadeira essência de si. Além deles, Alicia e Rupert participam da história. Alicia é a ex de Will e Rupert é seu noivo.
--//--
Meus comentários a respeito do livro:
Favorito? Vai além disso. Me fez abrir os olhos e tentar enxergar a vida com outros olhos.
Conheci a história quando minha amiga virtual, Lee, adaptou o livro para a versão fanfic Laliter (casal que sou shipper) e me encantei, já dizendo que foi a melhor história que tinha lido e decidi ler o livro livro no começo desse ano de 2014. Esse foi o único livro que teve o poder de me fazer chorar, porque confesso que não sou muito de chorar, nem mesmo A culpa é das estrelas fez esse efeito em mim. Sinto um aperto no peito quando lembro da história, mas ao mesmo tempo não me arrependo de ter lido. É o tipo de livro que você quer que a humanidade toda leia. E estou a espera do filme que sai esse ano. Como eu era antes de você é a história mais encantadora quando o assunto é romance. Nada de água com açúcar, de final feliz que nem conto de fadas, ou então milagres impossiveis no final. Uma história surpreendente, tocante, apaixonante e digna de mais de 5 estrelas.

Nayara 15/01/2014

Este livro simplesmente é maravilhoso e cativante pra ser perfeito só o final que deveria ter sido diferente, más pensando bem é isso que faz ele ser tão comovente pois como na vida nem tudo tem um final feliz e o que vale realmente é o presente e a maneira de como resolvemos viver cada momento procurando nas formas mais simples o amor e a felicidade.

Livretando 16/01/2014

Resenha: Como eu era antes de você
Durante todo o tempo que estive no Livretando li vários livros excelentes, escrevi resenhas de muitos deles, mas acho que nenhuma resenha foi tão difícil de escrever como esta de hoje. Em primeiro lugar porque ainda me sinto envolvida na delicadeza da atmosfera criada pela a autora. Outro bom motivo é que gostei tanto deste livro que fico com medo de reduzi-lo a simplicidade das palavras que vou utilizar e não conseguir transmitir todos os meus sentimentos com relação a ele.

Louisa Clark tem vinte e seis anos e acabou de perder o emprego. Ela mora com os pais, a irmã, o sobrinho e um avô que precisa de cuidados. Ela namora Patrick há algum bom tempo, um triatleta que só se importa com competições, mas ela não se importa com isso. Lou não tem ambição nenhuma e não se envergonha em dizer isso.

Louisa trabalhava como garçonete em um café e adorava o emprego, pois além de poder conversar com várias pessoas, ela ajudava nas despesas da casa. Após a perda do emprego ela recorre a uma agência de emprego da sua cidade, mas ela tem pouquíssimas qualificações o que torna essa busca quase impossível. Então surge a oportunidade dela trabalhar como cuidadora de um tetraplético, Will Traynor, um jovem de 35 anos, rico, inteligente, mal humorado e muito sarcástico.

Will antes de ser atropelado por uma moto tinha uma vida muito ativa, gostava de viajar, praticava esportes e após o acidente passa a descontar seu ódio em todos que o cercam. Logo no primeiro dia Lou toma raiva dele e já pensa em se demitir, mas a irmã a convence a continuar, pois o salário era muito além daquilo que as qualificações de Lou realmente exigiam. Ela então opta por tratar Will da mesma forma que ele a trata e assim um conquista a simpatia e a amizade do outro.

Ao decorrer de todo o livro Will vai mostrando a Lou que é necessário que ela saia da zona de conforto em que se encontra, ele mostra que ela tem um potencial enorme e que não deve se contentar com o pouco que tem. Ele dá a ela acesso a livros que ela nunca imaginou que leria, mostra filmes que ela simplesmente torcia o nariz em dar a chance de conhecer, faz com que ela conheça boas musicas e assim ele vai ampliando os horizontes da personagem.

O livro é todo narrado em primeira pessoa, a maior parte por Lou, mas existem capítulos em que alguns outros personagens ganham voz e o que mais me comoveu foi o de Camila, mãe de Will. Ela narra todo o sofrimento que seu casamento lhe proporcionou, a vida que levava antes do acidente de Will e depois dele. Não tem como não se emocionar com a história da mãe e não compreender a atitude que ela irá tomar em um certo momento do livro.

Jojo Moyes consegue aliviar toda a tensão do livro através do sarcasmo de Will e Lou, pois pelo o assunto que o livro trata o mínimo que poderíamos esperar era um livro triste, e ao contrário, não é isso que encontramos, pois os momentos que sorri foram mais constantes que os momentos que chorei.

O livro é repleto de reflexões, a principal delas é claro, é quando paramos para pensar no rumo que estamos dando as nossas vidas, realmente temos enxergado o nosso potencial? Temos ampliado os nossos horizontes ou estamos nos limitando como Lou? E uma outra grande reflexão é o quanto somos egoístas em relação ao sofrimento do outro.

Fiquei admirada com a coragem e a mestria da autora em tratar de um assunto tão complicado e polêmico neste livro e ainda fiquei surpresa com a riqueza do material que compõe o livro.

Como eu era antes de você, vai falar principalmente de como Lou era antes de conhecer Will – sua falta de perspectiva com a vida, seus medos e relacionamentos – mas também nos mostra as mudanças que ela foi capaz de produzir em Will. Ela conseguiu recuperar o sorriso dele e dar a ele um tempo mais calmo e doce.

Prepare-se para rir muito, mas também prepare uma caixinha de lenços.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/11/como-eu-era-antes-de-voce-jojo-moyes.html

Thamyres Ruiz 16/01/2014

AMAR OU ODIAR? TALVEZ EU DECIDA DEPOIS QUE A MELANCOLIA PASSAR...
Eu realmente não sei o que pensar desse livro. Ele me propôs sentir coisas que eu jamais desejaria sentir.

Confesso que é uma história linda, de superação, de força para seguir em frente, de amores improváveis, etc, mas as dificuldades de Will Traynor me proporcionaram medo!

Não é o livro mais agradável de se ler, aliás, conta a historia de um jovem que tinha tudo e perdeu a coisa mais importante da vida: a esperança.

O acidente de Will não só tirou sua mobilidade total, mas também apagou tudo o que ele foi um dia, incluindo seus sonhos e toda a sua perspectiva de vida.

Ao ler o livro eu me senti vulnerável de pensar que tudo aquilo poderia estar acontecendo comigo. Eu poderia muito bem estar na pele do Will ou até mesmo da Louise. E garanto que não gostaria de estar na pele de nenhum deles.

Enrolei o máximo que pude para terminar o livro, pois a cada pagina me sentia mais angustiada e depressiva. Por fim, quando não tinha mais para onde fugir, decidi termina-lo. Demorou muito, talvez pelas decepções ou por estar perplexa de como a vida pode ser tão injusta (aliás, de como Jojo Moyes pode ser tão cruel!?), mas sim, eu chorei. Chorei muito! Após termina-lo eu ansiava por algo que me distraísse, por algo que me fizesse sorrir...

Não recomendo esse livro!

Não o recomendo pois não desejaria tirar a felicidade de alguém, assim como a minha foi tirada ao virar de cada página.

Pode parecer piegas, mas eu pensei mil vezes antes de escrever toda essa 'resenha'. E só agora me senti confortável para escreve-la. Não sei se consegui me distrair o suficiente para tirar essa história da minha cabeça, só sei que estou me sentindo um pouco livre e aliviada de não ter mais que lê-lo novamente.

Só leia "Como eu era antes de você" se você realmente está a fim de desacreditar na vida e em tudo o que ela tem a lhe oferecer.

Bruna 18/01/2014

Como eu era antes desse livro ...
O livro aborda um assunto complexo e polêmico que te faz refletir por horas e horas (e acredito que vou me pegar pensando muito sobre ele ainda). Gostei da forma em que a autora abordou esse assunto porque convenhamos que não é fácil levantar um tema como este e o jeito que ela descreveu o dia a dia do Will foi muito importante para mostrar que a vida de um tetraplégico, não só um tetraplégico mas como todos os deficientes, é muito mais difícil do que a gente imagina. Ele também mostra a força do amor, a amizade e a família na vida de alguém.
Antes de ler esse livro eu era só mais alguém no mundo que achava que a minha vida não era boa o suficiente e esse livro me fez perceber o quão egoísta eu era por ter a vida que tenho e mesmo assim ficar reclamando. Não posso dizer que é uma lição de vida porque acho que cada um deve tirar suas próprias conclusões mas dá para tirar várias mensagens bonitas ao longo do livro.
Uma curiosidade: A clínica que eles citam no livro (Dignitas) existe de verdade e inclusive a revista Época fez uma reportagem sobre alguns brasileiros que decidiram ir para Suíça com o mesmo propósito que o Will.

site: http://revistaepoca.globo.com/vida/noticia/2012/06/depoimentos-de-brasileiros-que-se-inscreveram-na-clinica-especializada-em-morte.html

Le 19/01/2014

Merece a coroa de A Culpa É Das Estrelas
William (Will) e Louisa (Lou) viviam vidas completamente diferentes, praticamente em mundos paralelos: ele era um CEO rico, que anda sempre bem vestido, com uma namorada perfeita e tinha todo o dinheiro possível disponível para que ele realizasse suas aventuras radicais. Ela era uma menina pobre, de uma cidade turística, que representava a principal fonte de sustento da família, trabalhando em um café ao lado do castelo da cidade.
Até que, um dia, os dois perdem o fio de suas vidas. Will sofre um acidente de moto e fica tetraplégico, sem poder fazer seus esportes, trabalhar, transar e praticamente não consegue mexer seus dedos ou falar. Já Lou é demitida do café, e se vê sem emprego ou qualificações, e suas opções de emprego são poucas: trabalhar em uma fábrica de frango, ser dançarina de pole-dance ou ser assistente de um deficiente (ou, em suas palavras, limpar o traseiro de alguém para sobreviver).
E é assim que Lou Clark vira a cuidadora de Will Traynor. Ele -que só a chama de Clark- se mostra sempre mal-humorado, amargo e sarcástico; fazendo o trabalho de Lou virar um inferno. Mas, aos poucos, eles vão construindo uma relação amigável, e íntima, que acaba por se transformar em amor...
Mas, quando tudo parece estar correndo bem, ela descobre que Will é um suicida em potencial e pior: ele já decidiu se matar dali a seis meses, em agosto, indo para a clínica em Dignitas, na Suíça.
Depois dessa descoberta, Louisa está determinada a mostrar a Will o valor da vida. Mas será que ela vai conseguir mudar a cabeça desse homem tão determinado?

A coisa que me chamou mais atenção no livro quando eu o vi na livraria foi a capa - vamos combinar, essa capa é linda-, e em seguida me apaixonei pela sinopse. Como Eu Era Antes De Você se provou uma história com um enredo fantástico, personagens muito bem construídos (incluindo nessa conta os secundários), que fala sobre amor, coragem e o valor da vida.
A trilha sonora perfeita para esse livro (na minha opinião) é a música Fix You, da banda Coldplay. Depois da descoberta da Lou sobre o plano de suicídio do Will, os pensamentos dela são todos sobre como salvar ele, o que ele gostaria, o que ia fazer ele feliz, quais os cuidados que ela precisaria tomar... A vida dela praticamente gira em torno de ajudar (ou, como eu acho que ela vê isso, curar) Will.
"And I will try
To fix you"
Vou ser sincera: não chorei em nenhuma parte do livro, a não ser no final, quando tem a frase (dita pelo Will) "Apenas viva". E eu acho que é isso que todo mundo tem que fazer, mas ninguém faz: apenas viver. Eu não lembro onde eu li isso, mas essa frase ficou marcada para mim "Vivemos pensando no futuro. Estudamos para nos preparar para a faculdade, temos planos de saúde para o que um dia pode acontecer, vivemos nossa vida no futuro.", e eu associei muito isso com essa frase (apesar de esse não ser o foco do livro). Acho que o final tem significados diferentes para cada um que leu Como Eu Era Antes De Você.
Eu gostaria de compartilhar com vocês, é uma esperiência própria. Não é nem de longe (nem de longe mesmo!) tão dramático quanto Como Eu Era Antes de Você, mas aconteceu (e está acontecendo) de verdade; eu tenho uma lesão (bem pequena, uma ruptura de ligamento) no joelho direito. Enquanto eu dançava jazz (uma das minhas maiores paixões, que eu acho que só perde para ler, é dançar), caí e rompi o ligamento. Mas, enfim, eu entendi o Will na parte das pessoas te olharem estranho. Quando eu usava muleta era complicado sair, porque os outros ficavam me olhando, alguns desconhecidos vinham me perguntar o que tinha acontecido, e depois que eu falava me olhavam com um pouco de pena, eu precisava de um pouco de ajuda para andar, tive que fazer fisioterapia, parei de dançar (justo em época de concurso!); e o que eu tenho a dizer é que para mim, que tinha uma lesão minúscula, já foi ruim, desconfortável e complicado. Então, para aqueles que acham que o livro da Jojo é puro drama, eu tenho que dizer: não é. Se eu já sofri com um mês de muleta, imagina o Will, que ia ficar naquela situação para o resto da vida!
Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a pesquisa que a Jojo deve ter feito para escrever esse livro. A rotina de um tetraplégico é descrita com tantos detalhes, os remédios, as doenças, os aparelhos... Acho que essa "realidade" me impressionou bastante, até não só do cotidiano de um deficiente, mas também da vida de Louisa, do fim do livro, das atitudes dos personagens secundários, que tiveram impacto no livro (dois que me chamaram muito a atenção foram Nathan, o enfermeiro do Will, e Katrina, a irmã da Lou), das salas de bate-papo com os outros tetras...
Sensível, único e surpreendente, Como Eu Era Antes De Você me marcou muito mais do que A Culpa É Das Estrelas. Se você quer um livro para se emocionar, esse é a escolha certa!

site: http://not-anerd.blogspot.com.br/
Izamira 24/03/2014minha estante
Adorei sua resenha, de fato foi um livro inesquecível, a respeito do trecho que você citou de outro livro, parece muito com o que Margo fala em Cidades de papel, e a música fix you é maravilhosa ")

Auriane Brito 20/01/2014

Eu poderia escrever mil coisas, mas só consigo definir essa leitura assim:
:'(

Tami 21/01/2014

O nível da minha DPL (depressão pós livro) está tão alto que nem a Canção Molahonkey me anima! =/
Eu pensei seriamente em não resenhar esse livro pois eu não tinha a menor ideia do que dizer sobre ele tamanha é a minha DPL. Sério mesmo! Acho que é a pior que tive até hoje! Comecei a ler o livro na madrugada de domingo para segunda e como ontem (20/01) foi feriado aqui no Rio passei o dia lendo. Não acreditei quando o livro terminou! Jojo tem uma escrita maravilhosa, não se torna maçante em nenhum momento, eu li o livro sem sentir nenhuma das mais de 300 páginas!! Bom, vamos lá...

Louisa era uma jovem sem ambições, conformada com sua vidinha mais ou menos. Morava em uma casa superlotada, namorava um cara chato que só tinha um assunto, trabalhava em um café e não pensava em mudar de emprego até que foi forçada a isso. Com 26 anos ela era praticamente o arrimo da família, que dependia do dinheiro dela para se sustentar. Mas o que Lou não sabia ainda é que perder o emprego era o melhor que lhe podia ter acontecido.

Aos 26 anos a maioria dos jovens estão, no máximo, se sustentando, aos trancos e barrancos. A prioridade de Lou não era e nunca foi ela, era a família dela. Confesso que senti um pouco de raiva da família dela no início! Senti que eles eram meio que o urubu sobrevoando a carniça, sabe? Lou não teve nem tempo de se lamentar pela perda do emprego que eles já estavam querendo saber quando ela iria arrumar um emprego novo...entendo que havia dificuldades, que o dinheiro era contado, mas me coloquei às vezes no lugar de Lou. Ela era tratada como a menos esperta, a sem ambição, quando, na verdade, ela deixou de lado suas ambições para ajudar a família, e parece que eles não entendiam isso!

Achei interessante da parte de Jojo de introduzir a história de Will no prólogo. Isso nos fez ter uma ideia de como era Will Traynor antes de seu acidente. Creio que se nós tivéssemos conhecido apenas o Will tetraplégico nós não iríamos, mesmo que com certa dificuldade, entender sua ânsia pelo fim.

Confesso que senti muita pena de Will...Jojo mostrou todas as nuances da deficiência, ela não tentou mascarar a condição de Will com uma história de amor...ela mostrou que mesmo com todas as dificuldades, com toda a luta, toda a dor, o amor ainda sobrevive, ainda respira, mas será que só o amor basta? Vocês que leram chegaram a se perguntar, como eu me perguntei, até que ponto a vida vale a pena?

Will estava acostumado a afastar todas as pessoas que tentavam se aproximar, Will construiu um muro ao seu redor...acho que depois de ter perdido os movimentos, os amigos, a namorada, ele fez isso porque, no fundo, não tinha força para perder mais ninguém...se ninguém entra, ninguém sai. Ninguém entra...até Louisa aparecer!

Gostei do começo da história dos dois. Às vezes eu ficava meio impaciente querendo que a amizade começasse logo, mas entendi o que Jojo quis fazer...ela quis mostrar que Will precisava de alguém que olhasse para ele como uma pessoa, não como uma pessoa tetraplégica, como uma pessoa, apenas. Não que Lou esquecesse das condições dele...ela sabia todas as limitações de Will, só queria que ele entendesse que, apesar dos pesares, podia ser amado, desejado, poderia querer viver!

Já faz quase 24 horas que terminei o livro, ainda estou deprimida, de verdade. Assim que acabei de ler o livro eu não quis acreditar! Confesso que voltei as páginas e li de novo, acho que fiz isso duas vezes. Eu não me conformava, não! Não podia ser! E o amor? O amor não basta? Não pode ser!!

Mas agora, infelizmente, eu entendi que não! Nesse caso, não importa quão grande o amor de Louisa fosse, não seria suficiente! Pensei na parte em que ele disse à Lou que ela não sabia o quanto ele a desejava, que ela não sabia das coisas que ele pensava em fazer com ela e me coloquei no lugar dele...como deve ser horrível você querer tanto fazer uma coisa e simplesmente não poder? Ele só podia pensar, ele estava limitado a isso por toda a vida. Jojo não quis descrever uma possível cena de sexo, ou tentativa de sexo, e entendi seu motivo...o problema de Will não era apenas de cunho sexual, até Lou pensou que pudesse ser quando disse "que eles poderiam tentar", o problema de Will era muito mais do que isso! Ainda acho que Will poderia ter mudado de ideia, mas ele estaria mentindo para ele mesmo...Will sabia que poderia viver uma vida razoavelmente boa, mas aquela não era a vida que ele queria. Para Will ele não vivia, ele apenas existia!

Faço aqui a ressalva que não sou a favor do que Will fez, eu apenas entendo. Colocando-me no lugar dele, tentando ter a perspectiva dele.
Até porque eu acho que essa história é, acima de tudo, uma história de autoconhecimento. Will sabia quem ele era e sabia que aquele "ele" tetraplégico não era ELE e isso ele não suportava. Lou, pelo contrário, não sabia quem era e precisou passar por tudo isso para realmente se descobrir, descobrir quem era a Lou de verdade!

Os personagens secundários são ótimos! Adoro livros em que sinto que aqueles personagens podem ser reais! Adorei o fato de Jojo ter feito com que alguns capítulos fossem narrados por outros personagens...e foi impressionante o quanto aquilo encaixava, o timing era perfeito, genial! Eu queria ter lido um capítulo narrado pelo Will...talvez sua visão sobre Lou, mas compreendo Jojo, para quê, afinal?

Bom, estou muito feliz em ter conhecido esse livro. Ele te faz refletir, ponderar, entrar em conflito consigo mesma, ter raiva, chorar...

Pretendo lê-lo novamente, não tão cedo, não sei se conseguiria, nesse momento meu coração ainda está apertado, sinto-o como o banjo da canção Molahonkey:

Eu fui à loja de consertos
Ver o que eles poderiam fazer
Eles disseram que as cordas estragaram
Não dava mais para consertar.
Dias 19/10/2015minha estante
Terminei de ler o livro agora. Gastei 3 dias para lê-lo. E ainda me sinto revoltada!
Revoltada porque torci tanto pra que desse certo para os dois no final.. =//
Amei o livro até alguns capítulos antes de terminar o livro rsrs
Também não sou a favor com o que Will fez. E ainda não entendo.. pode ser que passando os dias e a revolta venha a entender..
Mas sei lá.. tantas pessoas conseguem ter uma vida boa, porque ele não conseguiria com a ajuda dela? Tantos exemplos no livro. E ainda me lembrei de Stephen Hawking que mesmo com todas as limitações que a doença dele impuzeram, não deixou a vida de lado, não quis acabar com ela, e muito pelo contrário, ainda é um "gênio". Will podia pelo menos ter adiado a decisão e tentado viver mais, agora que tinha Lou do lado...
Mas como falei.. pode ser que ainda consiga entender com o tempo..
Enfim.. Ameii o livro! Apesar disso.. rs