A Síndrome E

Resenhas - A Síndrome E

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Literatura 07/05/2013

Nos recônditos da mente
Com tantos anos de leitura nas costas, estou vacinado quanto às críticas de alguns determinados veículos quanto a "livros de sucesso". Tento não me prender às opiniões alheias e criar o meu próprio padrão. Afinal, se fosse verdade que cada título classificado como "Surpreendente" e "Poderoso" o fosse realmente, a maior parte dos livros seriam best-sellers e Hollywood não ia perder tanto tempo com remakes, com tantas histórias originais por aí.

Mas e quando o livro supera, na minha humilde opinião, todas as críticas... Pois é, isso, além de deixar a resenha muito mais difícil de redigir (afinal, quem disse que conseguimos ser imparciais)... e deixar que um PQP!!! não seja mais o suficiente. Este é o caso de A Síndrome E, que já entrou na minha lista como um dos melhores policiais / suspense lidos nos últimos anos.

Este livro, criado pela fantástica mente de Franck Tilliez consegue criar uma obra instigante e assustadora, utilizando como base aquilo que pode ser mais apavorante - a mente humana e como ela pode ser controlada. O que um simples filme pode causar em seres humanos? O quanto pouco mais de 11 minutos podem mudar em nós?

Tudo começa com Ludóvic, que desenterra de um colecionador belga, recentemente falecido, um vídeo, um curta-metragem. Todo curioso, o moço vai assistir o filme e fica tão chocado diante das cenas bizarras que passam diante de si. Tanto que, ao terminar o vídeo, ele está cego. Diagnosticado como cegueira histérica, pede ajuda a Lucie, policial e ex-namorada, para descobrir o que aconteceu. A moça, que conheceu Ludovic pela internet, além dos seus casos costumeiros e a responsabilidade de ser mãe de gêmeas, aceita ajudá-lo. Sua investigação vai cruzar com a de Frank Sharko, que está no interior da França, investigando cadáveres que foram encontrados em covas rasas, com os olhos arrancados e crânios serrados. Esta viagem o leva também ao Egito, onde mais assassinatos ocorrem. E a lista de corpos só aumenta...

Veja resenha completa no site:

Ju Oliveira 29/04/2013

Eletrizante!
Vai ser difícil expressar em palavras o que senti lendo esse livro. Mas vou tentar… A Síndrome [E] é diferente de todos os thrillers que eu já li. Ele é muito mais denso, complexo e estarrecedor que qualquer outro que eu me lembre de ter lido.

Um filme, na verdade um curta, com pouco mais de 11 minutos de gravação, foi o bastante para deixar Ludovic Sénéchal completamente cego ao assistí-lo. Ele então entra em contato com sua ex namorada, a eficiente policial Lucie Hennebelle, para ela poder ajudá-lo a desvendar o que há por trás desse misterioso filme, sem título, completamente anônimo.

Lucie, muito intrigada com o fato, primeiramente decide assistir ao misterioso filme e descobrir o que, de tão apavorante há nessa película, que foi capaz de cegar Ludovic. Nem em seus piores pesadelos, ela foi capaz de imaginar cenas tão horríveis, macabras, torturantes. Cenas tão fortes que quase lhe fizeram perder os sentidos. Agora Lucie sabe que está diante de um grande mistério e promete ir até o fim para solucioná-lo.

Paralelo ao misterioso filme,no interior da França, cinco cadáveres são encontrados enterrados a 2 metros de profundidade. Com os olhos arrancados e os crânios serrados ao meio, em avançado grau de decomposição, tornando impossível qualquer identificação. Entra em cena então o esquizofrênico veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental Franck Sharko.

Franck é uma figura! Extremamente inteligente e perspicaz, com uma dose de arrogância e mal humor, ele vai estar a frente da investigação dos cinco cadáveres. Ele gosta de agir sozinho, mas um telefonema anônimo, do Canadá, vai unir os caminhos de Franck e Lucie. No telefonema, ela foi informada de que há uma ligação entre o misterioso filme e os cinco cadáveres não identificados.

Tem início então a uma corrida contra o tempo, para identificar o autor desse filme, saber por que ele mexe tanto com quem o assiste, por que estão matando para colocar as mãos nesse filme. E o principal… o que significa essa sequência de cenas macabras, hediondas e sinistras, envolvendo crianças e animais. A primeira grande descoberta, é existência de “um filme dentro do filme“. Este segundo, com imagens subliminares (também hediondas) que incitam a violência do telespectador.

Esse livro chegou pra mim de surpresa. Não havia solicitado e na verdade nem sabia da existência dele. Como o que chegou pra mim foi a prova do livro, sem contracapa e orelhas, não tinha a menor idéia do que se tratava. Corri pro Skoob e GoodReads. Ao descobrir que se tratava de Mensagens Subliminares, obviamente abandonei o que estava lendo e comecei a devorá-lo.

A cada página lida, eu me prendia ainda mais na leitura. Mensagem Subliminar, Teoria da Conspiração, Psiquiatria, CIA, Serviço Secreto, assuntos que me atraem muito numa boa história de suspense/policial e agora imagina tudo isso em um livro só… Perfeito!

França, Canadá e até Egito, a historia se desenrola em vários ambientes e em certos momentos cheguei a duvidar que toda a trama fosse mesmo somente ficção.

“Durante uma pesquisa sobre a história da psiquiatria, Thilliez se deparou com testes comportamentais realizados nos orfanatos do Canadá, nos anos 1950, em que crianças foram bombardeadas por imagens violentas. O caso verídico serviu de inspiração para o autor escrever A síndrome E, primeiro volume de uma trilogia, que aborda o funcionamento da mente humana e o que ela é capaz de fazer a partir de estímulos visuais.”

Um livro fantástico, denso, complexo e que te faz refletir sobre o funcionamento do cérebro e a influência daquilo que nossos olhos vêem. Quem se interessa pelo assunto Medicina e Cinema, não pode deixar de ler.Com um final de tirar o fôlego, literalmente… Mais um pra minha lista de Favoritos. Super recomendo!!!

Mais resenhas em: http://juoliveira.com/cantinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6