Casagrande e Seus Demônios

Casagrande e Seus Demônios Walter Casagrande...

Resenhas - Casagrande e Seus Demônios

1 | 2 | 3 | 4

Tatiana 06/04/2013

Juca kfouri diz: "É tocante"

Acabo de ler o livro de Casagrandre com o jornalista Gilvan Ribeiro, que será lançado na próxima terça-feira, às 18h30, na livraria Cultura, do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, pela Editora Globo, 245 páginas, R$ 35.

Gilvan tabelou com Casão como se fosse o Doutor Sócrates.

O livro não poderia ser mais Casagrande.

Corajoso, tocante, verdadeiro, revelador e delicado.

E bem escrito.

Corajoso porque não é comum que um ídolo se exponha como Casão está exposto, mas sem auto-comiseração ou sensacionalismo.

Tocante porque é impossível não se comover com ele.

Delicado porque com o perfume do afeto e da carência afetiva.

Revelador porque com histórias que até quem o conhece bem se surpreende.

Eu, pelo menos no episódio de sua detenção em plena Democracia Corinthiana, agora sei que fui compreensivelmente, diga-se, mas redondamente, registre-se, enganado.

O que perdoo dadas todas as circunstâncias.

Leia.

Será uma lição de vida como a vida é.

Sem disfarces.

Jefferson Reis 05/12/2020

Diabo pouco
Não vou mentir, cheguei a este livro pelo "atrativo do inferno", pois beiro o detestar futebol. O livro tem uma escrita bem bacana, limpa e com fluidez. Mas os tais demônios e todo o aspecto dark da vida não é o mote principal como prometido. Os "demônios" estão em cerca de 05 capítulos dos 20 contidos na obra. Os demais são referentes a uma biografia qualquer de um famoso. Mas o lado rock do Casão segurou as pontas para compensar meu desinteresse por futebol e, é claro, fica a validade da história e da eterna superação diária por que passa um viciado.

site: www.infeto.blogspot.com

MACARI0 15/11/2021

Casagrande e suas vidas
Walter Casagrande Júnior, é um comentarista de tv e ex jogador de futebol. E essa é sua biografia.

O livro trás narrativas dos acontecimentos mais importantes da vida de Casagrande. Mas não sem falar das polêmicas e de sua relação com as drogas. E também fala sobre a Democracia Corinthiana e sobre sua passagem pela seleção brasileira, onde chegou a disputarca copa do mundo do México em 1986.

O livro é dividido em 20 capítulos, cada um retratando um tema na vida dele. O interessante é que os temas se conectam por várias vezes um com os outros. E cada fim de capítulo trás uma prequel sobre o próximo.

Sobre a narrativa dos fatos, o autor Gilvan Ribeiro é bem competente em deixar claro os assuntos mais importantes sem passar pano nenhum. Ele afinal é jornalista e chegou a acompanhar a vida de Casagrande e de outros jogadores de perto. Os assuntos mais pessoais são colocados de forma muito sincera e sem embromação.

As passagens mais polêmicas, como assunto das drogas e da internação de Casagrande, sua rixa com Sócrates e também Telê Santana e o problema do doping na europa, foram bem transmitidas. Mas com ressalvas. O autor abordou os temas com parcimônia, sem se estender demais ou citar nomes a mais. Mas o suficiente para agente entender o ponto de vista do biógrafo e principalmente do biografado.

Os capítulos dedicados a famosos jogadores como Sócrates e Leão, são bem interessantes e emocionantes.

Os capítulos e as passagens que retratam os artistas e famosos, como Gonzaguinha, Raul Seixas e Titãs são bem legais e mostram a veia roqueira do ex jogador do Corinthians.

Mas os meus capítulos/momentos favoritos são os que relatam a rixas políticas dentro do Corinthians e no Brasil durante a Ditadura Militar. A rebeldia, as travessuras da juventude, as festas regadas a sexo e drogas , e especialmente, os confrontos com a polícia e as autoridades da época, são a verdadeira razão para se ler esse livro.

Resumindo, "Casagrande e seus Demônios" é um livro para quem gosta do Corinthians (já que existe infinitas citações ao time), para quem gosta de uma biografia sobre um famoso que lutou contra a dependência química e, principalmente, para quem gosta de saber que nem sempre a vida de jogador de futebol é fácil e que a vida é para ser vivida em sua totalidade e não pela metade.

Marcelo 04/02/2022

Outro Casagrande?
Um outro homem, um reflexivo, que abriu mão de qualquer ego e contou de maneira simples as suas lutas. Histórias e casos do Grande Casagrande, leitura muito boa.

Moya2 19/07/2021

Sem desculpas.
Autobiografia profunda e repleta de detalhes.
Mostra a vida, o cotidiano e as drogas na vida dele.
Desde sua adolescência, suas aventuras na Z/L, as molecagens e sua já conhecida vida de atleta profissional, com detalhes antes desconhecidos.

Aliás, esse livro mostra tudo sem censuras e ele mesmo não foge ou cria subterfúgios para encontrar culpados pela sua dependência.

Um desafiador da ordem com princípios morais e integridade.

Recomendo.

Wendell 01/05/2013

Um relato sincero de quem enfrentou seus piores demônios. Assim, Casagrande conta toda sua história, seu vício e seus medos. Uma biografia sincera, onde sem medo algum o atleta conta como enfrenta o vício e como viveu a vida intensamente. Uma história que merece ser lida por todos. Ótima biografia. Recomendo.

claudioschamis 08/05/2013

O livro "Casagrande e seus demônios" é corajoso, é triste e ao mesmo tempo é um exemplo de superação.

História como a de Casagrande que eu vi jogar no meu Flamengo, no Corinthians não é única, acontece em inúmeras outras famílias, de várias classes sociais, estados diferentes, em épocas diferentes, mas são anônimas de todos nós. Não viram livros, não chamam a atenção, não alertam. Passam como uma placa numa estrada.

Agora quando uma celebridade vive um grave problema e tem a coragem de expor seu drama e isso e vira um livro, não podemos simplesmente virar a página e seguir. Temos quase que uma obrigação de parar, repensar e de certa forma agradecer. Agradecer sim o exemplo de determinação que pode ajudar muito mais do que pensamos os anônimos que passam pelo mesmo drama e problema. Que não é fácil.

O drama relatado com o coração e coragem de Casagrande não deve misturar os canais. Antes de mais nada Casagrande é uma pessoa que por acaso ficou famosa. Ponto. Se você gosta ou não dele como jogador, como comentarista da Rede Globo não deveria ser fator de escolha para ler ou não o livro. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Eu acho que livros assim como os de Casagrande podem servir de alerta. Tipo isso pode acontecer com qualquer pessoa. Até com o Casagrande. E veja como ele está agora. O valor desse livro passa longe de ser apenas mais um livro sobre a história de vida de uma celebridade. Existem histórias e histórias. Celebridades e celebridades.

O livro choca, emociona e expõe um grave problema que muitos preferem fechar os olhos ou virar a cara e fingir que não é com ele. Ledo engano.

Casagrande abre seu coração, sua alma sua vida.

Parabéns Casagrande e Gilvan Ribeiro que juntos fizeram da história de Casagrande um grande ensinamento.

Rodrigo 21/04/2021

Transparência admirável
Casagrande não se esconde, mostra quem é, é admirável ver suas crenças, seus valores, seus acertos e seus erros. A leitura vale cada página

Daycir 09/10/2013

Devagar!
Apesar da lição de vida que o livro quer passar, achei Casão muito mimado.
Odeio gente mimada, que acha sempre que tem problemas maiores que os do planeta.
Simplesmente me parece que foi um garoto como a maioria, contraditório, divergente, brigão e cheio de marra, envolvendo-se politicamente (de maneira até interessante....)em tudo e querendo até mandar no timão.
Claro que a consequência seria essa: drogas, má companhia, mulherada e cachaça.
Eu esqueci que odeio futebol e de repente me ví envolvida com jogadores, técnicos e todas as chatices afins relacionadas ao timão (diga-se lá que sou bambi...heheh)....ms valeu a experiência.
Acima de tudo, respeito o jogador pela determinação de ter saído das drogas e começado uma nova vida.

bartoleti 10/01/2021

Uma grande historia de superação (e muitas outras historias)
Começando o ano tirando da lista de livros uma historia que eu queria ler faz um bom tempo já!

Thiago.Almeida 09/02/2020

Corajoso por abrir a jogo assim!
Primeira biografia que li, achei corajoso O modo como o Casagrande (um ídolo meu como jogador do Corinthians) abriu o jogo sobre seu vício. Assumir uma coisa dessa não é pra qualquer um e se redimir precisa de coragem. E mostra o quão importante são nossas amizades (as verdadeiras, que nos levam para o bem)

Gabi 10/06/2014

Sincero
Essa é a primeira palavra que chega a minha mente quando penso no livro: sincero, voraz, autêntico, comovente e engraçado. Ler sobre um cara autêntico, interessante, roqueiro, corintiano, sofrido, me identifiquei muito com ele. E gostei, não senti nada mascarado na leitura.

Escrito em terceira pessoa, com passagens de frases do próprio Casagrande e de outras pessoas, a leitura é rápida, ágil e fácil, muito gostosa, me senti tentada a ler a introdução e de lá me joguei no resto do livro até terminá-lo, no mesmo dia, em poucas horas. Interessante observar que um capítulo emenda no outro, o assunto de um entra no início do outro capítulo, achei que isso deixa que a leitura flua de modo inteligente, nos chamando a atenção. Nada é ocultado das páginas para os leitores; eu me emocionei com os relatos das drogas, com as homenagens que o Casa recebeu, com sua história nos gramados e com sua família, principalmente com seus filhos e os amigos, do futebol ou não.

Sem mais delongas, um livro sincero, de coração. :)

1 | 2 | 3 | 4