O Caderno Vermelho

O Caderno Vermelho Paul Auster

Resenhas - O Caderno Vermelho

Ana Cristina 17/11/2023

É a primeira experiência com algum livro do Paul Auster e me agradou bastante, pois é uma narrativa de escrita fluida.
O livro contém várias histórias independentes. Pude perceber que algumas histórias são influenciadas por vivências do próprio autor.
É sempre bom buscar entender o estilo do autor.

Lauren50 26/07/2023

Esse livro é uma união de várias histórias,muitas de mistérios,e algumas de vida dos personagens do livro,muito empolgante e fascinante,prende facilmente nossa atenção ...
Você também deveria ter a experiência de ler esse livro incrível ????

GiihZagatto 22/05/2023

Coincidência demais para ser apenas coincidência
Em uma conversa sobre as coincidências da vida que, de forma alguma poderiam ser somente coincidências, um amigo me indicou esse livro. Foi meu primeiro contato com o autor e admito que achei que as siglas deixaram a leitura um pouco complicada, mas deu para entender tudo.
Ler o que parecem relatos da vida do Paul e de amigos dele me fizeram lembrar de uma frase (e princípio alquímico, se não estou enganada): o que vai acontecer já está acontecendo. Estamos conectados e nenhum acaso é só acaso. Todo encontro é toda despedida traz em si algo maior que podemos não entender naquele momento, mas que depois acabamos nos surpreendendo com a verdade que não poderia ter sido revelada.
Após algum tempo sem ler, Paul me trouxe de volta aos livros e me lembrou que não existem escolhas erradas, apenas escolhas. A leitura é fácil e descontraída em alguns casos, talvez você goste.

Leila 26/02/2023

Um livro bem curtinho sobre pequenas e grandes coincidências da vida, isso se você acredita em coincidências né? rs. Todos os fatos são corriqueiros e vividos pelo autor ou contados à ele, Não é um livro memorável, é algo despretensioso e para se ler para ser feliz. É de leitura rápida, numa sentada você consegue matar as 98 páginas do livrinho ou então faça como eu fiz, vá degustando devagar,como pequenos sopros de leveza.

Pequod.3 19/09/2022

Para uma primeira experiência com o autor acho que foi uma leitura interessante, este livro chama atenção pela relação entre histórias cotidianas que de alguma forma são ou não relacionadas ao autor, nem todas são interessantes, mas, a grande maioria agrada por motivos diversos.

Penso que essa seja apenas a ponta do iceberg do trabalho de Paul Auster, quero ler outros livros dele, tomara que em breve.

fepopi 17/08/2022

Passou batido
Livro morno. Não traz nenhuma emoção, apenas tédio. Cansativo. Chato. É como um dia apático. Com certeza, nem me lembrarei desse livro.

Márcia Moura 15/07/2022

Um livro curtinho, com histórias diversas e quase inacreditáveis sobre o acaso, narrado com a perfeição de Paul Auster.

Naldo 31/01/2022

O Caderno Vermelho brinca com o leitor ao transitar muito bem entre os pequenos e grandes acontecimentos. Com a comédia e a tragédia lado a lado, Paul Auster traz diversas histórias rápidas e de leitura simples, repletas de banalidades que instigam por tamanha coincidência. Expõe como a vida é feita do acaso quando estamos à mercê conectados com outras pessoas.
Rafael Kerr 31/01/2022minha estante

Aline 09/12/2021

O livro das coincidências
O livro é bem fininho e é composto por várias histórias, super rápidas. O autor expõe como a coincidência rodeia a vida dele e de alguns conhecidos. Embora o livro seja rápido e de leitura simples, muitas vezes me peguei pensando ?como isso é possível??? assim começava a filosofar sobre coincidência e acaso.

Miguel 30/12/2020

As histórias deste "Caderno" tem um ar autobiográfico que dão uma certa curiosidade a respeito da vida do escritor. Paul Auster é - sem sombra de dúvidas - um dos escritores mais talentosos do século XXI. Não decepciona nunca ... ao menos nunca ME decepcionou haha

Ketlen4 02/11/2020

Então...sei lá.
Li o livro com certa rapidez, são várias histórias e não há ligação entre elas. Em várias terminei com uma interrogação na testa e sem entender seu objetivo.

Filino 12/01/2019

Maravilhoso conjunto de pequenas histórias (da vida real)
"O caderno vermelho" é uma reunião de várias histórias curtas sob a pena magistral de Paul Auster. Os relatos presentes no livro dizem respeito a acontecimentos pitorescos e coincidências que beiram o inacreditável, ocorridos com o próprio autor ou que lhe foram contados por terceiros. A última história, que menciona de um certo modo a presença Saint-Exupéry na vida do próprio Paul Auster, além de marcada pelas coincidências (como é típico de todo o livro), possui ainda um tom bastante terno.

É uma obra curta e deliciosa de se ler.

DaniM 08/01/2018

1/2018: O caderno vermelho – Paul Auster
Um livro delicioso e despretensioso sobre coincidências. Simples assim. Bons escritores não são apenas aqueles que escrevem histórias incríveis. São principalmente aqueles que escrevem textos absolutamente cativantes sobre o nada e sobre tudo.

Excelente maneira de começar as leituras de 2018.
“Talvez eu a conserve como um monumento à minha própria loucura. Talvez seja um modo de lembrar a mim mesmo que não sei nada, que o mundo onde vivo continuará me escapando eternamente.”

site: https://www.instagram.com/danimansur/

Afonso74 22/11/2017

Contos auto-bio-ficcionais ?
Alguns mafiosos tem na afirmação “não existem coincidências” um guia para tomar suas decisão de eliminar um provável traidor. Não defendo o processo de tomada de decisão de um mafioso mas é fato que a chance de coincidências fantásticas acontecerem são pequenas… mas não para o Sr. Auster. Os breves contos do livro parecem até uma auto promoção da vida do autor, na qual quase tudo está conectado, sincronizado e na qual certamente o padeiro da esquina tem algum grau de parantesco com sua bisavó polonesa.

Ironias à parte, esse enredo soou inverossímil para mim mas alguns já se adiantam em correlacionar que a inventividade do autor provém das situações pelas quais ele passou. Fãs em qualquer área tentam sempre criar narrativas que justifiquem a genialidade do ídolo mas ao meu ver esse bom romancista parece ter feito o caminho contrário e ter escrito supostamente autobiográfico com uma boa dose de ficção.

Leila de Carvalho e Gonçalves 09/11/2017

Jung E A Sincronicidade
O norte-americano Paul Auster é um dos escritores pós-modernos de maior relevância no panorama literário. Dentre seus romances, destacam-se "A Noite do Oráculo", "Timbuktu" e "Invisível", no entanto, "O Caderno Vermelho", uma coletânea de histórias curtas, é uma boa escolha para conhecê-lo. Trata-se de uma rápida e interessante leitura, aliás, difícil de ser interrompida após iniciada.

Apresentadas como reais, suas 24 narrativas são protagonizadas por Auster ou pessoas de alguma forma ligadas a ele. Também possuem um ponto em comum, o paradoxo da coincidência, que o autor afirma ser uma constante em sua vida. Essa sincronicidade é apresentada de diferentes formas e rendem casos ora surpreendentes ora banais, inclusive, talvez você tenha passado ou ouvido falar de alguma situação semelhante.

Por exemplo, as quatro vezes que furou o pneu do carro do escritor, ele estava dando carona para uma mesma pessoa ou a história de um amigo francês que procurou por um quadro de Matisse durante anos, sem saber que a obra estava num hotel onde frequentemente ele se hospedava, quando ia para Nova York.

O título "O Caderno Vermelho" foi inspirado no polêmico "O Livro Vermelho", de Carl Jung. Será que o psiquiatra suíço estava correto ao afirmar que existe uma coincidência significativa entre eventos físicos e psíquicos? Qual é sua opinião?