O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Fernanda 06/07/2020

Assim se fez uma obra-prima
Estou declaradamente órfã. Eu não fiquei com ressaca literária, pelo contrário, quis me envolver mais ainda nesse mundo maravilhoso que Tolkien criou. E esse foi meu erro. Parti direto pro Hobbit e minha decepção foi muito grande no começo. Não é, de forma alguma, o mesmo autor. Digo, a escrita do silmarillion não é pra crianças como esse outro definitivamente é. Alias, outra coisa q me encafifa é: pq é no masculino O Silmarillion, sendo q são AS SILMARILLS?
Chorei em muitas partes desse livro, o fim de vários personagens, mesmo sabendo desde o começo o triste fim que teriam os noldor depois do funesto juramento. o ápice com certeza foi Fingolfin Nolofinwë, pela deusa, como amei esse eldar. E obviamente no resumo de Beren e Lúthien, e eu nãos ei se tenho coração o suficiente pra ler o livro todo e sofrer tanto novamente.
já A queda de Gondolin e Os filhos de Húrin eu não faço questão de saber, principalmente desse último, ô ódio q tenho desses omis.
Acredito que pra aqueles que não conseguem se adaptar aos muitos nomes sinônimos, que fiquem se referenciando no glossário que tem no livro pra dar uma rememorada. A maioria q fui lá era mais por alguma curiosidade, mas é uma ferramente maravilhosa a qqr momento da leitura.
Apesar de não gostar do hobbit tanto quanto gosto desse livro, tenho q me permitir, até eu chegar no senhor dos anéis. Espero q seja uma jornada melhor e que me relembre mais essa maravilha aqui q vai ficar pra sempre no meu coração como um dos melhores livros de ALTA FANTASIA que já li na vida.

Wanessa_Gabriela 28/04/2022

Queria dar nota 1000!!
Não sei qual a razão de ter demorado tanto p ler esse livro. Que delícia saber tantos detalhes sobre esse universo! Senti como se o próprio Tolkien estivesse me contando com detalhes sobre cada era. Fantástico!!
Candido Neto 19/09/2023minha estante
Nota mil?

Krishna.Nunes 23/01/2024

Não é uma simples história de fantasia
O Silmarillion é a obra essencial para quem já leu O Senhor dos Anéis e pretende se aprofundar na literatura de Tolkien.

Com um início semelhante ao Gênesis, o livro conta a criação do mundo e de toda a vida daquela terra. A resposta a todas as perguntas não respondidas em O Senhor dos Anéis sobre o universo, a geografia, o sistema de magia, todo o contexto histórico (inclusive sobre Sauron e os anéis), as origens dos povos e dos personagens, está em O Silmarillion. O autor criou não apenas uma história de fantasia, mas toda uma mitologia completa, complexa e profunda.

O enredo principal se desenvolve em torno do roubo das Silmarils, as joias mais valiosas já criadas, pelo invejoso Melkor. Fëanor, que tinha tudo para ser o mais nobre de toda a raça dos Elfos, deixa-se corromper por mentiras e intrigas, e permite que a mágoa conduzam a si e seu povo a um destino de desgraças. De todas as disputas, batalhas, jornadas e reconciliações decorrentes das tentativas de recuperar as gemas, outras histórias se desenvolvem: o lindo caso de amor entre Beren e Lúthien; a saga de Húrin e Túrin, uma das mais trágicas histórias imaginadas por Tolkien; a triste queda de Gondolin; a ascensão e o declínio dos homens de Númenor; a beleza do destino de Eärendil.

Esta obra é simplesmente o que de melhor foi criado pela mente mais imaginativa que a literatura de fantasia já teve. Uma narrativa fascinante e grandiosa, em que é até surpreendente que tantos milhares de anos e tantas histórias incrivelmente detalhadas caibam em tão poucas páginas.
Miresenhs 23/01/2024minha estante
Nossa, eu estava querendo começar por ?Silmarillion? para depois ler o senhor dos anéis, o que vc acha ?

Krishna.Nunes 23/01/2024minha estante
Michelly: de jeito nenhum. Você precisa começar Tolkien por O Hobbit (que é infanto-juvenil) ou O Senhor dos Anéis (que é adulto). Acho que a ordem entre esses dois tanto faz, mas só depois de ler esses, se você virar fã, é que deve ler O Silmarillion. E depois dele, se quiser, pode continuar com Os Filhos de Húrin, Beren e Lúthien, A queda de Númenir, etc.

Danilo 24/01/2024

Fascinante!!
"O Silmarillion", ou como muitos chamam, "A Bíblia da Terra Média", é como um mergulho profundo nas entranhas do universo mitológico magnífico criado por Tolkien.
Dividido em várias histórias, desde a criação do mundo até eventos épicos envolvendo elfos, homens e anões, a obra oferece uma rica gama de personagens e acontecimentos de grande importância para seu contexto.

No entanto, essa densidade na narrativa, essa abundância de nomes e lugares, pode ser um tremendo desafio para alguns leitores. Eu particularmente tive que recorrer a alguns vídeos disponibilizados na internet no término de alguns capítulos, para melhor entendimento e reorganização das ideias (rsrsrs).

Contudo, você pode encarar como um desafio, imagine que a leitura é como escalar uma grande montanha cheia de obstáculos, mas se você chegar ao topo, vai sentir-se recompensado com uma visão deslumbrante do mundo que Tolkien criou.
A partir desse ponto compreendendo melhor a maestria linguística e criatividade do autor, com uma sensação gigantesca de compensação!

Para quem gosta do universo de "O Senhor dos Anéis", o livro oferece uma profundidade fascinante, que faz de "O Silmarillion" uma leitura enriquecedora e essencial.
Toshiko.Pri 25/01/2024minha estante
Gostei da resenha e fiquei curiosa em saber quais videos viu???

Danilo 27/01/2024minha estante
Que bom que você gostou, Pri !!
Em relação aos vídeos, estava recorrendo a um canal chamado 'Projeto Tolkien', me ajudou bastante no entendimento da genealogia e geografia da Terra Média por exemplo, super recomendo.

Toshiko.Pri 28/01/2024minha estante
Obrigada!! Vou pesquisar ?

Menozin 03/02/2024minha estante
Pretendo iniciar a leitura desde livro em breve, estou muito ansioso para começar ler

Virginia Barros 16/05/2020

Histórias da Terra-Média
Esse livro conta toda a mitologia do universo de "O Senhor dos Anéis" desde o início do mundo, criado por Ilúvatar.

O criador mandou os Valar e os Maiar para prepararem a Terra para receber oa elfos e os homens, porém um deles se revolta contra os outros.

É Melkor, que faz de tudo para atrapalhar e criar confusão. Quando ele rouba as três Silmarils, começa uma longa guerra que traz muita dor e sofrimento.

A história também menciona o servo de Melkor, Sauron, que forja os anéis de poder para controlar todas as criaturas.

Achei esse livro importante para esclarecer algumas partes de "O Senhor dos Anéis" e muito interessante.

Luisa 27/03/2021

É, já tenho o favorito do ano
QUE LIVRO AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Demorei um mês nele? Sim, mas não porque o livro é ruim mas porque ele é aquele ovo de pascoa recheado com nutella, leite ninho, morango, baba de moça..., tem um milhão de sabores e informações e simplesmente não da para comer tudo de uma vez.
Comparando com Senhor dos Anéis esse livro é muito mais “entretível”, acho que isso tem muito haver com a linguagem. A do LOTR é mais pesada enquanto no Silmarillion o que pega mesmo e a quantidade de coisas. Isso possibilitou, para mim, uma maior conexão com os personagens.
É tudo tão grandioso e épico, fiquei maravilhada, incrível finalmente entender direito o que aconteceu nas eras passadas.
Gostei muito dos vilões Morgoth e Sauron, eles são assim, a nata da vilania. Sauron é tão bom manipulador que eu poderia cair no golpe. Não te critico tanto Ar- Pharazôn.
Não estou conseguindo colocar em palavras o qual sensacional é esse livro. Tive cada surto com os acontecimentos, amei, odiei, quis matar todos os filhos do Feanor, quis abração o Túrin, ser amigo do Béren e da Lúthien, dar uns tapas na cara do Isuldur, destrói o anel seu burro kkk. Ai, a perfeição.

Fabiano 22/07/2021

Acho que minhas análises sobre livros do Tolkien já estão comprometidas pelo grau de admiração que adquiri por ele. A sua mitologia é tão incrível e me empolga tanto que tudo que consigo fazer é elogiar.

O Silmarillion é o início de todas as coisas da Terra Média, e aqui tudo é contado com muita beleza e poesia. A canção dos Ainur é uma das coisas mais lindas que já li em minha vida. É muito claro a cosmovisão cristã usada por Tolkien, mesmo sem usar nenhuma alegoria que remeta diretamente ao cristianismo. É simplesmente genial.

Mas não se engane, não é uma leitura fácil, e certos momentos podem dificultar o entendimento e comprometer os acontecimentos futuros em sua mente. Por isso, é uma leitura que deve ser feita sem pressa. É também extremamente importante utilizar as árvores genealógicas, mapas e o glossário de nomes que estão no final do livro para não se perder nos muitos nomes de personagens e lugares.

Enfim, pra mim é mais uma obra prima desse autor genial. E não posso também deixar de reconhecer o trabalho incrível de compilação e edição do Christopher Tolkien, sem o qual essa e outras obras jamais estariam em nossas mãos hoje.
Grazzi.Beletato 16/08/2021minha estante
Uauuuu ????

Leonardo.H.Lopes 10/01/2021

Considerações breves
Quando se tem tantas resenhas de um mesmo livro em um mesmo lugar, como é o caso desse, acaba que outras resenhas contando a história acabam não fazendo tanta diferença para aqueles que batem aqui procurando referências se o enredo do livro pode ou não ser de seu agrado. Acaba, portanto, que não vou fazer uma resenha se O Silmarillion, mas apenas tecer umas considerações breves e pessoais.

Bom, o que dizer desse livro? Uma mistura de gosto, mas nem tanto. Existem histórias boas como a Música dos Ainur e a criação e o início de tudo; a saga das Silmarils; o Juramento de Fëanor; o Fratricídio de Auqualondë; Beren e Lúthien; a última parte que casa com os acontecimentos que gostamos em O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mas no geral o livro me cansou, extremamente pedante em vários pontos que me fizeram pular linhas e parágrafos, e quando isso ocorre é porque está ocorrendo algo muito grave na experiência de leitura. No fim, o todo é maior do que a soma das partes, embora muitas dessas partes isoladas não vão fazer diferença para sua vida de leitor ou de apreciador de O Senhor dos Anéis, salvo se for um estudioso ou amante assíduo, no sentido pornográfico do termo.

@Cb.victorpi. 02/08/2023

Muito bom!
Esse foi o meu terceiro livro do Tolkienverso. Foi muito interessante conhecer mais sobre a criação da Terra Média e suas eras. É legal porque conhecemos mais sobre personagens que aparecem nos livros da Terceira Era, mas que possuem poucas informações nesses livros [Oi Sauron!]. Há poucos personagens em comum e isso torna o livro tão necessário. 5 estrelas!

Maria.Luiza 20/03/2020

O Silmarillion
O Silmarillion relata como Arda foi criada, e como surgiram elfos anões e homens,e como foram criadas as silmarils. Fala também como Morgoth (antes conhecido como melkor, o Ainur mai poderoso) se corrompeu e virou o primeiro senhor do escuro, e usou de suas maldades para conseguir as silmarils. Este livro tem também os relatos da guerra das Silmarils e de muitos outros acontecimentos dos dias antigos.

Brena 06/06/2022

Com esse livro Tolkien mostra e deixa mais do que comprovado de que além do título de "Pai da Fantasia" é o único que pode ocupar esse patamar, pois até hoje ninguém alcançou a grandeza desta obra. E doa quem doer. A verdade precisa ser dita!

Bárbara 27/12/2022

Não tem muito mais o que eu possa efetivamente dizer além do quão mágico e imaginativo é esse universo. Só sinto falta mesmo do protagonismo e força feminina e de variedades culturais. Um mundo inteiro e a única forma de expressão é europeizada e patriarcal, mesmo que a mitologia seja uma mistura de muitas culturas. Ou ainda, do cristianismo com as lendas gregas e romanas, tudo bem ocidental. Apenas observações, a criação é fantástica, de toda forma. Eu amo que tudo surgiu com música e que tudo é música.

jamine 22/06/2022

Enrolei pra caramba, mas valeu a pena
Demorei praticamente 1 ano para terminar o livro. Não é inteiramente culpa dele, afinal escolhi um livro denso para ser lido em um momento de ressaca literária, não foi a decisão mais sábia.

A obra é boa, Tolkien não decepciona. Uma narração gostosa da criação do mundo de Arda, que vai ficando interessante a medida que somos apresentados aos queridos (ou não) personagens da saga Senhor dos Anéis. Creio que o motivo de ser um pouco desafiador seguir a leitura, seja a maneira breve na qual grandes histórias são contadas. Vários séculos se passam ao longo das 400 páginas, e nelas os personagens vem e vão rapidamente, sem deixar tempo para que criemos algum apego. Mas com um pouco de determinação, a leitura flui e acaba por ser proveitosa.

Vini 22/06/2022

Meu livro favorito! Já estou lendo pela segunda vez e estou gostando ainda + até pq na primeira leitura não da pra entender tudo kkkkk a história da Ungoliant é sensacional e sempre quis saber + sobre ela. Os valar, maiar e elfos são incríveis! As criaturas do morgoth tbm.
Ao contrário do hobbit e senhor dos aneis, nesse livro cada parágrafo contém muuuitas informações, então vc precisa ler com calma pra não perder detalhes importantes.
Enfim, esse foi o livro que realmente me fez ser fã do tolkien.

Hayra.Oliveira 24/06/2020

Uma obra prima
Acredito que esse tenha sido um dos livros mais belos e profundos de fantasia que eu li na minha vida.
A beleza como é narrada a história da criação do mundo de Tolkien e a complexidade com que ele expõe os detalhes desse vasto universo, faz com que qualquer pessoa se encante e queira aprofundar mais os conhecimentos nesse mundo.
Fernanda 06/07/2020minha estante
Siiiim! mana, com certeza. foi meu primeiro livro dele e nossa, que amor que tenho sobre esse livro. É tudo tão poético, lírico, aaaah! é a beleza em forma de escrita.

Hayra.Oliveira 09/07/2020minha estante
Justamente! Tudo isso que falaste eu também compartilho como opinião.
Esse livro é uma magia em palavras