Relato inspirado por orelhas

Relato inspirado por orelhas Paula Febbe

Resenhas - Relato Inspirado por Orelhas

MichelleSN 18/03/2024

Uma experiência extracorpórea
A poética e a visceralidade desta obra é inebriante, uma dança magistralmente conduzida para nos manter inertes a cada passo.

Os fragmentos são como quê estilhaços fincados na carne, e é impossível retirá-los sem causar maiores danos. Só aceito. Venero cada palavra proferida!

Ema 03/01/2024

Paula Febbe sempre é um soco no estômago
Relato inspirados por orelhas é um livro extremamente pesado. Imagino que para os leitores mais ávidos da Paula talvez não cause tanto impacto, mas como já tinha tempo que não lia nada dela, foi uma surpresa voltar para esse gênero. Paula é o tipo de autora que nos mostra uma ferida feia, aberta e dolorida através da sua escrita e começa a cavucar dentro dela. Não temos como parar de ler, mesmo que aquilo nos cause desconforto e aperte o peito - pelo menos foi como eu me senti.
A narrativa da autora, como se aquela fosse a sua vida nos traz uma sensação de desemparo muito grande. Os textos são curtos e abordam uma família tóxica e disfuncional. A narradora também não é a pessoa mais legal do mundo, mas há o momento onde a reflexão da própria nos atinge em cheio. A constante dúvida que ela carrega se não tivesse sido um fruto do meio. Em diversos momentos pensei na música do grande Belchior onde ele diz "Meu pai não aprova o que eu faço, tampouco eu aprovo o filho que ele fez." Porque em famílias repletas de camadas machucadas, é isso o que encontramos. Uma relação de desgosto velada por ambas as partes. O sentimento de culpa que um filho carrega por ter passado por tanto, assim como o de raiva também. Foi o que senti enquanto lia os relatos de Paula, me afundava em suas palavras e ás vezes me encontrava nelas. Só quem já experenciou um ataque como o do capítulo de Paris sabe o que é para um filho passar por algo assim. Da mesma forma que acontece quando precisamos ser pais dos nossos pais, como a narradora nos traz.
Enfim, esse livro aborda tudo aquilo que na maioria das vezes sentimos quando nos perguntamos porque pessoas tão despreparadas colocam outras no mundo. Onde está o amor que surge no momento em que se olha nos olhos do bebê? O que fazemos quando ele não acontece? Os transformamos no espelho do horrível do que somos? Como fugir a regra?
Os gatilhos são pesados, mas se você quiser refletir, fazer caretas de dor e asco e tomar algumas p0rradas, recomendo a leitura.

Andrea 31/08/2023

Ainda não consegui achar um sentimento para esse livro, o que não é de forma alguma negativo. Sinceramente, me faltam palavras nesse momento.

Joceli 13/05/2023

Sentimentos que preciso digerir
Foi uma leitura rápida, mas de modo algum fácil. Alguns trechos me fizeram pensar em questões que nem sabia estarem abrigadas em algum ponto dentro de mim?

Pedro 06/04/2023

Genial, tocante, espetacular!
Me faltam palavras para descrever o que senti durante a leitura e o que ainda estou sentindo após seu término.
Esse é meu primeiro contato com a escrita da Paula e, gente, que espetáculo de obra.
Cada um dos relatos aqui descritos me tocou profundamente. Alguns me chocaram, mas o que mais gostei foi a forma como essa história foi contado, pois faz parecer que é um relato da vida real.
Sobre a escrita da Paula, dispensa comentários. Uma escrita poética com metáforas muito bem encaixadas. Já quero ler todas as outras obras dessa autora. Se você ainda não leu, leia!

Kamilla Gabriela 23/03/2023

Paula Febbe consegue nos chocar com uma realidade crua e que, infelizmente, é a realidade de muitas famílias, inclusive? a minha. ?Relato inspirado por orelhas? é uma obra única, que vai falar de forma diferente com cada leitor e, em uma releitura, de um forma diferente com o mesmo leitor. Leia e entenda!

?Ela sempre viveu em função de outro alguém, nunca dela mesma, o que pode ser muito honesto, principalmente, quando não se é, nem se pode ser ninguém.?

?Ela esfregava cada canto da casa com uma força descomunal, querendo que toda aquela sujeira fosse embora. O que ela não percebia é que a sujeira nunca iria. Aquilo do que ela esperava se livrar não sairia com excesso de produtos químicos. Apenas, talvez, com soda cáustica? mas ela teria que ingeri-la.?

??Entre quatro paredes, tudo vale.?? No entanto, quatro paredes podem ser extremamente prejudiciais quando escondem agressões de quem vale menos do que elas mesmas.?

?Ainda assim, é inevitável pensar que metade das pessoas que iriam ao meu velório nunca teriam ido a um aniversário meu.?

?Sei que a desapontei. Só não sei se sinceramente me importo com isso.?

Viviana Mendonça 12/01/2023

Não parei até terminar
Comecei a ler o livro timidamente, algumas páginas para conhecer o contexto.
Hoje me sentei e fui numa leitura só terminar essa obra.
Complexo, sim e não, mas seus pequenos relatos nós transmite uma história de alguém, assim como pode ser nós mesmos, em desventuras do cotidiano de muitas de nós.
Indico muito bem e leitura rápida.

J4sbookz 02/01/2023

Adorei
Esse tipo de livro não é igual aos que tenho o costume de ler, ele é mais real e isso foi o que me prendeu a atenção e não me permitiu largar o livro até a última página. É uma leitura fluida, que te prende e te deixa com uma vontade de ler mais.

Helena 14/08/2022

Nunca li nada desse tipo
No início do livro pensei "Não sei se estou gostando, mas é diferente".
Comecei a gostar depois do capítulo de Paris.
É cômico fazer referência a "casos de família"?
É o que me veio a mente.
Fico muito curiosa em saber o que pode ter sido real ou não. Se esse foi o primeiro livro da Paula, imagine com o que mais ela ainda pode surpreender? Vou estar acompanhando com uma lupa.

Duda 31/03/2022

Relato inspirado por orelhas
Na minha humilde opinião a orelha aqui fazem referência as mulheres, mais a avó, que viveu uma vida de abusos e absurdos sem mover uma reclamação.

Renato Zanotte 22/03/2022

A vida sem rodeios
Gostei muito do tipo da narrativa, como se fossem pequenos poemas, pequenos textos, separados cada um com seu título mas que interagem e criam todo um contexto.
A vida nem sempre é o que passa na novela. As pessoas nem sempre são felizes. Não é como uma selfie no Instagram. Há muita coisa que não vemos, e muita coisa que não querem que vemos.

O texto da Paula é um tanto quanto visceral, em alguns momentos me senti incomodado pela veracidade (ou verdade) como era passada as informações. Ótimo texto para que possamos ver que a realidade é muito dura à vezes. Que o que somos hoje, é a soma de todos esses fatores, e esse resultado pode ser para o bem ou para o mal.

Abduzindolivros 01/08/2021

a vida né
Recortes de uma vida familiar normal: casamento, traições, filhos, surtos, violência, nada de novo sob o teto de uma família tradicional. Por que se interessar por isso? Pelo charme que a Paula Febbe emprega para contar essa história.

Alê 14/01/2021

Orelhas não falam...
As mais feias e sujas características de uma família, abertas e expostas como uma ferida pútrida. Tudo isso através de uma linguagem poética, o que te faz trabalhar a interpretação além do que já está óbvio. Leitura rápida, fluida, e impactante.

sarah 26/11/2020

Refletir
Livro com capítulos curtinhos e de muita reflexão, ler e pensar acho que é o mantra desse livro.

Isabella2243 18/10/2020

Um conto só para os fortes
Um conto complexo, cheio de reviravoltas, histórias pesadas, visceral, que retrata o que o ser humano tem de pior. Paula Febbe me surpreendeu com esse conto, meu primeiro contato com a autora e já com mais um livro dela no kindle pra ler breve.