O Livro da Loucura e das Curas

O Livro da Loucura e das Curas Regina O’Melveny

Resenhas - O Livro da Loucura e das Curas

1 | 2 | 3 | 4

Fabi Brandes 16/07/2014

O Livro da loucura e das curas

Gabriella Mondini é uma mulher que, em pleno século XVI, sofre com as regras que a sociedade impunha na época. No cenário dramático, mas muito romântico de Veneza, a protagonista se vê perdida de tantas dúvidas e mediocridade, inclusive, da própria mãe.

Médica, ofício que aprendeu com seu pai, Gabriella vê seu mundo cair ao não poder exercer sua profissão pelo simples fato de ser mulher. Nasce aí uma garra em poder recuperar sua carreira e seu amor maior: a medicina. A personagem torna-se então, uma feminista para a época.

Não somente isso, a protagonista vai em busca não somente de seus direitos, mas também de seu pai, que saiu de cada há dez anos, e agora, somente manda cartas pelas cidades por onde passa. E ela resolve então, que deverá passar por essas cidades descritas nas cartas de seu pai.

O engraçado, é justamente isso: buscar uma pessoa que não quer ser encontrada.
Além da busca, cabe lembrar que o livro dança entre lugares magníficos, pessoas horrorosas e poemas belíssimos. Gabriella vive relendo as cartas de seu pai, para então, situar o leitor do que se passou com a família Mondini.

Num contexto geral, o romance de estreia da autora Regina O'Melveny é bem estruturado, e, embora seja destinado ao público mais maduro, pode ser lido e servir de reflexão para todas as idades.

Confesso que não é o tipo de leitura que me atrai, mas sim, é um livro que recomendo para quem gosta de romances de época, mas quem não lê romance de época por conta do vocabulário rebuscado, deve dar uma chance a esse livro, já que ele é de época mais possui vocabulário simples.

site: www.amoreselivros.blogspot.com

doc leão 16/06/2014

Um Bom Tema que foi pouco aproveitado
A história é desenvolvida no fim do século XVI, e por isso mesmo tinha potencial para prender com mais intensidade o leitor. Entretanto a leitura é lenta, maçante e com pouquíssimos momentos de maior emoção. Uma longa viagem com uma caracterização dos personagens e dos lugares contaminada pelo aspecto do mundo moderno, já que a autora não conseguiu isolar completamente a história antiga de suas impressões pessoais atuais. O livro acrescenta muito pouco e é mais uma obra que será apenas uma lembrança pouco importante na mente de quem o ler. De 0 a 10 dei 5,0.

Val 15/06/2014

Livro "O Livro da Loucura e das Curas"
Gabriella é médica, e seu pai saiu de casa quando ela ainda menor, em busca de mais sabedoria sobre medicina. Agora, já maior, ela resolve ir atrás do pai, para trazê-lo de volta para casa!
O livro começa com um mapa mostrando a viagem que Gabriella irá enfrentar em sua busca. Todo o trajeto dea é retratado com muitos detalhes, cada pessoa que ela conhece, cada lugar que ela passa... O que foi um ponto bom para nos sentirmos mais na cena, mas ruim pois isso fez a estória ficar bem demorada e em certa parte do livro você se pega perguntando: "Qual era o propósito da viajem dela mesmo?".
O livro mostra bem como amulher na época tinha seus direitos restringidos, mas mostra Gabriella não tendo medo das consequências de suas atitudes.
O fim da estória me deixou bem surpresa, mas eu esperava mais. Esperava algo maior e que fosse ser bem diferente do que foi. Esperava encontrar algo grande, diferente, surpreendente..

Você já leu o livro? O que achou?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/06/resenha-o-lado-mais-sombrio.html
Andréia 17/06/2014minha estante
Adorei a resenha....esse livro é minha cara!!! Quero ler ele logo
Beijos

Beth 28/06/2014minha estante
Não sei se leria este romance agora. Ele me pareceu meio conturbado e chato. Vou pensar...

Julielton 08/07/2014minha estante
Livro de época?! Tem uma preguiça com livros com essa temática, geralmente eles se prendem muito em narrações desnecessárias para provar que realmente o tempo da história é algo em um passado remoto, as vezes se prendem na narração do figurino (Alma? - prova isso) ou mesmo em cenários e acontecimentos reais da época, e isso torna a leitura monótona e arrastada. Além disso, a resenha e a premissa de uma medica em pleno seculo 16 estabelece uma possível leitura agradável.

Raquel Machado 27/05/2014

O Livro da Loucura e das Curas
O livro da Loucura e das Curas da escritora Regina O Melveny conta a história da personagem Gabriela, uma mulher que no século XVI desafiou a sociedade e formou-se em medicina. Tal decisão ocorreu por ela ser filha única e por idolatrar seu pai, um médico exemplar.

Um certo dia seu pai decidiu viajar para realizar um grande feito. A viagem aconteceu de Veneza a Marrocos onde ele consultou vários médicos renomados para escrever um livro que iria ajudar muito a toda sociedade, "O livro das curas".

Nesse meio tempo Gabriela ficando em casa sozinha com sua mãe e seus criados começou a ter incertezas com as cartas recebidas de seu pai, pois pelo que havia escrito nelas ela achou que talvez ele estivesse ficando louco. Então tomando uma decisão um tanto drástica, resolveu ir atrás de seu pai, junto com sua criada Olmina e o marido de Olmina, Lourenzo.

Nessa viagem a autora foi descrevendo a passagem de Gabriela pelos lugares que seu pai passou e sempre tendo notícias não muito boas sobre a saúde dele. Ao mesmo tempo Gabriela recordava sua vida passada desde a infância e continuando a obra de seu pai, escrevendo as curas que ela já havia presenciado.

Nessa viagem cheia de altos e baixos foi rastreando os lugares e ambientes onde seu pai passou, assim como um cão de caça segue sua presa, aproveitando a peregrinação também estudava as hortas de plantas medicinais por onde passava, para assim também registrar no livro.

site: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/05/livro-da-loucura-e-das-curas-de-regina.html

Nadine 02/04/2014

Gabriella Mondini é uma médica, mas em Veneza, no fim século do XVI, ser uma mulher médica não era uma boa escolha, isso não era aceito, só que para continuar desempenhando seu título ela precisará de um mentor. Seu pai, que também é médico, era seu conselheiro, mas ele foi embora há dez anos a procura de novos conhecimentos, de novas curas e não se sabe onde ele está, mas Gabriella decide procurá-lo, por meio de algumas cartas que ele enviou, ela viaja por toda a Europa, acompanhada de seus servos, que são mais como seus pais, Olmina e Lorenzo, nessa determinada busca.

Esse livro já chama atenção por sua capa que é linda e sugestiva, dentro vemos um mapa, mostrando toda a trajetória de Gabriella, que passa pelos Alpes da Suíça, pela Alemanha, por vários vilarejos e cidades diferentes até chegar ao Marrocos, ou seja, enquanto lemos embarcamos junto em outros lugares, em outras épocas e culturas.

O Livro da Loucura e das Curas tem uma estrutura bem diferente, nele vemos que há correspondência de cartas, diário, guia de viagem e até lista, uma reunião de doenças e curas.

Os personagens desse livro são cativantes, Olmina e Lorenzo chamam atenção por demonstrarem grande amor e completa lealdade à Gabriella, esta nos cativa por ser uma personagem forte e determinada, uma mulher cujo marido já tinha morrido, seu pai a havia abandonado, sua mãe não a compreendia e rejeitava sua paixão pela Medicina, a associação de Médicos não a aceitava por ser mulher e não ter um homem para acompanhá-la, enfim, uma mulher com todos os motivos para desistir de tudo e aceitar os moldes da sociedade, mas a Dra. Mondini, como prefere ser chamada, não se entrega, ela luta, enfrenta viagens cansativas, tendo até que se vestir de homem para evitar ser queimada, doenças, tempestades, mortes e sofrimentos para encontrar seu pai e acabar encontrando a si mesma nesse caminho. Em todo o percurso percebemos que Gabriella vai aprendendo muito, conhecendo os mistérios do amor, da vida, da morte e da perda...

Apesar de toda essa beleza da personagem e de sua determinação o livro foi um pouco cansativo, demorado em chegar ao fim e ao chegar não impactou tanto como imaginei que iria, não é uma leitura rápida, mas é um bom livro, muito bem estruturado com personagens fortes e cada um com sua característica especial.

Mallu 26/01/2014

Extravagante!
Confesso que a opinião do Publishers Weekly na capa do fundo do livro me chamou bastante atenção e foi o que me fez criar expectativas para com o livro.

“O romance de estreia de O’Melveny é uma composição lírica, parte epístola entre pai e filha, parte diário da aristocracia renascentista, um pouco guia de viagem para aventureiros e um pouco compêndio alegórico de doenças... Os leitores vão se deliciar com o estilo extravagante de Regina O’Melveny.”

Extravagante é apelido!

A capa é linda, a diagramação é linda, a ideia e a história são boas e até bastante originais... Mas o sentimento que eu tenho é que talvez, nas mãos de outro autor, ela fosse melhor desenvolvida.

Posso resumir a história de maneira breve: Gabriella mora em Veneza com a mãe e o seu pai a abandonou 10 anos antes do momento em que a história começa. Seu pai era médico e resolveu sair em busca de novas doenças e suas respectivas curas para completar um livro que está escrevendo, o "Livro das Doenças". Gabriella tem um estranho dom de cura, porém sem o pai como tutor ela não pode praticar a medicina. (Estamos no séc. XVI, completamente compreensível à proibição da participação das mulheres em algumas profissões.) Bom, o fato é que ela não quer ficar sem fazer o que mais gosta e decidi sair em busca do pai com seus dois criados, se guiando por meio de cartas que ela veio recebendo nesse tempo da ausência dele.

"Alguns viajantes gostam de ler sobre os locais que visitam, sobre os companheiros de estrada que fizeram registros agradáveis ou admiráveis. Outros gostam de ler o trabalho de pessoas famosas que moraram nesses municípios ou cidades nas quais chegarão. Outros ainda divertem-se com as histórias locais compartilhadas nas tavernas e estalagens. Eu lia e relia as cartas de meu pai para descobrir em que estrada ou cidade adiante poderia achá-lo.”

Existe num grande contexto histórico por trás e isso é a grande riqueza do livro... Você consegue ser transportado para a Europa de 1590. E passar por isso na pele de uma mulher (a narração é em 1ª pessoa) foi uma ideia ainda mais inteligente da autora.

Eu adorei o começo, mas confesso que depois de um tempo acaba ficando bastante maçante... O livro acaba pegando uma rotina e nada mais surpreende: Ela chega num lugar, acha um médico conhecido do pai, fica um tempo hospedada, eles conversam sobre o pai dela e é basicamente só isso. Cada capítulo é uma pista que não faz nenhum sentido e você não sabe onde exatamente a escritora quer chegar.

No decorrer da história, algumas coisas fantasiosas como algumas doenças que não existem, mas isso não interfere na essência da história. Não pode ser enquadrado no gênero de fantasia, por assim dizer. O final é um pouquinho previsível, mas não deixa a desejar!

Recomendo para quem tem paciência com narrativas longas e lentas, para quem tem interesse em histórias que se passam em um momento histórico ou para quem quer se distrair com uma leitura cheia de loucura e curas!

Aqui tem alguns trechos que me chamaram atenção:

"Se você não se livrar do passado, nunca mais terá uma vida no presente! (...) O amor precisa de uma terra queimada para receber as novas sementes."

"Alguns podem pensar que o vazio é algo oco, mas mão, é um fardo invisível, penetrante, atmosférico e quase esquecido, até que alguém seja golpeado inesperadamente por sua força."

"A escuridão não era ruim. Somente os homens a consideram assim. Meu pai se sentava no escuro para pensar, pois todas as criações têm início na sombra."

"Tornei-me tão transparente quanto o vidro através do qual espiava, perigosamente invisível até para mim mesma. Foi então que percebi que deveria colocar a minha vida em movimento, caso contrário, eu desapareceria."

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-livro-da-loucura-e-das-curas.html

Clara Beatriz 25/11/2013

Capa bonitinha, caixa bonitinha, brinde bonitinho (e delicioso - um pote tipo de remédios com um discos de chocolate, chamado Dulce Remmedio). Uma premissa interessante. Esse livro tinha tudo pra ser bem trabalhado, mas a autora se perdeu.

O pai da Dra. Gabriella Mondini sumiu. A moradora de Veneza cansou de esperar por respostas e de ter que tolerar os médicos da sua cidade. Decide partir e seguir os passos de seu pai, tentando descobrir o que, afinal, aconteceu com ele. O livro todo é a viagem dela, o que se tornou extremamente chato. Não havia um nó para ser solucionado, um clímax, nada. Um livro sem estória. Como isso é possível? Ela vai de um país a outro, viajando, se vestindo de homem, falando com pessoas que encontraram seu pai, tudo isso para um final totalmente sem sentido. Se o livro me decepcionou? Não sei se é a palavra certa, pois pela sinopse do Skoob, esperava também críticas à Igreja Católica, já que o tipo de Medicina praticada era diferente, quase como uma bruxaria, então não esperava amá-lo.

As únicas partes interessantes eram as que falavam sobre as doenças um tanto quanto diferentes, causados pela vinda de um tipo de Lua ou brisas, o que eu achei meio estranho, também. Definitivamente, era uma medicina mais puxada pra feitiçaria. Sem falar de que foi legal sentir o clima do Renascimento.

Bem, é realmente uma pena. Esse livro de 350 páginas poderia ter sido muito mais trabalhado. Mas como vi em um blog, é o primeiro livro da autora, então espero que ela desenvolva melhor futuramente.

site: http://maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-livro-das-loucuras-e-das.html
Alexsandra.Vieira 01/12/2015minha estante
Concordo com o seu comentário. Achei o mesmo e cansativo!

Resumo 22/11/2013

Resenha do blog Resumo de Letras
Por Luciana M.

Gabriella Mondini é uma médica no fim do século XVI que foi proibida de praticar medicina por ser mulher. Somando o fato de seu pai estar desaparecido, foram motivos o suficiente para ela fazer uma viagem a procura dele. Particularmente penso que o maior motivo foi a chatice de sua mãe, eu mesma já não aguentava mais essa mulher.

Gabriella era uma mulher muito forte, e à frente de seu tempo, pois mulheres médicas não eram bem vistas naquela época, mas ela era muito boa, só que não vi muito ela praticando durante a viagem. Enquanto ela escrevia o seu Livro das Doenças, ela relembrava pacientes que ela havia tratado, ou o pai, mas durante a viagem teve lugares que ela não podia dar as suas consultas, isso eu entendo, mas quando pôde, não houve muitos detalhes, tirando um paciente ou outro, todos os outros não receberam muita atenção. Eu senti falta disso na viagem. Pois teve muito enfoque nas horas que ela passou estudando para escrever sobre as doenças no livro, e a prática recebeu pouca importância.
Outra coisa que me incomodou, foi que demorou um pouco o começo da viagem, teve confusão logo no começo, e apesar das primeiras paradas terem parecido curtas, no livro parece que duraram mais que as últimas que tiveram meses de estadia.

Tirando isso, os lugares por onde Gabriella e seus fiéis empregados, o casal Olmina e Lorenzo passaram foram interessantes, deu para perceber o que cada lugar estava passando na época, por exemplo, caças as bruxas numa determinada cidade. Ver os lugares que se tinham um pouco mais de liberdade para viver. Pessoas interessantes que contribuíram para o conhecimento das doenças e das curas para Gabriella.

Não tem romance nesta história, porém não poderia faltar pretendentes a essa doutora, mas o foco ficou no objetivo da viagem, que era encontrar o seu pai. Eu gostei do desfecho do livro, acho que foi o mais adequado que poderia acontecer na época em que se passa.
Recomendo para quem gosta de ler histórias de época e para quem gosta de personagens fortes.

site: http://resumodeletras.blogspot.com.br/

Gabi 19/11/2013

Este foi um livro no qual depositei muitas esperanças e expectativas, em parte por ser uma história de época – meados de 1590 – e em parte por ser ambientada em Veneza e arredores. No início, a leitura realmente correspondeu ao meu objetivo, porém com o decorrer da trama, senti que ela deixou a desejar. Gabriella Mondini é uma mulher à frente do seu tempo: além de ter escolhido a medicina como profissão, o que não era comum e bem aceito pelas pessoas, é uma mulher ousada, pois não aceita as imposições e regras de seu tempo como algo a lhe impedir de alcançar seus objetivos.

O objetivo desse livro me pareceu pequeno se comparado à grandiosidade da escrita de Regina. No início da história, a protagonista resolve partir de sua cidade, Veneza, e ir atrás de seu pai, também médico, desaparecido há mais de dez anos. Ela leva consigo alguns pertences, além de um baú de medicamentos e dois criados. Este ponto inicial da história deixa o leitor ávido por saber o que acontecerá nessa expedição, querendo descobrir se a personagem encontrará seu pai perdido. Como eu comentei sobre o objetivo pequeno do livro, preciso explicar: com o passar da leitura, senti que muitas coisas estavam sendo contadas exacerbadamente, sem necessidade, como é o caso das doenças que Gabriella escrevia em seu livro, e sobre detalhes da história que realmente não fizeram muita diferença – enquanto, para mim, pontos chaves e importantes poderiam ser melhor aprofundados. Além disso, por Gabriella ser médica, houveram trechos em que quase larguei o livro, pois a autora adentrou demais alguns detalhes que, para quem não tem o “estômago forte“, eu diria, pode sentir-se levemente enjoado. Mas não são muitos momentos, então creio que isso pode ser quase desconsiderado no contexto geral.

Então, o motivo por eu ter dado apenas três estrelas ao livro é pela sua demasia em explicações que deixaram a leitura cansativa e sem “movimento” em alguns capítulos. Talvez a viagem, com suas tantas paradas em diversas cidades e a infinidade de nomes de personagens tenha me confundido um bocado, mas isso atrapalhou a minha leitura a ponto de eu me perder e só desejar saber o final da história – se ela realmente encontra o pai ou não. Apesar disso, penso que poderia também ser um livro quatro estrelas, pois ele tem diversos pontos positivos, e um deles é, de fato, a personalidade forte da protagonista, além da época e lugares que tira os leitores dos ambientes considerados “mais do mesmo” – ou “clichês“.

Recomendo a leitura a quem tem paciência de ler descrições, às vezes mais detalhadas, de locais e situações, e a quem gosta de “histórias antigas”. Vale lembrar que este livro não dá muito espaço a romance, focando-se na viagem e na busca, portanto, quem deseja ler um romance talvez se decepcione com este livro. Apesar de tudo, a leitura valeu a pena, principalmente pela bravura da personagem – coisa que não via há muito em um livro – e pelo contexto geral da história, que teve, enfim, um desfecho satisfatório para mim.

site: Resenha publicada em: http://fluffy.com.br/2013/11/resenha-o-livro-da-loucura-e-das-curas

MárciaDesirée 13/11/2013

“Comecei a refletir mais profundamente sobre meu desejo de encontrar meu pai. O quanto eu o conhecia? Talvez seja por isso que eu levava as cartas comigo e as lia com o hábito devotado que uma mulher poderia aplicar à leitura do Livro das horas.” (Pág. 224).

Gabriella Mondini é uma mulher à frente de seu tempo. No fim do século 16, quando as mulheres não tinham direito de opinião ela era uma médica dedicada e tenaz. Ela seguiu a carreira de médica encantada por assistir e auxiliar seu pai com os pacientes e contrariando a mãe que insistia para que ela fosse uma menina comum. Mas Gabriella tinha um dom que não podia ignorar e fazia de tudo para ajudar a quem precisasse. Quando seu pai viaja pelo mundo para estudar as plantas e completar o livro que escreviam juntos, Gabrielle ficou sozinha tendo que aguentar os humores da mãe e com a tarefa de cuidar dos doentes e dar continuidade ao livro. Ela era auxiliada pelo fiel casal Olmina e Lorenzo que praticamente a criaram, até que pela longa ausência do pai ela é proibida de medicar, sua grande paixão. Ao longo dos dez anos em que o pai viajou, ele sempre escrevia para Gabriella, narrando os locais e tudo o que encontrava. Até que um dia ele escreveu uma última carta, avisando que não haveria mais e que ela não o procurasse. Desesperada e inconformada ela toma a drástica decisão de seguir o caminho citado em cada carta, em busca do seu pai, corajosamente acompanhada pelo fiel casal de empregados. Ao longo desta perigosa jornada, passando por vários países da Europa, ela enfrenta situações adversas ao universo feminino, onde sua capacidade como médica é questionada e pode até levá-la à fogueira, ao mesmo tempo em que agrega seus conhecimentos medicinais, trocando experiências com todos os tipos de praticantes de medicina e herboristas, arriscando sua vida e dos amigos. Enquanto enfrenta todos os riscos para encontrar com o pai, ela vai se deparando com aqueles que conviveram com ele durante sua viagem, surpreendendo-se com as narrativas que de nada lembram sua personalidade. Comecei a ler o livro com a curiosidade no ponto mais alto. Ele tem uma belíssima capa e a sinopse realmente me interessou. O amor de Gabriella pelo pai é engrandecedor e sua perseverança em encontra-lo é um atrativo a mais na narrativa. Porém me incomodou a lentidão. A leitura não fluiu no ritmo que estou acostumada e em alguns momentos fiquei até cansada, mas isto não diminui o brilho da narrativa. A bravura de uma mulher que sai atravessando a Europa, enfrentando perigos e desafios nos faz apaixonar. É uma bela história com uma pincelada poética do amor entre pai e filha.

Saleitura 05/11/2013

Veneza, 1590. Gabriella Mondini havia perdido o marido, tinha um péssimo relacionamento com a mãe que não aceitava a forma como ela vivia, bem diferente das outras mulheres, e seu pai, o único que a entendia, que era seu tutor na medicina e com quem escrevia um livro sobre as doenças, havia partido há 10 anos e lhe escrevia de vez enquando.

"Ele era meu pequeno telescópio, minha lente de aumento, gentil, instrutor e médico austero”

Naquela época, para uma mulher exercer a Medicina, era necessário ter a supervisão de um homem. Com a partida de seu pai ficou sem ninguém e por isso o Conselho de Médicos de Veneza a proibiu de exercê-la. Gabriella decide ir em busca de seu pai usando suas cartas como pistas para encontrá-lo. Leva consigo Olmina, uma serva que na verdade foi a mãe que teve, que lhe amamentou e deu carinho, e seu marido Lorenzo, também servo. Dois personagens muito interessantes, diferentes e que vão ajudá-la a encontrar seu equilíbrio. Viajarão por muitos lugares e muitos personagens entrarão e sairão da história.

Em sua viagem nessa busca, Gabriella vai descobrindo muito mais do que poderia imaginar, há segredos de família, doenças e curas diversas, que ela vai anotando em seu livro e principalmente, vai em busca da própria cura, cura essa que ela acaba encontrando no amor.

Logo nas primeiras páginas vemos que não é um livro para ser lido rápido, é preciso um pouco de calma para ir absorvendo tudo que nos mostra. Quem está acostumado a só ler romances e aventuras, com certeza, vai estranhar a narrativa mais lenta. Linda capa, e história contada na primeira pessoa, o que gosto muito, pois me faz sentir mais perto da personagem e seus sentimentos.

"Algumas mulheres pensam no amor como algo em elevação, mas eu sempre o conhecera como decrescente, onde poderia perder a mim mesma ou ao meu amado. Um encantamento e depois a separação, pior do que a solidão original. Assim sendo, eu temia a felicidade."

Gosto muito de histórias de época e nessa podemos ver muitas das dificuldades que as mulheres tinham, principalmente ao abraçar profissões que deveriam ser exercidas apenas por homens. Apesar de achar que a história poderia ter rendido mais e o final, mesmo tendo gostado, poderia ser melhor, gostei muito. Sendo o primeiro livro da autora, está de parabéns e acredito que ótimas histórias poderão vir por aí.

Resenha feita por Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/11/resenha-de-o-livro-da-loucura-e-das.html
Maristela 08/12/2013minha estante
O título desse livro desperta uma curiosidade enorme. Porque livro da loucura e das curas? Espero que ao ler, eu encontre resposta para esse título. Gostei da resenha.

Pandora 08/12/2013minha estante
Livros históricos sempre me chamam a atenção, embora também me deixem com um pé atras... sinto por esse livro um misto de curiosidade e medo que me atraí para ele... Será que ganho?!?!

Cinthia 08/12/2013minha estante
Sempre quis ler esse livro e ainda não tive oportunidade. Por se tratar de um tabu de época, a mocinha não pode mais exercer sua profissão por causa do acompanhar de um homem, e as descobertas dela sobre ela e a família dela.

Rayme 09/12/2013minha estante
o livro parece ser ótimo e muito marcante
é difícil imaginar uma mulher submissa assim, sendo que hoje em dia a coisa é um pouco diferente...
ouvi falar isso mesmo: que o livro deve ser lido lentamente, pois ele é bem carregado.
pretendo ler ele sim, mas não sei quando. espero que em breve :D

Fernanda @condutaliteraria 09/12/2013minha estante
Esse livro me chamou a atenção desde o primeiro momento.
Gosto muito de histórias de épocas e gostei que esse mostra as dificuldades da mulheres tinham na época.

Cris 09/12/2013minha estante
Essa história parece ser muito forte. Eu também gosto muito de histórias de épocas, serve pra gente comparar os acontecimentos com os tempos atuais.

Thicy 13/12/2013minha estante
Na primeira vez que vi esse livro não fiquei muito interessada, mas depois de ler a resenha, acho que eu vou gostar de lê-lo!!

Gladys 26/12/2013minha estante
Esse livro dividiu as opiniões, só lendo para tirar as dúvidas.

Vanessa Sueroz 29/10/2013

Neste livro conhecemos Gabriella Mondini, uma médica impedida de exercer sua profissão, guerreira, batalhadora e aventureira. Adivinhem porquê? Porque ela é mulher. Gabriella vive na Itália no século XVI, época que sabemos que existia muito preconceito contra a mulher, o que se desenvolve toda a trama do livro.

“Tornei-me tão transparente quanto o vidro através do qual espiava, perigosamente invisível até para mim mesma. Foi então que percebi que deveria colocar minha vida em movimento, caso contrário, eu desapareceria.”

O pai de Gabriella também era médico, daí a paixão da moça pela medicina. Ele foi seu pai, seu tutor, seu professor e lhe ensinou tudo que sabe, porém o mesmo está ausente em sua vida no momento, ele embarcou para uma viajem longa tentando conhecer e catalogar outras doenças e Gabriella para a sua infelicidade recebe uma carta do pai que comunica que não irá retornar a família, o problema fica ainda pior para Gabriella, porque sem o pai por perto ela não é mais considerada médica pela sociedade e por todos os problemas que tudo isso causa ela parte em busca do pai tentando convencê-lo a voltar para casa.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/o-livro-da-loucura-e-das-curas/

Renata 23/10/2013

Gabriella Mondini é uma médica no fim do século 16, seus poderes de cura vão além do conhecimento adquiridos nas aulas com seu pai, ela tem um dom que não é bem visto aos olhos da sociedade da época! Porém, tudo seria mais fácil se seu pai estivesse com ela, como uma espécie de tutor, só assim ela poderia atuar como médica! Mas fazem dez anos que seu pai, também médico, fora embora, abandonando Gabriella e sua mãe, que não se davam desde sempre, e tudo ficou pior quando a Guilda proibiu definitivamente que ela atuasse como médica sem a presença de um mentor!
Inconformada com toda a situação a qual estava submetida, tanto em casa com o desprezo e tormento da mãe, quanto pela proibição de medicar, Gabriella resolve procura conforto na busca por seu pai, na esperança de que o mesmo ainda esteja vivo e colhendo informações para seu livro! É nesse ínterim que a nossa protagonista sai acompanhada por seus dois escudeiros, o casal Olmina e Lorenzo que a conhecem e trabalham para a sua família desde que era apenas uma menina e sabem a importância do pai para a moça!Do alto de seus trinta e poucos anos, viúva e agora sem pai, nada a impede de cruzar a Europa em busca daquele que é o seu maior expoente!
O Livro da Loucura e das Curas dividiu a minha opinião desde o início, o formato me pareceu muito um jogo no qual o competidor tem um objetivo, uma missão que nesse caso seria a de Gabriella encontrar o seu pai. Durante o caminho ela encontra pessoas que vão de certa forma lhe trazendo pistas e novos elementos para que ela monte o quebra-cabeça que é o paradeiro do sei pai! Esse formato muito claro me incomodou um pouco e fez com que a leitura fosse arrastada em algumas partes, principalmente nos momentos em que ela está escrevendo seu livros sobre as doenças!
Por outro lado, a narrativa lírica da autora traz uma doçura ao texto que parece que a gente está lendo uma pintura, com muitos detalhes e descrições poéticas dos acontecimentos, são um deleite para qualquer leitor! A construção das personagens é bem interessante e durante toda a trajetória da Gabriella a gente percebe suas descobertas tanto a respeito da personalidade e cárter do pai quando sua auto-descoberta e a autora nos guiou muito bem por esse caminho! As partes mais interessantes do livro sem sombra de dúvida, eram as conversas de Gabriella com seus companheiros de viajem e as cartas recebidas de seu pai que a guiavam por onde ele havia passado, porém o livro segue uma constância, a narrativa não leva a nenhum pico de emoção ou aventura a mais, mesmo nos momentos em que a aventura estava claramente presente, eu não consegui me empolgar!
Enfim, como disse no começo, eu gostei da narrativa da autora, gostei da forma como ela escreve, até gostei da história, mas a constância me incomodou um pouco, não me fez querer devorar o livro sem parar, levei inclusive mais de uma semana para ler as 350 páginas! Este é o romance de estréia da Regina O’Melveny que já teve seu poemas premiados e certamente eu darei uma segunda oportunidade! A diagramação do livro está linda, a capa é perfeita e a diagramação interna é, a já conhecida da Editora Novo Conceito, perfeita!

site: http://epigrafe.org/?p=1563

Fernanda 21/10/2013

Resenha: O Livro da Loucura e das Curas
Resenha: “O livro da loucura e das curas” de Regina O’Melveny , é uma intrigante e dramática história sobre valores, sentimentos únicos e comoventes diante de uma época convencional e muito difícil em todos os padrões.

Em 1590, Gabriella Mondini está longe de seu pai – que viajou para fazer novas descobertas sobre doenças diversas e as mais variadas curas – e de suas orientações, porém a paixão pela profissão da medicina se torna cada vez mais forte. A jovem médica não é permitida a atuar sem ele, e por esse motivo, parte em uma jornada árdua em busca do pai e o que vai lhe ajudar nesse caminho são exatamente as cartas enviadas por ele.

O estilo de narrativa da autora é poético e convincente, e faz com que a trama tenha um ponto de vista diferente e critico para com o leitor com referencias as doenças e remédios. Não é uma leitura maçante, porém é necessário ter extrema atenção para conseguir adentrar num ambiente inteligente e muito bem explorado.

Gabriella se apresenta dedicada, sonhadora e forte. É notável como tem fé e é convicta em sua própria ética profissional. É um exemplo de mulher desafiadora, que tenta fazer o máximo que pode e tenta ultrapassar seus próprios limites em uma sociedade rígida e sem tantas escolhas.

O enredo também cita uma mistura rica de culturas, captura as essências dessas tradições e ainda trabalha de forma envolvente com essas características. A pesquisa da autora se mostra claramente em todo o livro, justamente por fazer descrições tão vívidas e intensas nos relatos, dos lugares visitados, alimentos e ingredientes utilizados. Claro que há várias cenas em que o próprio leitor se questiona e pensa sobre a dimensão de tal loucura. E acredito que este seja o principal objetivo do livro: examinar cada ação e fazer uma avaliação minuciosa sobre as decisões e conseqüências dos atos, baseando-se nas normas sociais. E por isso mesmo cria uma expectativa real sobre os personagens e de como se baseiam suas atitudes mais ousadas.

O ritmo da leitura é um pouco acelerado e talvez fosse interessante se fosse mais explorado os pacientes e outras pessoas que passaram pela vida da protagonista. Em outra visão, é uma leitura agradável, com pontos de vistas perspicazes e um processo de interações sociais bem construídas. O desfecho foi rápido e ainda assim muito completo e peculiar, sem nenhuma dúvida ou suposição.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-o-livro-da-loucura-e-das-curas.html

Telma 18/10/2013

Extravagância plena!