A Carta Roubada

A Carta Roubada Edgar Allan Poe

Resenhas - A Carta Roubada

Josiastds 17/12/2023

Aiai
É muito confuso o desenrolar da estória e ainda com a enrolação do Dupin na hora da explicação, achei que nunca iria acabar a fala dele. Teve bastante diálogo e isso foi bom e ruim, pois o autor nesse prendeu a estória nos diálogos e analógicas, não gostei.
Paulo Leitor Cósmico 17/12/2023minha estante
Do Por só li '' O Corvo''...mas pretendo ler mais dele.

Josiastds 17/12/2023minha estante
@Paulo acabei de ler "O corvo" e é lindo o poema.

Marina691 27/10/2023

Fui ler com as expectativas altas porque falaram que Sherlock é inspirado nele, então acabei saindo meio decepcionada.

Mas é um conto legal. Bem rapidinho e bem escrito.

Emi Diggory 31/08/2023

Não foi tão bom quanto os outros caso do Detetive Dupin mas a estratégia de conclusão do caso foi bem interessante.

Gabriella 10/07/2023

A carta roubada
Resenha: O livro ? A carta Roubada? é uma obra do autor Edgar Allan Poe. Essa história se trata de um crime simples, com uma resolução ainda mais simples. A carta foi roubada de uma dama, e com o conteúdo da carta o ministro D, suposto ladrão desde o início do livro, poderia conseguir o que quisesse. O delegado encarregado da busca, não conseguiu encontrar o documento, mesmo depois de uma minuciosa busca pela residência do Ministro, então resolve pedir ajudar á Dupin. Ele portanto, vai conversar com uma criança astuta, de apenas 8 anos, que resolveu o caso com uma ideia lógica, com base em um jogo: Par ou ímpar?

Observação: Quando li a forma como a criança de 8 anos pensava, achei que seu raciocínio era demasiado avançado para sua idade, e Lameu quando Dupin afirmou que poetas não são tolos.

Frase Favorita? A simplicidade. Você se lembra de como o delegado ficou quando, da primeira vez que veio aqui, eu lhe disse que talvez ele não conseguisse DECIFRAR o mistério porque este era evidente demais?

Iancaha 18/06/2023

" Um roubo de carta?"
De longe esse é um dos contos mais fracos do Edgar. Todos os livro que já li dele até o momento esse foi o que mais me decepcionou. Todo o seu desenrolar da história é meio confuso, o seu final me pareceu meio aberto e sem conexão, essa parte talvez eu relmnte não tenha entendido direito. Mais no quesito qualidade de escrita, esta impecável como em todos.

Liv. 26/05/2023

Isso é Poe?
Todos falam muito bem do famoso Edgar Allan Poe.
Mas me decepcionei.
Achei um conto muito basiquinho com um raciocínio razoável.
Nao compreendi certos pensamentos, esperava um pouco mais

Guxta 29/03/2023

Aprecio os contos de Edgar.
É um conto bem curto, gostei, apesar de ser cansativo pelo fato do Dupin se gabar ou ficar explicando como ele encontrou a carta.

Léo 05/08/2022

Nota: 3?
Não é nada incrível, mas eu li bem rápido e gostei, existem outros contos do Poe que são bem melhores

Iarlys 04/10/2021

Matando uma vontade.
Esse é meu primeiro contato com Edgar Allan Poe. Sempre quis ler algo dele e agora sinto como que se realizasse um sonho. (Rsrsrsrsrs)
Em relação ao conto, adorei!
A forma como ele encontrou a carta e a resgatou e como ele descreveu essa façanha me encantou.
Agora posso dizer que gosto muito de Edgar Allan Poe. ?

isabella 14/09/2020

A Carta Roubada
O protagonista do livro é o detetive Dupin, porém quem narra é seu amigo, o qual não conhecemos nem sabemos o nome. A história começa com uma conversa entre nosso narrador e o protagonista, até que o detetive chega e conta a história do caso que ele não consegue solucionar.
Uma mulher importante recebeu uma carta com informações de extrema importância e quando estava lendo, em seu gabinete, o ?ministro D? chega. Ela não teve tempo de esconder a carta, então a deixa aberta em cima da mesa, aos olhos de todos. Acontece que esse ministro leu o conteúdo da carta e a roubou. A mulher não pôde fazer nada, para a terceira pessoa que estava na sala não suspeitar. Ela então contratou um detetive para resgatar a carta e prometeu pagar uma quantia exorbitante.
O detetive vasculhou toda a casa do ministro D, olhou em todos os lugares possíveis mas não encontrou a carta. Então falou com o detetive Duplim e prometeu pagar 50 mil se ele solucionasse o caso.

Raquel.Cesare 11/04/2018

A carta roubada
Se vc é do tipo de leitor que espera um final surpreendente, vão se desapontar com essa história.

Ana Mc Bairros 07/12/2017

Eu li - A Carta Roubada
Após a resolução d’Os Assassinatos na Rua Morgue e das brilhantes deduções com O Mistério de Marie Rogêt o detetive Auguste Dupin recebe mais um caso para resolver. Desta vez, o delegado Monsenhor G procura por sua ajuda para solucionar o roubo de uma carta.

Segundo o delegado, a carta pertencia a uma dama conhecida, e as informações que nela continham eram bastante comprometedoras. E se o ladrão, que já era conhecido pela senhora, fosse intimado pelo roubo, poderia entregá-la a público, portanto era necessário recuperar a carta sem que ele descobrisse.

Aconselhado por Dupin, o Monsenhor G. revista a residência do ladrão da carta, mas sem sucesso. Por essa razão retorna ao detetive e oferece dinheiro para quem lhe ajudasse a solucionar o caso.

Assim, Dupin arma um plano e recupera a carta através de uma dedução incrível...

Já falei aqui várias vezes e repito: Poe é incrível!

Porém, apesar de ter adorado a resolução do crime em A Carta Roubada, fiquei um pouco decepcionada com a descrição maçante do enredo.

Em minha opinião tinha tanta informação que a história em si acabou se perdendo. Por ser um dos contos mais conhecidos do autor, e com a presença do detetive Dupin, pensei que iria ser uma das melhores histórias (se não a melhor), mas achei cansativa.

Talvez em algum outro momento eu possa reler com calma e ter outra visão da obra, porém nesse momento afirmo que não consegui gostar. E assumo, que precisei recorrer a alguns resumos para compreender o início da história.

Em suma, recomendo apenas para quem gosta de histórias de mistério e que tem tempo para fazer uma leitura mais atenta, relendo pontos importantes, caso seja necessário.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/12/eu-li-carta-roubada-conto.html