Moore

Moore George Edward Moore

Resenhas - Moore

Filino 01/12/2021

Esse volume d'Os Pensadores contém alguns capítulos dos "Principia Ethica" e textos de outras obras. Moore apresenta alguma dificuldade, mesmo para quem já tem certa familiaridade com a filosofia. Digno de destaque é observar, nos "Principia", o tratamento que o autor confere ao "bem", que considera indefinível.

Um texto referente à filosofia em particular, às questões que trata esse saber, é mais acessível. Toda a argumentação do autor se desenvolve a partir da distinção entre o que se considera, de um lado, matéria, e de outro, mente. Uma rica discussão se segue, culminando na metafísica, na lógica e na ética. Outro texto trata do sentido do que seria "real" e o uso que se faz desta e de outras expressões.

O ponto negativo a ser sublinhado é que a edição de 1980 traz uma falha grave: há um trecho que foi simplesmente omitido, na tradução. O corte é facilmente constatável. Quiçá isso tenha sido notado e reparado nas edições posteriores.

Wanderreis 22/08/2016

O Que É Filosofia
Excelente, esclarecedora e abrangente a descrição do autor sobre as questões abordadas pela filosofia, que consiste no primeiro capítulo do Livro "Problemas Fundamentais da Filosofia" (1922). Uma pena não terem os editores escolhido todo este livro para publicação nesta edição dos Pensadores.

Obs.: Na edição que possuo (1980) falta este parágrafo deste capítulo:

"Esta é uma questão diferente da questão psicológica sobre o que acontece em sua mente, quando você não sabe nada; e esta questão de saber o que é a verdade tem sido geralmente dita ser uma questão para a Lógica, no sentido mais amplo do termo. E a Lógica, ou pelo menos partes dela, é reconhecida como parte da filosofia."