Domitila

Domitila Paulo Rezzutti

Resenhas - Domitila

Queila.Assis 19/04/2023

Tila foi demais ??
O autor faz uma análise interessante sobre a vida de Domitila, mostrando que ela foi muito mais do que apenas uma amante do imperador. Ela era uma mulher forte, inteligente e ambiciosa que lutou para conquistar seus objetivos e, ao mesmo tempo, enfrentou muitos preconceitos da sociedade da época.

Adiel.Guimaraes 02/12/2022

!!!!
O acesso feminino à cultura, a ler e a escrever era bastante limitado. Um dito popular do período resume bem o que se pensava a respeito da educação da mulher: ?Menina que sabe muito é mulher atrapalhada. Para ser mãe de família, saiba pouco ou saiba nada?. Quarenta anos após o nascimento de Domitila, as coisas não eram tão diferentes. Um inspetor, ao visitar um orfanato paulista, reclamou ao presidente da Província que a professora ensinava literatura em vez de costura e bordado.

Tiago.Costa 25/11/2022

Um bom livro sobre uma mulher que lutou pela sobrevivência pois e dessa maneira q vejo Domitila, uma sobrevivente. Um figura singular de nossa história. Talvez se não fosse conhecida como a " amante do imperador " não seria tão lembrada assim, ficaria no esquecimento mesmo após suas boa ações e iniciativas como qualquer personalidade de nossa história esquecida.

EduardoCDias 06/12/2021

Transformação
Domitila foi a pessoa mais polêmica do império brasileiro. Mulher forte, persistente e poderosa, teve papel importante na vida de D. Pedro I., mas longe de ser unanimidade, era considerada prostituta, manipuladora e desprezada pela sociedade. Após o término do seu caso com o imperador, voltou para São Paulo, casou com Tobias de Aguiar e terminou a vida como caridosa, religiosa e milionária.

Tatiana221 02/11/2021

Livro muito bom no contexto histórico, vale a pena conhecer o outro lado da Marquesa, vida muito interessante

Rachel 02/02/2021

Sempre é importante observar a história por pontos diferentes. Precisamos nos livrar de certas ideias formadas e entendermos que a imagem definida por uma só visão pode esconder nuances importantes. Recomendo muito a leitura deste livro por essas razões.

palmares 26/08/2020

O demonão
Uma leitura essencial para quem quer conhecer melhor esta personagem de muito impacto para a história do Brasil, assim como aborda outros personagens, inclusive a descendência da marquesa de Santos. Muito boa leitura, fácil e rica em detalhes. Indico bastante!

Rhafael Costa 07/12/2018

Domitila
Mais uma bela biografia escrita pelo autor Paulo Rezzutti... Um livro fácil e rápido de ler, com vários detalhes e curiosidades da época, um livro que mostra um pouco mais da personalidade da Marquesa de Santos.

@uaitolendo 31/08/2018

Visite e participe do IG @uaitolendo
Quer uma aula de Historia?? Então leia!! O livro Domitila é uma "Senhora" aula de Historia. Eu particularmente amo Historia desde a epoca de escola,era a materia que eu arrasava e passava de ano sem esforco. Eu ia adorar ler esse livro naquela epoca. Por que te confessar: os livros didaticos sao horriveis!! Nesse livro vemos que Domitila era uma mulher inteligente. E que homem nao pode ve um rabo de saia. Domitila e uma das figuras mais marcantes da nossa historia. Paulo nesse livro vai alem de Domitila do seu Demonao. Ele se aprofunda na estoria dela e me surpreendeu. Domintila vai de pecadora a santa. De oportunista a patrona. De mulher a mito. Paulo traz uma leveza na narrativa que não conseguia parar de ler,querendo mais e mais. A leitura fluia lindamente. Domitila foi uma mulher intensa. Movidas pelos sentimentos. E polemica. No livro,Paulo nos conta o que aconteceu aos filhos de Domitila apos sua morte. Que tambem causou reboliso!Leia!! Leia e comeca Domitila alem dos livros didaticos. Te garanto que sera interessante e imprecionante!!

Ellen Macedo 09/06/2018

Fatos contra os boatos
Domitila de Castro do Canto e Melo, a Marquesa de Santos. Titília para os íntimos, o que após ler este livro de Paulo Rezutti me considero. Para uns ela é pecadora, oportunista e corrupta. Para outros é mito, Santa e benemérita importante para a história da maior cidade do país. É incrível como quase 200 anos depois da célebre história de amor que a fez entrar para a história, a marquesa desperta tantas paixões e lendas entre os brasileiros, sendo ela vítima até hoje do machismo, do preconceito e, por que não, das primeiras fake news do Brasil. Eu sempre quis saber da vida de Titília além do Imperador e o pesquisador Paulo Rezzutti mostra, em uma pesquisa profunda e séria e baseada em documentos, que ela foi muito mais que a amante de Dom Pedro I e que fez o bem a muita gente. Nossa Geni.

@ale_raposo 13/01/2018

Paulo Rezzutti sempre se supera!
Baseado em documentos históricos e muito bem escrito,toda a vida de Domitila é narrada nesse livro incrível.
Confesso que a vontade de a estrangular esse criatura segue firme(infelizmente,nunca poderei!).

ritita 15/02/2016

Injeção de história!
Nem sempre faço resenhas, tanta gente faz tão bem, mas esta história é muito boa, não só por Domitila - uma amante a mais, na época em que casta, títulos e dinheiro eram "moeda de troca" para casamentos dos ricos e, sim, pelos primórdios da política no Brasil.

Não é que D. Pedro, aparentemente apaixonado pela amante, conseguia se fazer presente na cama e na mesa da esposa, além de ótimo pai?

Paulo Rezzutti também contou que ele tirava dinheiro público (se é que alguma coisa era pública aquela época), para sustentar Titila e seus filhos, com casa, comida, roupa lavada, jóias e emprego remunerado?

Domitila era A mulher, na opinião de "demonão" e, depois, também, de Tobias de Aguiar, seu amante-marido, depois da morte do imperador. O livro não traz detalhes sobre as atividades sexuais dos dois, mas indica que ela seria expert na arte do pompoarismo.

Apesar dos mexericos e presunções inclusos na história, o autor faz questão de desmenti-los com dados seguros (documentos, cartas, pesquisas, etc.

Mais que a história de paixão entre um príncipe e uma senhora casada, é o retrato de uma época.

Fico imaginando que hoje, a marquesa fria o deleito dos paparazzos e seria figurinha fácil nas revistas de famosidades, ainda que coberta dos pés ao pescoço. EITA LIVRO BOM!!

Janaina Beserra 20/09/2014

Interessante.
Gostei muito dessa biografia.Muito bem escrita e com muitas curiosidades da época.
Paulo Rezzutti foi um biografo muito caprichoso!
Domitila era uma mulher pra frente do seu tempo.Gosto disso nas mulheres.Tinha opinião forte,apaixonada e independente.Apesar de muitos acharem que não.Era uma pessoa também muito generosa.Pena que ela continua nos dias atuais sendo incompreendida.
Adorei dou cinco estrelas :)
Domino 21/09/2014minha estante
gostei e realmente me deixasse curiosa falando desse livro....