Brasil: de Getúlio a Castello

Brasil: de Getúlio a Castello Thomas Skidmore

Resenhas - Brasil - de Getulio a Castello

Volnei 27/11/2015

Brasil : de Getúlio a Castelo
Nem outro homem marcou tanto a história do pais como Vargas. Sua trajetória é explorada e muito bem apresentada por Skidmore nesta sua obra que contempla os tempos de Vargas até o inicio do governo de Castelo Branco.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Daniel Rolim 06/10/2015

Relato sóbrio das causas que levaram ao golpe militar de 1964, abrangendo o período do fim da República Velha até a queda de Jango.
Pautado pela mais absoluta imparcialidade, Skidmore nos mostra que a desorganização política, bem como políticas econômicas irresponsáveis, forças militares engajadas, grande poder de opinião dado a extremistas em detrimento da falta de representação do centro e dos moderados e, acima de tudo, um enorme fosso de desigualdade social, levaram o país à beira do caos no começo da década de 60, propiciando a intervenção militar que asfixiou o país por mais de 20 anos.
Os militares se foram da política nacional, mas nos deixaram seus aliados civis clientelistas, como Maluf, Sarney, etc, e seus inimigos radicais e revanchistas, a esquerda despreparada. Os moderados, infelizmente, não têm vez no Brasil.