Vinte Mil Léguas Submarinas

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Gabriel Galvão 28/06/2020

Resenha do livro - 20 mil léguas submarinas
Resenha do livro - 20 mil léguas submarinas

Jules Verne, considerado o 'pai' da ficção científica, se prova um verdadeiro gênio da literatura ao escrever tal livro. '20 Mil Léguas Submarinas' é uma história que, parece ter sido feita, com a assistência de diversos profissionais, todavia, apenas o cérebro de Jules Verne foi responsável por tal obra. Claro, graças ao privilégio da vida do autor, francês, livre para pesquisar assuntos contemporâneos (século XIX).
O livro trata de uma história contada pelo Professor e Naturalista Pierre Arronax, que, contratado por uma empresa americana, acaba a bordo de um grande navio, o Abraham Lincoln, com o objetivo de encontrar uma criatura gigantesca, que aterrorizava todos os oceanos. Não podendo esquecer também de Conseil, seu nobre assistente, sempre fiel ao professor, junto dele em todos os momentos. Outro personagem importante, que se tornará amigo de Arronax no futuro, é Ned Land, o canadense arpoador.
Não é um spoiler dizer que tal 'criatura' não existia, e, sim, se tratava do 'Náutilus', o enorme submarino comandado pelo Capitão Nemo. E que homem misterioso. Pouco se sabe dele, do início ao fim do livro. Enquanto todos os personagens sofrem modificações durante a história, Nemo, mantém sua postura.
A genialidade de Jules Verne é percebia a cada parágrafo. Seu poder de descrição do não-existente é admirável. Praticamente, consegue prever tecnologias que apenas iriam surgir décadas, até mesmo século depois. Uma aventura muito bem escrita, além de um estudo descritivo intenso, desde geografia, passando por biologia, até oceanografia.
O livro (talvez propositalmente) se torna muito cansativo, em diversos momentos. Por conta da falta de comunicação com o mundo externo dentro da embarcação, a história contada pelo professor Aronnax depende do destino. Mas nunca decepcionante. Um livro extremamente imersivo, o leitor sentirá dor, tédio, medo, ansiedade, surpresa, alívio, etc.
A obra nos constrói um senso crítico, observando um reflexo de uma sociedade da época de Jules Verne, uma Europa com ar de superioridade diante ao mundo, mas sempre negado pelo Capitão Nemo, um ser humano, um personagem, de todos os ângulos, a frente de seu tempo.
Avaliação pessoal: 4,25/5,0
Muito bom. Recomendo a leitura
Vanessa.Cidade 28/06/2020minha estante
Estou lendo e gostando tbm?

nana10 31/12/2021

no começo é bom, só q dps é cansativo, parece q a história não muda, tem muitas descrições de coisas relacionadas a mar e ilhas, isso me incomodou bastante então eu demorei um pouco pra ler, mas lá pro meio do livro começa a ficar mais interessante, o final eu gostei, mas poderiam ter falado mais sobre o capitão, fiquei com umas dúvidas em relação a ele, no fim foi um bom livro, tirando as coisas q eu falei
Will 31/12/2021minha estante
Moça, acabei largando na metade, perdi o ânimo justamente pela lentidão que tem no meio do livro. Está lá juntando poeira na estante ???, acha que vale a pena voltar a ler ?

nana10 31/12/2021minha estante
então moço, tenta KKKKKKKKKKKKKKK eu recomendaria vc pular logo pro capítulo do polo sul, começa a ficar mais legal na minha opinião

Laura 31/12/2021minha estante
Nossa, total! Acabei de dizer isso aqui hahahah

Mônica B. Lopes 19/04/2021

Favorito!
Acabei! Que livro maravilhoso!
Jules Verne é incrível.
Amei tudo nessa história, até mesmo a extensa descrição da vida marinha, dos lugares e etc. Tudo é encantador, e o que dizer dos personagens? São cativantes. Ned Land é um típico caçador e às vezes me irritava um pouco, Conseil um amigo fiel e dedicado, Aronnax um estudioso deslumbrado com o mundo que estava desbravando e O Capitão Nemo, um homem misterioso, sério, inteligente e implacável.
Capitão Nemo é um personagem que você quer conhecer mais, quer entender seu gênio, sua personalidade. Eu entendo o fascínio que ele exerce no Aronnax.
A amizade que encontramos aqui é muito bonita. Também tem cenas incríveis e tensas.
Enfim, leiam. Esse livro merece.

Pedro 23/08/2020

Leitura envolvente e cansativa em alguns momentos.
É um clássico um pouco complicado pois, mesmo trazendo uma história muito interessante, possui um ritmo não muito regular, que exige paciência e atenção de quem está lendo. Contém em meio a grandes aventuras, um certo EXCESSO de detalhes técnicos sobre o navio e sobre espécies de flora e fauna marinha, que cansa até mesmo mesmo aqueles que se interessam pelo assunto. É uma leitura que mantém nossa curiosidade pelo que vem a seguir e acaba nos cansando às vezes.
Pedro.Henrique 08/09/2020minha estante
Excesso? Cara, pense no contexto histórico. Verne era da geração que colheu diretamente os frutos dos trabalhos de Rousseu, Voltaire e dos enciclopedistas. Era século xviii! Você consegue imaginar como era ler essas descrições morando numa vila na frança sem nunca ter tido contato com os peixes? O que ele descreve no livro, para muitas pessoas era uma maravilha. Elas não tinham google para buscar as referências. Era um deleite para a imaginação. Se vai analisar as obras, sugiro que o faça de maneira abrangente.

Negi 15/12/2021

Muito bom, personagens desprezíveis e um final...
20 Mil Léguas Submarinas é um clássico sem sombras de dúvidas, uma leitura por vezes fluída e por outras arrastada... O livro é uma grande enciclopédia submarina, pra quem se interessa sobre o assunto essas partes devem ser maravilhosas. Mas creio que o Verne dá umas exageradas as vezes quando começa a descrever a fauna e flora. Tirando isso temos um bom livro que a leitura ainda é interessante mesmo tantos anos após o lançamento.

Temos aqui personagens bem interessantes e desprezíveis, principalmente o capitão Nemo um dos personagens mais interessantes que já li e ao mesmo tempo um dos mais desprezíveis. Uma pessoa arrogante que se acha o dono do mundo, dono do certo e errado. O Aronnax é outro que muitas vezes fecha os olhos para as barbaridades do Nemo e só o endeusa e olha pro que lhe interessa maior parte da história até no final se tocar que Nemo não é melhor das pessoas e decide finalmente fugir, com isso também temos Conselho, um personagem até que legal. Mas sua submissão ao Aronnax é sem sombras de dúvidas uma das piores coisas do livro, algo que dizem se recorrente com os personagens do autor, esse tipo de coisa é horrível, uma pessoa que diz que se pudesse "parava de respirar só pro patrão ter um pouco mais de ar..." por fim temos Ned Land, o que com todos os defeitos no final é o personagem que você consegue mais entender e torcer para que consiga fugir do Náutilus.

A história segue bem, vários momentos memoráveis. A cena da Atlântida é um UOU muito bom, o enterro no fundo do mar é um ótimo momento, o capítulo com eles dentro do vulcão também é divertido toda a aventura é bem interessante, com exceção dos momentos caça à animais em perigo já de extinção na época... Que é glorificado por alguns personagens e uma das piores cenas já feitas que é o massacre de Cachalotes, aquilo é abominável. Aqui voltamos ao Nemo, que em um parágrafo atrás fala como abomina caça desnecessária, e no seguinte faz isso... Parece que o autor queria de todo jeito fazer o personagem ser odiado (o que em teoria não precisa tanto porque ele fazia coisas questionáveis desde o começo) é interessante também ver como era imaginado o Polo Sul naquela época por algumas pessoas, muito nada a ver com o que é de fato.

O que me irritou bastante foi o final abrupto, do nada termina e você tem que aceitar porque sim, o problema não está em terminar do nada... Mas em não responder nenhuma pergunta importante, o cara criou um dos personagens mais complexos que é o desprezível Capitão Nemo. E não diz nada sobre ele... Isso foi frustrante demais, só deixa subentendido o que pode ter acontecido com ele no final. Isso é que me faz não dá 4 estrelas ao livro.

Milly 23/03/2021

Vinte mil léguas submarinas
O livro é muito bom, bem trabalhado e com bastante informação, perfeito para aumentar o conhecimento e ainda prender-se a uma história incrível.
Gostei muito da escrita e da construção, os capítulos são bem curtinhos, em média umas 3 páginas, o que ajuda bastante.
Recomendo demais e já estou a procura de outros livros do Júlio

Diana279 31/10/2020

Maravilhoso
Eu amo os livros do Júlio Verne, e esse não foi diferente, totalmente diferente, a narrativa é ótima, os personagens são muito bem citados e descritos, não é uma leitura cansativa, pois nunca se sabe o que o capitão Nemo planeja fazer, ou mostrar, recomendo muito.

Reccanello 26/06/2023minha estante
Porque o Nemo era um ninguém.

Juliana3274 27/06/2023minha estante
Mesmo assim queria saber a história dele ?

Reccanello 27/06/2023minha estante
Sim! Eu também fiquei triste por não saber mais.

RafaelM 10/06/2022

- Deus omnipotente! Basta! Basta!
Seria a confissão do remorso que assim se escapava da consciência daquele homem? (pag524)

Enfim termino meu segundo livro desse grande Júlio Verne.
Leitura com sabor de nostalgia pois quem nunca cresceu rodeado de alguma referência à sua obra, seja no mar, no interior da terra, no ar, sempre respinga alguma referência de algumas de suas incríveis obras.
Leitura maravilhosa, se o leitor conseguir ler com os "olhos da época", pois é notável a distância da ficção de 1869 com a presente data, 153 anos a frente.
Mas mesmo assim encanta, aguça o imaginativo e a curiosidade sobre cada légua submarina navegada a bordo do poderoso Nautilus e do passado do seu capitão Nemo, que durante a jornada fica ainda mais reservado, deixando a curiosidade aumentar.
Ótimo "final", pois em modesta opinião prefiro assim kk, sem spolier, na conta do leitor.
Enfim, valeu.. e após descer ao interior da terra, e navegar no mais profundo abismo, pretendo na sequência correr o mundo em 80 dias, rs..
Bóra lá?
Brenda.Sá 17/07/2022minha estante
Já leu "Poeira Lunar" de Arthur C. Clarke? Acho muito interessante como eles pensavam que iria ser no futuro! ?

RafaelM 17/07/2022minha estante
Olá Brenda.Sá!
Ainda não tive o prazer de ler nenhuma obra do grande Arthur C. Clarke mas certamente está sim na minha lista. Obrigado pela dica ?

RafaelM 17/07/2022minha estante
Tenho alguns amigos de Skoob que são super fã dele, e sempre acompanho as resenhas kk.. Não ligo muito para spoiler, pelo contrário, fico ainda com mais vontade de ler

Brenda.Sá 17/07/2022minha estante
Que bom que você tem a mente aberta! Haha! Fico com muito medo de ter algum spoiler muito revelador em alguma resenha que faço! ?? Creio que gostará da leitura! ?

João Sales 11/08/2021

Jules Verne
Esse foi o primeiro livro que li para o meu filho.

Eu e minha esposa nos revesamos pra colocar o Gustavo pra dormir e sempre na minha vez eu lia em voz alta um capítulo deste extenso livro.

Ora acordado ora dormindo, o Gustavinho acompanhou a história do Professor Aronnax e seus companheiros Conselho e Ned Land a bordo do Nautilus, a embarcação submarina do Capitão Nemo.

Gabriel.Chiquito 06/11/2022

O começo da história foi muito bom, um grande mistério a ser desvendado, uma aventura ao desconhecido cheia de perigos e, de repente, todo um mundo maravilhoso saindo das páginas do livro.

Mas a partir daí não tem muita inovação, os capítulos variam de cenário e história, mas a misturinha é a mesma, os personagens não evoluem e o livro segue uma pegada mediana.

O que mais me pegou foi a classificação taxonômica: famílias, gêneros, espécies e tudo mais de vários animais. No começo eu não achei ruim porque fui curioso e ficava procurando no Google os animais mais interessantes, mas chegou uma hora que os parágrafos gigantes cheios disso encheram o saco, e atrasaram um pouco minha leitura.

Outra coisa que me incomodou um pouco foi o clássico jeito inglês, um tiquinho xenofobico aqui, um outro tantinho colonialista explorador ali, que sempre fica velado nos livros do Verne.

Uma leitura boa pra quem gosta de ficção científica e clássicos, mas se essa não é sua praia, é dispensável.
juline 12/11/2022minha estante
Sua resenha ficou ótima! Ainda quero ler esse livro um dia, mas dá uma desanimada quando vejo várias pessoas falando dessas longas descrições científicas hsush

Gabriel.Chiquito 12/11/2022minha estante
É um livro bem legal pra quem gosta de imaginar os cenários, mas se vc não quiser ler e tentar imaginar essas descrições todas, pode pular alguns paragrafos quando ficar entediada. Eles não são essenciais pra história.

Iandra Massela 09/01/2022

Misterioso
A história é bastante interessante, porém também é rodeadas de mistérios, principalmente no final. Talvez tenha sido essa a intenção de fato do autor, manter aquele mistério abordado durante toda a história em aberto. Confesso que queria muito saber o que de fato houve depois dos acontecimentos finais, e a história trouxe devaneios como "e se essa for uma história real, mas que foi escrita como sendo fictícia? e se tudo aquilo realmente aconteceu?". Fiquei com esse sentimento após terminar de ler o livro, mas apesar das partes chatas onde há sempre informações científicas demais, foi uma leitura muito boa, e valeu muito a pena a experiência. É um livro a frente de sua época, como todos os livros de Júlio Verne.

rodrigo963 21/09/2020

Desafio 2020 - setembro/clássico mundial
O livro apresentou uma grande aventura pelos mares do mundo. Essa história inicia a partir do naufrágio de navio no oceano, chamando atenção da população sobre os possíveis motivos do ocorrido. Dessa forma, uma equipe é formada para desvendar esse mistério que rodeia os pensamentos da população. Assim, nós leitores, iremos acompanhar o desenrolar dessa aventura, os acontecimentos que motivou toda essa viagem e sua consequência na vida dos personagens.
É perceptível que Júlio tinha uma mente criativa e muito produtiva. Buscou trazer vários cenários no contexto de sua obra, além de abordar temas importantes para época, como: desenvolvimento, conhecimento, liberdade, humanidade, meio ambiente, tecnologia e civilização. Lado negativo está relacionado com sua construção, ou seja, as intensivas descrições no livro, muitas informações (ou não) sobre, por exemplo, peixe. Descreveu em vários momentos sobre tipo de peixe, gênero, espécie... Como é um assunto de pouco interesse p/minha pessoa, achei muito chato/entediante. Mas acredito que valeu a pena terminar essa leitura e conhecer essa obra do século XIX.
rodrigo963 21/09/2020minha estante
Legal ????

Osman.Siqueira 29/04/2021

Mestre da Imaginação Jules Vernes
Livro interessante se tratando que foi escrito há tanto tempo e baseado na imaginação do homem levando em conta que ainda não tinham sido inventado os aparelhos que continham no Submarino Náutilus. Também se faz necessária a escrita rebuscada e ciêntifica, pois, um dos objetivos dessa viagem era catalogar as espécies marinha que o homem ainda não tinha conhecimento. Na época deste livro não existia meios de exploração submarina, então Jules Verne usou de pura imaginação. Quanto às partes da narração científica que é um pouco arrastada de se ler não é motivo para diminuir a minha avaliação sobre o livro, pois levo em consideração a época de uma escrita mais rebuscada. Sem dúvida nenhuma é um belo livro clássico que vale a pena ler.

site: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/infografico-por-dentro-do-nautilus-de-20-mil-leguas-submarinas/