As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Marita13 01/12/2023

Eu tinha expectativas sobre o livro e então li, mas é um livro bem ruim, livro misógino em que sexualiza meninas de 12/13 anos e é um livro racista. E não não entendo o momento em que ele viveu. Ele para mim só é um autor de merda

giventaken 24/11/2023

As virgens suicidas
é certamente uma experiência. gosto da natureza melancólica e muito há de se refletir no livro. houve um momento na qual comecei a achar a obra maçante, mas isso pois já havia assistido o filme e pude prever 85% dos acontecimentos.

maria 22/11/2023

As meninas lisbon
Eu amo muito o filme da sofia então tinha expectativas meio baixas pro livro já que tinha visto umas pessoas dizendo que o filme é melhor, mas definitivamente é uma adaptação perfeita, toda a beleza do livro se traduz pra tela e vice versa. eu demorei um tempo pra ler mas acho que se eu tivesse emocionada conseguia ler de uma vez só.

Milena12 21/11/2023

As cinco irmãs Lis
A história se passa nos anos 70 e é narrada por um grupo de meninos que vivem em uma cidade suburbana nos Estados Unidos. O livro retrata a vida das cinco irmãs Lisbon, que são reclusas e misteriosas. À medida que a narrativa avança, os eventos trágicos e perturbadores que levam ao suicídio das irmãs são revelados. O livro aborda temas como adolescência, sexualidade, repressão e isolamento social. Com uma escrita poética e melancólica, Eugenides cria uma atmosfera sombria e reflexiva sobre a fragilidade da vida e o impacto da pressão social na juventude.

Luiza 21/11/2023

Decepção de Livro
Para mim, a parte que mais me instiga em um suspense é sua capacidade de atiçar a curiosidade do leitor, prender sua atenção com uma história fluída e desfazer ao final todas as dúvidas que o leitor criou ao decorrer do livro.
Inicialmente, este livro cumpriu seu papel em instigar minha curiosidade, mas passou o livro inteiro se desvinculando da história principal, narrando fatos aleatórios ou momentos banais da vida das meninas.
O que mais me decepcionou neste livro foi que o escritor deixa para acontecer nas últimas página, o que é a premissa base do livro: o suicídio das cinco irmãs. Até 3/4 do livro, somente Cecília, a irmã mais nova, havia se suicidado, passando todo o livro focado no declínio da família Lisbon e não no misterioso suicídio das irmãs.
Por ter deixado para as últimas páginas, TODAS as pontas soltas do livro continuam soltas, não havendo nenhuma conclusão do porquê o suicídio das cinco se deu, nem uma pista sequer, uma carta deixada por uma delas. Absolutamente nada.
Caso o livro tivesse cumprido seu papel e prendido minha atenção ao narrar a vida das meninas de forma mais instigante, talvez não seria um problema tão grande, mas para mim o livro não cumpre quase nada que promete na premissa. Isso porque quando o cumpre, o faz nas últimas páginas.

Bom, um livro que quase me deu ressaca literária e não recomendo.
ValAria34 29/11/2023minha estante
Também achei muito descritivo, vibe Anne de Avonlea, não curti!

majuja 16/11/2023

Nossa...
"Estavam destinadas à universidade, a maridos, á criação dos filhos, a uma infelicidade apenas vagamente percebida - destinadas, em outras palavras, à vida". Esse livro dói e incomoda, mas também escancara o lado nada romântico da vida. Me senti imensamente amiga dos personagens dessa história maluca e eu não sei explicar como isso aconteceu. A leitura valeu demais pra mim.

rebeecasouza 14/11/2023

Meu favoritão, n ligo se alguem não gosta, é perfeito e entrega tudo o que promete. descansem em paz irmãs lisbon, vcs teriam amado lana del rey e taylor swift
Fermoon 19/05/2024minha estante
Viu o filme adaptado ?

Mari Pereira 04/11/2023

Tinha curiosidade em ler esse livro há anos e finalmente o fiz.
Uma história melancólica e tocante, contada sob o ponto de vista dos garotos que eram vizinhos da família das meninas que se suicidaram.
Mesmo com o peso do tema, a história se foca mais em tentar reconstituir um pouco como era a vida dessas meninas antes de elas se suicidarem. E nesse esforço, traz a tona questões importantes sobre família, controle, liberdade, acolhimento, apoio...
Um drama sensível e bem escrito, sobre um tema muito pouco trabalhado na literatura.
Recomendo.

Jjthnjy 02/11/2023

O filme é incrível, mas não se compara ao livro, os pensamentos dos garotos são bem mais específicos do que no filme e te deixa mais angustiada quando eles falam das meninas lisbon. Amo muito essa obra, mas não sei escrever o quanto aaaaaaaaa

Fabíola 02/11/2023

É um bom livro, mas é tão descritivo e poético que se torna cansativo em alguns momentos.
Só queria que acabasse logo quando cheguei no final, esses meninos têm uma visão surrealista e idealizada demais sobre as meninas, isso que tornou o final exaustivo.

pseudolixinho 02/11/2023

Horrível
Podre, sem graça, sem sal, mal feito, mal escrito. um livro cuja história se passa nos anos 70, escrito nos anos 90, por um homem, da perspectiva de um homem e falando sobre mulheres, e nesse caso, adolescentes. tinha tudo pra dar errado e ser horrível e foi isso mesmo que aconteceu. cheio de visões misóginas e descrições e cenas desnecessariamente sexuais, até mesmo pra época retratada e a época em que foi escrito. sem contar todo o conteúdo completamente inútil e sem proveito durante 90% do livro. odiei, uma completa perda de tempo.
Luiza 21/11/2023minha estante
senti isso tambem!!! mt gente gostou mas parece que as meninas são coadjuvantes na historia do bairro deles (????)

Marita13 28/11/2023minha estante
tô achando um livro muito misógino e bem racista tbm

Luiza 28/11/2023minha estante
racista por que vc acha? nao captei esse trecho quando li

Erika673 29/10/2023

Eu vim com as expectativas altíssimas após assistir o filme (o qual guardo com tanto carinho no meu coração), no entanto, o livro me pareceu bem mais lento e difícil de me apegar. Terminei com a sensação de que a obra tinha um potencial enorme, tanto que foi bem desenvolvido no filme, mas o autor falhou em certas partes.
De qualquer forma, não digo essas coisas apenas pela existência do filme, mas analisando o livro separadamente também me deixa com essa conclusão...

Almopa 26/10/2023

Bom, mas nem tanto.
Bom, o livro narra a vida da família Lisbon, pela visão de um grupo de garotos que são obcecados pelas 5 irmãs (Cecília, Lux, Bonnie, Mary e Therese) a partir da primeira tentativa de suicídio de Cecília...
Foi terrivelmente maçante, e olha que nem ao menos vi o filme. Confesso que abri o livro cheia de expectativas (mesmo sem ter me aprofundado sobre o que se tratava e como retratava) para uma história surpreendente com meninas sem ambição e que tiveram uma ótima explicação/ motivo , e tudo que tive foi uma narração rasa e bem confusa sobre tudo que aconteceu... Entretanto, pretendo lê-lo novamente, com mais tempo e vontade para ver se a minha avaliação continua a mesma.

anaclarahaas 23/10/2023

I think it's impossible not to read this book and think about how difficult it is to not have freedom, I think this is the greatest torture to do to someone, depriving them of life.
anaclarahaas 23/10/2023minha estante
crazy ?