Novos contos da montanha

Novos contos da montanha Miguel Torga

Resenhas - Novos contos da montanha

Ana Monique Souza 27/12/2023

Impactantes
Se tem algum autor que deve ser melhor difundido, ele é o Miguel Torga.

Os contos são impactantes, mostram ironicamente como a sociedade é, sem firulas.

Zé Vinícius 22/07/2022

Uma obra concisa e estrondosa.
Quando comprei esse livro, confesso que buscava algo com um quê de crônica e um quê de prosa. Confesso também que comprei um pouco pela fuga do constrangimento depois de
ficar muito tempo vendo os livros que um cara vendia na pracinha em frente ao meu bloco na faculdade. Contudo, acima de toda e qualquer noção prévia esse conjunto de contos me aterrou, me comoveu, me transportou e me assustou muito mais do que eu pensei que ele poderia. Há um quê de crônica mas há um quê de horror, de rural, de desespero e esperança. Alguns contos passaram e me fizeram rir, outros chorar, outros me deram um sorriso na cara e alguns um par de olhos esbugalhados de espanto. Essa é uma obra única, não o dispensem se tiveram a possibilidade de ler.

(Ressalto aqui a elegância da escrita do Torga. Sério, é uma dança de tão belo)

cid 11/09/2013

Conhecendo um grande escritor portugues
Inicialmente encontrei muita dificuldade para ler estes contos. A linguagem cheia de t ermos para mim desconhecidos foi uma dificuldade a vencer. Mas, estes contos merecem o empenho e cheguei ao final do livro muito afinada com a escrita e a maneira de escrever de Miguel Torga, que gostei muito de conhecer. Inesquecíveis contos que falam de uma vida simples num pedaço rural de Portugal

Paula 26/09/2010

Contos de uma vida
Reler esse livro depois de 10 anos me fez perceber que de fato temos um momento certo para cada livro, cada autor. Quando li pela primeira vez eu gostei, mas acho que não me envolvi nem metade com ele como me envolvi nessa releitura. Miguel Torga é um contista excelente, que merece ser lido principalmente por quem aprecia esse gênero. Personagens, homens e mulheres, totalmente imersos em seu contexto social, que nos fazem ver melhor o mundo que criamos para nós.
Eduardo 20/02/2022minha estante
Lendo os Novos Contos de Montanha, tenho a mesma sensação que um português teria ao ler as"Primeiras Estórias" de João Guimarães Rosa. Mundos herméticos periféricos ao falar

Eduardo 20/02/2022minha estante
das grandes cidades.