O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

AMANDA3038 01/09/2023

Primeiramente: QUE MALUQUICE.

?O Bebê de Rosemary? é um clássico do terror e do drama dos anos 60, sendo assim, eu cresci vendo esse filme, no entanto, me despertou muita curiosidade de saber como era o livro e eu estou embasbacada em como 95% do roteiro está no livro, as adaptações normalmente são bem precárias em prevalecer as falas do autor original, mas cada passo, cada narrativa é excelente.

Esse livro tem uma mistura boa de estranheza e nervosismo, passei a leitura toda angustiada, principalmente quando Rosemary foi desacreditada e descredibilizada por algo que ela tinha razão.

Eu adorei essa leitura, realmente um grande clássico da literatura!!

winchesterdudab 27/08/2023

Bomm
Gostei da história mas achei um pouco estranha, não me parece um terror e não chega nem perto de me assustar, achei engraçado, não sei muito o que falar sobre a história, o fim principalmente, esquisitissimo, ri demais

nnsamara 27/08/2023

A leitura me viciou do começo ao fim, mas confesso que muitas vezes ficava agoniada com a personagem principal ser tão besta e não se ligar nas coisas... o final não me atraiu tanto, poderia ter terminado com milhões de possibilidades

Lady Addams 25/08/2023

Salve os clássicos do terror
Maravilhoso, Ira Levin fez um livro curto, mas é histórico e um clássico no gênero do terror com sua escrita perfeita, envolvente e precisa !!Indico para amantes de clássicos, amantes do terror, amantes do cinema e também para quem precisa retornar o ritmo de leitura.
O livro nos faz refletir sobre os sinais estavam ali, mas você decidiu ignorar. Ainda mais que o leitor levantará a questão sobre o quanto conhecemos alguém e onde está depositada nossa confiança. Essas questões surgiram em minha cabeça já enquanto devorava as páginas dos últimos capítulos.
O enredo é narrado por Rosemary Woodhouse, uma jovem mulher e dona de casa que antes era católica convicta e com uma grande família, agora se considera "agnóstica" e que reside distante de seus familiares que desaprovam o seu casamento com Guy Woodhouse pelo fato do próprio não ser tão religioso e tirar, por algumas vezes, durante o livro sarcasmo com a fé adormecida da esposa.
O casal, por até onde se entende, vivem felizes e com uma vida sadia. Guy é ator de comerciais de tv e deseja a ascensão de sua carreira, enquanto Rosemary é responsável pelo lar. Fato é que ambos divergem em relação a chegada de filhos, maior desejo de Rosemary.
A história do casal segue quando resolvem morar no Edfício Bramford. Rosemary, de imediato, encantou-se com o apartamento 7E e convenceu o marido que ali era o lugar deles. A notícia não foi bem recebida pelo velho amigo do casal Hutch, um homem sábio e bem informado, que revelou ao casal tragédias, a mística e as histórias horrendas e sobrenaturais envolvendo o Edifício, o velho ditado: "quem avisa, amigo é"... No entanto, como todo clássico do terror, os novos locatários resolvem ignorar os "avisos sobrenaturais" e resolvem morar no Bramford.
Foram bem recebidos pela vizinhança, sobretudo por um casal que desde inicio achamos bem suspeito, o Casal Castevet. De início, sentiam-se sufocados com a "boa vizinhança", mas Guy acabou se envolvendo com a amizade, já Rosemary sempre os achou estranhos, porém ignorava a intuição (grande erro!!) e acabava cedendo às investidas.
Rosemary só não esperava, como em um passe de mágica, o marido conseguisse o papel que tanto queria e ainda decide ter o que sempre negou a ela: um bebê. A concepção do mesmo é uma situação de gatilho e horrenda, daqui a senhora Woodhouse já devia suspeitar que boa gente seu marido não era.
A Gravidez era estranha, Rosemary não era validada quando reclamava de incômodos, recebia atenção especial e bastante estranha. Em certo momento, chegou a ligar pontos e procurar o "porquê" dos fatos. Se viu sozinha, abandona e sem uma pessoa se quer para confiar.
O grande êxtase do livro cabe a Parte III. É onde o oculto é escancarado; é também onde Rosemary descobre tudo o que fizeram e arquitetaram com ela. É de exímia excelência do autor a forma como associa o sobrenatural e o satanismo com elementos do catolicismo, fé adormecida daquela mulher que gerou o fruto que tanto repudia e que, ao mesmo tempo, aflora seus sonhados sentimentos maternais. Saudações são feitas ao maldito fruto do ventre e à quem o gerou! É iniciado a nova era, o ano um para os adeptos, através de uma mulher que rejeita a todo momento ter sido "a escolhida".
Salve os clássicos do terror!!

Louise Rodrigues 20/08/2023

Os vizinhos mais irritantes da história da literatura kkk
Que livro,meus amigos!
Um clássico pra quem ama terror/suspense.
Já era fã do filme,agora fã do livro também.
Um dos poucos casos em que a adaptação é tão boa quanto o livro.

lailaoliv. 19/08/2023

O Bebê de Rosemary
Um clássico é um clássico não é mesmo?!

Em ?O Bebê de Rosemary? acompanhamos Rosemary, uma jovem recém casada com Guy Woodhouse, procurando com o marido uma casa para começarem a sua vida de casal. Um dia, encontram o apartamento dos seus sonhos e depressa mudam-se para lá. Numa questão de tempo o casal instala-se, Guy avança com a sua carreira de ator e Rosemary engravida como eles desejavam.
Porém as coisas mudam quando um casal de idosos começam a se envolver estranhamente em suas vidas e dar sugestões sobre a gravidez da jovem.
Cada vez mais Rosemary perde o controle da situação e quando ela percebe a verdade já é tarde demais!

Como um clássico já esperei ser extremamente clichê e previsível!
O início do livro não me puxou muito e senti a leitura muito arrastada, mas no final da segunda parte as coisas ficaram mais cativantes. Achei muito desnecessário o uso do sexo sem consentimento dessa forma desleixada apenas para ?entreter o leitor? embora essa cena sendo necessária para o desencaminhar da história.

Os personagens foram bem desenvolvidos e a história é realmente cativante, previsível mas cativante!
Odiei o Guy e toda a falsidade da parte dele com a mulher que ele dizia amar, um verdadeiro babaca.
A inocência da Rosemary era tão explícita e tocante que muitas vezes senti pena de tudo que ela não conseguia perceber (e as vezes achava ele extremamente burra)

Foi uma leitura ótima
O terror presente nele não é assustador, mas é cativante
Adorei como o livro plantava mistério sem dizer explicitamente que eram mistérios e aos poucos deixava a gente perceber que as coisas estão foram do lugar.

Realmente só não vou dar 5 estrelas pelo final totalmente inacreditável que esse livro teve.

Quero muito assistir a adaptação!!

?? O que fizeram com os olhos dele?
Todos olharam para Roman, que respondeu:
? Ele tem os olhos do Seu Pai.?

Klebia.Silva 18/08/2023

????? ??? ??? ???? ????? ????? ? ?????... ????? ?????... ? ????????????.. ??? ??? ????? ????? ???????????? ..

RChicago 12/08/2023

Só não dei 5 estrelas pelo final
O livro é muito bom, traz um suspense psicológico bem construído que nos faz duvidar da nossa própria percepção e julgamento o tempo todo. Gostei muito também da ambientação, da forma como o sonho de casamento e maternidade da nossa sociedade patriarcal foi explorado, todo o zelo com a casa nova e empolgação com a maternidade, como mulher me identifiquei com a personagem em diversos aspectos e pude sentir a tensão nos seus anseios para com o lar e sua família.
Infelizmente, o final me desagradou profundamente, esperava uma ação mais ativa da protagonista, porém, dá para entender sua posição como mãe.
Recomendo demais o livro, agora vou assistir o filme e minissérie!
RChicago 13/08/2023minha estante
Update: filme muito bom e correspondente ao enredo!

Sabrina 10/08/2023

Muito bom e agoniante
Amei o livro e o suspense, da uma agonia gigante e uma curiosidade pra saber o que realmente está acontecendo, me senti na pele da rosemary

Ananda Books 07/08/2023

Introdução ao terror
Primeira vez lendo um livro de terror, estava ansiosa pra saber como seria a experiência, gosto de filmes de terror pela sensação de frio na barriga e pra tentar adivinhar de onde vêm o susto.

O livro começa introduzindo Rosemary e Guy e mostrando a vida de recém-casados deles, a procura pelo apartamento e as expectativas para o futuro.

Não tem como falar muito da construção do livro sem dar spoilers importantes, já que são uns pequenos momentos que acontecem durante a leitura que levam a construção do plot principal do livro.

Não senti medo algum durante a leitura, mas sofri com empatia e ansiedade por Rosemary ao longo de sua gravidez, os sentimentos dela e o medo são facilmente trazidos para os leitores e é muito difícil não se comover com ela, principalmente nos últimos dias de gravidez.

A escrita não é ruim, mas também não é nada demais, uma leitura fluída durante o livro inteiro.

O livro apresenta gatilhos de estupro e falas desconfortáveis e ao meu ver ao se dirigir a pessoas negras. Lembrando que o livro de passa lá pelos anos 60 nos Estados Unidos.

É uma leitura boa e introdutória ao mundo do terror literário. O que mais causou arrepios foi me imaginar no lugar de Rosemary, sem ninguém próximo para se apoiar e ser salva.

j.oao 04/08/2023

Aqui começa minha luta com o pdf
Li uma versão antiga com uma tradução cheia de erros, mas como eu amava o filme do Polanski foi natural gostar do livro. o filme segue igualzinho o livro em cada detalhe que chega dá raiva de tão bom.

asisoynara 01/08/2023

Bárbaro!
Sabe aquele tipo de livro onde a tensão é palpável e o terror psicológico é completamente imersivo? Este é o caso deste livro. Já havia assistido ao filme há alguns anos e me surpreendi com o quão perturbador, denso e claustrofóbico ele é - uma experiência muito mais aterrorizante do que qualquer filme de terror com jumpscare e figuras malignas escancaradas.

O filme, brilhantemente dirigido por Roman Polanski, é uma representação fidedigna da genialidade por trás do livro - e não me refiro ao aspecto religioso, pois inclusive, como cristã, me sinto desconfortável com o teor blasfemo da obra e apenas por isso não consigo avaliar com cinco estrelas; mas o impacto dessa história é a metáfora implícita sobre maternidade compulsória e misoginia.

Aqui vemos um claro exemplo de como a figura da mulher é subjugada, e de como tratar mulheres com engano, apropriar-se de seus corpos e de suas escolhas não é apenas errado, é satânico. Essa obra abre um leque sobre a psique humana, sobre fanatismo e suas consequências, além de revolucionar não apenas na construção do suspense ao longo da trama, mas por abordar um terror tão real e tão lamentavelmente ainda presente no mundo de hoje que violenta tantas mulheres e seus corpos e mentes.

UrsaMaior 29/07/2023

Fantástico
Reli diversas vezes, sempre com a mesma empolgação e envolvimento pela trama. Um dos melhores exemplares da literatura de horror.

Vitor Hugo 29/07/2023

ISTO NÃO É SONHO! ISTO É REAL, ISTO ESTÁ ACONTECENDO!

Nova York, década de 1960.

A doce e ingênua Rosemary é enganada pelo ambicioso e egocêntrico marido Guy, que se associa aos seus idosos vizinhos, um casal de bruxos, para usarem Rosemary como ventre para o filho do Satã, em troca de sucesso na carreira como ator de Guy.

O livro foi publicado em 1967, sendo adaptado para o cinema já no ano seguinte, dirigido por Roman Polanski, compondo a sua famosa "Trilogia do Apartamento" (foi precedido por Repulsa ao Sexo e sucedido por O Inquilino).

Todo o terror psicológico magistralmente urdido por Polanski já está presente no livro, destacando-se o próprio Edifício Bramford (ou Dakota, edifício real de Nova York) como uma das personagens do livro/filme, onde a ação se passa na maior parte do tempo.

Mais do que o sobrenatural, contudo, apavora-nos a fragilidade e o abandono de Rosemary, que, grávida, não pode contar com ninguém, sendo ludibriada por todos que a cercam, incluindo seus esposo e o próprio obstetra que a "cuida".

Indiscutivelmente, um apavorante clássico moderno.

Hannah Monise 27/07/2023

Arrepiante e bizarro
Que livro BIZARRO! Mas muito, muito bom. Construção de história incrível e sensacional!

Li o livro sem ter assistido ao filme, então fui muito surpreendida com a forma com que a história vai sendo construída. É sobre o caminho até o nascimento do bebê, não o bebê ou os feitos dele!

Eu me envolvi muito com a escrita e narração desde o início, tanto que o li em apenas 3 dias. Você vai desconfiando dos personagens, e tentando entender melhor se é aquilo mesmo, vai pegando raiva de Guy, o marido de Rosemary, e montando o quebra-cabeça.

Guy e Rosemary se mudam para um prédio novo (que é velho), conhecem um casal de vizinhos idosos e muitas coisas esquisitas começam a acontecer. Há uma cena específica muito bizarra, que me deixou arrepiada e tensa! E tudo o que você quer é que Rosemary se toque e fuja, apenas.

O final simplesmente me impactou! Instinto materno que chama? Haha. Que imaginação!!! É um livro que merece demais ser lido! Ele não dá medo, de forma alguma, e também consegue trazer, singelamente, algumas discussões. Apenas leia!