A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Deeh 10/06/2023

Num futuro não muito distante...
Acredito que estou perdoada, pois o próprio Jonas Madureira disse que este é um dos livros mais difíceis do Lewis.
É uma espécie de resposta ao subjetivismo da época, ou que começou naquela época, (me pergunto o que Lewis diria da nossa época ?).
É uma resposta à negação da lei natural, o tao.

Alessandra 09/06/2023

Muito bom!
Os livros do Lewis não é pra qualquer um, são complexos, lógico nem todos são. Abolição dos homens é um desses livros, mas consegui entender bem as indagações do nosso querido Lewis.

Acredito que se ele pudesse ver como a nossa geração é, uma geração fraca e que tem abandonado os bons costumes e princípios, ele iria se revirar no túmulo, certeza.

Aprendi muito com esse Querido, e fico feliz que tenho seguido o caminho certo, e não tenho abandonado os princípios ao qual aprendi com a minha caminhada como cristã.

O livro é bom, mas denso. Mas vale muito a pena ler!

heloisa161 09/06/2023

Abolição
A Abolição do Homem, uma leitura que começa simples, envolvente, se tornando complexa, mas sem assustar, com um raciocínio de fácil compreensão.

Relativamente curto, a utilização que faz da analogia do Tao com relação a Lei Natural demonstra a universalidade de determinados conceitos, independente da cultura (ou religião) dos diversos povos. E por isso talvez vale a pena iniciar a leitura pelo Apêndice, onde ele apresenta exemplos do Tao. Chega a ser assustador como o raciocínio de Lewis retrata a época atual de forma profética, onde numa espécie de novilíngua, se busca salvar o Homem o destruindo, aniquilando a essência do que nos torna humanos e diferentes dos animais. Recomendado a toda e qualquer pessoa que se encontra no Tao, ou que esteja fora dele, para retornar à Verdade!

Júlia Montibeller 07/06/2023

Bom!
Gostei bastante do início do livro e da maneira na qual ele explana a decadência dos valores da educação moderna. No entanto, há grandes erros de ortografia no texto.

Romeu Felix 29/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"A Abolição do Homem", escrito por C. S. Lewis e publicado em 2005, é um livro que aborda questões éticas e filosóficas relacionadas à natureza humana, à moralidade e à educação. Nesta obra, Lewis critica o relativismo moral e alerta para os perigos de uma sociedade que nega os valores universais e objetivos.

Resumo do conteúdo:
O livro é composto por três capítulos principais, nos quais o autor desenvolve sua argumentação de forma clara e incisiva.

Capítulo 1: "Menos que Homens"
Lewis inicia o livro discutindo a visão de alguns filósofos que negam a existência de valores morais objetivos. Ele argumenta que essa perspectiva leva à "abolição do homem", ou seja, à negação da natureza humana e de seus princípios éticos fundamentais. O autor explora as implicações dessa abolição e os danos que podem ocorrer na sociedade.

Capítulo 2: "A Proposta do Livro Verde"
Neste capítulo, Lewis analisa e critica um livro fictício chamado "O Livro Verde", que propõe uma educação baseada apenas na utilidade e no controle das emoções. Ele argumenta que essa abordagem reducionista nega a própria essência do ser humano, enfraquece a moralidade e prejudica a capacidade de discernir o certo do errado.

Capítulo 3: "Os Bastões nas Rodas"
No último capítulo, o autor apresenta a importância da tradição e dos valores transmitidos ao longo da história. Ele defende a necessidade de uma educação que promova a compreensão da natureza humana, a formação moral e a valorização dos princípios universais. Lewis enfatiza que a negação desses valores leva à perda da humanidade e ao declínio da civilização.

Conclusão:
"A Abolição do Homem" de C. S. Lewis, publicado em 2005, é uma obra que nos faz refletir sobre questões éticas e filosóficas fundamentais. Com apenas 96 páginas e escrito em português, o autor apresenta uma análise crítica do relativismo moral e da negação dos valores objetivos na sociedade. Lewis argumenta que a abolição da natureza humana e a rejeição dos princípios morais universais têm consequências prejudiciais para a humanidade e para a civilização. Ao explorar o papel da educação e a importância da tradição, o autor defende a necessidade de uma formação que promova a compreensão da natureza humana e a valorização dos valores morais. Com sua escrita clara e persuasiva, Lewis desafia o leitor a repensar as bases da ética e a considerar o impacto das ideias relativistas em nossa sociedade. "A Abolição do Homem" é uma leitura recomendada para todos aqueles interessados em refletir sobre os fundamentos da moralidade e em buscar uma compreensão mais profunda da natureza humana.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Saul 28/05/2023

Complicado
Lewis é um autor brilhante e todos sabem disso, principalmente por suas obras que levam à Cristo ? ou seja, com vieses cristãos. Esta, porém, se diferencia nesse ponto, porque, como ele mesmo afirma: "[...] embora eu mesmo seja um teísta e, de fato, um cristão, não ensaio qualquer argumento indireto a favor do teísmo." (p. 50) Não é a intenção dele cunhar argumentos a favor do cristianismo neste livro.

Partindo de um caso tão específico de um "Livro Verde" ele faz um gancho para assuntos de alto calibre intelectual filosófico, citando autores acadêmicos renomados de sua época. Sinto que neste livro ele quis mostrar o quão intelectual ele pode ser se quiser, dando-lhe credibilidade entre demais autores.

Não obstante, isso fez do livro maçante e de difícil leitura. Poucos conseguirão alcançar realmente o que o autor deseja transmitir, como ele mesmo admite: "Para alguns, parecerá que estou inventando uma dificuldade fictícia." (p. 62)

Ademais, é possível perceber que dava para tratar de tais temas de maneira mais fácil para que os leitores conseguissem entender com mais clareza. Ou seja, foi dito de maneira difícil e complicada de forma, na minha opinião, desnecessária. Por isso, não é um livro que eu recomendo ? não para a grande maioria das pessoas.

Debora654 17/05/2023

Incrível
Esse livro foi meu primeiro desafio de 2023, foi algo desafiante e precisei ler primeiro o apêndice para compreender melhor.. no final eu amei o livro

Lelê 11/05/2023

Parei algumas vezes e isso atrapalhou a leitura, ainda mais pq pra ler Lewis precisa de muita concentração pra não perder o raciocínio.
Algumas partes me deixaram voando, ainda prefiro os livros dele com um q de fantasia.
Mas é muito interessante

Wes Janson 25/04/2023

Brilhante!
C.S. Lewis é muito mais conhecido por ter escrito As Crônicas de Nárnia, porém, sua série de livros de não ficção é absolutamente brilhante. A Abolição do Homem, é um claro exemplo disso, com uma leitura que começa simples, envolvente, se tornando complexa, mas sem assustar, com um raciocínio de fácil compreensão.

Victor_lcnetto 23/04/2023

A abolição do homem.
Um livro filosófico. Não entendi muito bem o conceito no começo, mas ao longo do livro fui entendendo melhor. Não é um autor fácil de ler. Mas é filósofo né.

Izabela.Deotti 23/04/2023

A Abolição do Homem foi escrito pelo irlandês C.S. Lewis (1898-1963). O texto foi publicado originalmente em língua inglesa no ano de 1944.

O livro divide-se em 03 capítulos, cumulado com Apêndice generoso recheado de citações populares e religiosas que mesmo escritas/ditas em momentos e lugares diferentes, incrivelmente traduzem um pensamento universal que nos trouxe em segurança até aqui.

No 1.° Capítulo, C.S. Lewis nos explica a motivação para ele redigir tal texto. Nos foi esclarecido que fora presenteado com um livro didático, a qual ele se refere como "Livro Verde" para proteger os autores/professores britânicos. Na obra mencionada, Lewis fica muito incomodado com os exemplos didáticos do "Livro Verde". Conforme Lewis analisa os exercícios, ele refuta com genialidade as incongruências encontradas. Em suma, a principal crítica é que "a tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos."

No 2.° Capítulo, Lewis alerta para as consequências destrutivas de uma educação limitante seguindo a doutrina do "Livro Verde".

No 3.° Capítulo finaliza nos explicando a necessidade de "A Abolição do Homem". Pois, atualmente o poder, a submissão e o lucro se misturam e ao mesmo tempo que o homem adquiri o poder, ele se torna escravo dele mesmo e das suas consequências.

O livro é puramente filosófico e, com certeza, qualquer texto que eu escrevi, ou venha escrever sobre este livro ficará muito aquém da sua qualidade.

Lidiany.Mendes 17/04/2023

Um grande livro
Poucas páginas, porém muitas são as reflexões propostas por C. S. Lewis neste livro.
Não é uma leitura fácil, mas todo o esforço é recompensado.
Me impressionou o fato de que muitas das considerações feitas pelo autor se comprovam no nosso tempo.
A grande discussão é sobre o que nos torna humanos e o quanto o distanciamento de nossa essência pode levar a nossa extinção. Não uma extinção física, mas uma extinção da nossa humanidade. Dos valores universais que nos orientam desde sempre e que uma vez excluídos de nós nos torna altamente manipuláveis e descaracterizados enquanto humanos.
Bem, foi isso que entendi nesta primeira leitura.

Rodrigo.Peixoto 11/04/2023

Mais um ótimo livro do Lewis, a partir de um livro escolar realiza uma crítica a parâmetros que a sociedade deveria manter, fazendo ligações com diversos textos da cultura antiga para o embasamento sobre a domesticação do ser humano e o abandono da humanidade em sua origem.

Talita 06/04/2023

Li o livro e só vi palavras, parecia muito interessante, mas entendi quase nada, pelo pouco que eu entendi do conteúdo conseguia entender o que ele queria dizer.
Me senti burra muitas vezes por quase não ter entendido o livro, mas mesmo assim pretendo ler futuramente.
EloA142 06/04/2023minha estante
C.S Lewis e seus livros difíceis ??

Miguel.Moreira 02/02/2024minha estante
Realmente, não é um livro fácil, ainda mais com a tradução que temos disponível. Mas acredito que se a senhorita tomar notas, resumir capítulos (ou se necessário, parágrafos), acredito que compreenderá com facilidade após resumir as ideias.

Tente captar a ideia central da obra que é a perda do espírito na educação moderna, que gera a crise de teleologia por conta dos ideais pós-iluministas que caminhão para uma abolição da racionalidade do homem.

Raul.Mozer 03/04/2023

O livro aborda a ideia de que a sociedade moderna está perdendo sua conexão com valores universais e objetivos, e está se afastando da ideia de uma moralidade absoluta. Lewis argumenta que essa mudança na mentalidade está levando a um declínio na qualidade da vida humana e defende a importância da tradição, da razão e da fé para manter a humanidade em equilíbrio. Com uma escrita clara e persuasiva, "A Abolição do Homem" continua sendo relevante para os dias atuais e serve como um lembrete oportuno da importância de cultivar valores universais para garantir a sobrevivência da humanidade.