O Doutor Negro

O Doutor Negro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Doutor Negro

Marina Mendes 02/04/2024

O DOUTOR NEGRO de ArthurConan Doyle, tradução de Monteiro Lobato.

Por cerca de dez anos CONAN DOYLE abandonou seu personagem mais famoso para dedicar-se aos contos de horror sobrenatural, psicológico e grotesco. Sorte nossa que agora os temos à mão. A tradução é de Monteiro Lobato, o escritor que não só nos legou personagens inesquecíveis, como também foi editor e tradutor incansável.

A primeira edição de O DOUTOR NEGRO foi lançada no Brasil em 1934 e aqui mantivemos os treze contos originais. Neles, o leitor enfrentará a imaginação genial de Conan Doyle, ao apresentar casos intrigantes com final por vezes de simplicidade surpreendente.

Também fatos históricos serviram de inspiração ao autor. É assim com o Levante dos Boxers e da misteriosa sociedade secreta Punhos Harmoniosos e Justiceiros, em O Caviar, ou os crimes da marquesa envenenadora em série, em O Funil de Couro.

E é Conan Doyle quem indica o local ideal para a leitura desses contos: em volta do fogo, numa noite de inverno, caso "um autor pudesse escolher a hora e o local da leitura de sua obra, tal como o artista que escolhe a iluminação e o local ideais para exibir um quadro seu".

Georgeton.Leal 28/12/2023

Conan Doyle além de Sherlock Holmes
Deixando um pouco de lado Sherlock Holmes (sua maior criação), Conan Doyle nos apresenta uma coletânea onde explora o mistério e o sobrenatural em histórias curtas, porém muito bem boladas. Os treze contos deste livro nos mostram que o autor podia muito bem enveredar por outras narrativas diferentes sem perder o ritmo.
Como em quase toda antologia, há nessa pontos altos e outros medianos, mas ainda assim, o autor consegue criar uma atmosfera envolvente pra cada conto, analisando questões intrigantes que sempre trazem reviravoltas inesperadas no final.
Vale ressaltar também que as histórias apresentam vários elementos do contexto sociocultural da Inglaterra do século XIX, e por isso, carregam crenças e estigmas daquela época, sendo um panorama enriquecedor para compreendermos melhor tal período.
Apesar de alguns contos possuírem partes bem tensas, esse é um livro divertido e de fácil leitura, ideal pra qualquer um que goste do gênero mistério/suspense ou que deseja conhecê-lo melhor em sua forma clássica.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2024/03/conan-doyle-alem-de-sherlock-holmes.html

Alessandro.Aguilera 18/11/2023

Uma história de Conan Doyle
Que história excelente ele nos apresenta aqui. Uma história intrigante é muito bem escrita. As personagens são críveis é fascinantes.

bobbie 13/11/2023

Bela coletânea.
Ultimamente tenho tido pendor para o sinistro, o sobrenatural, o inexplicável, o maligno. Isso se reflete em minhas buscas por literatura que espelhem tais crenças e tons. Esta coletânea de contos de Conan Doyle me atraiu por tal motivo. Há aqui contos do sobrenatural, bem como dos mais mundanos dos mistérios, aqueles provocados pelo próprio homem, perfeitamente explicáveis, ainda que incríveis. É nestes últimos que a veia detetivesca de Conan Doyle, cristalizada na sua escrita de seu mais célebre detetive, se materializa com mais força. Não raro surge um detetive - geralmente dito "amador" - para opinar sobre o mistério. Meu favorito, dentre os 13 contos, é O unicórnio, de vertente basicamente sobrenatural.

Bibi 01/05/2022

Mesmo sendo fã de Sherlock Holmes como muitos ainda hoje são, o fato de Arthur Conan Doyle ter escrito outros estilos de texto me era desconhecido. ⁣
Foi quando vi o financiamento do projeto da @editorabandeirola que fui pesquisar a respeito e chegou ao meu conhecimento que o criador de Sherlock Holmes também havia escritos muitos contos do gênero terror, tendo como sua maior inspiração Edgar Allan Poe — de quem, diga-se de passagem, sempre fui grande fã- e como companheiros de vida e talvez “críticos” de seu trabalho teve Bram Stocker e Robert Louis Stevenson. ⁣

Os contos presentes em “Doutor Negro”, me lembraram também a forma de escrita da Agatha Christie com todo o seu ar de mistério. A cada curto conto eu me via instigada a saber como tudo se resolveria e ansiando por mais e mais. Meus contos favoritos foram: “ O Gato Brasileiro”, “ Doutor Negro”, “ O Trem Perdido” e “A Mão Morena”.⁣

A leitura foi bastante fluída e mesmo com uma tradução mais antiga — pelas mãos de nada mais nada menos que Monteiro Lobato- o português escrito na época não foi cansativo de ler como muitas vezes é. A sensação que tive foi a de que Sherlock Holmes, Edgar Allan Poe e Agatha Christie tivessem tido um filho e esses contos fossem o resultado. Foi como ler cada uma das histórias deles como se fosse a primeira vez. Foi uma experiência deliciosa e foi com esse gostinho de quero mais que fechei meu 2019.⁣

Se você também não conhecia esse lado de Arthur Conan Doyle, recomendo a leitura !⁣

Deixo aqui também minhas congratulações para a @editorabandeirola que trouxe uma edição incrível e há muito esquecida desse livro. Ficou incrível! 👏🏻👏🏻👏🏻⁣
.⁣
📖 Páginas: 256 // Gênero: Contos; Terror; Mistério; Ficção// Ano Publicação Original: 1897 a 1908⁣

site: shorturl.at/fhD59

Gárgula 16/04/2021

O Doutor Negro, de Arthur Conan Doyle
Um lado sombrio do autor
Nem todos sabem, mas Conan Doyle escreveu contos de terror e a Editora Bandeirola nos presenteou com eles no livro O Doutor Negro. Esta coletânea de contos do autor trazem um olhar para este lado de sua carreira, afastado de Sherlock Holmes.

Os contos foram traduzidos por Monteiro Lobato. O trabalho de edição feito pela Sandra Abrano é sem dúvida alguma uma obra prima. Os cuidados com os detalhes do livro são tantos, que falar dele daria facilmente uma aula editorial.

Uma pequena e interessante biografia
Inicialmente temos o texto Conan Doyle sem Sherlock – Histórias do grotesco e do terrível, escrito por Ana Paula Laux. Ela faz uma biografia do autor, cheia de pequenos detalhes e acontecimentos marcantes em sua vida. Certamente é muito importante para o leitor conhecer mais sobre a vida de Conan Doyle.

Os contos do livro
Eles variam do terror ao suspense, passando até pelo weird. Muitos certamente lembram as estruturas das histórias investigativas pelas quais o autor é famoso. A obra traz ao todo treze contos e, abaixo, comento abaixo aqueles que mais gostei.

O funil de couro
Um objeto um tanto quanto singular e antigo, envolto em mistérios, é o foco de um experimento inusitado. O resultado da experiência é naturalmente incrível e fantástico. Nada como uma boa história envolvendo objetos maculados.

O caviar
Este conto se passa durante a insurreição dos Boxers, na China. Um grupo de europeus depende da chegada de reforços para poderem escapar com vida. Mas o tempo está contra eles, enquanto o inimigo está cada vez mais próximo. Será que o som dos canhões trará a esperança que eles precisam? Um final inegavelmente tenso e bem sinistro.

O unicórnio
Aqui Doyle nos leva através de uma sessão espírita com resultados bastante sinistros. Sendo ele mesmo um adepto do Espiritismo, mostra que este mundo apartado da nossa realidade possui leis próprias. Desse modo, lidar com qualquer contato espiritual pode realmente desencadear eventos fora de qualquer controle.

A mão morena
Mais um conto onde sua visão espírita se mostra inegavelmente bem forte. No enredo um jovem médico, sobrinho de um rico tio indiano, conta o porquê foi beneficiado por este em seu testamento, contra outros pretendentes. O texto possui até mesmo um caráter didático, mostrando que a calma, aliada da inteligência, são atributos fundamentais para qualquer assunto espiritual. Bem interessante.

Considerações finais
O leitor ficará surpreso, como eu fiquei, em como o autor consegue enveredar pelo horror e o suspense. Entretanto, sua predisposição natural ao gênero detetivesco ainda assim se faz presente em muitas das histórias. Por isso será fácil imaginar o próprio Sherlock Holmes investigando alguns destes contos.

O trabalho das editoras independentes como a Bandeirola, é em suma, muito importante. São resgates valiosos como este que engrandecem o leque de opções de leitura do nosso país. Aposte sempre no trabalho delas, pois certamente é o maior legado que temos hoje, no mercado editorial.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/04/15/o-doutor-negro-de-arthur-conan-doyle/

Sebo Por Todo C 22/12/2020

O DOUTOR NEGRO de ArthurConan Doyle, tradução de Monteiro Lobato.

Contos que integram esta edição, são:

O gato brasileiro / O funil de couro / O caçador de besouros / O caviar / O peitoral judaico / O unicórnio / O trem perdido / O pé de meu tio / O professor da Lea House School / A mão morena / O demônio da tanoaria / O Doutor Negro

site: https://www.bandeirola.com.br/produtos/doutornegro/