Emmi & Leo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

naniedias 05/07/2013

Emmi e Leo, de Daniel Glattauer
Suma de Letras - 166 páginas
Finalmente a conclusão de @amor.

Título: Emmi e Leo - A Sétima Onda
Série: @mor - Vol. 2
Outros livros da série:
- @mor

Sinopse:
Finalmente os leitores poderão descobrir o que aconteceu depois daqueles emails que Emmi escreveu para Leo e foram automaticamente respondidos pelo administrador do sistema.

No início desse livro, Emmi novamente se depara com as respostas automáticas. Mas então Leo ressurge e o relacionamento por email renasce com força total.

O que eu achei do livro:
Legalzinho!

O livro, infelizmente, não é mais do que "legalzinho", mas ainda assim é uma leitura interessante.

Para começar, eu li o livro em um único dia! E isso não foi apenas por conta o baixo número de páginas (o livro é bem curtinho, ele tem menos de duzentas páginas), mas principalmente por causa do maravilhoso ritmo de leitura, característica que já estava presente no primeiro volume.
Quem se divertiu com as trocas de email entre Emmi e Leo em @mor também irá se divertir bastante com as novas correspondências eletrônicas trocadas entre os dois. Toda aquela magia de emails em alguns segundos ou de longas esperas de dias continua presente. Alguns textos são longos, outros são monossilábicos. A leitura é bastante dinâmica e extremamente agradável!
O jeito que Daniel Glattauer encontrou para narrar essa história é realmente incrível! O texto é fluidio, as palavras são simples (lembrem-se, são emails!), o tom irônico e provocante do teor da conversa dos protagonistas é bastante envolvente!

Uma coisa que acho que vale a pena ressaltar é que os emails não são escritos em linguagem de internet (ufa!). Quem leu o primeiro livro, já sabe disso, mas quem está lendo essa resenha para decidir se vale a pena ler a série, pode não ter noção.
Acho que eu teria detestado o livro se ele fosse cheio de internetês! Felizmente não é assim. A linguagem é simples, os emails têm mesmo cara de texto escrito rapidamente (embora alguns transpareçam o quanto foram pensados antes de serem enviados), mas são agradáveis de ler e acompanhar.

Deixo avisado também: não leia Emmi & Leo sem ter lido @mor. O livro é uma continuação direta do anterior e continua exatamente de onde o outro parou. Não vai fazer o menor sentido para quem não leu o primeiro volume.

E aí vem o grande problema desse segundo livro! Leu o primeiro? Ficou com gostinho de quero mais?
Emmi & Leo te dá mais 166 páginas de história. Só que essas páginas todas poderiam ter sido contadas em dois capítulos no final do primeiro livro mesmo.

Ok, estou exagerando um pouquinho.
Mas o caso é que essa segunda trama me passou muito a ideia de enrolação. Parecia que eles estavam mesmo enrolando só para que a história pudesse ter um número decente de páginas para ser publicada.
Não me entendam mal... o autor é competente, tudo o que aconteceu até faz sentido, mas durante a leitura eu senti que estavam enrolando apenas. E não gostei.

Outro ponto negativo foi herdado do primeiro volume: a traição.
Isso me incomodou demais em @mor (e me impediu de amar a história) e também me deixou bastante insatisfeita nesse segundo volume.
O que você considera traição? Talvez isso mude conforme os pensamentos e conceitos de cada um e talvez não chegue a incomodar você.

O que os protagonistas fazem - desde o primeiro livro - para mim é traição! Vou usar o exemplo da Emmi. Ela é casada, mas conversa com o Leo pela internet.
Opa, mas isso é ser infiel? Claro que não. Só conversar com outras pessoas é algo saudável - ter amigos faz bem e todo mundo deveria fazer novos amigos, pessoalmente ou no mundo virtual.
Mas quem lê os emails trocados pelos protagonistas dessa história logo percebe que eles vão além da amizade - muito, muito, muito além!

A minha concepção é simples: está infeliz no seu relacionamento? Você tem duas saídas válidas:
1) Ainda ama o companheiro: conversem! Descubram o que está errado no relacionamento e tentem consertar. Não joguem fora. Não procurem a felicidade em outras pessoas (até porque a nossa felicidade está em nós mesmos!). Conversem, se entendam, sejam felizes.
2) Não ama mais o companheiro (ou não é amado): caia fora! Simples assim. Não traia, porque isso não fará bem a nenhum dos dois. Se o amor já acabou, o melhor a fazer é dar um fim ao relacionamento também. Trair não vai mudar a situação, não vai fazer ninguém mais feliz e nem vai trazer o amor de volta.

Acho isso tão óbvio!
Na verdade, não é tão simples. Não vai acontecer sem sofrimento, sem pesar. A decisão de terminar um relacionamento não é fácil, tampouco é trivial discutir o que há de errado e tentar melhorar.
Mas certamente a traição é muito menos simples e, certamente, no final das contas fará apenas mal a todos os envolvidos.

E é isso o que acontece no livro. Apesar da troca de emails ser empolgante, do conteúdo dos textos ser desafiador, dos dois juntos terem muita química, eu simplesmente não consigo aceitar o relacionamento da Emmi e do Leo por causa da traição. Não consigo achar lindo e fofo, não consigo desejar algo do tipo para mim, não consigo sentir tudo o que eu sentiria se eles não estivessem sendo infiéis (não apenas aos seus parceiros, mas a eles mesmos).

Porém, a vida não é simples e julgar não é legal (embora seja realmente difícil não julgar). Então deixemos o julgamento de lado.
Ainda assim, o romance dos dois não soa tão legal para mim. Não vou entrar em detalhes, porque não quero entregar a trama, mas a infidelidade está lá, presente entre os dois, o tempo inteiro. E eles sabem. Não foi algo sem querer. Por isso, acho, me incomoda ainda mais.

O final do livro também deixou um pouco a desejar. Não que tenha sido ruim, mas foi previsível demais. Com uma leitura que, para mim, foi tão diferente, eu realmente esperava algo mais surpreendente.

A edição da Suma de Letras merece elogios!
A capa da primeira edição do primeiro volume (conforme aparece na resenha aqui do blog) era bacana, mas confesso que gostei mais dessa repaginada que eles deram (clique aqui para ver a nova capa de @mor).
Não só porque ficou mais bonito (e eu realmente acho que essas novas capas são mais atrativas do que a antiga), mas também porque conferiu à série uma identidade visual muito bacana. Adoro quando as séries têm uma identidade visual - você bate o olho e sabe que aqueles livros estão conectados.

No final das contas, a leitura é uma delícia e eu realmente acho que vale a pena ler a série (ainda mais levando-se em conta que são apenas dois livros curtinhos, rápidos e gostosos de ler).
Entretanto, não entrou para os favoritos, não merece nenhuma menção honrosa... apenas é legalzinho.
Leia para se distrair em um dia de chuva.

P.S.: No primeiro livro eu reclamei que toda a poesia do título havia sido perdida na tradução. Dessa vez, a editora colocou um subtítulo no livro - A Sétima Onda - e eu amei a ideia!

Nota: 6

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

site: http://www.naniesworld.com/2013/07/emmi-e-leo-a-setima-onda-amor-daniel-glattauer-suma-de-letras.html

Nati.Nunes 28/06/2021

Muito, muito bom
A continuação de @mor me cativou ainda mais, me prendeu desde o começo. A história de Emmi e Leo é totalmente única e encantadora. Esse livro é divertido, repleto de sentimentos, a leitura é super rápida e é bem gostosinho de ler.

carolfaxas 04/09/2021

Extasiada..
Eu li o primeiro livro e teria dado 5 estrelas, mas minha frustração com o final me fez dar uma nota injusta. Esses livros merecem 5 estrelas, merecem nota máxima, merecem a melhor crítica que alguém pode dar.
Diálogos inteligentes, quebras de expectativa, reflexões humanas e muito humor. Emmi e Leo são personagens fortes e muito bem executados. A história toda em si é uma experiência avassaladora e inesquecível.

beakugou 06/05/2021

Incrível, ridículo, mas incrível...
Um adendo, o meu "ridículo" no título dessa resenha não é de modo pejorativo, é de modo embasbacado, tipo "meu Deus eu não vi isso, chegando, mas é tão óbvio que é ridículo".

Esse livro, assim como o primeiro, é uma óbvia crítica há algo que eu simplesmente detesto: é possível sim, falar mas sem se comunicar de fato.

A história toda só se dá porque nenhum dos dois consegue ser sincero com o outro, sempre dizendo coisas nas entrelinhas, mas nunca de fato expondo a verdade do que se sente e pensa. Há muito da interpretação do outro, o que o outro acha sobre o que um disse.

Tem muitas teorias a respeito de que a comunicação ela nunca vai ser plena, porque você não pode estar no lugar do outro, pensando como o outro, usando o filtro e as impressões do outro. E essa duologia se faz uso disso. Se eles realmente conseguissem se fazer entender e fossem sinceros um com o outro, metade do drama não existiria e tudo seria contato somente com um livro.

De toda forma, foi uma história muito real do que acontece. Apesar de me irritar diversas vezes com a Em, admito que a história me cativou, porque ela é um claro exemplo das teorias que estudei na faculdade e acho fascinante.

Eu amei, eu li tudo em um dia e meio, você fica viciado.

Ludimilaaard 06/03/2022

É né
Diferente do primeiro livro esse aqui eu achei muita enrolação, acho que fiquei com muitas expectativas para a continuação do final do livro anterior, mas não curti muito o desenrolar. Fiquei com vontade logo de terminar o livro porque não aguentava mais o mesmo papo dos dois que ficava no mesmo círculo vicioso, e a personagem da Emmi que antes eu achava bem legal agora a achei bem chata e sarcástica, e a relação dos dois que antes qchava legal, agora nesse livro achei tudo bem chato e queria logo que terminasse. Outra coisa que o autor deixou de fora que gostaria que ele trouxesse era o encontro dos dois fora dos e-mails, acho que seria bem legal, porque muita coisa ficou no sem explicação. Enfim, eu esperava mais desse livro.
Michelle 08/02/2023minha estante
Ele podia mesclar os dois estilos de escrita, senti tanta falta

Kênia 10/11/2013

Não é resenha
O que dizer? Que sofrimento!!! (meu) Quanta espera! Que suplício não estar nos acontecimentos de fato! Só nas percepções de ambos através dos e-mails! Que falta fez um narrador onisciente e onipresente!!! Quase tive um troço...aliás, tive vários troços. Uma leitura sofrida (ponto). Tudo bem que ler na versão português de Portugal não ajudou... mas o final poderia estar escrito de uma forma diferente.

Beca 14/08/2021

Melhor que o primeiro
Eu assumo que o primeiro livro é mais intrigante e te faz querer ler mais, sem parar. Mas esse segundo livro foi melhor, pelo simples motivo de tudo ter sido resolvido da forma certa ?????.
Gostei muito das decisões dos personagens nesse livro, eles foram bem mais realistas, aceitaram as coisas que estavam acontecendo nas suas vidas e resolveram tudo. Demorou?? muito! uns dois anos eu acho kkkk. Mas se eles resolvessem no começo do livro ia ter umas 10 páginas só kkkkkkkk.
Enfim, eu peguei ranço da Emmi no primeiro livro, mas nesse segundo vi mais o lado sério dela e gostei disso!
O livro tem seus defeitos, mas a leitura vale a pena! é super rapidinho.
dark red 06/11/2021minha estante
essa sua resenha me fez ficar com menos ranço do livro e ler o segundo!

Beca 15/11/2021minha estante
?????

Nicko 16/11/2021

que enrolação
MANO JURO eles fizeram em DOIS livros oq eles poderiam ter feito em VINTE FUCKING PAGINAS do >>>primeiro

Marcela Pires 17/08/2013

Resenha
*** Pode conter Spoilers se você não leu @mor ***

"Por que eu lhe escrevo? Porque estou a fim. E porque eu não quero esperar, sem dizer nada, pela sétima onda. Pois é, por aqui contam a história da indomável sétima onda. As primeiras seis são previsíveis e equilibradas. (...) Mas cuidado com a sétima onda! Ela é imprevisível. Por um longo tempo ela é discreta, toma parte do jogo com um fluxo monótono, ajusta-se a suas antecessoras. Mas às vezes ela rebenta."

Se você leu @mor e ficou com gostinho de quero mais, seus problemas acabaram! "Emmi & Leo" é a continuação dessa estória fofa.
Leo retorna de Boston nove meses depois e reabre a sua caixa de emails e encontra um monte de emails de Emmi.
A partir dai, eles voltam a se corresponder e a ver que os sentimentos entre eles continua o mesmo.
Mas, e o casamento de Emmi? Será que Leo esta comprometido?

Emmi me angustia às vezes, ela é uma mulher que parece ser tão decidida, mas na hora H sempre falha, não é boa em fazer concessões, é indecisa...nesse livro as coisas mudam para os dois, e a estória fica muito mais emocionante.
O fato do livro ser em forma de emails faz com que a leitura seja dinâmica e interessante, por vezes fiquei torcendo pelos personagens, com friozinho na barriga por esse romance tão inesperado e tão encantador. Vale a leitura! É um romance por correspondência que traz em si as complicações de ter um relacionamento moderno com um sentimento tão antigo como o amor..

site: http://www.mulhericesecialtda.com/2013/08/resenha-emmi-leo-daniel-glattauer.html

Valentina Camila 10/07/2021

Queria que tivesse os encontros retratados. Queria saber o que acontecia ali naquele momento. Queria realmente conhece-los fora da tela do computador. O fim foi uma grande surpresa. Mas no fim ele foi mais do primeiro. Nada muito espetacular. Nada interessante. Nada de nada.

Rubia 09/08/2021

Amei demais....
Esse é um livro que te prende muito, pois até 99% da história eu não consegui ver se eles iriam ficar juntos ou não... Eu acredito muito em tudo que aconteceu nesse livro.... quantas vezes a gente não se ve ligada numa pessoa, apenas por trocar mensagens, muitas vezes se cria laços tão grandes que tanto faz a aparência da outra pessoa.... os diálogos foram tão legais.... dos dois gostei mais do Leo, a Emmi muitas vezes me pareceu ciumenta demais, e no fim acho que ela poderia ter sido mais honesta com Leo... mas de qualquer forma é um livro que eu queria que tivesse mais umas cem páginas, pelo menos.. e também eu queria muito mais dos detalhes dos encontros ao vivo e a cores deles....

Magalhãesmaaria 07/05/2021

A sétima onda
Depois de @mor o primeiro livro que relata o romance virtual de Emmi & Leo foi lançado a Sétima onda. Depois de sua volta de Boston Leo volta a responder e-mails de Emmi, mas agora Leo tem uma namorada americana mesmo que seus sentimentos não tenham mudado por Emmi e nem os dela por ele. Em meio a tantas conversas dos dois a Sétima onda finalmente se quebra .

Anali 14/11/2013

Viciante
Você não consegue gue parar de ler.

Duda 05/08/2013

Lindo! Lindo! LIndo!
Gostei demais dessa continuação!
Definitivamente virei fã de carteirinha do autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5