Marcos606 05/09/2023
Em Andrômaca (realizado em 1667, publicado em 1668), Racine substituiu o heroísmo pelo realismo em uma tragédia sobre a loucura e a cegueira do amor não correspondido dentro de uma cadeia de quatro personagens. A peça se passa no Épiro, após a Guerra de Tróia. O rei Pirro ama em vão sua cativa, a viúva troiana Andrômaca, e é por sua vez amado pela princesa grega Hermione, que por sua vez é amada por Orestes. Poder, intimidação e chantagem emocional tornam-se os recursos pelos quais esses personagens tentam transmitir a profundidade de seus sentimentos à pessoa amada. Mas esta forma de comunicação é, em última análise, frustrada porque a profunda insegurança dos personagens os torna egocêntricos e imunes à empatia. Assassinato, suicídio e loucura destruíram todos, exceto Andrômaca, no final da peça, original porque Racine derruba o lendário relato da Guerra de Tróia e permite que uma rainha troiana triunfe sobre os gregos. O público da peça estava plenamente consciente de que estava a testemunhar uma nova e poderosa concepção da condição humana, na qual as relações apaixonadas são vistas como basicamente políticas nos seus meios e expressão. Elaborado com mais habilidade do que os esforços anteriores de Racine: sua exposição é um modelo de clareza e concisão; a interação de amor, ódio e indiferença é organizada de maneira sutil, mas convincente; a retórica é contundente, mas próxima do discurso normal; e o uso inovador dos bastidores para direcionar a atenção do público para além do visual e para o imaginário é notável. Esta última técnica tornou-se uma tática preferida da poética de Racine.
Com Britânico (encenada em 1669, publicada em 1670), Racine aceitou o desafio de criar uma peça com dimensões políticas e históricas substanciais: uma tragédia com cenário romano. Racine retrata os acontecimentos que antecederam o momento em que o adolescente imperador Nero, astuciosamente e implacavelmente, se liberta da tutela de sua mãe dominadora, Agripina, e faz com que Britânico, um legítimo pretendente ao trono, seja envenenado durante um banquete fatal de supostos crimes. reconciliação fraterna que ocorre nos bastidores da câmara de Nero. Uma das características marcantes da tragédia é a quantidade de “momentos oníricos” (seis ao todo), quando os personagens permitem que sua imaginação os leve, como um sonho, para outro tempo e lugar, escapando momentaneamente do espaço trágico que Racine criou para todos os seus dramas.