Stephen King

Lisa Rogak

Resenhas - Stephen King: A Biografia

Thais.Gouvea 11/06/2021

Sou a fã número 1
O título Coração Assombrado reflete muito bem as consequências de alguns traumas que King sofreu, principalmente na infância. King era/é um devorador de livros antes mesmo de ser escritor, e esse gosto por ler tudo o que podia o transformou em um crítico ao elitismo da literatura (além de sua rivalidade infinita com os críticos). Com a infância mais pobre que eu imaginava, King dá até hoje um exemplo de filantropia, desde doações a vendas de livros para pequenas editoras não fecharem as portas. A viagem pela vida dele é fascinante, apesar de eu querer que o livro fosse mais fundo em sua vida, mas sabemos o quanto ele é reservado e não entende que graça as pessoas vêem em sua vida hahah. O problema dele com álcool e drogas ficou meio superficial na maior parte do tempo, mas acredito que ele não quer isso muito exposto mesmo. Adorei a forma que ele enxerga a importância da família e da Tabby em tudo que ele é hoje em dia, além de mostrar que também é muito bem humorado e me fazendo rir demais com as declarações. É isto. Amo esse véio mais ainda.

Deia 25/03/2014

Coração Assombrado
Essa é a primeira biografia que leio, tinha que começar justo com um dos meus autores favoritos!
Stephen King é pra mim um exemplo de pessoa.

Eu não sei como uma biografia deve ser, mas senti certo desconforto em algumas partes, devido a sensação de desconexão em certas partes.
A autora Lisa vai comentando sobre cada ano da vida de King até 2013, no entanto em algumas partes, parece que ela se perde, quase como devaneio. Exemplo: em um parágrafo ela fala de algo que aconteceu em 1984 e deixa um final aberto, e logo no parágrafo seguinte, ela fala de 2002 ou 1950 e por ai vai.. Então dá essa sensação de "perdido".
Mas isso não atrapalha a leitura, só incomoda.

Lisa Rogak narra bem a história de King, descobri coisas sobre ele que não imaginava!! Me surpreendi em muitas partes, fiquei assombrada em outras e ri muito também.

Essa edição da DarkSide é bem caprichada, com uma capa com papel que imita tecido, tem algumas páginas em preto, com detalhes prateados. Mas achei o espaçamento ruim...letrinhas muitos coladas umas nas outras, rsss.

Agora a autora pode ter pecado ao embaralhar alguns anos,no entanto, no final do livro (pág.272) tem a Cronologia de King, desde 1947 até 2011 (com acréscimo de possíveis lançamentos futuros ainda sem data definida), essa cronologia fala tanto dos livros, como fatos, romances publicados como Richard Bachman, coletâneas de contos, história em quadrinhos... Bem completo mesmo. Traz também as referências que a autora usou, vários sites, mas no livro é comentado que a melhor fonte mesmo, é o site oficial de King.

O titulo dessa biografia não poderia ser outro, coração assombrado define bem Stephen King, uma criança com medo de quase tudo, ou nem pecaria em dizer "de tudo". E ao escrever King descobriu que conseguia lidar com os medos, então foi meio que uma forma dele aprender a lidar com a vida.
Quando ele não escreve, ele sonha coisas estranhas, sonhos vividos de terror, sente dor de cabeça e por ai vai. Ele se completa com a escrita.
E eu agradeço muito por isso. Pois leio os livros dele a alguns anos já e sei o quanto bons eles são! (até aqueles com finais "nada convencionais").

Amei ler essa biografia, saber tanto da vida de um dos meus autores preferidos, que tanto admiro!

Recomendo para todos que o admiram e respeitam!

"Mesmo quando eu me sentia tonto e enfraquecido, as palavras estavam sempre lá para mim", disse ele."Escrever era a melhor parte do dia". - Página 241

site: http://deiaskullgames.blogspot.com.br/

Vivi 25/07/2021

E chego ao fim dessa bio maravilhosa e já com saudades. Se eu amava o mestre King hj mais ainda.
Uma trajetória de vida incrível. Suas lutas, vícios, sua relação com a mãe e sua esposa Tabby, filhos e sua simplicidade. O sucesso não lhe subiu a cabeça e sempre ajudando aqueles deram os primeiros passos e também dos que estavam começando sem contar outras benfeitorias. O talento de aproveitar cada situação ou momento vivido para criar suas obras. Incrível!!! A cada capítulo ja pensava nos que me aguardam na minha estante pensava.... preciso ler logo esse!
Obrigado por existir Stephen King ?

Marta Maria 20/03/2022

Uma das melhores biografias já escritas que eu tive acesso.O autor é claro e cativante na descrição de Stephen King.

Paula 02/08/2022

Edição muito linda e com Easter Eggs
Eu adorei a biografia. Devorei em poucos dias e adorei saber um pouco mais da história do autor. Dá pra entender seu processo criativo e como sua vida funciona.
Muito interessante
E essa edição está linda!
Inclusive achei uma curiosidade que talvez tenha passado despercebida pela maioria. A numeração das páginas é diferenciada em certo número e os múltiplos dele em referência a um dos medos do autor.
A numeração das notas de rodapé tb.
Além dos capítulos serem os títulos de alguns livros dele
Achei genial!

M O O N 13/09/2022

uma biografia bem detalhada
Primeiro que é da dark side e a edição é linda demais, a capa bem chamativa e dá vontade de ler logo. Amo o Stephen King desde que comecei a ler e saber um pouco mais de sua carreira foi importante, essa biografia é bem detalhada e e não tenho defeitos pra ela.

clairee 01/03/2023

Porque se o preço do que você faz é a perda da própria identidade, é hora de parar.
Não curto muito biografias, mas esta prendeu minha atenção do começo ao fim.(O fato de ser a do Steve contribuiu bastante, porém é inegável o modo como a escrita da Lisa é impecável.)

“Talvez haja um buraco em nosso mundo, talvez no tecido de nosso Universo, pelo qual as Coisas vêm e vão. Pode ser que em algum outro mundo todos os nossos antigos bichos- papões existam, andem e falem- e ocasionalmente se percam em nossa esfera.”

Milene Wi 13/11/2023

Coração Assombrado
É uma boa biografia do autor, traz um apanhado da infância e juventude dele e detalhes interessantes do processo criativo de suas obras. Achei interessante como ele usa o ato de escrever para dar vazão não só para a sua imaginação como também para aliviar a pressão do dia a dia.
Para os leitores mais antigos dele, essa biografia traz mais um ponto de vista sobre King e sua obra e para os novos leitores é um bom atrativo para conhecer melhor o autor dos livros que estão iniciando.

Pyt 25/03/2019

Olá pessoal, hoje eu vim falar um pouco sobre a minha última leitura, a biografia não autorizada do Stephen King Coração Assombrado escrita por Lisa Rogak.
A edição da Darkside de comemoração dos 70 anos de King é primorosa, a ilustração da capa tem um efeito 3D, qualidade darkside que a gente já conhece, e dá ainda mais prazer na leitura de um livro.

A leitura nos mostra um Stephen King com vários medos, até de número. Conhecemos a infância que foi extremamente pobre, e sempre de mudança, sem fixar raizes em um lugar porque o pai abandonou a família quando ele era bem pequeno, e sua mãe teve que criar ele e o irmão sozinha. Apesar da vida dura, sua mãe sempre o estimulava a escrever e sempre pagava pelas histórias que ele fazia quando criança.
Depois de se tornar um escritor famoso, king se afundou no alcool e nas drogas, e com a ajuda da sua mulher se livrou dos vícios e continuou com apenas um, o de escrever, ele nunca consegue passar um dia sem escrever.
Conhecemos um pouco a vida familiar, como Steve, Tabitha e seus três filhos são muito unidos até hoje, e como o amor e o respeito fazem durar esse casamento de quase 50 anos

Stephen King é considerado o Mestre do terror, já escreveu mais de 70 livros e mais de 200 contos, publicado em mais de 40 paises e ja vendeus mais de 400 milhoes de copias.

Gostei muito de conhecer o autor melhor, de descobrir como ele é apenas um homem comum, que ama o que faz e por isso faz com maestria.

site: https://www.instagram.com/p/BucDyNHAbVW/
DeiaMolder 25/03/2019minha estante
Li também há uns meses atrás, gostei muito, nos mostra que é uma pessoa comum, mas ainda não gosto dos livros dele. Kkkkkkkkk

Pyt 27/03/2019minha estante
Eu adorei a biografia e amo os livros dele haha

Fernanda 15/02/2023

A biografia do home
Gostei bastante do livro, apesar de ter sido uma biografia não autorizada, não acho que ele próprio irá fazer uma um dia (infelizmente). Ele é bem completo, tem algumas informações que o King já tinha soltado em seus próprios livros, mas bastante coisa eu nem sabia sobre. Foi difícil perceber que por mais que eu tente, nunca conseguirei ler tudo que já foi lançado rs
A biografia foi feita em 2008 então até a coitada da autora ter conseguido terminar, ele já estava lançando mais 50 livros. De qualquer forma, amei saber sobre o processo e as inspirações dos que foram citados, só me deu mais vontade de devorar tudo dele.

thamiis 22/01/2020

Listas com adendos sobre Stephen King
Devo confessar que comprei o livro achando que era uma biografia autorizada, o que me causou certo desconforto no início, pelo material pouco denso e profundo para quem cresceu e foi obcecada pelas obras de Stephen King da pré-adolescência até os 21 anos.
O começo é maçante, parei na metade e tive um hiatus de dois anos até ter coragem de embarcar nessa leitura novamente, mas não me arrependo porque depois de anos sem saber nada do mestre, alguns detalhes supostamente factuais revelados (por exemplo sobre meu conto preferido ?The Body?) trouxeram um ar de novidade à narrativa.
Em relação à coleta de fatos, é um livro interessante para quem não sabe nada ou sabe muito pouco do escritor, porém acho que faltou uma revisão extra em alguns quesitos, como a ordem cronológica que às vezes fica bem confusa e sobre ?o que foi publicado no Brasil ou não?, pelo menos até 2013, ano da publicação da primeira versão brasileira.
Próximo às 100 páginas finais (sem contar todas as listas) o texto parece que pega o ritmo, entretanto apenas para bagunçar mais ainda a cronologia. Fiquei com a impressão que o posfácio foi apenas ?cuspido?. Suponho que pelo livro ser de 2009 e depois conter acontecimentos até 2013, tenha havido alguma reedição com ?fatos adicionais? sem muito esmero, mas posso estar enganada.
Gosto do fato de ter uma referência para revisitar as obras do King, principalmente por ser rápido e fácil selecionar aqueles livros que não li entre os lidos, mas dificilmente consideraria essa uma ótima biografia digna de premiação. Como muitos já disseram, creio que On Writing serve melhor a esse papel.

isa :) 04/05/2021

A grande jornada do Mestre do Terror.
Em quesitos do registro da história de Stephen King, a biografia Coração Assombrado é magnífica. Tem detalhes surpreendentes do nosso amado autor, onde o conhecemos melhor e seguimos a sua jornada até se tornar o que se tornou, em ordem cronológica. Porém, em quesito da escrita da biografia, eu, particularmente, a considerei um pouco massante. Sabe aquele livro que você lê lê e lê e parece não sair do lugar nunca? Me senti assim. E sei muito bem que esse sentimento não foi devido ao conteúdo, pois li a auto-biografia de Steve, Sobre a Escrita, e a engoli igual água, rápido e fluído. Provavelmente é a maneira a qual a autora escreve. Mas tirando isso, nada a reclamar!

JuAlvim 09/02/2014

Não estou gostando.
Biografia de um dos meus autores preferidos, pena que seja tão ruim.
Parece que a autora Lisa Rogak copiou varias informações de blogs espalhados pela web.
Sem ordem cronológica o livro as vezes nos deixa confusos.
Não recomento, algumas fontes na internet podem ser muito mais interessantes.
Bruna Rios 10/06/2014minha estante
Olá, tenho uma opinião contrária.

Logo no início a biógrafa deixa claro que essa não é uma biografia autorizada, mas que ela como jornalista e biógrafa fez todo o pepel exaustivo de investigação, inclusive visitando lugares apenas porque são lugares que o King aprecia. Ela fez toda a pesquisa, entrevistou o autor. leu tudo sobre ele e os livros dele. então ela tem uma visão mais abrangente do que uma simples pesquisa na internet. Sobre a ordem cronológica, não li mutas biografias, mas elas não precisam vir com ano tal, mês tal aconteceu isso. até porque no começo ela também fala que o próprio King não lembra de datas, ele confundiu até o ano que a mãe dele morreu.

Então, eu sinceramente amei ler essa biografia. comparei-a com a melhor biografia que já foi feita sobre a Judy Garland. Se eu tivesse visto seu comentário antes de ler esse livro e não tivesse me dado ao prazer de lê-lo, eu com certeza perderia uma boa diversão. Mas cada um tem sua opinião e o direito ou não de gostar de algo. Mas, fiz questão de responder ao seu comentário pois me senti um pouquinho incomodada, ou simplesmente porque fiquei vibrada nesse livro. ;)