The Eyes of the Dragon

The Eyes of the Dragon Stephen King

Resenhas - Os Olhos Do Dragão

Nicole.Sophia 03/07/2022

Os olhos do dragão
Essa é uma obra do mestre Stephen King diferente de todas as outras que já li dele. Por sua filha, Naomi King, não mostrar muito interesse pelo clima de terror que impregnam os livros do pai, Stephen criou essa narrativa para a filha.
Com uma pegada mais de fantasia (mas, óbvio, com um toque especial de suspense), King nos apresenta um reino, Delain, seu rei, o Rolando, e seus dois filhos, os príncipes Pedro e Tomás. A partir disso, essa história incrível começa a ser contada.
É interessantíssimo mergulhar na criatividade e imaginação que só podiam ter saído da cabeça de Stephen King

Fernando.Francisco 29/06/2022

+ para fãs
Conto de fadas? Só se essas fadinhas tiverem dentes e sugarem sangue enquanto você dorme... King, faz sim uma ambientação lembrando uma fábula Valdisnei, só em seu alicerce, porém tratando de assuntos até pesados e desconfortáveis torna o clima bem menos infantil. Faz uso de antecipação de pitadas de informações para atiçar a curiosidade. Adota uma narração com muito carisma, quebrando por vezes a quarta parede e falando conosco. Os capítulos em grande parte da obra não tiram fôlego de seu ritmo... Todavia não nos enganemos, ainda é o "Rei", das digressões, e como tal por vezes vai volta em assuntos paralelos e se o leitor estiver sem paciência ficará tentado a pular... Gostei mais da obra pelas claras referências a alta e baixa fantasia, ao Kingverso e seus Easter Eggs, mais do que sua premissa ou execução em si. Só recomendo se você curte Stephen King, e principalmente pretense ler tudo do autor.

LucasTheReal 28/06/2022

Gostosinho
Aqui, acompanhamos o reino de Delain; Roland tem dois filhos, Thomas e Peter. Logo após o homicídio do rei, a culpa cai sob Peter: o que antes era o possível. Só que essa acusação foi armada e, agora, Peter terá que dar um jeito de ter sua vingança.

Que fantasia gostosa.
Devorei em poucos das de leitura. Se eu não tivesse em LC, demoraria uns dois dias.
Foi bem gostoso esse livro aparecer. Ainda mais depois da última leitura que eu fiz do King, Talismã

Vanessa2056 24/06/2022

Era uma vez...
Acho que de todos os livros do Stephen King que eu li até hoje, esse foi o mais fluído de todos.

A história se passa em Delain, que faz parte dos Territórios do universo de A Torre Negra, só que há muitos anos antes de ATN. Temos o antagonista Randell Flagg nesse livro também, e aqui ele foi bem mais ativo e importante para o desenvolvimento da trama, organizando e realizando os seus planos em prol do caos, do mal e da infelicidade alheia (bem diferente de como ele foi em A Dança da Morte, onde ele parecia uma estátua ?).

É uma ótima fantasia pra quem deseja ler algo do King, mas não gosta de terror. A narração é feita em 3ª pessoa por um "contador de histórias" e em todo o livro você sente essa sensação de estar ouvindo a pessoa lhe contar.
Os capítulos são bem curtos e a história é fluída, sem divagações nem excesso de descrições. E é ótimo quando você entende o título e qual a importância dele dentro da história.

Indico muito a leitura! ??

Andréia 15/06/2022

Incrível
Aqui temos Roland de volta,mas uma versão totalmente oposta daquele da saga Torre Negra. Aqui vem como rei,mas um bobo,dentre outras coisas.
   Quando ele forma uma família,ele percebe as responsabilidades que tem com os filhos e a esposa. Sempre tem ao seu lado,o mago,o tão conhecido Flagg. Que continua sendo o mesmo da saga.
   Com o passar dos anos,após muitos depois de Roland ter ficado viúvo,sua morte vem através de assassinato.  Mas quem poderia querer seu mal? Toda a culpa recai sobre seu filho mais velho Peter. Condenado e preso Peter,passa anos e anos na cadeia,tramando uma fuga. Será mesmo ele o assassino do próprio pai?
   Mas temos Thomas o irmão mais novo de Peter,e que tem inveja de seu irmão. Pois acha que o país só tem olhos pra ele. Taí um possível assassino? Veremos.
   Contudo,existe uma testemunha de confiança,que viu o verdadeiro assassino do rei. Com isso o assassino não contava. Será que Peter será absolvido ou foi ele mesmo o assassino?
   Os Olhos do Dragão é um livro curtinho e que flui muito bem. Leitura fácil,é daquele tipo de história que você quer saber como acaba e não quer e não consegue parar de ler. Li bem rápido,mais um livro do mestre que amei.

Amandha.Camargo 05/06/2022

chato pra caramba
84 anos depois... Finalmente terminei esse livro!
Ufa! Jurei que nao iria termina-lo.

Esse é o segundo livro que leio do king, e a linha é fantasia. E sinceramente? Eu não gostei. O livro ao meu ver não é ruim, mas também não é bom.

Aqui temos a história de um reino assolado por um bruxo do mal que deseja a ruína deste e é basicamente isso. Sem motivo algum, apenas é um cara do mal.

Sem falar da história secundaria, 300 páginas se passam pra dizer como um Príncipe acusado de assassinato tenta escapar de uma torre altíssima com uma corda de guardanapos. (não é meme)

Não tem nada além disso. ( fãs do king não me odeie)

A escrita é muito passiva, as coisas demoram a acontecer e quando acontecem não tem nada muito incrível.
Por ser uma linha de livros secundários, creio que da pra relevar.
Talvez o King seja mesmo o rei do horror e suspense, e apenas isso.

Lerei os livros famosos dele, os aclamados e tirarei uma conclusão,
mas ate o momento, devo ousar dizer que infelizmente (ou não) está leitora não é fã do King.

O futuro dirá se eu mudarei de ideia ou não.
Lisa 05/06/2022minha estante
Eu recomendaria a você, começar por "Depois" ou "Misery", foram ótimos para mim. Esse eu ainda não li.

LeozinhoF 03/06/2022

Diferente de tudo que o king fez
Este livro é um conto de fadas, muito diferente da maioria dos livros de King, não é um livro de todo ruim, mas eu esperava aquela pegada mais do King nele, e acho que me decepcionei bastante, é uma leitura rápida, porém desgastante em alguns momentos, quem sabe se eu ler num futuro com outra cabeça, possa apreciar melhor.

Rafael 26/04/2022

Fui surpreendido por um King totalmente diferente daquele que estamos acostumados (mas com suas pitadinhas clássicas presentes, claro).

Os Olhos do Dragão é um livro de fantasia e que se passa numa era medieval. Até então, tudo certo. Mas quando você está acostumado a ler King, você já se prepara para cenas de suspense, tensão psicológica e mesmo o seu terror. Mas aqui nessa estória temos uma espécie de drama (?) familiar, com interesses em jogo para controle do reino e um personagem que já nos é familiar: Flagg.

Toda a estória é bem estruturada, com pequenos spoilers do próprio King sendo jogados na sua cara antes mesmo do fato acontecer, um pouquinho de prolixidade (clássica) e uma forma de escrita que em muitos momentos me fazia esquecer que eu estava lendo um livro do King.

Se você gostar de fantasia, é uma excelente pedida!
Wania Cris 26/04/2022minha estante
Esses autospoilers dele ainda me matam...

Leandro.Pimentel 09/04/2022

No distante Reino de Delain
A história se passa no distante Reino de Delain e conta a história dos irmão Peter e Thomas e como o mago "imortal" Flagg quase destruiu tudo.

no começo do livro é bem bom que vai contando como o Rei Roland teve os filhos e como ele perdeu sua esposa por uma morte misteriosa que ao longo do livro descobrem que foi Flagg que era um dos braços direito do rei no seu reinado.

Mais pra frente do livro, Flagg começa a se movimentar para tentar dominar o reino começando com a morte do rei que ele mesmo arquitetou dando uma taça de vinho envenenada, só não sabia ele que o irmão mais novo de Peter, thomas estava vendo tudo numa sala secreta onde ele podia ver tudo através da cabeça de dragão que seu pai tinha matado alguns anos antes (que faz alusão ao título do livro). Só que Thomas que era novo e bastante ingênuo não conseguiu fazer nada que pudesse ajudar.

Um pouco depois, Flagg arquiteta o plano de fazer com que Peter seja culpado da morte de Roland, que funciona muito bem e Peter fica preso por anos no topo do obelisco.

nessa parte do livro as coisas demoram pra acontecer, Peter desenvolve um plano pra escapar de lá. Ele junta vários guardanapos que quando os guardas traziam sua refeição aquilo vinha junto.
Flagg fez com que Thomas se tornasse o novo rei de Delain, o que instaurou o caos por causa que ele era apenas uma criança sem conhecimento de como comandar um reino.

A melhor parte do livro é o final quando aparece dois personagens novos, Naomi e Frisky, para ajudarem Peter a escapar do topo do obelisco. Realmente são personagens interessantes que poderiam ter aparecido bem antes no livro, porém aparecem só no final e tem pouco desenvolvimento.

Peter escapa do obelisco com a ajuda dos seus amigos e vai para o castelo e Flagg vai atrás deles.

Última parte do livro onde Peter confronta Flagg só que para sua surpresa seu irmão Thomas surge atrás dele com um arco e mira entre Flagg e o emblema que Peter segurava na frente de Flagg, a flecha atravessa o emblema e acerta o olho esquerdo dele, depois disso uma coisa estranha acontece, começa a sair uma fumaça preta dos olhos dele e ele tenta escapar porém depois que ele passa pela porta e ele some do nada na frente de todos, e ninguém consegue entender o que aconteceu, porém Peter tem um palpite porque ele já tem um conhecimento sobre Flagg e desconfia.

O livro termina, Thomas num ato de reconhecimento entrega a coroa para seu irmão e assume que poderia ter ajudado antes a resolver a situação, Peter entende e perdoa seu irmão.

O livro ainda fala que Dennis e Thomas seguiram em busca de Flagg e tornaram a enfrentá-lo indicando conexões entre os universos.

Marcio Izidoro 08/04/2022

King saindo do óbvio.
Comecei a ler esse livro, pois pela sinopse vi que tem relação com a Torre Negra. E me surpreendi, e muito.
King saiu da casinha, e foi para um lado que não é de costume, e faz isso muito bem.
Mostra que escreve qualquer estilo, não só terror, e consegue prender a gente da mesma maneira que sempre fez.
E sobre a Torre Negra? É impressionante, como ele faz um mundo 'paralelo', usando os personagens e suas características.
Simplesmente fenomenal e recomendadíssimo...
Serão 4 estrelas, porque não consigo colocar 4,5....

ArthurmalariA 08/04/2022

Conto de Fadas escrito pelo mestre do horror.
6/2022

Os Olhos do Dragão é o vigésimo terceiro livro publicado por Stephen King, lançado em 1987 e se trata de uma fantasia de época que se passa no reino fictício de Delain. A história segue os irmãos Peter e Thomas, filhos do rei Rolando e da rainha Sasha, presos em uma trama que o conselheiro do rei, Flagg, tece para manipular o reino. Sem entregar muito da história, gostaria aqui de falar sobre a escrita de King nesse livro, quase um conto de fadas, Stephen King fala com o leitor como se estivesse contando a história em voz alta (o mesmo diz ter escrito esse romance como algo especial para sua filha Naomi). É o livro mais diferente de Stephen King que li até agora, e, pessoalmente falando, estava bastante desinteressado, o que caiu nas primeiras 3 páginas. A forma que ele decide narrar os fatos do livro é bastante instigante, te prende no livro com capítulos curtos e uma linguagem bastante fácil de assimilar, o que torna a experiência de ler esse livro em algo muito prazeroso. Esse livro trás também um personagem conhecido por seus leitores de longa data: Flagg como um vilão manipulador e criativo. Espero ver seus personagens se desdobrando na saga "A Torre Negra", já que o livro deixa algo assim no ar. Lembrando em alguns momentos plots como o do Conde de Monte Cristo (King já fez essa referencia no conto A Redenção de Shawshank), Os Olhos do Dragão é um livro que merecia uma adaptação para o cinema, dada a sua carga dramática e plot interessante. 10/10

jonathanrausch 07/04/2022

Era uma vez
O autor narra como se estivesse contando a história para uma criança, e realmente o foi. O livro foi escrito para Naomi King, filha caçula de King e uma das personagens da trama.
A escrita de King, independente do gênero, sempre é primordial, não foi diferente nesta obra. O autor intercala memórias de uma forma ímpar, que a criança mais curiosa do mundo talvez não consiga dormir, ah, e o pai ficaria com raiva de King por ter colocado tantos "e depois" de forma tão sutis quanto narrativa, mas que embora não enjoativos atiçam nosso querer continuar.
A história gira em torno d'Os Olhos do Dragão, como todos os contos de fadas também giram em torno de um objeto/objetivo primordial. Não diria que é o melhor conto de fadas que já foi escrito, mas não perde nada quanto história e curiosidade para continuar nesse mundo do livro que, talvez, seja visualizado na Saga a Torre Negra.
Roland, um rei mediano, tem dois filhos com dois anos (ou três) de diferença entre eles. Um dos filhos nasceu graças a Flagg, um dos vilões principais do universo de King. A história gira em torno de um incidente entre esta família, no qual a mãe também tem grande papel na história quanto aos costumes que deu ao primogênito. É uma história cheia de simbolismos, principalmente freudianos, pois King ama colocar elementos da psicanálise/psicologia em suas obras, mas aqui as insere de forma sútil, mas muito presente para quem tem um entendimento mediano da teoria.
Vale a pena a leitura para quem nunca leu nada do autor, mas vale ainda mais para quem quer desbravar a Torre Negra,

[Spoiler]

pois tem conexão mínima com a saga, e talvez não tão mínima quando falamos de personagens, e não só por Flagg...

Patricia 03/04/2022

Eu e livros de fantasia do King não nos damos muito bem. O que é engraçado, porque um dos meus livros/séries favorito é A Torre Negra. E essa série, até o momento, parece ser a exceção. O que torna ainda mais irônico o fato de eu não ter gostando desse livro (quem conhece A Torre Negra entende perfeitamente a ironia disso). Se eu tivesse de descrever esse livro em poucas palavras eu diria que é um livro da Sessão da Tarde. Não chega a ser ruim, tem aventura, altas confusões e entretém, mas é isso. O tipo de livro que depois de um tempo acaba sendo esquecido. A escrita do King está ali, mas ao mesmo tempo parece ter sido escrito por outra pessoa. Mas parece uma fanfic de uma obra do King do que o verdadeiro. Mas pelo menos a leitura foi rápida, essa é vantagem de capítulos curtos.

Artur 26/03/2022

Uma fantasia do King...
Os Olhos do Dragão foi um livro, no geral, leve e tranquilo de ler o que foi, em muito, surpreendente por se tratar de um livro do King.
No começo do livro ele diz que escreveu para sua filha que não gosta muito do gênero terror, logo ele criou uma fantasia.
É um bom livro mas achei a história bem simplista, algumas soluções dadas fantasiosas demais até mesmo nesse gênero de fantasia e os personagens principal o Pedro com zero carisma.
A melhor parte desse livro é as características do vilão Flagg, aqui o mago do reino, em "A Dança da Morte" ele era o homem de preto, para mim ele é o protagonista desse livro, mostra bastante a personalidade cruel e sua sede pelo caos e pela maldade.
O fim do livro não foi muito surpreendente, mas teve um ritmo bom, que querendo ou não dá uma empolgação. Recomendo o livro, principalmente se você estiver interessado em saber mais sobre o melhor vilão já escrito pelo King.