Do Escambo à Escravidão

Do Escambo à Escravidão Alexander Marchant

Resenhas - Do Escambo à Escravidão

kellen.ssb 25/04/2020

"Corrijam-se, portanto, as histórias do Brasil para uso das escolas"
O livro relata a história da relação econômica do índio e do português no período de 1500 à 1580. Detalha o escambo na época do pau brasil (antes de os portugueses decidirem por povoar o Brasil), bem como o escambo na época dos governadores gerais. Também é abordada a escravidão indígena por parte de alguns colonos portugueses e o trabalho dos jesuítas.
Infelizmente nessa relação o saldo não foi tão positivo para o índio:
"Em fins de 1563, as devastações da· guerra dos caetês, a compra e caça de escravos pelos portuguezes, e as epidemias e a fome, haviam reduzido muito a população indigena."

Muito interessante conhecer essa obra. Nas palavras do autor:
"Da leitura deste estudo decorre uma conclusão irreprimível: os índios fundamentaram a estruturação economica do Brasil colonial, e o escambo foi a forma pela qual eles deram a sua contribuição.
Corrijam-se, portanto, as historias do Brasil para uso das escolas. Parafraseando Teodoro Sampaio, póde-se dizer que o índio não era tão indolente quanto se tem afirmado nem tão nomade ou amante da liberdade que não fosse capaz de ser util. "

Consegui ler esse livro na biblioteca digital da UFRJ. Abaixo segue o link. Vale ressaltar que o livro que consta nesse link data de 1943, logo a grafia não é como nos nossos dias. Por isso "portugezes" na citação acima está grafado com "z", "util" está sem acento, "póde" com acento, etc.