O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

Ana 11/06/2021

Simplesmente amei
Que leitura gostosa, nossa que livro encantador e sensacional.
Eu ri, me diverti, aprendi coisas novas.
É um romance simplesmente incrível e acolhedor.
Don é um cara super exentrico que dá vontade de por num potinho e guardar, a Rosie é uma mulher fora do padrão e isso é demais .
Os dois são incríveis e inspiradores, simplesmente amei.

Elly 24/05/2021

Cheirinho de quero mais
Esse livro foi uma surpresa, em parte porque eu comecei a ler ele sem expectativa alguma e outra porque mesmo quando comecei eu não imaginava que fosse gostar tanto. O Projeto Rosie foi uma das melhores leituras do ano, sem dúvida alguma.

Raramente leio livro narrados do ponto de vista masculino, gostei bastante desse. O Don foi uma pessoa divertida de se conhecer, ri demais com ele. A Rosie foi incrível demais também. Ver o modo como o Don lidava com emoções e com as regras dele lado a lado foi um dos tópicos que mais me cativou. Foi uma leitura muito rápida, daquelas que vou sentir saudades(felizmente posso reler num futuro próximo D.V).

resenhasdajulia 15/05/2021

Adorei!

Livro leve, fofo e divertido de ler. Don, com seu jeito todo certinho, é memorável.

resenhasdajulia 15/05/2021

Adorei!

marcela 13/05/2021

gostei dms dms
no começo não gostei do don, mas ao decorrer do livro fui simpatizando com ele e me apaixonei cada vez mais pela rosie. é engraçado e mt divertido oq o don faz por ser ele mesmo, e mostra q cada um é de um jeito diferente e tá td bem. achei mt fofo o final.

Reh 04/05/2021

Demorei mais do que imaginei para terminar esse livro. Eu tinha muitas expectativas pra essa história, mas acabei me decepcionando um pouco. O Don é um doce e a Rosie é muito divertida, porém a narrativa, talvez por ser do ponto de vista do Don que tem uma natureza extremamente detalhista, controladora e formal, acabou sendo um pouco cansativa pra mim. Não consegui me apegar direito aos personagens e não consegui aquela sensação de "quentinho no coração" que eu tinha certeza que ia sentir. Mesmo assim é uma história legal e a forma como as manias e pensamentos de alguém com o espectro autista é colocada no livro é bastante esclarecedora.

Bia 29/04/2021

Um dos meus favoritos da vida
Um dos meus favoritos da vida, mesmo! O Projeto Rosie cumpre ao que se propõe: é um romance leve, sensível, divertido, humano e super gostoso de ler. De fato, não é nenhuma primazia estética ou trama absolutamente inovadora, mas é uma história sincera e emocionante em sua sinceridade. Don Tillman é o herói brilhante, charmoso, esquisitinho e cheio de defeitos (que pode ou não me lembrar do meu namorado, o que pode ou não influenciar a minha opinião sobre o livro) que narra a história e que aprende com Rosie, uma moça intensa e completamente diferente dele (que pode ou não se parecer um pouco comigo), que se ama com o coração, e não com a cabeça. Os personagens são envolventes, e mergulhamos com Don na peculiar profundidade (da qual nem ele mesmo sabia!) dos seus sentimentos românticos recém-descobertos. É um dos poucos livros com que já gargalhei (gargalhar mesmo, aquele risinho de só soltar ar pelo nariz não conta); também chorei (em alguns momentos os dois juntos) e me emocionei e diverti demais com a singela e distinta história de amor do Don.

O final é um pouco corrido demais, minha única crítica em relação ao livro. Fora isso, acho-o perfeito! Amo muito e recomendo mais ainda. Acho que todo mundo devia ler! E, no mais, estou aqui aguardando ansiosamente por uma adaptação para o cinema (Ryan Reynolds não me decepcione!!!!!!)

Biga 28/04/2021

Muito fofo e engraçado.
"Quando percebe que quero passar o resto da vida com alguém quero que o resto de sua vida comece o mais rápido possível". Don que tem a síndrome de Asperger e vive uma vida pensando sempre racionalmente resolve criar o projeto esposa com todas as características necessárias para uma futura esposa adequada, ele conhece Rosie, nada adequada e a ajuda no projeto pai, disso surgem vários questionamentos sobre suas ações instintivas e não racionais.

Mari Duarte 20/04/2021

Se você realmente ama uma pessoa deve estar preparado para aceitá-la como ela é...
O Projeto Rosie apesar de ser um romance, para mim foi como Don (personagem principal), evoluiu como pessoa e retirou da sua vida alguns paradigmas que ele tinha como verdade.

A primeira vez que li esse livro vi como um romance entre Don e Rosie e todos os desafios que envolve um romance entre idas e vindas.

Na minha segunda vez lendo esse livro vi que não é somente um romance, sempre idealizamos quem queremos por perto, quem desejamos ter por uma vida ao nosso lado, sempre queremos a pessoa "ideal", talvez não fazemos como Don um "questionário" para facilitar, mas idealizamos, quando na verdade a pessoa ideal é a que aparece e se encaixa na sua vida, e transforma o que era bom em algo melhor ainda.

Don é uma pessoa totalmente regrada, com horário e dia certo pra tudo, atrasos é inaceitável, assim como inovar receitas no dia-a-dia, em teoria se fazer sempre o mesmo poupa tempo de pensar no "o que fazer ?", desta forma se privando de conhecer ou experimentar algo novo.

No decorrer surge vários projetos até finalmente chegar no Projeto Rosie, mas pra mim o que me fez gostar do livro, não foi os projetos mas foi como Don amadureceu passando por todos os obstáculos que encontrou nos projetos que passou.

Ele continua regrado e fazendo projetos, porém me parece que ele está mais aberto ao imprevisível.
Geh 20/04/2021minha estante
Maia um pra minha estante

Adoro ler 20/04/2021minha estante
Depois desse tem o Efeito Rosie

Ana 18/04/2021

Adorei.

História cativante e divertida. Apaixonada pelo Don

Maria.Luisa 17/04/2021

Comprei o livro a alguns meses e só agora criei coragem para acabar a leitura. No início acreditei que seria um livro bem chato e sem muito conteúdo, acabei me apaixonando por Don que se mostrou muito interessante de sua própria forma. Me arrependo de não ter insistindo na leitura ano passado. Gostei bastante, tive crises de riso com as análises que Don fazia ao longo de seus pensamentos e me peguei querendo encontrar um Don para minha vida. Aí que complicado KKK

LariLobao 16/04/2021

Enfim, Projeto Rosie
SPOILER
Deveria estar trabalhando e não escrevendo uma resenha de um livro? Provavelmente sim, mas minha ansiedade não permite, então vamos esquecer esse pequeno detalhe.
Em primeiro lugar, eu achei esse livro... mediano, ele não é o melhor livro de romance que já li, não me rendeu muitos atrativos e acabei terminando apenas para descobrir quem era o bendito que foi comprar cigarro do Projeto Pai.
Os personagens não me atraíram, o Dom é fofo, e tinha umas partes que eu ria das coisas que ele fazia e falava, mas acho que faltou um aprofundamento maior, como posso dizer... acho que falta aquela veia dramática que eu amo nos personagens, como por exemplo, a questão com a irmã dele, ela morreu e foi só, na história ela foi mencionada três vezes e não senti que causou grande impacto na vida dele, a mesma coisa com aquela senhorinha que ele conversava, as partes que ele falou dela foram muito boas e me sentia próxima dele, mas logo depois mudava de assunto e cortava para outra dia. Talvez o escritor tenha feito de propósito não se aprofundar nos sentimentos do Dom, por que é uma característica do personagem? Talvez, mas não me agradou. Tirando isso o Dom é um bom personagem, acho que a sua maneira de falar, o raciocino lógico, as atitudes dele foram bem pensadas e escritas, e vale apena você ler se quiser escrever sobre um personagem com características semelhantes.
Sobre a Rosie... Não deu, não consegui gostar dela, sei que tem gente que gosta, mas não consegui, achei que ela não tem química nenhuma com o Dom, sério! Ela é mimada cara, ficou com raiva do pai dela porque não levou ela na Disney! Sério mesmo? Eu fiquei chocada quando ela usou esse exemplo com o Dom, ela poderia ter dito qualquer coisa "Ele me batia" "Me xingava" "cortava a cabeça das minhas bonecas" "Me deu um boque de flores quando menstruei" Qualquer coisa! qualquer coisa mesmo, mas não, ela ficou com raiva porque ele não a levou para Disney, se fosse assim eu nunca olharia para a cara dos meus pais. E teve tantas poucas cenas deles, com diálogos tão rápidos que não consegui me apegar na personagem, nem entender ela.
Sobre a escrita, achei ela diferente, a forma como o autor coloca poucas cenas e diálogos me incomodou em um primeiro momento, mas apenas porque não estava acostumada, seguindo a leitura, ela fluiu e achei bem interessante. Pretendo ler outros livros dele, não imediatamente, é claro, mas pretendo.
Foi legal me aventurar por esse tipo de romance que não envolve fadas, reinos, corredores escolares ou livros de época, se estiver começando, ele é um bom livro, vai te dar raiva em alguns pontos, mas quem nunca passou raiva na vida? Além do mais somos leitores e passar raiva está no nosso sangue.
Enfim, a história é boa apesar desses pontos e outros que, se comentasse, a resenha ia ficar enorme. Acho que não gostei muito porque não li muitos romances contemporâneos e não estou acostumada. Se você amou o livro, sem problemas, é apenas minha opinião, mas ela pode mudar, quem sabe daqui uns 5 anos eu releia e ame também :)
Obrigada por ter lido até aqui :)
Bjs.
Zé vendeiro 16/04/2021minha estante
Oi Laryssa, lí a resenha que você fez do livro.

" ela podia ter dito qualquer coisa; Que ele tinha dado um boque de flores quando ela menstruou" ... foi ótimo

LariLobao 17/04/2021minha estante
Kkkkkkkkk obrigada ?

Gabi 03/04/2021

Embora traga assuntos como Síndrome de Asperger e Transtorno do Espectro Autista, o livro não se aprofunda tanto e foca mais em desenvolver um romance leve e divertido. Gostei de ver as coisas do ponto de vista de Don. Rosie também é uma personagem interessante. Apesar disso, depois da metade a história começou a ficar muito arrastada, e no fim tudo foi resolvido tão rápido que pareceu ficar faltando alguma coisa. Gostei mais de conhecer Don e Rosie individualmente do que acompanhar o romance deles, mas ainda foi uma história fofa e gostosa de passar o tempo.

Soph 03/04/2021

O projeto Rosie não foi exatamente o que eu estava esperando mas mesmo assim entregou um ótimo livro, entendo porque tanta pessoa ama e indica esse livro. Essa é a historia de um romance com pessoas que são diferentes do padrão imposto mas que mesmo assim encontraram o amor, apesar da situação inusitada em que se envolverem.