O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

vinizambianco 27/04/2024

[sobre genética, projetos e relacionamentos]

Depois de um longo hiato sem ler nada por causa do fim do semestre da pós e das peripécias de ter um trabalho minimamente estressante resolvi voltar a ler aos poucos e comecei a ler o apaixonante Projeto Rosie. O livro conta a história de Don, um professor universitário muito inteligente, mas que sofre com problemas de interação, comunicação e o modo como se relaciona com tudo e todos, isso muda quando ele no alto dos seus quarenta nos decide que é hora de encontrar uma esposa e começa a procurar alguém que combine com ele.

Apesar de ter uma história bem bobinha e cliché, o livro é muito gostoso de ler e a história flui de maneira constante, ver o modo como Don conversa com o mundo e com as pessoas a sua volta é incrível e a escrita do autor também é muito boa. A obra me lembrou muito #Atypical da Netflix, primeiro porque ambos os protagonistas são parecidíssimos e segundo porque a história os trata de maneira correta e super relacionáveis. Outro ponto que merece bastante destaque, é o plot dos testes do DNA que são maravilhosos e o relacionamento de Don e Rosie que é lindo.

Minha única ressalva quanto ao Projeto Rosie é o fato de que nos primeiros capítulos do livro, é mencionado um fato a respeito de Asperger, até imaginei que seria aprofundado, mas é feito de maneira bastante artificial.

Com uma história água com açúcar, Projeto Rosie consegue entregar personagens carismáticos, desenvolvimentos instigantes, momentos românticos e desoladores para qualquer tipo de público. #valeapena

Maiara Goulart 14/03/2024

O Projeto Rosie
Não tem como não lembrar do Sheldon de The Big Bang Theory lendo esse livro. A história é ótima, tem uma mistura de comédia, romance e drama que não deixam o livro cansativo.
Ansiosa para ler a continuação. ?
Janaina 15/03/2024minha estante
Muito igual né? rsrs

Maiara Goulart 15/03/2024minha estante
Muuuito Jana! ??

Gabrielle 23/02/2024

Projeto rosie
Admito q só comecei a ler porque achei q falava da rosé do blackpink, mas vamos combinar o nome dela ser rosie e ela ser de melbourne..

voltando pro livro!! ótimo, bem leve e divertido, mostra que don sendo perfeccionista quase q um robô e segue uma rotina toda detalhadinha.. ele tinha bastantes critérios pra achar uma esposa tais quais: não ser fumante, não ser analfabeta matematicamente, não ser vegetariana e praticar exercícios

aí ele vai e se apaixona por rosie kkkk, que é fumante, vegetariana, não pratica exercícios e é analfabeta matematicamente? o destino é mesmo uma piada

Mips 15/02/2024

O amor definitivamente não é óbvio
Amei muito esse livro, mostra que o amor não é óbvio, que não pode ser planejado, é algo construído. Gosto muito de livros que retratam personagens com algum transtorno mental, como o caso do Don e do autismo. Foi muito legal vê-lo mudando ao longo do livro, se tornando alguém mais flexível. É um livro muito interessante.

Isabele215 14/02/2024

Sem comentários
Essa com certeza foi um dos piores livros que eu já li na minha vida e olha que já li muito livro (bons e ruins)

Ligiamx 09/02/2024

Projeto nenhum!
Don tem síndrome de Asperger uma condição inserida no espectro autista, apesar de ser muito inteligente e metódico, ele tem algumas dificuldades de socialização. Por isso, ele cria um projeto chamado "projeto esposa", pois ele quer casar. E é com esse intuito que ele vai encontrar Rosie que não tem nada a ver com o que ele procura como esposa, mas por terem uma tarefa pra realizarem juntos, ele aos poucos vai percebendo que ela pode ser sim a esposa que ele precisa.
O personagem Don é interessante pela personalidade que ele tem. O modo de agir e pensar dele nos faz ter uma ideia de como são as pessoas que tem essa síndrome e nos ajuda a entendê-las melhor. Mas a personagem da Rosie, eu achei muito chata e sem personalidade, algumas interações com Don são boas, outras parecem que são só pra irritar ou ele ou a pessoa que está lendo o livro. Só continuei lendo porque o mistério com relação ao pai dela me interessou, mas se não fosse por isso, eu já teria largado o livro na metade.
E pra quem quiser saber, o livro tem uma continuação, chamada: o efeito rosie. Mas esse eu não vou ler.

Amauri 28/01/2024

Um livro Leve e divertido
"Meus sentimentos por ela não podiam ser explicados pela lógica. Eu não dava a mínima para Meryl Streep, mas estava apaixonado por Rosie"

Eu gostei muito de toda a história, as personagens são únicas e cativantes, todas tem algum defeito, acho isso interessante. No mais, só não gostei muito do fim do livro, que parece ter sido escrito meio corrido, ou faltou criatividade ao autor, mas tudo encerrou como deveria. Ótimo livro!

Yasmim 14/12/2023

O Projeto Rosie
O livro é mediano, mas eu gostei. Não me cativou tanto, mas é rapidinho de ler e fluido. Tem uma vibe meio sessão da tarde e tals sksksk. E o protagonista me lembra muuuuito o Sheldon Cooper de The Big Bang Theory sksksksk

decaol 23/11/2023

Esse aqui me surpreendeu demais. Imaginei uma história bobinha, que seria ótima pra distrair entre livros mais densos, mas foi uns tanto devastadora. ?
Recomendo bastante. Espero que o Henry Cavill aceite fazer o filme, pois li pensando nele como Dom
eemib 10/12/2023minha estante
Oi, pode me dizer se ele livro tem conteúdo explícito?

decaol 10/12/2023minha estante
Não tem

eemib 10/12/2023minha estante
Ótimo! Obrigada:)

Camilla240 08/11/2023

Achei ok
Foi um livro que eu li bem rápido, mas foi uma leitura bem superficial, porque eu não tava gostando tanto assim, mas também não queria abandonar. É um livro fofo, bonitinho mas não ganhou muito o meu coração, não tive muitas sensações lendo ele. Para mim foi um livro morno que não me marcou tanto

Eliza Carvalho 07/11/2023

Imagina... um cara de 39 anos que ainda nao casou, desleixado com roupas, metódico, horário pra tudo... e que procura uma mulher perfeita para ele. Mas ele é um amigo do coração. Fiel e romantico. Doido para agradar.
Donald é chato. Mas é lindo quando se declara. Rose? O oposto dele.

Karen.Carvalho 05/11/2023

Eu amei
Que leitura fluida, leve, divertida. Eu definitivamente amo o Don, ele é uma pessoa incrível, e foi muito legal acompanhar essa etapa e transformação na sua vida.

Me senti como uma amiga próxima a ele, muito muito divertido, mais um favorito pra lista!!!!

Ana :) 03/11/2023

Simplesmente incrível
Esse é o primeiro livro que eu leio que o gênero é especificamente romance, e foi uma experiência incrível, tantas emoções ao mesmo tempo e consegui aprender como o amor pode simplesmente virar a vida de alguém de cabeça para baixo (literalmente).

O livro tem uma escrita super fácil, é cômico, engraçado, e adorável. Eu simplesmente amei ter lido esse livro, com certeza algo que irei querer ler no futuro.

Aliás, eu agradeço a mãe de Rosie por não saber muito sobre genética e ter criado uma confusão, sei ela, Don e Rosie nunca teriam acontecido.

Drielle 24/10/2023

Leitura leve e rapida
História leve e divertida de acompanhar. Não consegui me ligar muito com os personagens mas me parecem levemente com a relação da Penny e do Sheldon da série The Big Bang Theory por algum motivo.