O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

Mandy 29/03/2023

Muito engraçado!
Achei O Projeto Rosie em um sebo. Um amigo leu a sinopse e achou que se identificaria com o meu estilo de livro? ele estava mais que certo. Foi uma grata surpresa; eu adorei a história! Achei interessante o personagem principal ter Síndrome de Asperger e como todas as dificuldades e habilidades dele foram abordadas durante trama. Don me remeteu muito ao Sheldon de The Big Bang Theory, arrancou diversas gargalhadas. Gostei muito do livro, de verdade, só achei que o autor pecou um pouco no final? sem spoilers, mas na parte do Projeto Pai, principalmente. Achei que ele se embolou, mas nada que tire o brilho do divertimento que foi lê-lo. Recomendo! :)

Re 23/03/2023

Amei!!!
Leitura leve e divertida! O Don me lembrou muito o Sheldon de the big bang theory. Ele é extremamente metódico, organizado, criterioso e cheio de regras e ver como ele vai mudando ao longo do livro e conforme vai se apaixonando pela rose e lindo.. amei! Recomendo muito

Cacau 05/03/2023

O Projeto Esposa
Palavras-chave: romance; amizade; aventura; auto descoberta; genética; vida acadêmica

Quando o booktube ainda era mato, esse livro aparecia em uma resenha ou outra. Lembrei-me disso e fui ler.

A narração em primeira pessoa de uma personagem com síndrome de Asperger foi muito interessante e fluída, no entanto passei o livro inteiro sentindo que faltava algo.

Rosie e sua saga não me pareceram um bom motivo para todo o desdobramento do livro.

Nah 02/03/2023

Tinha uma grande expectativa com o livro, pois já ouvi falarem bem. Mais achei uma história muito repetitiva e arrastada. O casal sem sal e sem graça. Só vem ter alguma graça no livro no finalzinho. Então esperava bem mais do livro.

Ana 21/02/2023

Don Tillman não é um homem comum. Tem 39 anos, é musculoso, bonito e o melhor: super inteligente. Seria um galã perfeito se não tivesse um pequeno problema: é incapaz de se socializar com qualquer pessoa, muito menos arrumar uma mulher. Prova disso é sua "incrível" rede de amigos de apenas duas pessoas, Gene e Claudia.

Extremamente organizado, segue à risca um cronograma de compromissos e horários que não pode ser quebrado por nada nesse mundo. Don não perde o seu tempo pensando no que cozinhar ou comprando ingredientes possivelmente desnecessários, claro que não. Para isso, ele tem uma tabela diária de alimentação: se terça-feira é dia de lagosta, terça-feira é dia de lagosta e ponto final. Além disso, tem hora para arrumar a casa, fazer exercícios e assim sucessivamente.

Apesar de se virar muito bem sozinho, Don percebe que já está passando da hora de arranjar um cobertor de orelha, como diria minha querida avó. O problema é que Don não queria uma simples mulher, mas uma mulher perfeita. Além de ter por obrigação se adaptar ao seu estilo de vida, teria que se enquadrar em várias outras categorias, como, por exemplo, não ser vegetariana e, definitivamente, não pode ser fumante.

Depois de muito pensar, Don encontra uma solução aparentemente perfeita: tudo o que ele precisava era criar um questionário (com todas as suas exigências malucas) que o levaria à mulher perfeita. Nasce assim, o Projeto Esposa.

Tudo parece ir completamente bem quando Gene, seu melhor amigo, o apresenta a Rosie e adivinhem só? Ela é totalmente o oposto da mulher que Don julga ser perfeita. É completamente desorganizada, nunca chega na hora, não come carne e, por Deus, fuma!

O Projeto Rosie entrou no ranking de livros mais divertidos que já li.Tem uma atmosfera engraçada e o personagem principal é tão doidinho (de um jeito bom, se acalmem) que chega ser absurdo, pelo menos para nós. Pra mim ele é neurodivergente, o que explicaria os hábitos tão regulares.

Todos os personagens têm essência e são bem construídos, cada um com suas características peculiares. Tive uma vontade anormal de matar Gene durante pelo menos 90% da leitura unicamente pelo fato de ele ser um filho da mãe com Claudia e é melhor eu parar por aqui antes que eu solte um spoiler daqueles.

Apesar de ter gostado bastante do livro (consegui dele muito mais do que eu esperava, para ser sincera), fiquei ligeiramente decepcionada com o final. Acho que o autor devia ter construído algo mais emocionante, já que a trama merecia bem mais do que aquele fim mixuruca.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Lina81 19/02/2023

MANOWWWWW!!!! Que livro maravilhoso! Fazia muito tempo que eu não me apegava a uma leitura desse jeito. As trapalhadas de Don Tillman me arrancou risadas, como também me fizeram suspirar a cada momento em que ele reconhecia seus sentimentos pela Rosie. ROSIE! Que personagem maravilhosa! Esse livro tem um lugar especial e quentinho no meu coração. Ansiosa desde já para começar o segundo livro e acompanhar mais uma vez as 'atrapalhadas' do Professor Tillman.

Livia 16/02/2023

É definitivamente diferente do que eu costumo ler, principalmente por ser narrado por um personagem masculino que tem síndrome de Asperger.
Mas a maior questão é que esse livro foi encantador em todos os momentos, além de ser fluido e muito engraçado, causa bastante reflexão e traz problemas reais que qualquer adulto passa. Foi encantador ter lido a história de Don e de Rosie e ver o quão opostos e complementares os dois são, mas o que mais eu amei foi o fato de ver um pouco do Sheldon no Don, isso com certeza fez o personagem ganhar meu coração.
Super recomendo para quem gosta de um romance adulto e leve, mesmo que tenha me causado estranheza no começo, vale apena cada segundo.

Graziela 07/02/2023

Leitura leve
Esse livro conta sobre Don, um professor universitário especialista em genética, e sua dificuldade em relacionamento, devido a síndrome de Asperger.
Ele cria um questionário para conseguir encontrar uma companheira, e então passa por uma série de situações nesta busca.
Leitura leve, divertida, que nos ajuda a perceber nuances da socialização que muitas vezes não nos damos conta.
Nos faz pensar sobre a aceitação de cada um como é.
Vale a pena!

Letícia Caetano 30/01/2023

Mesmo que tudo tenha acontecido por um simples engano, do início ao fim, é fácil perceber que não haveria parceira melhor para Don do Rosie.

As histórias secundárias também são bem envolventes e tudo se conecta de uma forma clara no final da história.

Victoria 23/01/2023

no começo a história parecia legal, mas depois vai ficando muito repetitiva e perdida, muitos nomes, terminei de ler pq já tinha começado, mas pra ser sincera não entendi muito e eram tantos nomes que eu nem sei quem realmente era o pai dela

Juliana 23/01/2023

Perfeito é pouco pra descrever esse livro
Eu já tinha lido livros com protagonistas autistas antes, mas essa foi a primeira vez que me deparei com um que realmente focava na ?psique? do personagem. Toda a personalidade dele, o Don, foi trabalhada nos mínimos detalhes, sem que nenhuma vez fosse necessário dizer com todas as letras que ele tinha a síndrome de Asperger (muitas vezes eu até desconfiei que todos à sua volta soubessem disso, exceto ele, haha).

E o mais incrível nisso é que o livro é narrado em primeiro pessoa. As chances de dar errado eram enormes!

Cara, sério, eu me apaixonei totalmente pelo Don. Sei que suas excentricidades o tornam uma pessoa difícil de lidar (ele é muito honesto, às vezes lhe falta empatia e ele quase sempre diz a coisa errada por não saber o que deveria dizer, kkj), mas, mesmo assim, ele ganhou meu coração. Em algumas cenas do livro, eu quis guardá-lo num potinho, porque ele tava sofrendo mesmo sem entender o que sentia.

E sobre a Rosie... Eu também gostei dela. Mas se estivesse em seu lugar, teria tratado o Don muito melhor.

Só pra finalizar: O Projeto Rosie tem uma linguagem beeem rebuscada (porque são literalmente os pensamentos de Don ali, como funciona sua mente), e isso pode causar certo estranhamente de primeira, mas depois de algumas páginas você pega o ritmo. Não desista, esse livro é uma maravilha.

Rebeca_Moledo 20/01/2023

não esperava gostar tanto desse livro, mas ele me tirou risadas, me deixou ansiosa, me fez ficar triste, dentre mil e uma emoções. é um livro de romance, mas trata muito além disso. foi muito interessante ler um livro com personagens tão característico, sendo o narrador principal um homem com asperger. é um livro sensacional e cheio de sensibilidade.

Léo 17/01/2023

Um romance leve e engraçado
Don Tillman, pesquisador na área de genética, vive uma vida tranquila e consegue lidar muito bem com tudo apenas pesquisando e seguindo a lógica, exceto entender os sentimentos, ser sociável e conseguir uma parceira. Em busca da parceira ideal, ele cria o Projeto Esposa, mas as coisas começam a ir por caminhos diferentes após conhecer Rosie, que não respondeu o questionário do Projeto, e o leva a repensar a sua vida. Esse livro é um romance leve, e engraçado.

Ver a jornada de Don, uma pessoa extremamente metódica e lógica, foi divertido. Eu adorei como o autor desenvolve ele durante o livro, fazendo boas interações dele com a Rosie, que também é uma personagem interessante. Don começa de cara achando Rosie inadequada para ser a pareceira ideal, e só fica ao lado dela para ajudá-la com uma questão, sendo que nem ele sabe o porquê de fazer isso, mudando toda sua rotina para ficar com ela. (É claro que é paixão)

"Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica."

O final tem aquelas reviravoltas de romance e a mudança de Don, que se aceita como é e está disposto a desafiar a lógica por quem ama. O desfecho da história é satisfatório e esquenta o coração, achei fofo.

Para quem quer um romance leve engraçado, recomendo.
Regis 17/01/2023minha estante
Ótima resenha, Léo! ? ?

Jhe 08/01/2023

Se tornou o meu livro favorito! A maneira que é retratado o autismo do Don me surpreendeu, o primeiro livro que eu li em que o personagem principal era neurodivergente.

A forma que o relacionamento do Don se desenvolve, ele entendendo os seus sentimentos e os seus amigos apoiando ele sempre é incrível, O Projeto Rosie tem todo o meu coração